Programa paulista inova educação (2020): o mercado adentrando a escola / São paulo inova educação program (2020): the market entering the school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Rodrigo Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25960
Resumo: O trabalho está no campo do pensamento social brasileiro. O objeto de análise é o Inova educação: transformação hoje, inspiração amanhã e o Instituto Ayrton Senna por ser a instituição idealizadora do programa em parceria com o governo paulista. O trabalho traz novo objeto de estudo o campo científico: Inova. Assim, contribui para o estado da arte. O principal objetivo é articular o contexto do pensamento social através das ideias, cultura e debate que envolve o país desde a redemocratização com o embate entre dois projetos antagônicos. Desta disputa, o projeto neoliberal sagrou-se vencedor, e seus agentes interiorizaram através de projetos ligados ao poder público a concepção de sociedade neoliberal. Através da revisão bibliográfica e análise documental, procura-se levantar subsídios, através da pesquisa iniciada a pouco, consolidar a hipótese de que a reforma educacional, através do Instituto Ayrton Senna, introduz práticas do mercado na escola e procura consolidar os ideais neoliberais.  
id VERACRUZ-0_5479425efe215f83ebed24ba985689dc
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25960
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Programa paulista inova educação (2020): o mercado adentrando a escola / São paulo inova educação program (2020): the market entering the schooleducaçãoreformapensamento socialneoliberalismoescola.O trabalho está no campo do pensamento social brasileiro. O objeto de análise é o Inova educação: transformação hoje, inspiração amanhã e o Instituto Ayrton Senna por ser a instituição idealizadora do programa em parceria com o governo paulista. O trabalho traz novo objeto de estudo o campo científico: Inova. Assim, contribui para o estado da arte. O principal objetivo é articular o contexto do pensamento social através das ideias, cultura e debate que envolve o país desde a redemocratização com o embate entre dois projetos antagônicos. Desta disputa, o projeto neoliberal sagrou-se vencedor, e seus agentes interiorizaram através de projetos ligados ao poder público a concepção de sociedade neoliberal. Através da revisão bibliográfica e análise documental, procura-se levantar subsídios, através da pesquisa iniciada a pouco, consolidar a hipótese de que a reforma educacional, através do Instituto Ayrton Senna, introduz práticas do mercado na escola e procura consolidar os ideais neoliberais.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2596010.34117/bjdv7n3-175Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 23348-23367Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 23348-23367Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 23348-233672525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25960/20591Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Rodrigo Pereira2022-03-29T12:15:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25960Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:05.767990Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa paulista inova educação (2020): o mercado adentrando a escola / São paulo inova educação program (2020): the market entering the school
title Programa paulista inova educação (2020): o mercado adentrando a escola / São paulo inova educação program (2020): the market entering the school
spellingShingle Programa paulista inova educação (2020): o mercado adentrando a escola / São paulo inova educação program (2020): the market entering the school
da Silva, Rodrigo Pereira
educação
reforma
pensamento social
neoliberalismo
escola.
title_short Programa paulista inova educação (2020): o mercado adentrando a escola / São paulo inova educação program (2020): the market entering the school
title_full Programa paulista inova educação (2020): o mercado adentrando a escola / São paulo inova educação program (2020): the market entering the school
title_fullStr Programa paulista inova educação (2020): o mercado adentrando a escola / São paulo inova educação program (2020): the market entering the school
title_full_unstemmed Programa paulista inova educação (2020): o mercado adentrando a escola / São paulo inova educação program (2020): the market entering the school
title_sort Programa paulista inova educação (2020): o mercado adentrando a escola / São paulo inova educação program (2020): the market entering the school
author da Silva, Rodrigo Pereira
author_facet da Silva, Rodrigo Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Rodrigo Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv educação
reforma
pensamento social
neoliberalismo
escola.
topic educação
reforma
pensamento social
neoliberalismo
escola.
description O trabalho está no campo do pensamento social brasileiro. O objeto de análise é o Inova educação: transformação hoje, inspiração amanhã e o Instituto Ayrton Senna por ser a instituição idealizadora do programa em parceria com o governo paulista. O trabalho traz novo objeto de estudo o campo científico: Inova. Assim, contribui para o estado da arte. O principal objetivo é articular o contexto do pensamento social através das ideias, cultura e debate que envolve o país desde a redemocratização com o embate entre dois projetos antagônicos. Desta disputa, o projeto neoliberal sagrou-se vencedor, e seus agentes interiorizaram através de projetos ligados ao poder público a concepção de sociedade neoliberal. Através da revisão bibliográfica e análise documental, procura-se levantar subsídios, através da pesquisa iniciada a pouco, consolidar a hipótese de que a reforma educacional, através do Instituto Ayrton Senna, introduz práticas do mercado na escola e procura consolidar os ideais neoliberais.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25960
10.34117/bjdv7n3-175
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25960
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n3-175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25960/20591
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 23348-23367
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 23348-23367
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 23348-23367
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645516218564608