O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Michele Cristina Souza Achcar Colla
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Carvalho, Ana Flávia, Junqueira, José Roberto Almeida, Waitz, Inês Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n7-030
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49907
Resumo: O projeto pedagógico institucional de formação por competências do UNIFEOB foi concebido e organizado em três grandes eixos – das competências específicas ou técnicas, competências atitudinais e das competências para a vida – com foco no desenvolvimento e aprimoramento de competências que evidenciam, já durante os primeiros períodos do curso, a marca do nosso estudante – habilitado, comprometido e motivado – e contribuem para a formação integral do egresso dos cursos da IES e garantam o cumprimento de todos os requisitos legais da área educacional, de forma transversal aos cursos de graduação da IES. A integração dos três eixos de formação é realizada pelo desenvolvimento transversal, em unidades de estudo online específicas, de competências socioemocionais essenciais para o atuações pessoais e profissionais plenas – inteligência emocional, demonstrar empatia, alcançar objetivos e manter relações positivas, por exemplo – alinhado às metodologias e estratégias ativas de ensino-aprendizagem.
id VERACRUZ-0_2389701f365a95239c0db063705687c5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49907
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher educationcompetências socioemocionaisformação para a vidaestratégias.O projeto pedagógico institucional de formação por competências do UNIFEOB foi concebido e organizado em três grandes eixos – das competências específicas ou técnicas, competências atitudinais e das competências para a vida – com foco no desenvolvimento e aprimoramento de competências que evidenciam, já durante os primeiros períodos do curso, a marca do nosso estudante – habilitado, comprometido e motivado – e contribuem para a formação integral do egresso dos cursos da IES e garantam o cumprimento de todos os requisitos legais da área educacional, de forma transversal aos cursos de graduação da IES. A integração dos três eixos de formação é realizada pelo desenvolvimento transversal, em unidades de estudo online específicas, de competências socioemocionais essenciais para o atuações pessoais e profissionais plenas – inteligência emocional, demonstrar empatia, alcançar objetivos e manter relações positivas, por exemplo – alinhado às metodologias e estratégias ativas de ensino-aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4990710.34117/bjdv8n7-030Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 49109-49125Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 49109-49125Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 49109-491252525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49907/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Michele Cristina Souza Achcar Collade Carvalho, Ana FláviaJunqueira, José Roberto AlmeidaWaitz, Inês Regina2022-07-27T18:34:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49907Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:51.330229Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher education
title O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher education
spellingShingle O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher education
O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher education
de Oliveira, Michele Cristina Souza Achcar Colla
competências socioemocionais
formação para a vida
estratégias.
de Oliveira, Michele Cristina Souza Achcar Colla
competências socioemocionais
formação para a vida
estratégias.
title_short O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher education
title_full O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher education
title_fullStr O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher education
O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher education
title_full_unstemmed O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher education
O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher education
title_sort O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher education
author de Oliveira, Michele Cristina Souza Achcar Colla
author_facet de Oliveira, Michele Cristina Souza Achcar Colla
de Oliveira, Michele Cristina Souza Achcar Colla
de Carvalho, Ana Flávia
Junqueira, José Roberto Almeida
Waitz, Inês Regina
de Carvalho, Ana Flávia
Junqueira, José Roberto Almeida
Waitz, Inês Regina
author_role author
author2 de Carvalho, Ana Flávia
Junqueira, José Roberto Almeida
Waitz, Inês Regina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Michele Cristina Souza Achcar Colla
de Carvalho, Ana Flávia
Junqueira, José Roberto Almeida
Waitz, Inês Regina
dc.subject.por.fl_str_mv competências socioemocionais
formação para a vida
estratégias.
topic competências socioemocionais
formação para a vida
estratégias.
description O projeto pedagógico institucional de formação por competências do UNIFEOB foi concebido e organizado em três grandes eixos – das competências específicas ou técnicas, competências atitudinais e das competências para a vida – com foco no desenvolvimento e aprimoramento de competências que evidenciam, já durante os primeiros períodos do curso, a marca do nosso estudante – habilitado, comprometido e motivado – e contribuem para a formação integral do egresso dos cursos da IES e garantam o cumprimento de todos os requisitos legais da área educacional, de forma transversal aos cursos de graduação da IES. A integração dos três eixos de formação é realizada pelo desenvolvimento transversal, em unidades de estudo online específicas, de competências socioemocionais essenciais para o atuações pessoais e profissionais plenas – inteligência emocional, demonstrar empatia, alcançar objetivos e manter relações positivas, por exemplo – alinhado às metodologias e estratégias ativas de ensino-aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49907
10.34117/bjdv8n7-030
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49907
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n7-030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49907/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 49109-49125
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 49109-49125
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 49109-49125
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183690212474880
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n7-030