Aplicação da robótica educacional como estratégia para formar jovens autônomos e capazes de atuar ativamente na sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Debora Ferreira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Vieira, Andressa Viana, de Assis, Paulo Érik Silva, Vieira, Rebeca Soares, Nascimento, Sandriel Lima, Lima, Vinicius de Sousa, dos Santos, Jéssica Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57511
Resumo: Considerando que as metodologias aplicadas nas redes de ensino regular têm foco em transmitir conteúdos, ao invés de contextualizar e tornar o aprendizado significativo para o aluno, o presente projeto de extensão surge com o objetivo de aproximar o processo de aprendizagem visando à formação integral dos participantes, através da aplicação da Robótica Educacional, na instituição do município de Açailândia-MA. A escolha da escola para implementação do projeto de extensão foi feita baseada em análises dos resultados de índices como IDEB e ENEM do ano de 2019, sendo selecionada a escola Mary Dalva Castro. A metodologia aplicada proporcionando a superação de barreiras epistemológicas, fixação dos conceitos físicos, além de serem encorajados a buscarem os conceitos e a importância da ciência em suas vidas.
id VERACRUZ-0_519a91398b42d7532bfb2fcdd54b3d08
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57511
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Aplicação da robótica educacional como estratégia para formar jovens autônomos e capazes de atuar ativamente na sociedadeeducaçãotecnologiarobóticaConsiderando que as metodologias aplicadas nas redes de ensino regular têm foco em transmitir conteúdos, ao invés de contextualizar e tornar o aprendizado significativo para o aluno, o presente projeto de extensão surge com o objetivo de aproximar o processo de aprendizagem visando à formação integral dos participantes, através da aplicação da Robótica Educacional, na instituição do município de Açailândia-MA. A escolha da escola para implementação do projeto de extensão foi feita baseada em análises dos resultados de índices como IDEB e ENEM do ano de 2019, sendo selecionada a escola Mary Dalva Castro. A metodologia aplicada proporcionando a superação de barreiras epistemológicas, fixação dos conceitos físicos, além de serem encorajados a buscarem os conceitos e a importância da ciência em suas vidas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5751110.34117/bjdv9n2-137Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 2 (2023); 8313-8320Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 2 (2023); 8313-8320Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 2 (2023); 8313-83202525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57511/42036Matos, Debora FerreiraVieira, Andressa Vianade Assis, Paulo Érik SilvaVieira, Rebeca SoaresNascimento, Sandriel LimaLima, Vinicius de Sousados Santos, Jéssica Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-10T15:51:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57511Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:21.939404Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação da robótica educacional como estratégia para formar jovens autônomos e capazes de atuar ativamente na sociedade
title Aplicação da robótica educacional como estratégia para formar jovens autônomos e capazes de atuar ativamente na sociedade
spellingShingle Aplicação da robótica educacional como estratégia para formar jovens autônomos e capazes de atuar ativamente na sociedade
Matos, Debora Ferreira
educação
tecnologia
robótica
title_short Aplicação da robótica educacional como estratégia para formar jovens autônomos e capazes de atuar ativamente na sociedade
title_full Aplicação da robótica educacional como estratégia para formar jovens autônomos e capazes de atuar ativamente na sociedade
title_fullStr Aplicação da robótica educacional como estratégia para formar jovens autônomos e capazes de atuar ativamente na sociedade
title_full_unstemmed Aplicação da robótica educacional como estratégia para formar jovens autônomos e capazes de atuar ativamente na sociedade
title_sort Aplicação da robótica educacional como estratégia para formar jovens autônomos e capazes de atuar ativamente na sociedade
author Matos, Debora Ferreira
author_facet Matos, Debora Ferreira
Vieira, Andressa Viana
de Assis, Paulo Érik Silva
Vieira, Rebeca Soares
Nascimento, Sandriel Lima
Lima, Vinicius de Sousa
dos Santos, Jéssica Almeida
author_role author
author2 Vieira, Andressa Viana
de Assis, Paulo Érik Silva
Vieira, Rebeca Soares
Nascimento, Sandriel Lima
Lima, Vinicius de Sousa
dos Santos, Jéssica Almeida
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Debora Ferreira
Vieira, Andressa Viana
de Assis, Paulo Érik Silva
Vieira, Rebeca Soares
Nascimento, Sandriel Lima
Lima, Vinicius de Sousa
dos Santos, Jéssica Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv educação
tecnologia
robótica
topic educação
tecnologia
robótica
description Considerando que as metodologias aplicadas nas redes de ensino regular têm foco em transmitir conteúdos, ao invés de contextualizar e tornar o aprendizado significativo para o aluno, o presente projeto de extensão surge com o objetivo de aproximar o processo de aprendizagem visando à formação integral dos participantes, através da aplicação da Robótica Educacional, na instituição do município de Açailândia-MA. A escolha da escola para implementação do projeto de extensão foi feita baseada em análises dos resultados de índices como IDEB e ENEM do ano de 2019, sendo selecionada a escola Mary Dalva Castro. A metodologia aplicada proporcionando a superação de barreiras epistemológicas, fixação dos conceitos físicos, além de serem encorajados a buscarem os conceitos e a importância da ciência em suas vidas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57511
10.34117/bjdv9n2-137
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57511
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n2-137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57511/42036
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 2 (2023); 8313-8320
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 2 (2023); 8313-8320
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 2 (2023); 8313-8320
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645628640591872