Experimentos de baixo custo em eletricidade e magnetismo para o ensino médio: Low-cost experiments in electricity and magnetism for high school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51066 |
Resumo: | O presente trabalho descreve algumas experiências, sobre conceitos de eletromagnetismo, realizadas com turmas da terceira série do ensino médio em escolas do Rio de Janeiro. As experiências foram feitas com materiais de baixo custo e de fácil aquisição. Procura desenvolver nos alunos o gosto pelas práticas experimentais, tentando criar condições para que os conceitos físicos tenham significação real e concreta para esses alunos. Optou-se, neste trabalho, num primeiro momento, pela simples apresentação de tais experimentos, mostrando como podem ser de fácil construção em um tempo reduzido, sem comprometer a qualidade das demonstrações envolvidas. Portanto não discutiremos aqui os resultados de tais atividades junto aos alunos. Para apresentação do conceito de campo elétrico foi utilizado um gerador de alta diferença de potencial de baixo custo e um equipamento de fácil construção para ilustrar as linhas equipotenciais. Na eletrodinâmica, um quadro de lâmpadas foi construído utilizando componentes muito baratos como leds, e pilhas comuns e usando uma entrada USB como fonte de tensão. No magnetismo os campos magnéticos foram ilustrados com limalha de ferro produzida de forma bem simples. Para apresentação do eletromagnetismo foi realizada uma experiência de fácil execução que permite ilustrar a Lei de Lenz e a Lei de Faraday-Neumann. |
id |
VERACRUZ-0_4ce47b196c7f6a69711d2195a0473da4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51066 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Experimentos de baixo custo em eletricidade e magnetismo para o ensino médio: Low-cost experiments in electricity and magnetism for high schooleletromagnetismoensino de físicaexperimentos didáticosO presente trabalho descreve algumas experiências, sobre conceitos de eletromagnetismo, realizadas com turmas da terceira série do ensino médio em escolas do Rio de Janeiro. As experiências foram feitas com materiais de baixo custo e de fácil aquisição. Procura desenvolver nos alunos o gosto pelas práticas experimentais, tentando criar condições para que os conceitos físicos tenham significação real e concreta para esses alunos. Optou-se, neste trabalho, num primeiro momento, pela simples apresentação de tais experimentos, mostrando como podem ser de fácil construção em um tempo reduzido, sem comprometer a qualidade das demonstrações envolvidas. Portanto não discutiremos aqui os resultados de tais atividades junto aos alunos. Para apresentação do conceito de campo elétrico foi utilizado um gerador de alta diferença de potencial de baixo custo e um equipamento de fácil construção para ilustrar as linhas equipotenciais. Na eletrodinâmica, um quadro de lâmpadas foi construído utilizando componentes muito baratos como leds, e pilhas comuns e usando uma entrada USB como fonte de tensão. No magnetismo os campos magnéticos foram ilustrados com limalha de ferro produzida de forma bem simples. Para apresentação do eletromagnetismo foi realizada uma experiência de fácil execução que permite ilustrar a Lei de Lenz e a Lei de Faraday-Neumann. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5106610.34117/bjdv8n8-121Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56679-56689Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56679-56689Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56679-566892525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51066/38334Copyright (c) 2022 Alfredo Sotto Fernandes Junior, Miguel Arcanjo Filhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess Fernandes Junior, Alfredo SottoArcanjo Filho, Miguel2022-08-18T13:17:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51066Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:19.232092Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experimentos de baixo custo em eletricidade e magnetismo para o ensino médio: Low-cost experiments in electricity and magnetism for high school |
title |
Experimentos de baixo custo em eletricidade e magnetismo para o ensino médio: Low-cost experiments in electricity and magnetism for high school |
spellingShingle |
Experimentos de baixo custo em eletricidade e magnetismo para o ensino médio: Low-cost experiments in electricity and magnetism for high school Fernandes Junior, Alfredo Sotto eletromagnetismo ensino de física experimentos didáticos |
title_short |
Experimentos de baixo custo em eletricidade e magnetismo para o ensino médio: Low-cost experiments in electricity and magnetism for high school |
title_full |
Experimentos de baixo custo em eletricidade e magnetismo para o ensino médio: Low-cost experiments in electricity and magnetism for high school |
title_fullStr |
Experimentos de baixo custo em eletricidade e magnetismo para o ensino médio: Low-cost experiments in electricity and magnetism for high school |
title_full_unstemmed |
Experimentos de baixo custo em eletricidade e magnetismo para o ensino médio: Low-cost experiments in electricity and magnetism for high school |
title_sort |
Experimentos de baixo custo em eletricidade e magnetismo para o ensino médio: Low-cost experiments in electricity and magnetism for high school |
author |
Fernandes Junior, Alfredo Sotto |
author_facet |
Fernandes Junior, Alfredo Sotto Arcanjo Filho, Miguel |
author_role |
author |
author2 |
Arcanjo Filho, Miguel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes Junior, Alfredo Sotto Arcanjo Filho, Miguel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
eletromagnetismo ensino de física experimentos didáticos |
topic |
eletromagnetismo ensino de física experimentos didáticos |
description |
O presente trabalho descreve algumas experiências, sobre conceitos de eletromagnetismo, realizadas com turmas da terceira série do ensino médio em escolas do Rio de Janeiro. As experiências foram feitas com materiais de baixo custo e de fácil aquisição. Procura desenvolver nos alunos o gosto pelas práticas experimentais, tentando criar condições para que os conceitos físicos tenham significação real e concreta para esses alunos. Optou-se, neste trabalho, num primeiro momento, pela simples apresentação de tais experimentos, mostrando como podem ser de fácil construção em um tempo reduzido, sem comprometer a qualidade das demonstrações envolvidas. Portanto não discutiremos aqui os resultados de tais atividades junto aos alunos. Para apresentação do conceito de campo elétrico foi utilizado um gerador de alta diferença de potencial de baixo custo e um equipamento de fácil construção para ilustrar as linhas equipotenciais. Na eletrodinâmica, um quadro de lâmpadas foi construído utilizando componentes muito baratos como leds, e pilhas comuns e usando uma entrada USB como fonte de tensão. No magnetismo os campos magnéticos foram ilustrados com limalha de ferro produzida de forma bem simples. Para apresentação do eletromagnetismo foi realizada uma experiência de fácil execução que permite ilustrar a Lei de Lenz e a Lei de Faraday-Neumann. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51066 10.34117/bjdv8n8-121 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51066 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n8-121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51066/38334 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Alfredo Sotto Fernandes Junior, Miguel Arcanjo Filho info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Alfredo Sotto Fernandes Junior, Miguel Arcanjo Filho |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56679-56689 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56679-56689 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56679-56689 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645607607205888 |