A circulação da palavra na escola: orientadores educacionais e/ou psicólogos como mediadores em práticas restaurativas / The circulation of the word at school: educational advisors and/or psychologists as mediators in restorative practices

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Escobar, Débora Scherer
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Colpo, Juliane, Gessi, Nedisson Luis, Chaves, Denise Felber, Ternes, Antonio Roberto Lausmann, Pinceta, Anderson, Kovatli, Marilei de Fátima, Stormowski, Mônica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33580
Resumo: Neste artigo, busca-se explicitar o que são práticas restaurativas e abalizar algumas formas possíveis de uso da abordagem no espaço escolar. Para tal propósito, o estudo tem como intuito apresentar brevemente o lugar que a Orientação Educacional e o Psicólogo Escolar podem ocupar na escola, considerando a necessidade de construir um espaço de circulação da palavra e de mediação. Também, objetiva analisar as possibilidades de ressignificar a presença dos conflitos nas escolas a partir de práticas restaurativas e da atuação do orientador educacional, bem como, elencar possíveis contribuições do psicólogo escolar na instituição a partir de tal prática. Ao longo da escrita propõe-se observar elementos específicos da perspectiva de Justiça Restaurativa, a fim de que se possa compreender a caracterização dessa prática e em que consistem as possibilidades de aplicação no espaço escolar. Dessa forma, pretende-se refletir sobre a mediação e a circulação da palavra como possibilidade de prática restaurativa na escola, com vistas à construção de uma cultura da não violência nos ambientes educacionais.
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