Dissecação de flores como ferramenta de ensino de Botânica no Ensino Médio / Dissection of flowers as a tool for teaching Botany in High School
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18352 |
Resumo: | O ensino de botânica é frequentemente considerado pelos estudantes como difícil e pouco atrativo, pois muitas vezes os professores se utilizam apenas de aulas tradicionais. Motivados por essa questão foi desenvolvida uma intervenção com flores a fim de aproximar o conteúdo de angiospermas estudado nas aulas, com a flora existente no arredor da escola estimulando o interesse e a simpatia pela botânica. As angiospermas chamam atenção por possuírem belas flores com cores e formas diferenciadas, essa estrutura tem função reprodutora e em si explica a grande diversidade desse grupo vegetal. As plantas apresentam inúmeras importâncias para sobrevivência na terra, por esse motivo é necessário o uso de materiais didáticos e aulas que estimulem os alunos a entenderem suas particularidades os tornando conscientes e responsáveis. Nesta pesquisa foi desenvolvida uma intervenção feita por meio da dissecação de flores como ferramenta de ensino em botânica, para que mediante suas estruturas os estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio entendam sua reprodução, ciclo de vida e eventos importantes como polinização e dispersão. Foram produzidos catálogos com flores pelos discentes, entretanto foi possível perceber o pouco conhecimento prévio quanto ao conteúdo estudado e dificuldades quanto ao entendimento das nomenclaturas biológicas da botânica, como filete, estilete, sépala, corola, gineceu, e androceu. Apesar disso, pôde-se observar o entusiasmo dos estudantes durante a realização da atividade, e o quanto é necessário o empenho dos professores para utilização de ferramentas didáticas como esta para que auxilie significativamente no processo ensino-aprendizagem. |
id |
VERACRUZ-0_5552b10f50731608fce7d34901f7296d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18352 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Dissecação de flores como ferramenta de ensino de Botânica no Ensino Médio / Dissection of flowers as a tool for teaching Botany in High SchoolBotânicarecurso didáticoatividade prática.O ensino de botânica é frequentemente considerado pelos estudantes como difícil e pouco atrativo, pois muitas vezes os professores se utilizam apenas de aulas tradicionais. Motivados por essa questão foi desenvolvida uma intervenção com flores a fim de aproximar o conteúdo de angiospermas estudado nas aulas, com a flora existente no arredor da escola estimulando o interesse e a simpatia pela botânica. As angiospermas chamam atenção por possuírem belas flores com cores e formas diferenciadas, essa estrutura tem função reprodutora e em si explica a grande diversidade desse grupo vegetal. As plantas apresentam inúmeras importâncias para sobrevivência na terra, por esse motivo é necessário o uso de materiais didáticos e aulas que estimulem os alunos a entenderem suas particularidades os tornando conscientes e responsáveis. Nesta pesquisa foi desenvolvida uma intervenção feita por meio da dissecação de flores como ferramenta de ensino em botânica, para que mediante suas estruturas os estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio entendam sua reprodução, ciclo de vida e eventos importantes como polinização e dispersão. Foram produzidos catálogos com flores pelos discentes, entretanto foi possível perceber o pouco conhecimento prévio quanto ao conteúdo estudado e dificuldades quanto ao entendimento das nomenclaturas biológicas da botânica, como filete, estilete, sépala, corola, gineceu, e androceu. Apesar disso, pôde-se observar o entusiasmo dos estudantes durante a realização da atividade, e o quanto é necessário o empenho dos professores para utilização de ferramentas didáticas como esta para que auxilie significativamente no processo ensino-aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1835210.34117/bjdv6n10-348Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 78799-78810Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 78799-78810Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 78799-788102525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18352/14812Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Dayanne Lima deSilva, Maria Laura daSilva, Mirelle Pereira daSilva, Flávia Carolina Lins daFilho, Everaldo Nunes de FariasGuilherme, Betânia Cristina2021-02-04T12:50:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18352Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:30.709911Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dissecação de flores como ferramenta de ensino de Botânica no Ensino Médio / Dissection of flowers as a tool for teaching Botany in High School |
title |
Dissecação de flores como ferramenta de ensino de Botânica no Ensino Médio / Dissection of flowers as a tool for teaching Botany in High School |
spellingShingle |
Dissecação de flores como ferramenta de ensino de Botânica no Ensino Médio / Dissection of flowers as a tool for teaching Botany in High School Melo, Dayanne Lima de Botânica recurso didático atividade prática. |
title_short |
Dissecação de flores como ferramenta de ensino de Botânica no Ensino Médio / Dissection of flowers as a tool for teaching Botany in High School |
title_full |
Dissecação de flores como ferramenta de ensino de Botânica no Ensino Médio / Dissection of flowers as a tool for teaching Botany in High School |
title_fullStr |
Dissecação de flores como ferramenta de ensino de Botânica no Ensino Médio / Dissection of flowers as a tool for teaching Botany in High School |
title_full_unstemmed |
Dissecação de flores como ferramenta de ensino de Botânica no Ensino Médio / Dissection of flowers as a tool for teaching Botany in High School |
title_sort |
Dissecação de flores como ferramenta de ensino de Botânica no Ensino Médio / Dissection of flowers as a tool for teaching Botany in High School |
author |
Melo, Dayanne Lima de |
author_facet |
Melo, Dayanne Lima de Silva, Maria Laura da Silva, Mirelle Pereira da Silva, Flávia Carolina Lins da Filho, Everaldo Nunes de Farias Guilherme, Betânia Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Maria Laura da Silva, Mirelle Pereira da Silva, Flávia Carolina Lins da Filho, Everaldo Nunes de Farias Guilherme, Betânia Cristina |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Dayanne Lima de Silva, Maria Laura da Silva, Mirelle Pereira da Silva, Flávia Carolina Lins da Filho, Everaldo Nunes de Farias Guilherme, Betânia Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Botânica recurso didático atividade prática. |
topic |
Botânica recurso didático atividade prática. |
description |
O ensino de botânica é frequentemente considerado pelos estudantes como difícil e pouco atrativo, pois muitas vezes os professores se utilizam apenas de aulas tradicionais. Motivados por essa questão foi desenvolvida uma intervenção com flores a fim de aproximar o conteúdo de angiospermas estudado nas aulas, com a flora existente no arredor da escola estimulando o interesse e a simpatia pela botânica. As angiospermas chamam atenção por possuírem belas flores com cores e formas diferenciadas, essa estrutura tem função reprodutora e em si explica a grande diversidade desse grupo vegetal. As plantas apresentam inúmeras importâncias para sobrevivência na terra, por esse motivo é necessário o uso de materiais didáticos e aulas que estimulem os alunos a entenderem suas particularidades os tornando conscientes e responsáveis. Nesta pesquisa foi desenvolvida uma intervenção feita por meio da dissecação de flores como ferramenta de ensino em botânica, para que mediante suas estruturas os estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio entendam sua reprodução, ciclo de vida e eventos importantes como polinização e dispersão. Foram produzidos catálogos com flores pelos discentes, entretanto foi possível perceber o pouco conhecimento prévio quanto ao conteúdo estudado e dificuldades quanto ao entendimento das nomenclaturas biológicas da botânica, como filete, estilete, sépala, corola, gineceu, e androceu. Apesar disso, pôde-se observar o entusiasmo dos estudantes durante a realização da atividade, e o quanto é necessário o empenho dos professores para utilização de ferramentas didáticas como esta para que auxilie significativamente no processo ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18352 10.34117/bjdv6n10-348 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18352 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n10-348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18352/14812 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 78799-78810 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 78799-78810 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 78799-78810 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645484731924480 |