O uso da ferramenta digital escape room como recurso de ensino e aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental / The use of the digital tool escape room as a resource for teaching and learning mathematics in the final years of fundamental education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28114 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a fim de situar a realidade em que o ensino de matemática nos anos finais do nível fundamental se insere, e propor o uso do escape room como recurso metodológico nas aulas de matemática para torná-las mais dinâmicas, participativas e facilite a aprendizagem. O objetivo é mostrar a interrelação do escape room com a sala de aula, de modo a intervir na realidade em que se estabelece o ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, com buscas em repositores de periódicos Scielo, CAPES e Plataforma Sucupira, além de pesquisas em sites e livros. A pesquisa revela que o ensino de matemática se apresenta sob um cenário de instabilidade e fragilidade, sendo, portanto, oportuno a sugestão de uso do escape room como proposta de intervenção nessa realidade para a melhoria da aprendizagem dos alunos. |
id |
VERACRUZ-0_489573ece1e324495a40ff8b6fe9cc91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28114 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso da ferramenta digital escape room como recurso de ensino e aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental / The use of the digital tool escape room as a resource for teaching and learning mathematics in the final years of fundamental educationMatemáticaEnsinoContextoTecnologiaEscape room.Neste artigo apresentamos dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a fim de situar a realidade em que o ensino de matemática nos anos finais do nível fundamental se insere, e propor o uso do escape room como recurso metodológico nas aulas de matemática para torná-las mais dinâmicas, participativas e facilite a aprendizagem. O objetivo é mostrar a interrelação do escape room com a sala de aula, de modo a intervir na realidade em que se estabelece o ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, com buscas em repositores de periódicos Scielo, CAPES e Plataforma Sucupira, além de pesquisas em sites e livros. A pesquisa revela que o ensino de matemática se apresenta sob um cenário de instabilidade e fragilidade, sendo, portanto, oportuno a sugestão de uso do escape room como proposta de intervenção nessa realidade para a melhoria da aprendizagem dos alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2811410.34117/bjdv7n4-309Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 37840-37851Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 37840-37851Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 37840-378512525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28114/22259Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Israel Alves de AnaniasNeres, Raimundo Lunade Sousa, Ruimar NunesRodrigues, Rosângela dos Santosda silva, Valter AlvesVieira, Francisco das Chagas2021-07-28T18:56:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28114Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:06.246216Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da ferramenta digital escape room como recurso de ensino e aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental / The use of the digital tool escape room as a resource for teaching and learning mathematics in the final years of fundamental education |
title |
O uso da ferramenta digital escape room como recurso de ensino e aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental / The use of the digital tool escape room as a resource for teaching and learning mathematics in the final years of fundamental education |
spellingShingle |
O uso da ferramenta digital escape room como recurso de ensino e aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental / The use of the digital tool escape room as a resource for teaching and learning mathematics in the final years of fundamental education Medeiros, Israel Alves de Ananias Matemática Ensino Contexto Tecnologia Escape room. |
title_short |
O uso da ferramenta digital escape room como recurso de ensino e aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental / The use of the digital tool escape room as a resource for teaching and learning mathematics in the final years of fundamental education |
title_full |
O uso da ferramenta digital escape room como recurso de ensino e aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental / The use of the digital tool escape room as a resource for teaching and learning mathematics in the final years of fundamental education |
title_fullStr |
O uso da ferramenta digital escape room como recurso de ensino e aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental / The use of the digital tool escape room as a resource for teaching and learning mathematics in the final years of fundamental education |
title_full_unstemmed |
O uso da ferramenta digital escape room como recurso de ensino e aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental / The use of the digital tool escape room as a resource for teaching and learning mathematics in the final years of fundamental education |
title_sort |
O uso da ferramenta digital escape room como recurso de ensino e aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental / The use of the digital tool escape room as a resource for teaching and learning mathematics in the final years of fundamental education |
author |
Medeiros, Israel Alves de Ananias |
author_facet |
Medeiros, Israel Alves de Ananias Neres, Raimundo Luna de Sousa, Ruimar Nunes Rodrigues, Rosângela dos Santos da silva, Valter Alves Vieira, Francisco das Chagas |
author_role |
author |
author2 |
Neres, Raimundo Luna de Sousa, Ruimar Nunes Rodrigues, Rosângela dos Santos da silva, Valter Alves Vieira, Francisco das Chagas |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Israel Alves de Ananias Neres, Raimundo Luna de Sousa, Ruimar Nunes Rodrigues, Rosângela dos Santos da silva, Valter Alves Vieira, Francisco das Chagas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Ensino Contexto Tecnologia Escape room. |
topic |
Matemática Ensino Contexto Tecnologia Escape room. |
description |
Neste artigo apresentamos dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a fim de situar a realidade em que o ensino de matemática nos anos finais do nível fundamental se insere, e propor o uso do escape room como recurso metodológico nas aulas de matemática para torná-las mais dinâmicas, participativas e facilite a aprendizagem. O objetivo é mostrar a interrelação do escape room com a sala de aula, de modo a intervir na realidade em que se estabelece o ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, com buscas em repositores de periódicos Scielo, CAPES e Plataforma Sucupira, além de pesquisas em sites e livros. A pesquisa revela que o ensino de matemática se apresenta sob um cenário de instabilidade e fragilidade, sendo, portanto, oportuno a sugestão de uso do escape room como proposta de intervenção nessa realidade para a melhoria da aprendizagem dos alunos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28114 10.34117/bjdv7n4-309 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28114 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n4-309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28114/22259 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 37840-37851 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 37840-37851 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 37840-37851 2525-8761 10.34117/bjd.v7i4 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645525740683264 |