O protagonismo juvenil nas produções do tipo dissertativo-argumentativo: Um viés de letramento e retextualização / The youth protagonism in the dissertation-argumentative type of productions: A bias of literacy and retextualization

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarmento, Elisângela Campos Damasceno
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Castro, Fernanda Viana de, Souza, Josélia Paes Ribeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23164
Resumo: O letramento e a retextualização configuram-se como ferramentas pedagógicas indispensáveis à proficiência escritora da Educação Básica e à competência linguística do tipo dissertativo-argumentativo, quando os estudantes do 3º ano do Ensino Médio se lançam à preparação redacional para o ENEM. Este resumo apresenta como objetivo analisar o (re) fazer do tipo dissertativo-argumentativo dos alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Médio em Mineração do IFPI – Campus Paulistana, durante o ano letivo de 2019, num viés de letramento e retextualização. A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, de cunho qualitativo, a partir das categorias temáticas, expostas por Bardin (2011). Nesse sentido, os principais resultados sinalizaram que, com as práticas de letramento e retextualização, ocorreu um processo de evolução na produção do tipo dissertativo-argumentativo dos alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Médio em Mineração do IFPI – Campus Paulistana, elevando a qualidade dos níveis de coesão e coerência; informatividade (progressão de ideias em defesa de um ponto de vista) e intertextualidade (a habilidade de recorrer às diversas áreas do conhecimento), visando ao fortalecimento da argumentação. Ademais, observou-se a ascendência da linguagem formal e a melhoria de aspectos gramaticais, contribuindo para o aumento na nota da redação do ENEM, constatando, assim, que, com protagonismo, os estudantes podem alcançar uma qualidade textual que os coloque num patamar de competência escritora.
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