A importância da ludicidade na educação infantil para o processo de ensino aprendizagem / The importance of playfulness in early childhood education for the teaching learning process
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18915 |
Resumo: | A presente pesquisa objetiva analisar as estratégias da ludicidade como ferramenta pedagógica para o processo de ensino aprendizagem por meio da análise do parecer dos docentes a questionários semiestruturados. Essa análise acontecera em uma escola da rede pública, investigando como os professores da Educação Infantil costumam inserir a ludicidade na sala de aula e como isso tem contribuído para a aprendizagem. A ludicidade na Educação Infantil tem possibilitado o avanço da qualidade no processo de aprendizagem da criança, desenvolvendo habilidades fundamentais nesse processo. Os dados coletados e analisados permitem verificar que o professor como mediador não pode ser um expectador precisa participar e ensinar a brincar, brincando. Este trabalho está fundamentado em autores como: Kishimoto (2008), Santos (1999), Sneyders (1996), Vygotsky (1984). |
id |
VERACRUZ-0_4ec179e77c434fa46fa2b9b6afbb8d33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18915 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da ludicidade na educação infantil para o processo de ensino aprendizagem / The importance of playfulness in early childhood education for the teaching learning processLudicidade. Brincadeiras. Ensino-Aprendizagem.A presente pesquisa objetiva analisar as estratégias da ludicidade como ferramenta pedagógica para o processo de ensino aprendizagem por meio da análise do parecer dos docentes a questionários semiestruturados. Essa análise acontecera em uma escola da rede pública, investigando como os professores da Educação Infantil costumam inserir a ludicidade na sala de aula e como isso tem contribuído para a aprendizagem. A ludicidade na Educação Infantil tem possibilitado o avanço da qualidade no processo de aprendizagem da criança, desenvolvendo habilidades fundamentais nesse processo. Os dados coletados e analisados permitem verificar que o professor como mediador não pode ser um expectador precisa participar e ensinar a brincar, brincando. Este trabalho está fundamentado em autores como: Kishimoto (2008), Santos (1999), Sneyders (1996), Vygotsky (1984). Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1891510.34117/bjdv6n10-602Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 82320-82329Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 82320-82329Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 82320-823292525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18915/15212Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos Pereira, Maria de Fátima dosde Lima, Ana Paula TimóteoSantos Pereira, Amanda Malena dos2021-02-04T12:50:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18915Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:46.486132Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da ludicidade na educação infantil para o processo de ensino aprendizagem / The importance of playfulness in early childhood education for the teaching learning process |
title |
A importância da ludicidade na educação infantil para o processo de ensino aprendizagem / The importance of playfulness in early childhood education for the teaching learning process |
spellingShingle |
A importância da ludicidade na educação infantil para o processo de ensino aprendizagem / The importance of playfulness in early childhood education for the teaching learning process Santos Pereira, Maria de Fátima dos Ludicidade. Brincadeiras. Ensino-Aprendizagem. |
title_short |
A importância da ludicidade na educação infantil para o processo de ensino aprendizagem / The importance of playfulness in early childhood education for the teaching learning process |
title_full |
A importância da ludicidade na educação infantil para o processo de ensino aprendizagem / The importance of playfulness in early childhood education for the teaching learning process |
title_fullStr |
A importância da ludicidade na educação infantil para o processo de ensino aprendizagem / The importance of playfulness in early childhood education for the teaching learning process |
title_full_unstemmed |
A importância da ludicidade na educação infantil para o processo de ensino aprendizagem / The importance of playfulness in early childhood education for the teaching learning process |
title_sort |
A importância da ludicidade na educação infantil para o processo de ensino aprendizagem / The importance of playfulness in early childhood education for the teaching learning process |
author |
Santos Pereira, Maria de Fátima dos |
author_facet |
Santos Pereira, Maria de Fátima dos de Lima, Ana Paula Timóteo Santos Pereira, Amanda Malena dos |
author_role |
author |
author2 |
de Lima, Ana Paula Timóteo Santos Pereira, Amanda Malena dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Pereira, Maria de Fátima dos de Lima, Ana Paula Timóteo Santos Pereira, Amanda Malena dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade. Brincadeiras. Ensino-Aprendizagem. |
topic |
Ludicidade. Brincadeiras. Ensino-Aprendizagem. |
description |
A presente pesquisa objetiva analisar as estratégias da ludicidade como ferramenta pedagógica para o processo de ensino aprendizagem por meio da análise do parecer dos docentes a questionários semiestruturados. Essa análise acontecera em uma escola da rede pública, investigando como os professores da Educação Infantil costumam inserir a ludicidade na sala de aula e como isso tem contribuído para a aprendizagem. A ludicidade na Educação Infantil tem possibilitado o avanço da qualidade no processo de aprendizagem da criança, desenvolvendo habilidades fundamentais nesse processo. Os dados coletados e analisados permitem verificar que o professor como mediador não pode ser um expectador precisa participar e ensinar a brincar, brincando. Este trabalho está fundamentado em autores como: Kishimoto (2008), Santos (1999), Sneyders (1996), Vygotsky (1984). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18915 10.34117/bjdv6n10-602 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18915 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n10-602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18915/15212 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 82320-82329 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 82320-82329 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 82320-82329 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645487087026176 |