Covid-19 e as dificuldades enfrentadas por professores e alunos: possibilidade da aplicação do pbl no ensino jurídico remoto / Covid-19 and the difficulties faced by teachers and students: possibility of application of pbl in remote legal education
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n2-341 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44389 |
Resumo: | Em 2020, em razão da pandemia ocasionada pelo Novo Coronavírus, foi estabelecido o isolamento social como uma das medidas mais eficazes para conter o avanço do vírus. Assim, no Brasil, as instituições de ensino básico e superior iniciaram, em março de 2020, a suspensão das aulas presenciais, ao passo que, em regime de urgência, adotaram planejamento para dar continuidade às atividades escolares e garantir a aprendizagem dos alunos de forma remota. Contudo, a complexa conjuntura causada pela pandemia da Covid-19 acentuou os problemas socioeconômico enfrentados pelos brasileiros, evidenciados, especialmente, pela dificuldade sofrida por parcela dos estudantes para acessarem e permanecerem vinculados às instituições de ensino. Tais obstáculos tornaram imprescindível repensar as metodologias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, de forma que a adoção de metodologias ativas pelos professores tem se tornado ferramenta importante à aprendizagem nesse período. Nesse contexto, o presente artigo analisa em que medida o Problem Based Learning (PBL) pode contribuir com o ensino jurídico em tempos de ensino remoto emergencial a fim de combater a alta evasão dos alunos às universidades e incentivar professores e alunos no tocante ao processo de aprendizagem, mesmo quando realizado fora das salas de aula presenciais. A metodologia da pesquisa é de base bibliográfica, pura quanto aos resultados, exploratória quanto aos fins e qualitativa quanto à abordagem. |
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Covid-19 e as dificuldades enfrentadas por professores e alunos: possibilidade da aplicação do pbl no ensino jurídico remoto / Covid-19 and the difficulties faced by teachers and students: possibility of application of pbl in remote legal educationProblem Based LearningCovid-19EducaçãoMetodologias Ativas.Em 2020, em razão da pandemia ocasionada pelo Novo Coronavírus, foi estabelecido o isolamento social como uma das medidas mais eficazes para conter o avanço do vírus. Assim, no Brasil, as instituições de ensino básico e superior iniciaram, em março de 2020, a suspensão das aulas presenciais, ao passo que, em regime de urgência, adotaram planejamento para dar continuidade às atividades escolares e garantir a aprendizagem dos alunos de forma remota. Contudo, a complexa conjuntura causada pela pandemia da Covid-19 acentuou os problemas socioeconômico enfrentados pelos brasileiros, evidenciados, especialmente, pela dificuldade sofrida por parcela dos estudantes para acessarem e permanecerem vinculados às instituições de ensino. Tais obstáculos tornaram imprescindível repensar as metodologias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, de forma que a adoção de metodologias ativas pelos professores tem se tornado ferramenta importante à aprendizagem nesse período. Nesse contexto, o presente artigo analisa em que medida o Problem Based Learning (PBL) pode contribuir com o ensino jurídico em tempos de ensino remoto emergencial a fim de combater a alta evasão dos alunos às universidades e incentivar professores e alunos no tocante ao processo de aprendizagem, mesmo quando realizado fora das salas de aula presenciais. A metodologia da pesquisa é de base bibliográfica, pura quanto aos resultados, exploratória quanto aos fins e qualitativa quanto à abordagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4438910.34117/bjdv8n2-341Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 13616-13635Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 13616-13635Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 13616-136352525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44389/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAcácio, Ingrid Thayná de FreitasCamurça, Raissa BragaNeves, Raul de SousaMagalhães, Sara Alvesde Freitas, Taís Medina Lopes2022-03-02T14:26:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44389Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:42.584020Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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