A formação matemática do professor para ensinar nos anos iniciais: o que pensam futuros pedagogos / The teacher's mathematical training to teach in the initial years: what they think future pedagogues

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Alessandra Costa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Couto, Maria Elizabete Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17805
Resumo: O artigo tem como objetivo analisar os saberes necessários para o futuro professor (pedagogo) dos anos iniciais ensinar Matemática. Este artigo traz um recorte de uma dissertação de mestrado com uma abordagem qualitativa, realizada em uma universidade pública, tendo como participantes a professora que leciona a disciplina ‘Ensino de Matemática: conteúdos e metodologias’ e sete alunos do curso de Pedagogia que já tinham concluído o Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Realizamos uma entrevista com a professora da disciplina e quatro sessões de grupo focal com os alunos. Como categoria de análise, elegemos os saberes necessários para o ensino de Matemática nos anos iniciais. Os dados evidenciaram algumas lacunas da formação e indicaram os saberes matemáticos necessários para a formação inicial e as contribuições do estágio como momento de reflexão sobre a docência nos anos iniciais, explicitando alguns pontos, tais como: o aprofundamento do conhecimento matemático, a formação matemática para ensinar nos anos iniciais, a relação entre teoria e prática e o uso de materiais didáticos para trabalhar com os conteúdos matemáticos.
id VERACRUZ-0_5a10ed3d60bb8da2e45f0c84cfffd5a6
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17805
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A formação matemática do professor para ensinar nos anos iniciais: o que pensam futuros pedagogos / The teacher's mathematical training to teach in the initial years: what they think future pedagoguesFormação Inicial de ProfessoresEnsino de MatemáticaConhecimento matemático.O artigo tem como objetivo analisar os saberes necessários para o futuro professor (pedagogo) dos anos iniciais ensinar Matemática. Este artigo traz um recorte de uma dissertação de mestrado com uma abordagem qualitativa, realizada em uma universidade pública, tendo como participantes a professora que leciona a disciplina ‘Ensino de Matemática: conteúdos e metodologias’ e sete alunos do curso de Pedagogia que já tinham concluído o Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Realizamos uma entrevista com a professora da disciplina e quatro sessões de grupo focal com os alunos. Como categoria de análise, elegemos os saberes necessários para o ensino de Matemática nos anos iniciais. Os dados evidenciaram algumas lacunas da formação e indicaram os saberes matemáticos necessários para a formação inicial e as contribuições do estágio como momento de reflexão sobre a docência nos anos iniciais, explicitando alguns pontos, tais como: o aprofundamento do conhecimento matemático, a formação matemática para ensinar nos anos iniciais, a relação entre teoria e prática e o uso de materiais didáticos para trabalhar com os conteúdos matemáticos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1780510.34117/bjdv6n10-086Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 75242-75258Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 75242-75258Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 75242-752582525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17805/14426Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Alessandra CostaCouto, Maria Elizabete Souza2021-02-04T12:50:16Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17805Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:14.255560Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação matemática do professor para ensinar nos anos iniciais: o que pensam futuros pedagogos / The teacher's mathematical training to teach in the initial years: what they think future pedagogues
title A formação matemática do professor para ensinar nos anos iniciais: o que pensam futuros pedagogos / The teacher's mathematical training to teach in the initial years: what they think future pedagogues
spellingShingle A formação matemática do professor para ensinar nos anos iniciais: o que pensam futuros pedagogos / The teacher's mathematical training to teach in the initial years: what they think future pedagogues
Freitas, Alessandra Costa
Formação Inicial de Professores
Ensino de Matemática
Conhecimento matemático.
title_short A formação matemática do professor para ensinar nos anos iniciais: o que pensam futuros pedagogos / The teacher's mathematical training to teach in the initial years: what they think future pedagogues
title_full A formação matemática do professor para ensinar nos anos iniciais: o que pensam futuros pedagogos / The teacher's mathematical training to teach in the initial years: what they think future pedagogues
title_fullStr A formação matemática do professor para ensinar nos anos iniciais: o que pensam futuros pedagogos / The teacher's mathematical training to teach in the initial years: what they think future pedagogues
title_full_unstemmed A formação matemática do professor para ensinar nos anos iniciais: o que pensam futuros pedagogos / The teacher's mathematical training to teach in the initial years: what they think future pedagogues
title_sort A formação matemática do professor para ensinar nos anos iniciais: o que pensam futuros pedagogos / The teacher's mathematical training to teach in the initial years: what they think future pedagogues
author Freitas, Alessandra Costa
author_facet Freitas, Alessandra Costa
Couto, Maria Elizabete Souza
author_role author
author2 Couto, Maria Elizabete Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Alessandra Costa
Couto, Maria Elizabete Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial de Professores
Ensino de Matemática
Conhecimento matemático.
topic Formação Inicial de Professores
Ensino de Matemática
Conhecimento matemático.
description O artigo tem como objetivo analisar os saberes necessários para o futuro professor (pedagogo) dos anos iniciais ensinar Matemática. Este artigo traz um recorte de uma dissertação de mestrado com uma abordagem qualitativa, realizada em uma universidade pública, tendo como participantes a professora que leciona a disciplina ‘Ensino de Matemática: conteúdos e metodologias’ e sete alunos do curso de Pedagogia que já tinham concluído o Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Realizamos uma entrevista com a professora da disciplina e quatro sessões de grupo focal com os alunos. Como categoria de análise, elegemos os saberes necessários para o ensino de Matemática nos anos iniciais. Os dados evidenciaram algumas lacunas da formação e indicaram os saberes matemáticos necessários para a formação inicial e as contribuições do estágio como momento de reflexão sobre a docência nos anos iniciais, explicitando alguns pontos, tais como: o aprofundamento do conhecimento matemático, a formação matemática para ensinar nos anos iniciais, a relação entre teoria e prática e o uso de materiais didáticos para trabalhar com os conteúdos matemáticos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17805
10.34117/bjdv6n10-086
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17805
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n10-086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17805/14426
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 75242-75258
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 75242-75258
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 75242-75258
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645482906353664