Contribuições da Agenda 21 escolar à participação social / Contributions of the School Agenda 21 to Social Participation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Edilma Nunes de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Feitosa, Flávia Regina Sobral, Pereira, Alessandra Santana, Santos, Fernanda Flores Silva dos, Santos, Marília Barbosa dos, Silva, Delmira Santos da Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40368
Resumo: A Agenda 21 escolar possibilita a transformação social, ao tratar dos componentes básicos: a sustentabilidade escolar e do entorno; a inovação curricular e a participação da comunidade. Nesse sentido, esse documento representa diante do contexto de degradação ambiental, a busca pela formação cidadã que, por sua vez, é parte indissociável do compromisso da escola. Portanto, esta é uma proposta interdisciplinar com vias a suscitar mudanças atitudinais e transformações em todos os atores envolvidos direta ou indiretamente com o ambiente escolar. Assim, essa pesquisa teve como objetivo propor ações voltadas a criação e implementação da Agenda 21 Escolar, contribuindo como incentivo à formação de espaços de participação social, exercício da cidadania e práticas mais sustentáveis. Para isso, a metodologia aplicada foi de base qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico e análise documental, com a apresentação e sugestão das etapas necessárias, para que as escolas possam inserir a Agenda 21 em seu contexto incluindo as metodologias participativas. Desta forma, espera-se a partir deste trabalho, contribuir com a aplicação de práticas sustentáveis nas unidades escolares interessadas.
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