Um olhar sobre o ensino de física: o lúdico como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem : A look at the teaching of physics: playfulness as a facilitating tool in the teaching and learning process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Mesquita, Ulisses Neto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Souza, Pedro Ramon Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51898
Resumo: Este trabalho aborda a temática do lúdico e o ensino de Física. Tem por objetivo geral identificar os princípios teórico-metodológicos das práticas docentes em Física, desenvolvidas em Escola Estadual de Ensino Fundamental anos iniciais localizada no Município de Natal – RN. Como objetivos específicos se elencam: investigar as metodologias de ensino em Física que podem ser aplicadas a partir do lúdico; analisar a prática de ensino em Física dos professores do ensino fundamental anos iniciais, por meio da perspectiva lúdica. Para consubstanciar a investigação, se usou os procedimentos da pesquisa bibliográfica, análise documental, questionário e análise de conteúdo. Para analisar os dados, se discutiu a concepção de infância e as culturas infantis ao longo do percurso histórico. Se analisou as metodologias de Física a partir do uso do lúdico por meio de material de baixo custo e da experimentação; se analisou as práticas educacionais no ensino de Física por meio do lúdico. Quanto aos resultados, constatamos que o ensino de Física pode ser ministrado por meio do lúdico através do uso de material de baixo custo.
id VERACRUZ-0_74b2fe6a9e278b4082fc7b909d9862ae
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51898
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Um olhar sobre o ensino de física: o lúdico como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem : A look at the teaching of physics: playfulness as a facilitating tool in the teaching and learning processinfânciametodologiasjogoludicidadebrincadeiraEste trabalho aborda a temática do lúdico e o ensino de Física. Tem por objetivo geral identificar os princípios teórico-metodológicos das práticas docentes em Física, desenvolvidas em Escola Estadual de Ensino Fundamental anos iniciais localizada no Município de Natal – RN. Como objetivos específicos se elencam: investigar as metodologias de ensino em Física que podem ser aplicadas a partir do lúdico; analisar a prática de ensino em Física dos professores do ensino fundamental anos iniciais, por meio da perspectiva lúdica. Para consubstanciar a investigação, se usou os procedimentos da pesquisa bibliográfica, análise documental, questionário e análise de conteúdo. Para analisar os dados, se discutiu a concepção de infância e as culturas infantis ao longo do percurso histórico. Se analisou as metodologias de Física a partir do uso do lúdico por meio de material de baixo custo e da experimentação; se analisou as práticas educacionais no ensino de Física por meio do lúdico. Quanto aos resultados, constatamos que o ensino de Física pode ser ministrado por meio do lúdico através do uso de material de baixo custo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5189810.34117/bjdv8n9-094Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 61823-61843Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 61823-61843Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 61823-618432525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51898/38881Copyright (c) 2022 Ulisses Neto de Mesquita, Pedro Ramon Pinheiro de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Mesquita, Ulisses Netode Souza, Pedro Ramon Pinheiro2022-09-08T17:33:08Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51898Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:38.603535Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre o ensino de física: o lúdico como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem : A look at the teaching of physics: playfulness as a facilitating tool in the teaching and learning process
title Um olhar sobre o ensino de física: o lúdico como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem : A look at the teaching of physics: playfulness as a facilitating tool in the teaching and learning process
spellingShingle Um olhar sobre o ensino de física: o lúdico como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem : A look at the teaching of physics: playfulness as a facilitating tool in the teaching and learning process
de Mesquita, Ulisses Neto
infância
metodologias
jogo
ludicidade
brincadeira
title_short Um olhar sobre o ensino de física: o lúdico como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem : A look at the teaching of physics: playfulness as a facilitating tool in the teaching and learning process
title_full Um olhar sobre o ensino de física: o lúdico como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem : A look at the teaching of physics: playfulness as a facilitating tool in the teaching and learning process
title_fullStr Um olhar sobre o ensino de física: o lúdico como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem : A look at the teaching of physics: playfulness as a facilitating tool in the teaching and learning process
title_full_unstemmed Um olhar sobre o ensino de física: o lúdico como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem : A look at the teaching of physics: playfulness as a facilitating tool in the teaching and learning process
title_sort Um olhar sobre o ensino de física: o lúdico como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem : A look at the teaching of physics: playfulness as a facilitating tool in the teaching and learning process
author de Mesquita, Ulisses Neto
author_facet de Mesquita, Ulisses Neto
de Souza, Pedro Ramon Pinheiro
author_role author
author2 de Souza, Pedro Ramon Pinheiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Mesquita, Ulisses Neto
de Souza, Pedro Ramon Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv infância
metodologias
jogo
ludicidade
brincadeira
topic infância
metodologias
jogo
ludicidade
brincadeira
description Este trabalho aborda a temática do lúdico e o ensino de Física. Tem por objetivo geral identificar os princípios teórico-metodológicos das práticas docentes em Física, desenvolvidas em Escola Estadual de Ensino Fundamental anos iniciais localizada no Município de Natal – RN. Como objetivos específicos se elencam: investigar as metodologias de ensino em Física que podem ser aplicadas a partir do lúdico; analisar a prática de ensino em Física dos professores do ensino fundamental anos iniciais, por meio da perspectiva lúdica. Para consubstanciar a investigação, se usou os procedimentos da pesquisa bibliográfica, análise documental, questionário e análise de conteúdo. Para analisar os dados, se discutiu a concepção de infância e as culturas infantis ao longo do percurso histórico. Se analisou as metodologias de Física a partir do uso do lúdico por meio de material de baixo custo e da experimentação; se analisou as práticas educacionais no ensino de Física por meio do lúdico. Quanto aos resultados, constatamos que o ensino de Física pode ser ministrado por meio do lúdico através do uso de material de baixo custo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51898
10.34117/bjdv8n9-094
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51898
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n9-094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51898/38881
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Ulisses Neto de Mesquita, Pedro Ramon Pinheiro de Souza
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Ulisses Neto de Mesquita, Pedro Ramon Pinheiro de Souza
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 61823-61843
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 61823-61843
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 61823-61843
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645611256250368