O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Michele Cristina Souza Achcar Colla
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Carvalho, Ana Flávia, Junqueira, José Roberto Almeida, Waitz, Inês Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49907
Resumo: O projeto pedagógico institucional de formação por competências do UNIFEOB foi concebido e organizado em três grandes eixos – das competências específicas ou técnicas, competências atitudinais e das competências para a vida – com foco no desenvolvimento e aprimoramento de competências que evidenciam, já durante os primeiros períodos do curso, a marca do nosso estudante – habilitado, comprometido e motivado – e contribuem para a formação integral do egresso dos cursos da IES e garantam o cumprimento de todos os requisitos legais da área educacional, de forma transversal aos cursos de graduação da IES. A integração dos três eixos de formação é realizada pelo desenvolvimento transversal, em unidades de estudo online específicas, de competências socioemocionais essenciais para o atuações pessoais e profissionais plenas – inteligência emocional, demonstrar empatia, alcançar objetivos e manter relações positivas, por exemplo – alinhado às metodologias e estratégias ativas de ensino-aprendizagem.
id VERACRUZ-0_2389701f365a95239c0db063705687c5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49907
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher educationcompetências socioemocionaisformação para a vidaestratégias.O projeto pedagógico institucional de formação por competências do UNIFEOB foi concebido e organizado em três grandes eixos – das competências específicas ou técnicas, competências atitudinais e das competências para a vida – com foco no desenvolvimento e aprimoramento de competências que evidenciam, já durante os primeiros períodos do curso, a marca do nosso estudante – habilitado, comprometido e motivado – e contribuem para a formação integral do egresso dos cursos da IES e garantam o cumprimento de todos os requisitos legais da área educacional, de forma transversal aos cursos de graduação da IES. A integração dos três eixos de formação é realizada pelo desenvolvimento transversal, em unidades de estudo online específicas, de competências socioemocionais essenciais para o atuações pessoais e profissionais plenas – inteligência emocional, demonstrar empatia, alcançar objetivos e manter relações positivas, por exemplo – alinhado às metodologias e estratégias ativas de ensino-aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4990710.34117/bjdv8n7-030Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 49109-49125Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 49109-49125Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 49109-491252525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49907/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Michele Cristina Souza Achcar Collade Carvalho, Ana FláviaJunqueira, José Roberto AlmeidaWaitz, Inês Regina2022-07-27T18:34:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49907Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:51.330229Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher education
title O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher education
spellingShingle O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher education
de Oliveira, Michele Cristina Souza Achcar Colla
competências socioemocionais
formação para a vida
estratégias.
title_short O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher education
title_full O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher education
title_fullStr O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher education
title_full_unstemmed O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher education
title_sort O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher education
author de Oliveira, Michele Cristina Souza Achcar Colla
author_facet de Oliveira, Michele Cristina Souza Achcar Colla
de Carvalho, Ana Flávia
Junqueira, José Roberto Almeida
Waitz, Inês Regina
author_role author
author2 de Carvalho, Ana Flávia
Junqueira, José Roberto Almeida
Waitz, Inês Regina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Michele Cristina Souza Achcar Colla
de Carvalho, Ana Flávia
Junqueira, José Roberto Almeida
Waitz, Inês Regina
dc.subject.por.fl_str_mv competências socioemocionais
formação para a vida
estratégias.
topic competências socioemocionais
formação para a vida
estratégias.
description O projeto pedagógico institucional de formação por competências do UNIFEOB foi concebido e organizado em três grandes eixos – das competências específicas ou técnicas, competências atitudinais e das competências para a vida – com foco no desenvolvimento e aprimoramento de competências que evidenciam, já durante os primeiros períodos do curso, a marca do nosso estudante – habilitado, comprometido e motivado – e contribuem para a formação integral do egresso dos cursos da IES e garantam o cumprimento de todos os requisitos legais da área educacional, de forma transversal aos cursos de graduação da IES. A integração dos três eixos de formação é realizada pelo desenvolvimento transversal, em unidades de estudo online específicas, de competências socioemocionais essenciais para o atuações pessoais e profissionais plenas – inteligência emocional, demonstrar empatia, alcançar objetivos e manter relações positivas, por exemplo – alinhado às metodologias e estratégias ativas de ensino-aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49907
10.34117/bjdv8n7-030
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49907
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n7-030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49907/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 49109-49125
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 49109-49125
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 49109-49125
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645603949772800