O protagonismo juvenil nas produções do tipo dissertativo-argumentativo: Um viés de letramento e retextualização / The youth protagonism in the dissertation-argumentative type of productions: A bias of literacy and retextualization
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23164 |
Resumo: | O letramento e a retextualização configuram-se como ferramentas pedagógicas indispensáveis à proficiência escritora da Educação Básica e à competência linguística do tipo dissertativo-argumentativo, quando os estudantes do 3º ano do Ensino Médio se lançam à preparação redacional para o ENEM. Este resumo apresenta como objetivo analisar o (re) fazer do tipo dissertativo-argumentativo dos alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Médio em Mineração do IFPI – Campus Paulistana, durante o ano letivo de 2019, num viés de letramento e retextualização. A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, de cunho qualitativo, a partir das categorias temáticas, expostas por Bardin (2011). Nesse sentido, os principais resultados sinalizaram que, com as práticas de letramento e retextualização, ocorreu um processo de evolução na produção do tipo dissertativo-argumentativo dos alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Médio em Mineração do IFPI – Campus Paulistana, elevando a qualidade dos níveis de coesão e coerência; informatividade (progressão de ideias em defesa de um ponto de vista) e intertextualidade (a habilidade de recorrer às diversas áreas do conhecimento), visando ao fortalecimento da argumentação. Ademais, observou-se a ascendência da linguagem formal e a melhoria de aspectos gramaticais, contribuindo para o aumento na nota da redação do ENEM, constatando, assim, que, com protagonismo, os estudantes podem alcançar uma qualidade textual que os coloque num patamar de competência escritora. |
id |
VERACRUZ-0_52167ab594d0cde67193c38ad27f3847 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23164 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O protagonismo juvenil nas produções do tipo dissertativo-argumentativo: Um viés de letramento e retextualização / The youth protagonism in the dissertation-argumentative type of productions: A bias of literacy and retextualizationTipo dissertativo-argumentativoLetramentoRetextualizaçãoProtagonismo juvenilEnsino Médio.O letramento e a retextualização configuram-se como ferramentas pedagógicas indispensáveis à proficiência escritora da Educação Básica e à competência linguística do tipo dissertativo-argumentativo, quando os estudantes do 3º ano do Ensino Médio se lançam à preparação redacional para o ENEM. Este resumo apresenta como objetivo analisar o (re) fazer do tipo dissertativo-argumentativo dos alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Médio em Mineração do IFPI – Campus Paulistana, durante o ano letivo de 2019, num viés de letramento e retextualização. A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, de cunho qualitativo, a partir das categorias temáticas, expostas por Bardin (2011). Nesse sentido, os principais resultados sinalizaram que, com as práticas de letramento e retextualização, ocorreu um processo de evolução na produção do tipo dissertativo-argumentativo dos alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Médio em Mineração do IFPI – Campus Paulistana, elevando a qualidade dos níveis de coesão e coerência; informatividade (progressão de ideias em defesa de um ponto de vista) e intertextualidade (a habilidade de recorrer às diversas áreas do conhecimento), visando ao fortalecimento da argumentação. Ademais, observou-se a ascendência da linguagem formal e a melhoria de aspectos gramaticais, contribuindo para o aumento na nota da redação do ENEM, constatando, assim, que, com protagonismo, os estudantes podem alcançar uma qualidade textual que os coloque num patamar de competência escritora.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2316410.34117/bjdv7n1-362Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 5349-5361Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 5349-5361Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 5349-53612525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23164/18608Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSarmento, Elisângela Campos DamascenoCastro, Fernanda Viana deSouza, Josélia Paes Ribeiro de2021-09-21T10:44:51Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23164Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:49.661553Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O protagonismo juvenil nas produções do tipo dissertativo-argumentativo: Um viés de letramento e retextualização / The youth protagonism in the dissertation-argumentative type of productions: A bias of literacy and retextualization |
title |
O protagonismo juvenil nas produções do tipo dissertativo-argumentativo: Um viés de letramento e retextualização / The youth protagonism in the dissertation-argumentative type of productions: A bias of literacy and retextualization |
spellingShingle |
O protagonismo juvenil nas produções do tipo dissertativo-argumentativo: Um viés de letramento e retextualização / The youth protagonism in the dissertation-argumentative type of productions: A bias of literacy and retextualization Sarmento, Elisângela Campos Damasceno Tipo dissertativo-argumentativo Letramento Retextualização Protagonismo juvenil Ensino Médio. |
title_short |
O protagonismo juvenil nas produções do tipo dissertativo-argumentativo: Um viés de letramento e retextualização / The youth protagonism in the dissertation-argumentative type of productions: A bias of literacy and retextualization |
title_full |
O protagonismo juvenil nas produções do tipo dissertativo-argumentativo: Um viés de letramento e retextualização / The youth protagonism in the dissertation-argumentative type of productions: A bias of literacy and retextualization |
title_fullStr |
O protagonismo juvenil nas produções do tipo dissertativo-argumentativo: Um viés de letramento e retextualização / The youth protagonism in the dissertation-argumentative type of productions: A bias of literacy and retextualization |
title_full_unstemmed |
O protagonismo juvenil nas produções do tipo dissertativo-argumentativo: Um viés de letramento e retextualização / The youth protagonism in the dissertation-argumentative type of productions: A bias of literacy and retextualization |
title_sort |
O protagonismo juvenil nas produções do tipo dissertativo-argumentativo: Um viés de letramento e retextualização / The youth protagonism in the dissertation-argumentative type of productions: A bias of literacy and retextualization |
author |
Sarmento, Elisângela Campos Damasceno |
author_facet |
Sarmento, Elisângela Campos Damasceno Castro, Fernanda Viana de Souza, Josélia Paes Ribeiro de |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Fernanda Viana de Souza, Josélia Paes Ribeiro de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sarmento, Elisângela Campos Damasceno Castro, Fernanda Viana de Souza, Josélia Paes Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tipo dissertativo-argumentativo Letramento Retextualização Protagonismo juvenil Ensino Médio. |
topic |
Tipo dissertativo-argumentativo Letramento Retextualização Protagonismo juvenil Ensino Médio. |
description |
O letramento e a retextualização configuram-se como ferramentas pedagógicas indispensáveis à proficiência escritora da Educação Básica e à competência linguística do tipo dissertativo-argumentativo, quando os estudantes do 3º ano do Ensino Médio se lançam à preparação redacional para o ENEM. Este resumo apresenta como objetivo analisar o (re) fazer do tipo dissertativo-argumentativo dos alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Médio em Mineração do IFPI – Campus Paulistana, durante o ano letivo de 2019, num viés de letramento e retextualização. A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, de cunho qualitativo, a partir das categorias temáticas, expostas por Bardin (2011). Nesse sentido, os principais resultados sinalizaram que, com as práticas de letramento e retextualização, ocorreu um processo de evolução na produção do tipo dissertativo-argumentativo dos alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Médio em Mineração do IFPI – Campus Paulistana, elevando a qualidade dos níveis de coesão e coerência; informatividade (progressão de ideias em defesa de um ponto de vista) e intertextualidade (a habilidade de recorrer às diversas áreas do conhecimento), visando ao fortalecimento da argumentação. Ademais, observou-se a ascendência da linguagem formal e a melhoria de aspectos gramaticais, contribuindo para o aumento na nota da redação do ENEM, constatando, assim, que, com protagonismo, os estudantes podem alcançar uma qualidade textual que os coloque num patamar de competência escritora. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23164 10.34117/bjdv7n1-362 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23164 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23164/18608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 5349-5361 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 5349-5361 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 5349-5361 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645505001947136 |