Programa paulista inova educação (2020): o mercado adentrando a escola / São paulo inova educação program (2020): the market entering the school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25960 |
Resumo: | O trabalho está no campo do pensamento social brasileiro. O objeto de análise é o Inova educação: transformação hoje, inspiração amanhã e o Instituto Ayrton Senna por ser a instituição idealizadora do programa em parceria com o governo paulista. O trabalho traz novo objeto de estudo o campo científico: Inova. Assim, contribui para o estado da arte. O principal objetivo é articular o contexto do pensamento social através das ideias, cultura e debate que envolve o país desde a redemocratização com o embate entre dois projetos antagônicos. Desta disputa, o projeto neoliberal sagrou-se vencedor, e seus agentes interiorizaram através de projetos ligados ao poder público a concepção de sociedade neoliberal. Através da revisão bibliográfica e análise documental, procura-se levantar subsídios, através da pesquisa iniciada a pouco, consolidar a hipótese de que a reforma educacional, através do Instituto Ayrton Senna, introduz práticas do mercado na escola e procura consolidar os ideais neoliberais. |
id |
VERACRUZ-0_5479425efe215f83ebed24ba985689dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25960 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa paulista inova educação (2020): o mercado adentrando a escola / São paulo inova educação program (2020): the market entering the schooleducaçãoreformapensamento socialneoliberalismoescola.O trabalho está no campo do pensamento social brasileiro. O objeto de análise é o Inova educação: transformação hoje, inspiração amanhã e o Instituto Ayrton Senna por ser a instituição idealizadora do programa em parceria com o governo paulista. O trabalho traz novo objeto de estudo o campo científico: Inova. Assim, contribui para o estado da arte. O principal objetivo é articular o contexto do pensamento social através das ideias, cultura e debate que envolve o país desde a redemocratização com o embate entre dois projetos antagônicos. Desta disputa, o projeto neoliberal sagrou-se vencedor, e seus agentes interiorizaram através de projetos ligados ao poder público a concepção de sociedade neoliberal. Através da revisão bibliográfica e análise documental, procura-se levantar subsídios, através da pesquisa iniciada a pouco, consolidar a hipótese de que a reforma educacional, através do Instituto Ayrton Senna, introduz práticas do mercado na escola e procura consolidar os ideais neoliberais. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2596010.34117/bjdv7n3-175Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 23348-23367Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 23348-23367Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 23348-233672525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25960/20591Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Rodrigo Pereira2022-03-29T12:15:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25960Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:05.767990Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa paulista inova educação (2020): o mercado adentrando a escola / São paulo inova educação program (2020): the market entering the school |
title |
Programa paulista inova educação (2020): o mercado adentrando a escola / São paulo inova educação program (2020): the market entering the school |
spellingShingle |
Programa paulista inova educação (2020): o mercado adentrando a escola / São paulo inova educação program (2020): the market entering the school da Silva, Rodrigo Pereira educação reforma pensamento social neoliberalismo escola. |
title_short |
Programa paulista inova educação (2020): o mercado adentrando a escola / São paulo inova educação program (2020): the market entering the school |
title_full |
Programa paulista inova educação (2020): o mercado adentrando a escola / São paulo inova educação program (2020): the market entering the school |
title_fullStr |
Programa paulista inova educação (2020): o mercado adentrando a escola / São paulo inova educação program (2020): the market entering the school |
title_full_unstemmed |
Programa paulista inova educação (2020): o mercado adentrando a escola / São paulo inova educação program (2020): the market entering the school |
title_sort |
Programa paulista inova educação (2020): o mercado adentrando a escola / São paulo inova educação program (2020): the market entering the school |
author |
da Silva, Rodrigo Pereira |
author_facet |
da Silva, Rodrigo Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Rodrigo Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação reforma pensamento social neoliberalismo escola. |
topic |
educação reforma pensamento social neoliberalismo escola. |
description |
O trabalho está no campo do pensamento social brasileiro. O objeto de análise é o Inova educação: transformação hoje, inspiração amanhã e o Instituto Ayrton Senna por ser a instituição idealizadora do programa em parceria com o governo paulista. O trabalho traz novo objeto de estudo o campo científico: Inova. Assim, contribui para o estado da arte. O principal objetivo é articular o contexto do pensamento social através das ideias, cultura e debate que envolve o país desde a redemocratização com o embate entre dois projetos antagônicos. Desta disputa, o projeto neoliberal sagrou-se vencedor, e seus agentes interiorizaram através de projetos ligados ao poder público a concepção de sociedade neoliberal. Através da revisão bibliográfica e análise documental, procura-se levantar subsídios, através da pesquisa iniciada a pouco, consolidar a hipótese de que a reforma educacional, através do Instituto Ayrton Senna, introduz práticas do mercado na escola e procura consolidar os ideais neoliberais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25960 10.34117/bjdv7n3-175 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25960 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n3-175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25960/20591 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 23348-23367 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 23348-23367 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 23348-23367 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645516218564608 |