Relevância da infraestrutura aeroportuária na redução de atrasos e cancelamentos de voos em condições meteorológicas adversas / Relevance of airport infrastructure in the reduction of delays and cancellations of flights in adverse meteorological conditions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maroja, Matheus Gouveia Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Correia, Magaly de Fatima, da Silva, Gemeson alves, Aragão, Maria Regina da Silva, dos Santos, Edvânia Pereira, Andrade, André Luis Simões
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47079
Resumo: Condições meteorológicas adversas têm impacto significativo no desempenho de operações aeroportuárias. Visibilidade reduzida, turbulência, teto baixo, vento forte e chuvas intensas, estão entre os principais fenômenos atmosféricos observados em aeroportos. As consequências podem ser atrasos, desvios e cancelamentos de voos, redução da capacidade aeroportuária em períodos de grande fluxo de passageiros, e acidentes. Quantificar o efeito de episódios de tempo significativo para aviação é, portanto, um recurso fundamental para melhorar o processo de tomada de decisão visando aprimorar o desempenho do aeroporto. Os aeroportos-alvo deste estudo estão localizados na região leste do Nordeste brasileiro e são administrados pela AENA, desde o primeiro semestre de 2020. A AENA é uma empresa estatal espanhola, com influência internacional na Europa e Américas Central e do Sul (AENA, 2021). Neste sentido, o objetivo deste trabalho é avaliar o impacto relativo de fenômenos meteorológicos com influência significante nos atrasos e/ou cancelamentos de voo nos aeroportos João Suassuna, em Campina Grande-PB, Castro Pinto, em João Pessoa-PB, Gilberto Freire, em Recife-PE, e Zumbi dos Palmares em Maceió-AL. Imagens do satélite meteorológico GOES-13 foram usadas na caracterização do ambiente de grande escala. Na investigação de fenômenos locais, a utilização conjunta de informações contidas em mensagens METAR (Meteorological Aerodrome Report), registros de atrasos e cancelamentos de voos disponibilizados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e imagens do radar meteorológico da APAC (Agência Pernambucana de Águas e Clima) situado em Chã Grande-PE, formaram o principal conjunto de dados. Foi possível concluir que os atrasos e cancelamentos de voo não são consequências exclusivas das condições meteorológicas adversas. Características da infraestrutura e tecnologia disponíveis para operações aéreas em condições atmosféricas desfavoráveis é determinante. O potencial do ILS (Sistema de Pouso por Instrumento), como ferramenta de auxílio nos procedimentos de aproximação com precisão em condições meteorológicas abaixo dos Mínimos Operacionais ficou evidente nas análises apresentadas.
id VERACRUZ-0_51196e33c7b79d45a8eaf91d30386b93
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47079
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Relevância da infraestrutura aeroportuária na redução de atrasos e cancelamentos de voos em condições meteorológicas adversas / Relevance of airport infrastructure in the reduction of delays and cancellations of flights in adverse meteorological conditionscancelamento de vooteto baixooperações aeroportuáriaseventos de tempo local.Condições meteorológicas adversas têm impacto significativo no desempenho de operações aeroportuárias. Visibilidade reduzida, turbulência, teto baixo, vento forte e chuvas intensas, estão entre os principais fenômenos atmosféricos observados em aeroportos. As consequências podem ser atrasos, desvios e cancelamentos de voos, redução da capacidade aeroportuária em períodos de grande fluxo de passageiros, e acidentes. Quantificar o efeito de episódios de tempo significativo para aviação é, portanto, um recurso fundamental para melhorar o processo de tomada de decisão visando aprimorar o desempenho do aeroporto. Os aeroportos-alvo deste estudo estão localizados na região leste do Nordeste brasileiro e são administrados pela AENA, desde o primeiro semestre de 2020. A AENA é uma empresa estatal espanhola, com influência internacional na Europa e Américas Central e do Sul (AENA, 2021). Neste sentido, o objetivo deste trabalho é avaliar o impacto relativo de fenômenos meteorológicos com influência significante nos atrasos e/ou cancelamentos de voo nos aeroportos João Suassuna, em Campina Grande-PB, Castro Pinto, em João Pessoa-PB, Gilberto Freire, em Recife-PE, e Zumbi dos Palmares em Maceió-AL. Imagens do satélite meteorológico GOES-13 foram usadas na caracterização do ambiente de grande escala. Na investigação de fenômenos locais, a utilização conjunta de informações contidas em mensagens METAR (Meteorological Aerodrome Report), registros de atrasos e cancelamentos de voos disponibilizados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e imagens do radar meteorológico da APAC (Agência Pernambucana de Águas e Clima) situado em Chã Grande-PE, formaram o principal conjunto de dados. Foi possível concluir que os atrasos e cancelamentos de voo não são consequências exclusivas das condições meteorológicas adversas. Características da infraestrutura e tecnologia disponíveis para operações aéreas em condições atmosféricas desfavoráveis é determinante. O potencial do ILS (Sistema de Pouso por Instrumento), como ferramenta de auxílio nos procedimentos de aproximação com precisão em condições meteorológicas abaixo dos Mínimos Operacionais ficou evidente nas análises apresentadas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4707910.34117/bjdv8n4-527Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 30840-30852Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 30840-30852Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 30840-308522525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47079/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaroja, Matheus Gouveia OliveiraCorreia, Magaly de Fatimada Silva, Gemeson alvesAragão, Maria Regina da Silvados Santos, Edvânia PereiraAndrade, André Luis Simões2022-06-22T19:48:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47079Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:45.004142Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Relevância da infraestrutura aeroportuária na redução de atrasos e cancelamentos de voos em condições meteorológicas adversas / Relevance of airport infrastructure in the reduction of delays and cancellations of flights in adverse meteorological conditions
title Relevância da infraestrutura aeroportuária na redução de atrasos e cancelamentos de voos em condições meteorológicas adversas / Relevance of airport infrastructure in the reduction of delays and cancellations of flights in adverse meteorological conditions
spellingShingle Relevância da infraestrutura aeroportuária na redução de atrasos e cancelamentos de voos em condições meteorológicas adversas / Relevance of airport infrastructure in the reduction of delays and cancellations of flights in adverse meteorological conditions
Maroja, Matheus Gouveia Oliveira
cancelamento de voo
teto baixo
operações aeroportuárias
eventos de tempo local.
title_short Relevância da infraestrutura aeroportuária na redução de atrasos e cancelamentos de voos em condições meteorológicas adversas / Relevance of airport infrastructure in the reduction of delays and cancellations of flights in adverse meteorological conditions
title_full Relevância da infraestrutura aeroportuária na redução de atrasos e cancelamentos de voos em condições meteorológicas adversas / Relevance of airport infrastructure in the reduction of delays and cancellations of flights in adverse meteorological conditions
title_fullStr Relevância da infraestrutura aeroportuária na redução de atrasos e cancelamentos de voos em condições meteorológicas adversas / Relevance of airport infrastructure in the reduction of delays and cancellations of flights in adverse meteorological conditions
title_full_unstemmed Relevância da infraestrutura aeroportuária na redução de atrasos e cancelamentos de voos em condições meteorológicas adversas / Relevance of airport infrastructure in the reduction of delays and cancellations of flights in adverse meteorological conditions
title_sort Relevância da infraestrutura aeroportuária na redução de atrasos e cancelamentos de voos em condições meteorológicas adversas / Relevance of airport infrastructure in the reduction of delays and cancellations of flights in adverse meteorological conditions
author Maroja, Matheus Gouveia Oliveira
author_facet Maroja, Matheus Gouveia Oliveira
Correia, Magaly de Fatima
da Silva, Gemeson alves
Aragão, Maria Regina da Silva
dos Santos, Edvânia Pereira
Andrade, André Luis Simões
author_role author
author2 Correia, Magaly de Fatima
da Silva, Gemeson alves
Aragão, Maria Regina da Silva
dos Santos, Edvânia Pereira
Andrade, André Luis Simões
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maroja, Matheus Gouveia Oliveira
Correia, Magaly de Fatima
da Silva, Gemeson alves
Aragão, Maria Regina da Silva
dos Santos, Edvânia Pereira
Andrade, André Luis Simões
dc.subject.por.fl_str_mv cancelamento de voo
teto baixo
operações aeroportuárias
eventos de tempo local.
topic cancelamento de voo
teto baixo
operações aeroportuárias
eventos de tempo local.
description Condições meteorológicas adversas têm impacto significativo no desempenho de operações aeroportuárias. Visibilidade reduzida, turbulência, teto baixo, vento forte e chuvas intensas, estão entre os principais fenômenos atmosféricos observados em aeroportos. As consequências podem ser atrasos, desvios e cancelamentos de voos, redução da capacidade aeroportuária em períodos de grande fluxo de passageiros, e acidentes. Quantificar o efeito de episódios de tempo significativo para aviação é, portanto, um recurso fundamental para melhorar o processo de tomada de decisão visando aprimorar o desempenho do aeroporto. Os aeroportos-alvo deste estudo estão localizados na região leste do Nordeste brasileiro e são administrados pela AENA, desde o primeiro semestre de 2020. A AENA é uma empresa estatal espanhola, com influência internacional na Europa e Américas Central e do Sul (AENA, 2021). Neste sentido, o objetivo deste trabalho é avaliar o impacto relativo de fenômenos meteorológicos com influência significante nos atrasos e/ou cancelamentos de voo nos aeroportos João Suassuna, em Campina Grande-PB, Castro Pinto, em João Pessoa-PB, Gilberto Freire, em Recife-PE, e Zumbi dos Palmares em Maceió-AL. Imagens do satélite meteorológico GOES-13 foram usadas na caracterização do ambiente de grande escala. Na investigação de fenômenos locais, a utilização conjunta de informações contidas em mensagens METAR (Meteorological Aerodrome Report), registros de atrasos e cancelamentos de voos disponibilizados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e imagens do radar meteorológico da APAC (Agência Pernambucana de Águas e Clima) situado em Chã Grande-PE, formaram o principal conjunto de dados. Foi possível concluir que os atrasos e cancelamentos de voo não são consequências exclusivas das condições meteorológicas adversas. Características da infraestrutura e tecnologia disponíveis para operações aéreas em condições atmosféricas desfavoráveis é determinante. O potencial do ILS (Sistema de Pouso por Instrumento), como ferramenta de auxílio nos procedimentos de aproximação com precisão em condições meteorológicas abaixo dos Mínimos Operacionais ficou evidente nas análises apresentadas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47079
10.34117/bjdv8n4-527
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47079
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n4-527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47079/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 30840-30852
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 30840-30852
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 30840-30852
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645593831014400