O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49907 |
Resumo: | O projeto pedagógico institucional de formação por competências do UNIFEOB foi concebido e organizado em três grandes eixos – das competências específicas ou técnicas, competências atitudinais e das competências para a vida – com foco no desenvolvimento e aprimoramento de competências que evidenciam, já durante os primeiros períodos do curso, a marca do nosso estudante – habilitado, comprometido e motivado – e contribuem para a formação integral do egresso dos cursos da IES e garantam o cumprimento de todos os requisitos legais da área educacional, de forma transversal aos cursos de graduação da IES. A integração dos três eixos de formação é realizada pelo desenvolvimento transversal, em unidades de estudo online específicas, de competências socioemocionais essenciais para o atuações pessoais e profissionais plenas – inteligência emocional, demonstrar empatia, alcançar objetivos e manter relações positivas, por exemplo – alinhado às metodologias e estratégias ativas de ensino-aprendizagem. |
id |
VERACRUZ-0_2389701f365a95239c0db063705687c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49907 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher educationcompetências socioemocionaisformação para a vidaestratégias.O projeto pedagógico institucional de formação por competências do UNIFEOB foi concebido e organizado em três grandes eixos – das competências específicas ou técnicas, competências atitudinais e das competências para a vida – com foco no desenvolvimento e aprimoramento de competências que evidenciam, já durante os primeiros períodos do curso, a marca do nosso estudante – habilitado, comprometido e motivado – e contribuem para a formação integral do egresso dos cursos da IES e garantam o cumprimento de todos os requisitos legais da área educacional, de forma transversal aos cursos de graduação da IES. A integração dos três eixos de formação é realizada pelo desenvolvimento transversal, em unidades de estudo online específicas, de competências socioemocionais essenciais para o atuações pessoais e profissionais plenas – inteligência emocional, demonstrar empatia, alcançar objetivos e manter relações positivas, por exemplo – alinhado às metodologias e estratégias ativas de ensino-aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4990710.34117/bjdv8n7-030Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 49109-49125Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 49109-49125Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 49109-491252525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49907/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Michele Cristina Souza Achcar Collade Carvalho, Ana FláviaJunqueira, José Roberto AlmeidaWaitz, Inês Regina2022-07-27T18:34:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49907Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:51.330229Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher education |
title |
O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher education |
spellingShingle |
O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher education de Oliveira, Michele Cristina Souza Achcar Colla competências socioemocionais formação para a vida estratégias. |
title_short |
O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher education |
title_full |
O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher education |
title_fullStr |
O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher education |
title_full_unstemmed |
O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher education |
title_sort |
O eixo de formação para a vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação superior / The axis of formation for life and the development of socioemotional competencies in higher education |
author |
de Oliveira, Michele Cristina Souza Achcar Colla |
author_facet |
de Oliveira, Michele Cristina Souza Achcar Colla de Carvalho, Ana Flávia Junqueira, José Roberto Almeida Waitz, Inês Regina |
author_role |
author |
author2 |
de Carvalho, Ana Flávia Junqueira, José Roberto Almeida Waitz, Inês Regina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Michele Cristina Souza Achcar Colla de Carvalho, Ana Flávia Junqueira, José Roberto Almeida Waitz, Inês Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
competências socioemocionais formação para a vida estratégias. |
topic |
competências socioemocionais formação para a vida estratégias. |
description |
O projeto pedagógico institucional de formação por competências do UNIFEOB foi concebido e organizado em três grandes eixos – das competências específicas ou técnicas, competências atitudinais e das competências para a vida – com foco no desenvolvimento e aprimoramento de competências que evidenciam, já durante os primeiros períodos do curso, a marca do nosso estudante – habilitado, comprometido e motivado – e contribuem para a formação integral do egresso dos cursos da IES e garantam o cumprimento de todos os requisitos legais da área educacional, de forma transversal aos cursos de graduação da IES. A integração dos três eixos de formação é realizada pelo desenvolvimento transversal, em unidades de estudo online específicas, de competências socioemocionais essenciais para o atuações pessoais e profissionais plenas – inteligência emocional, demonstrar empatia, alcançar objetivos e manter relações positivas, por exemplo – alinhado às metodologias e estratégias ativas de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49907 10.34117/bjdv8n7-030 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49907 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n7-030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49907/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 49109-49125 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 49109-49125 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 49109-49125 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645603949772800 |