O uso da ferramenta digital escape room como recurso de ensino e aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental / The use of the digital tool escape room as a resource for teaching and learning mathematics in the final years of fundamental education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Israel Alves de Ananias
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Neres, Raimundo Luna, de Sousa, Ruimar Nunes, Rodrigues, Rosângela dos Santos, da silva, Valter Alves, Vieira, Francisco das Chagas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28114
Resumo: Neste artigo apresentamos dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a fim de situar a realidade em que o ensino  de matemática nos anos finais do nível fundamental se insere, e propor o uso do escape room como recurso metodológico nas aulas de matemática para  torná-las mais dinâmicas, participativas e facilite a aprendizagem. O objetivo é mostrar a interrelação do escape room com a sala de aula, de modo a intervir na realidade em que se estabelece o ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, com buscas em repositores de periódicos Scielo, CAPES e Plataforma Sucupira, além de pesquisas em sites e livros. A pesquisa revela que o ensino de matemática se apresenta sob um cenário de instabilidade e  fragilidade, sendo, portanto, oportuno a sugestão de uso do escape room como proposta de intervenção nessa    realidade para a melhoria da aprendizagem dos alunos.
id VERACRUZ-0_489573ece1e324495a40ff8b6fe9cc91
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28114
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O uso da ferramenta digital escape room como recurso de ensino e aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental / The use of the digital tool escape room as a resource for teaching and learning mathematics in the final years of fundamental educationMatemáticaEnsinoContextoTecnologiaEscape room.Neste artigo apresentamos dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a fim de situar a realidade em que o ensino  de matemática nos anos finais do nível fundamental se insere, e propor o uso do escape room como recurso metodológico nas aulas de matemática para  torná-las mais dinâmicas, participativas e facilite a aprendizagem. O objetivo é mostrar a interrelação do escape room com a sala de aula, de modo a intervir na realidade em que se estabelece o ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, com buscas em repositores de periódicos Scielo, CAPES e Plataforma Sucupira, além de pesquisas em sites e livros. A pesquisa revela que o ensino de matemática se apresenta sob um cenário de instabilidade e  fragilidade, sendo, portanto, oportuno a sugestão de uso do escape room como proposta de intervenção nessa    realidade para a melhoria da aprendizagem dos alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2811410.34117/bjdv7n4-309Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 37840-37851Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 37840-37851Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 37840-378512525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28114/22259Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Israel Alves de AnaniasNeres, Raimundo Lunade Sousa, Ruimar NunesRodrigues, Rosângela dos Santosda silva, Valter AlvesVieira, Francisco das Chagas2021-07-28T18:56:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28114Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:06.246216Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da ferramenta digital escape room como recurso de ensino e aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental / The use of the digital tool escape room as a resource for teaching and learning mathematics in the final years of fundamental education
title O uso da ferramenta digital escape room como recurso de ensino e aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental / The use of the digital tool escape room as a resource for teaching and learning mathematics in the final years of fundamental education
spellingShingle O uso da ferramenta digital escape room como recurso de ensino e aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental / The use of the digital tool escape room as a resource for teaching and learning mathematics in the final years of fundamental education
Medeiros, Israel Alves de Ananias
Matemática
Ensino
Contexto
Tecnologia
Escape room.
title_short O uso da ferramenta digital escape room como recurso de ensino e aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental / The use of the digital tool escape room as a resource for teaching and learning mathematics in the final years of fundamental education
title_full O uso da ferramenta digital escape room como recurso de ensino e aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental / The use of the digital tool escape room as a resource for teaching and learning mathematics in the final years of fundamental education
title_fullStr O uso da ferramenta digital escape room como recurso de ensino e aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental / The use of the digital tool escape room as a resource for teaching and learning mathematics in the final years of fundamental education
title_full_unstemmed O uso da ferramenta digital escape room como recurso de ensino e aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental / The use of the digital tool escape room as a resource for teaching and learning mathematics in the final years of fundamental education
title_sort O uso da ferramenta digital escape room como recurso de ensino e aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental / The use of the digital tool escape room as a resource for teaching and learning mathematics in the final years of fundamental education
author Medeiros, Israel Alves de Ananias
author_facet Medeiros, Israel Alves de Ananias
Neres, Raimundo Luna
de Sousa, Ruimar Nunes
Rodrigues, Rosângela dos Santos
da silva, Valter Alves
Vieira, Francisco das Chagas
author_role author
author2 Neres, Raimundo Luna
de Sousa, Ruimar Nunes
Rodrigues, Rosângela dos Santos
da silva, Valter Alves
Vieira, Francisco das Chagas
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Israel Alves de Ananias
Neres, Raimundo Luna
de Sousa, Ruimar Nunes
Rodrigues, Rosângela dos Santos
da silva, Valter Alves
Vieira, Francisco das Chagas
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino
Contexto
Tecnologia
Escape room.
topic Matemática
Ensino
Contexto
Tecnologia
Escape room.
description Neste artigo apresentamos dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a fim de situar a realidade em que o ensino  de matemática nos anos finais do nível fundamental se insere, e propor o uso do escape room como recurso metodológico nas aulas de matemática para  torná-las mais dinâmicas, participativas e facilite a aprendizagem. O objetivo é mostrar a interrelação do escape room com a sala de aula, de modo a intervir na realidade em que se estabelece o ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, com buscas em repositores de periódicos Scielo, CAPES e Plataforma Sucupira, além de pesquisas em sites e livros. A pesquisa revela que o ensino de matemática se apresenta sob um cenário de instabilidade e  fragilidade, sendo, portanto, oportuno a sugestão de uso do escape room como proposta de intervenção nessa    realidade para a melhoria da aprendizagem dos alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28114
10.34117/bjdv7n4-309
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28114
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n4-309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28114/22259
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 37840-37851
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 37840-37851
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 37840-37851
2525-8761
10.34117/bjd.v7i4
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645525740683264