Covid-19 e as dificuldades enfrentadas por professores e alunos: possibilidade da aplicação do pbl no ensino jurídico remoto / Covid-19 and the difficulties faced by teachers and students: possibility of application of pbl in remote legal education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acácio, Ingrid Thayná de Freitas
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Camurça, Raissa Braga, Neves, Raul de Sousa, Magalhães, Sara Alves, de Freitas, Taís Medina Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n2-341
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44389
Resumo: Em 2020, em razão da pandemia ocasionada pelo Novo Coronavírus, foi estabelecido o isolamento social como uma das medidas mais eficazes para conter o avanço do vírus. Assim, no Brasil, as instituições de ensino básico e superior iniciaram, em março de 2020, a suspensão das aulas presenciais, ao passo que, em regime de urgência, adotaram planejamento para dar continuidade às atividades escolares e garantir a aprendizagem dos alunos de forma remota. Contudo, a complexa conjuntura causada pela pandemia da Covid-19 acentuou os problemas socioeconômico enfrentados pelos brasileiros, evidenciados, especialmente, pela dificuldade sofrida por parcela dos estudantes para acessarem e permanecerem vinculados às instituições de ensino. Tais obstáculos tornaram imprescindível repensar as metodologias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, de forma que a adoção de metodologias ativas pelos professores tem se tornado ferramenta importante à aprendizagem nesse período. Nesse contexto, o presente artigo analisa em que medida o Problem Based Learning (PBL) pode contribuir com o ensino jurídico em tempos de ensino remoto emergencial a fim de combater a alta evasão dos alunos às universidades e incentivar professores e alunos no tocante ao processo de aprendizagem, mesmo quando realizado fora das salas de aula presenciais. A metodologia da pesquisa é de base bibliográfica, pura quanto aos resultados, exploratória quanto aos fins e qualitativa quanto à abordagem.
id VERACRUZ-0_524fa8b2c443c0b3510ee9bfe05102ed
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44389
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Covid-19 e as dificuldades enfrentadas por professores e alunos: possibilidade da aplicação do pbl no ensino jurídico remoto / Covid-19 and the difficulties faced by teachers and students: possibility of application of pbl in remote legal educationProblem Based LearningCovid-19EducaçãoMetodologias Ativas.Em 2020, em razão da pandemia ocasionada pelo Novo Coronavírus, foi estabelecido o isolamento social como uma das medidas mais eficazes para conter o avanço do vírus. Assim, no Brasil, as instituições de ensino básico e superior iniciaram, em março de 2020, a suspensão das aulas presenciais, ao passo que, em regime de urgência, adotaram planejamento para dar continuidade às atividades escolares e garantir a aprendizagem dos alunos de forma remota. Contudo, a complexa conjuntura causada pela pandemia da Covid-19 acentuou os problemas socioeconômico enfrentados pelos brasileiros, evidenciados, especialmente, pela dificuldade sofrida por parcela dos estudantes para acessarem e permanecerem vinculados às instituições de ensino. Tais obstáculos tornaram imprescindível repensar as metodologias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, de forma que a adoção de metodologias ativas pelos professores tem se tornado ferramenta importante à aprendizagem nesse período. Nesse contexto, o presente artigo analisa em que medida o Problem Based Learning (PBL) pode contribuir com o ensino jurídico em tempos de ensino remoto emergencial a fim de combater a alta evasão dos alunos às universidades e incentivar professores e alunos no tocante ao processo de aprendizagem, mesmo quando realizado fora das salas de aula presenciais. A metodologia da pesquisa é de base bibliográfica, pura quanto aos resultados, exploratória quanto aos fins e qualitativa quanto à abordagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4438910.34117/bjdv8n2-341Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 13616-13635Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 13616-13635Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 13616-136352525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44389/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAcácio, Ingrid Thayná de FreitasCamurça, Raissa BragaNeves, Raul de SousaMagalhães, Sara Alvesde Freitas, Taís Medina Lopes2022-03-02T14:26:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44389Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:42.584020Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Covid-19 e as dificuldades enfrentadas por professores e alunos: possibilidade da aplicação do pbl no ensino jurídico remoto / Covid-19 and the difficulties faced by teachers and students: possibility of application of pbl in remote legal education
title Covid-19 e as dificuldades enfrentadas por professores e alunos: possibilidade da aplicação do pbl no ensino jurídico remoto / Covid-19 and the difficulties faced by teachers and students: possibility of application of pbl in remote legal education
spellingShingle Covid-19 e as dificuldades enfrentadas por professores e alunos: possibilidade da aplicação do pbl no ensino jurídico remoto / Covid-19 and the difficulties faced by teachers and students: possibility of application of pbl in remote legal education
Covid-19 e as dificuldades enfrentadas por professores e alunos: possibilidade da aplicação do pbl no ensino jurídico remoto / Covid-19 and the difficulties faced by teachers and students: possibility of application of pbl in remote legal education
Acácio, Ingrid Thayná de Freitas
Problem Based Learning
Covid-19
Educação
Metodologias Ativas.
Acácio, Ingrid Thayná de Freitas
Problem Based Learning
Covid-19
Educação
Metodologias Ativas.
title_short Covid-19 e as dificuldades enfrentadas por professores e alunos: possibilidade da aplicação do pbl no ensino jurídico remoto / Covid-19 and the difficulties faced by teachers and students: possibility of application of pbl in remote legal education
title_full Covid-19 e as dificuldades enfrentadas por professores e alunos: possibilidade da aplicação do pbl no ensino jurídico remoto / Covid-19 and the difficulties faced by teachers and students: possibility of application of pbl in remote legal education
title_fullStr Covid-19 e as dificuldades enfrentadas por professores e alunos: possibilidade da aplicação do pbl no ensino jurídico remoto / Covid-19 and the difficulties faced by teachers and students: possibility of application of pbl in remote legal education
Covid-19 e as dificuldades enfrentadas por professores e alunos: possibilidade da aplicação do pbl no ensino jurídico remoto / Covid-19 and the difficulties faced by teachers and students: possibility of application of pbl in remote legal education
title_full_unstemmed Covid-19 e as dificuldades enfrentadas por professores e alunos: possibilidade da aplicação do pbl no ensino jurídico remoto / Covid-19 and the difficulties faced by teachers and students: possibility of application of pbl in remote legal education
Covid-19 e as dificuldades enfrentadas por professores e alunos: possibilidade da aplicação do pbl no ensino jurídico remoto / Covid-19 and the difficulties faced by teachers and students: possibility of application of pbl in remote legal education
title_sort Covid-19 e as dificuldades enfrentadas por professores e alunos: possibilidade da aplicação do pbl no ensino jurídico remoto / Covid-19 and the difficulties faced by teachers and students: possibility of application of pbl in remote legal education
author Acácio, Ingrid Thayná de Freitas
author_facet Acácio, Ingrid Thayná de Freitas
Acácio, Ingrid Thayná de Freitas
Camurça, Raissa Braga
Neves, Raul de Sousa
Magalhães, Sara Alves
de Freitas, Taís Medina Lopes
Camurça, Raissa Braga
Neves, Raul de Sousa
Magalhães, Sara Alves
de Freitas, Taís Medina Lopes
author_role author
author2 Camurça, Raissa Braga
Neves, Raul de Sousa
Magalhães, Sara Alves
de Freitas, Taís Medina Lopes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Acácio, Ingrid Thayná de Freitas
Camurça, Raissa Braga
Neves, Raul de Sousa
Magalhães, Sara Alves
de Freitas, Taís Medina Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Problem Based Learning
Covid-19
Educação
Metodologias Ativas.
topic Problem Based Learning
Covid-19
Educação
Metodologias Ativas.
description Em 2020, em razão da pandemia ocasionada pelo Novo Coronavírus, foi estabelecido o isolamento social como uma das medidas mais eficazes para conter o avanço do vírus. Assim, no Brasil, as instituições de ensino básico e superior iniciaram, em março de 2020, a suspensão das aulas presenciais, ao passo que, em regime de urgência, adotaram planejamento para dar continuidade às atividades escolares e garantir a aprendizagem dos alunos de forma remota. Contudo, a complexa conjuntura causada pela pandemia da Covid-19 acentuou os problemas socioeconômico enfrentados pelos brasileiros, evidenciados, especialmente, pela dificuldade sofrida por parcela dos estudantes para acessarem e permanecerem vinculados às instituições de ensino. Tais obstáculos tornaram imprescindível repensar as metodologias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, de forma que a adoção de metodologias ativas pelos professores tem se tornado ferramenta importante à aprendizagem nesse período. Nesse contexto, o presente artigo analisa em que medida o Problem Based Learning (PBL) pode contribuir com o ensino jurídico em tempos de ensino remoto emergencial a fim de combater a alta evasão dos alunos às universidades e incentivar professores e alunos no tocante ao processo de aprendizagem, mesmo quando realizado fora das salas de aula presenciais. A metodologia da pesquisa é de base bibliográfica, pura quanto aos resultados, exploratória quanto aos fins e qualitativa quanto à abordagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44389
10.34117/bjdv8n2-341
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44389
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n2-341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44389/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 13616-13635
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 13616-13635
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 13616-13635
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183689920970752
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n2-341