Aplicação da robótica educacional como estratégia para formar jovens autônomos e capazes de atuar ativamente na sociedade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57511 |
Resumo: | Considerando que as metodologias aplicadas nas redes de ensino regular têm foco em transmitir conteúdos, ao invés de contextualizar e tornar o aprendizado significativo para o aluno, o presente projeto de extensão surge com o objetivo de aproximar o processo de aprendizagem visando à formação integral dos participantes, através da aplicação da Robótica Educacional, na instituição do município de Açailândia-MA. A escolha da escola para implementação do projeto de extensão foi feita baseada em análises dos resultados de índices como IDEB e ENEM do ano de 2019, sendo selecionada a escola Mary Dalva Castro. A metodologia aplicada proporcionando a superação de barreiras epistemológicas, fixação dos conceitos físicos, além de serem encorajados a buscarem os conceitos e a importância da ciência em suas vidas. |
id |
VERACRUZ-0_519a91398b42d7532bfb2fcdd54b3d08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57511 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicação da robótica educacional como estratégia para formar jovens autônomos e capazes de atuar ativamente na sociedadeeducaçãotecnologiarobóticaConsiderando que as metodologias aplicadas nas redes de ensino regular têm foco em transmitir conteúdos, ao invés de contextualizar e tornar o aprendizado significativo para o aluno, o presente projeto de extensão surge com o objetivo de aproximar o processo de aprendizagem visando à formação integral dos participantes, através da aplicação da Robótica Educacional, na instituição do município de Açailândia-MA. A escolha da escola para implementação do projeto de extensão foi feita baseada em análises dos resultados de índices como IDEB e ENEM do ano de 2019, sendo selecionada a escola Mary Dalva Castro. A metodologia aplicada proporcionando a superação de barreiras epistemológicas, fixação dos conceitos físicos, além de serem encorajados a buscarem os conceitos e a importância da ciência em suas vidas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5751110.34117/bjdv9n2-137Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 2 (2023); 8313-8320Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 2 (2023); 8313-8320Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 2 (2023); 8313-83202525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57511/42036Matos, Debora FerreiraVieira, Andressa Vianade Assis, Paulo Érik SilvaVieira, Rebeca SoaresNascimento, Sandriel LimaLima, Vinicius de Sousados Santos, Jéssica Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-10T15:51:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57511Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:21.939404Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação da robótica educacional como estratégia para formar jovens autônomos e capazes de atuar ativamente na sociedade |
title |
Aplicação da robótica educacional como estratégia para formar jovens autônomos e capazes de atuar ativamente na sociedade |
spellingShingle |
Aplicação da robótica educacional como estratégia para formar jovens autônomos e capazes de atuar ativamente na sociedade Matos, Debora Ferreira educação tecnologia robótica |
title_short |
Aplicação da robótica educacional como estratégia para formar jovens autônomos e capazes de atuar ativamente na sociedade |
title_full |
Aplicação da robótica educacional como estratégia para formar jovens autônomos e capazes de atuar ativamente na sociedade |
title_fullStr |
Aplicação da robótica educacional como estratégia para formar jovens autônomos e capazes de atuar ativamente na sociedade |
title_full_unstemmed |
Aplicação da robótica educacional como estratégia para formar jovens autônomos e capazes de atuar ativamente na sociedade |
title_sort |
Aplicação da robótica educacional como estratégia para formar jovens autônomos e capazes de atuar ativamente na sociedade |
author |
Matos, Debora Ferreira |
author_facet |
Matos, Debora Ferreira Vieira, Andressa Viana de Assis, Paulo Érik Silva Vieira, Rebeca Soares Nascimento, Sandriel Lima Lima, Vinicius de Sousa dos Santos, Jéssica Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Andressa Viana de Assis, Paulo Érik Silva Vieira, Rebeca Soares Nascimento, Sandriel Lima Lima, Vinicius de Sousa dos Santos, Jéssica Almeida |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Debora Ferreira Vieira, Andressa Viana de Assis, Paulo Érik Silva Vieira, Rebeca Soares Nascimento, Sandriel Lima Lima, Vinicius de Sousa dos Santos, Jéssica Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação tecnologia robótica |
topic |
educação tecnologia robótica |
description |
Considerando que as metodologias aplicadas nas redes de ensino regular têm foco em transmitir conteúdos, ao invés de contextualizar e tornar o aprendizado significativo para o aluno, o presente projeto de extensão surge com o objetivo de aproximar o processo de aprendizagem visando à formação integral dos participantes, através da aplicação da Robótica Educacional, na instituição do município de Açailândia-MA. A escolha da escola para implementação do projeto de extensão foi feita baseada em análises dos resultados de índices como IDEB e ENEM do ano de 2019, sendo selecionada a escola Mary Dalva Castro. A metodologia aplicada proporcionando a superação de barreiras epistemológicas, fixação dos conceitos físicos, além de serem encorajados a buscarem os conceitos e a importância da ciência em suas vidas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57511 10.34117/bjdv9n2-137 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57511 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n2-137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57511/42036 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 2 (2023); 8313-8320 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 2 (2023); 8313-8320 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 2 (2023); 8313-8320 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645628640591872 |