Dissecação de flores como ferramenta de ensino de Botânica no Ensino Médio / Dissection of flowers as a tool for teaching Botany in High School

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Dayanne Lima de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Maria Laura da, Silva, Mirelle Pereira da, Silva, Flávia Carolina Lins da, Filho, Everaldo Nunes de Farias, Guilherme, Betânia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18352
Resumo: O ensino de botânica é frequentemente considerado pelos estudantes como difícil e pouco atrativo, pois muitas vezes os professores se utilizam apenas de aulas tradicionais. Motivados por essa questão foi desenvolvida uma intervenção com flores a fim de aproximar o conteúdo de angiospermas estudado nas aulas, com a flora existente no arredor da escola estimulando o interesse e a simpatia pela botânica. As angiospermas chamam atenção por possuírem belas flores com cores e formas diferenciadas, essa estrutura tem função reprodutora e em si explica a grande diversidade desse grupo vegetal. As plantas apresentam inúmeras importâncias para sobrevivência na terra, por esse motivo é necessário o uso de materiais didáticos e aulas que estimulem os alunos a entenderem suas particularidades os tornando conscientes e responsáveis. Nesta pesquisa foi desenvolvida uma intervenção feita por meio da dissecação de flores como ferramenta de ensino em botânica, para que mediante suas estruturas os estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio entendam sua reprodução, ciclo de vida e eventos importantes como polinização e dispersão. Foram produzidos catálogos com flores pelos discentes, entretanto foi possível perceber o pouco conhecimento prévio quanto ao conteúdo estudado e dificuldades quanto ao entendimento das nomenclaturas biológicas da botânica, como filete, estilete, sépala, corola, gineceu, e androceu. Apesar disso, pôde-se observar o entusiasmo dos estudantes durante a realização da atividade, e o quanto é necessário o empenho dos professores para utilização de ferramentas didáticas como esta para que auxilie significativamente no processo ensino-aprendizagem.
id VERACRUZ-0_5552b10f50731608fce7d34901f7296d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18352
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Dissecação de flores como ferramenta de ensino de Botânica no Ensino Médio / Dissection of flowers as a tool for teaching Botany in High SchoolBotânicarecurso didáticoatividade prática.O ensino de botânica é frequentemente considerado pelos estudantes como difícil e pouco atrativo, pois muitas vezes os professores se utilizam apenas de aulas tradicionais. Motivados por essa questão foi desenvolvida uma intervenção com flores a fim de aproximar o conteúdo de angiospermas estudado nas aulas, com a flora existente no arredor da escola estimulando o interesse e a simpatia pela botânica. As angiospermas chamam atenção por possuírem belas flores com cores e formas diferenciadas, essa estrutura tem função reprodutora e em si explica a grande diversidade desse grupo vegetal. As plantas apresentam inúmeras importâncias para sobrevivência na terra, por esse motivo é necessário o uso de materiais didáticos e aulas que estimulem os alunos a entenderem suas particularidades os tornando conscientes e responsáveis. Nesta pesquisa foi desenvolvida uma intervenção feita por meio da dissecação de flores como ferramenta de ensino em botânica, para que mediante suas estruturas os estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio entendam sua reprodução, ciclo de vida e eventos importantes como polinização e dispersão. Foram produzidos catálogos com flores pelos discentes, entretanto foi possível perceber o pouco conhecimento prévio quanto ao conteúdo estudado e dificuldades quanto ao entendimento das nomenclaturas biológicas da botânica, como filete, estilete, sépala, corola, gineceu, e androceu. Apesar disso, pôde-se observar o entusiasmo dos estudantes durante a realização da atividade, e o quanto é necessário o empenho dos professores para utilização de ferramentas didáticas como esta para que auxilie significativamente no processo ensino-aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1835210.34117/bjdv6n10-348Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 78799-78810Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 78799-78810Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 78799-788102525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18352/14812Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Dayanne Lima deSilva, Maria Laura daSilva, Mirelle Pereira daSilva, Flávia Carolina Lins daFilho, Everaldo Nunes de FariasGuilherme, Betânia Cristina2021-02-04T12:50:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18352Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:30.709911Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Dissecação de flores como ferramenta de ensino de Botânica no Ensino Médio / Dissection of flowers as a tool for teaching Botany in High School
title Dissecação de flores como ferramenta de ensino de Botânica no Ensino Médio / Dissection of flowers as a tool for teaching Botany in High School
spellingShingle Dissecação de flores como ferramenta de ensino de Botânica no Ensino Médio / Dissection of flowers as a tool for teaching Botany in High School
Melo, Dayanne Lima de
Botânica
recurso didático
atividade prática.
title_short Dissecação de flores como ferramenta de ensino de Botânica no Ensino Médio / Dissection of flowers as a tool for teaching Botany in High School
title_full Dissecação de flores como ferramenta de ensino de Botânica no Ensino Médio / Dissection of flowers as a tool for teaching Botany in High School
title_fullStr Dissecação de flores como ferramenta de ensino de Botânica no Ensino Médio / Dissection of flowers as a tool for teaching Botany in High School
title_full_unstemmed Dissecação de flores como ferramenta de ensino de Botânica no Ensino Médio / Dissection of flowers as a tool for teaching Botany in High School
title_sort Dissecação de flores como ferramenta de ensino de Botânica no Ensino Médio / Dissection of flowers as a tool for teaching Botany in High School
author Melo, Dayanne Lima de
author_facet Melo, Dayanne Lima de
Silva, Maria Laura da
Silva, Mirelle Pereira da
Silva, Flávia Carolina Lins da
Filho, Everaldo Nunes de Farias
Guilherme, Betânia Cristina
author_role author
author2 Silva, Maria Laura da
Silva, Mirelle Pereira da
Silva, Flávia Carolina Lins da
Filho, Everaldo Nunes de Farias
Guilherme, Betânia Cristina
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Dayanne Lima de
Silva, Maria Laura da
Silva, Mirelle Pereira da
Silva, Flávia Carolina Lins da
Filho, Everaldo Nunes de Farias
Guilherme, Betânia Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Botânica
recurso didático
atividade prática.
topic Botânica
recurso didático
atividade prática.
description O ensino de botânica é frequentemente considerado pelos estudantes como difícil e pouco atrativo, pois muitas vezes os professores se utilizam apenas de aulas tradicionais. Motivados por essa questão foi desenvolvida uma intervenção com flores a fim de aproximar o conteúdo de angiospermas estudado nas aulas, com a flora existente no arredor da escola estimulando o interesse e a simpatia pela botânica. As angiospermas chamam atenção por possuírem belas flores com cores e formas diferenciadas, essa estrutura tem função reprodutora e em si explica a grande diversidade desse grupo vegetal. As plantas apresentam inúmeras importâncias para sobrevivência na terra, por esse motivo é necessário o uso de materiais didáticos e aulas que estimulem os alunos a entenderem suas particularidades os tornando conscientes e responsáveis. Nesta pesquisa foi desenvolvida uma intervenção feita por meio da dissecação de flores como ferramenta de ensino em botânica, para que mediante suas estruturas os estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio entendam sua reprodução, ciclo de vida e eventos importantes como polinização e dispersão. Foram produzidos catálogos com flores pelos discentes, entretanto foi possível perceber o pouco conhecimento prévio quanto ao conteúdo estudado e dificuldades quanto ao entendimento das nomenclaturas biológicas da botânica, como filete, estilete, sépala, corola, gineceu, e androceu. Apesar disso, pôde-se observar o entusiasmo dos estudantes durante a realização da atividade, e o quanto é necessário o empenho dos professores para utilização de ferramentas didáticas como esta para que auxilie significativamente no processo ensino-aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18352
10.34117/bjdv6n10-348
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18352
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n10-348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18352/14812
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 78799-78810
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 78799-78810
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 78799-78810
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645484731924480