Estratégias comportamentais para o desenvolvimento da linguagem em crianças Autistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55901 |
Resumo: | O presente trabalho consiste na busca da compreensão do autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio das características apresentadas nos indivíduos que recebem este diagnóstico. O objetivo deste artigo foi analisar com base no estudo da Analise Aplicada do Comportamento, os métodos pedagógicos desenvolvidos por professores da educação especial de Teresina, na tentativa de apresentar a importância das estratégias comportamentais para o desenvolvimento da linguagem no autista. Com esta finalidade, foi realizada uma entrevista semiestruturada com duas professoras da instituição CIES. Pode-se concluir que o uso das estratégias comportamentais contribuiu para o desenvolvimento da linguagem e das demais funções cognitivas dos alunos autistas. Este desenvolvimento é resultado da interação entre as capacidades potenciais dos alunos bem como da influência de seu ambiente educacional. |
id |
VERACRUZ-0_48fb7729315fa47e43dcea3514cebaad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55901 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias comportamentais para o desenvolvimento da linguagem em crianças AutistasdesenvolvimentohabilidadeslinguagemAutismoO presente trabalho consiste na busca da compreensão do autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio das características apresentadas nos indivíduos que recebem este diagnóstico. O objetivo deste artigo foi analisar com base no estudo da Analise Aplicada do Comportamento, os métodos pedagógicos desenvolvidos por professores da educação especial de Teresina, na tentativa de apresentar a importância das estratégias comportamentais para o desenvolvimento da linguagem no autista. Com esta finalidade, foi realizada uma entrevista semiestruturada com duas professoras da instituição CIES. Pode-se concluir que o uso das estratégias comportamentais contribuiu para o desenvolvimento da linguagem e das demais funções cognitivas dos alunos autistas. Este desenvolvimento é resultado da interação entre as capacidades potenciais dos alunos bem como da influência de seu ambiente educacional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5590110.34117/bjdv9n1-032Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 430-444Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 430-444Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 430-4442525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55901/41085Monção, Elida da Costa da Silva, Francisco Robert Bandeira Gomesde Oliveira, Débora Tamires GomesMoura, Débora FerreiraMartins, Luciênia Libânia Pinheiroda Cruz, Maria Auxiliadora PereiraDamasceno, Rodrigo AlmeidaAraújo , Ronielly Gleyson de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-02T18:03:28Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55901Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:52.669650Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias comportamentais para o desenvolvimento da linguagem em crianças Autistas |
title |
Estratégias comportamentais para o desenvolvimento da linguagem em crianças Autistas |
spellingShingle |
Estratégias comportamentais para o desenvolvimento da linguagem em crianças Autistas Monção, Elida da Costa desenvolvimento habilidades linguagem Autismo |
title_short |
Estratégias comportamentais para o desenvolvimento da linguagem em crianças Autistas |
title_full |
Estratégias comportamentais para o desenvolvimento da linguagem em crianças Autistas |
title_fullStr |
Estratégias comportamentais para o desenvolvimento da linguagem em crianças Autistas |
title_full_unstemmed |
Estratégias comportamentais para o desenvolvimento da linguagem em crianças Autistas |
title_sort |
Estratégias comportamentais para o desenvolvimento da linguagem em crianças Autistas |
author |
Monção, Elida da Costa |
author_facet |
Monção, Elida da Costa da Silva, Francisco Robert Bandeira Gomes de Oliveira, Débora Tamires Gomes Moura, Débora Ferreira Martins, Luciênia Libânia Pinheiro da Cruz, Maria Auxiliadora Pereira Damasceno, Rodrigo Almeida Araújo , Ronielly Gleyson de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Francisco Robert Bandeira Gomes de Oliveira, Débora Tamires Gomes Moura, Débora Ferreira Martins, Luciênia Libânia Pinheiro da Cruz, Maria Auxiliadora Pereira Damasceno, Rodrigo Almeida Araújo , Ronielly Gleyson de Sousa |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monção, Elida da Costa da Silva, Francisco Robert Bandeira Gomes de Oliveira, Débora Tamires Gomes Moura, Débora Ferreira Martins, Luciênia Libânia Pinheiro da Cruz, Maria Auxiliadora Pereira Damasceno, Rodrigo Almeida Araújo , Ronielly Gleyson de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
desenvolvimento habilidades linguagem Autismo |
topic |
desenvolvimento habilidades linguagem Autismo |
description |
O presente trabalho consiste na busca da compreensão do autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio das características apresentadas nos indivíduos que recebem este diagnóstico. O objetivo deste artigo foi analisar com base no estudo da Analise Aplicada do Comportamento, os métodos pedagógicos desenvolvidos por professores da educação especial de Teresina, na tentativa de apresentar a importância das estratégias comportamentais para o desenvolvimento da linguagem no autista. Com esta finalidade, foi realizada uma entrevista semiestruturada com duas professoras da instituição CIES. Pode-se concluir que o uso das estratégias comportamentais contribuiu para o desenvolvimento da linguagem e das demais funções cognitivas dos alunos autistas. Este desenvolvimento é resultado da interação entre as capacidades potenciais dos alunos bem como da influência de seu ambiente educacional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55901 10.34117/bjdv9n1-032 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55901 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n1-032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55901/41085 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 430-444 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 430-444 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 430-444 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645624684314624 |