A formação matemática do professor para ensinar nos anos iniciais: o que pensam futuros pedagogos / The teacher's mathematical training to teach in the initial years: what they think future pedagogues
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17805 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo analisar os saberes necessários para o futuro professor (pedagogo) dos anos iniciais ensinar Matemática. Este artigo traz um recorte de uma dissertação de mestrado com uma abordagem qualitativa, realizada em uma universidade pública, tendo como participantes a professora que leciona a disciplina ‘Ensino de Matemática: conteúdos e metodologias’ e sete alunos do curso de Pedagogia que já tinham concluído o Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Realizamos uma entrevista com a professora da disciplina e quatro sessões de grupo focal com os alunos. Como categoria de análise, elegemos os saberes necessários para o ensino de Matemática nos anos iniciais. Os dados evidenciaram algumas lacunas da formação e indicaram os saberes matemáticos necessários para a formação inicial e as contribuições do estágio como momento de reflexão sobre a docência nos anos iniciais, explicitando alguns pontos, tais como: o aprofundamento do conhecimento matemático, a formação matemática para ensinar nos anos iniciais, a relação entre teoria e prática e o uso de materiais didáticos para trabalhar com os conteúdos matemáticos. |
id |
VERACRUZ-0_5a10ed3d60bb8da2e45f0c84cfffd5a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17805 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação matemática do professor para ensinar nos anos iniciais: o que pensam futuros pedagogos / The teacher's mathematical training to teach in the initial years: what they think future pedagoguesFormação Inicial de ProfessoresEnsino de MatemáticaConhecimento matemático.O artigo tem como objetivo analisar os saberes necessários para o futuro professor (pedagogo) dos anos iniciais ensinar Matemática. Este artigo traz um recorte de uma dissertação de mestrado com uma abordagem qualitativa, realizada em uma universidade pública, tendo como participantes a professora que leciona a disciplina ‘Ensino de Matemática: conteúdos e metodologias’ e sete alunos do curso de Pedagogia que já tinham concluído o Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Realizamos uma entrevista com a professora da disciplina e quatro sessões de grupo focal com os alunos. Como categoria de análise, elegemos os saberes necessários para o ensino de Matemática nos anos iniciais. Os dados evidenciaram algumas lacunas da formação e indicaram os saberes matemáticos necessários para a formação inicial e as contribuições do estágio como momento de reflexão sobre a docência nos anos iniciais, explicitando alguns pontos, tais como: o aprofundamento do conhecimento matemático, a formação matemática para ensinar nos anos iniciais, a relação entre teoria e prática e o uso de materiais didáticos para trabalhar com os conteúdos matemáticos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1780510.34117/bjdv6n10-086Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 75242-75258Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 75242-75258Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 75242-752582525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17805/14426Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Alessandra CostaCouto, Maria Elizabete Souza2021-02-04T12:50:16Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17805Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:14.255560Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação matemática do professor para ensinar nos anos iniciais: o que pensam futuros pedagogos / The teacher's mathematical training to teach in the initial years: what they think future pedagogues |
title |
A formação matemática do professor para ensinar nos anos iniciais: o que pensam futuros pedagogos / The teacher's mathematical training to teach in the initial years: what they think future pedagogues |
spellingShingle |
A formação matemática do professor para ensinar nos anos iniciais: o que pensam futuros pedagogos / The teacher's mathematical training to teach in the initial years: what they think future pedagogues Freitas, Alessandra Costa Formação Inicial de Professores Ensino de Matemática Conhecimento matemático. |
title_short |
A formação matemática do professor para ensinar nos anos iniciais: o que pensam futuros pedagogos / The teacher's mathematical training to teach in the initial years: what they think future pedagogues |
title_full |
A formação matemática do professor para ensinar nos anos iniciais: o que pensam futuros pedagogos / The teacher's mathematical training to teach in the initial years: what they think future pedagogues |
title_fullStr |
A formação matemática do professor para ensinar nos anos iniciais: o que pensam futuros pedagogos / The teacher's mathematical training to teach in the initial years: what they think future pedagogues |
title_full_unstemmed |
A formação matemática do professor para ensinar nos anos iniciais: o que pensam futuros pedagogos / The teacher's mathematical training to teach in the initial years: what they think future pedagogues |
title_sort |
A formação matemática do professor para ensinar nos anos iniciais: o que pensam futuros pedagogos / The teacher's mathematical training to teach in the initial years: what they think future pedagogues |
author |
Freitas, Alessandra Costa |
author_facet |
Freitas, Alessandra Costa Couto, Maria Elizabete Souza |
author_role |
author |
author2 |
Couto, Maria Elizabete Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Alessandra Costa Couto, Maria Elizabete Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Inicial de Professores Ensino de Matemática Conhecimento matemático. |
topic |
Formação Inicial de Professores Ensino de Matemática Conhecimento matemático. |
description |
O artigo tem como objetivo analisar os saberes necessários para o futuro professor (pedagogo) dos anos iniciais ensinar Matemática. Este artigo traz um recorte de uma dissertação de mestrado com uma abordagem qualitativa, realizada em uma universidade pública, tendo como participantes a professora que leciona a disciplina ‘Ensino de Matemática: conteúdos e metodologias’ e sete alunos do curso de Pedagogia que já tinham concluído o Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Realizamos uma entrevista com a professora da disciplina e quatro sessões de grupo focal com os alunos. Como categoria de análise, elegemos os saberes necessários para o ensino de Matemática nos anos iniciais. Os dados evidenciaram algumas lacunas da formação e indicaram os saberes matemáticos necessários para a formação inicial e as contribuições do estágio como momento de reflexão sobre a docência nos anos iniciais, explicitando alguns pontos, tais como: o aprofundamento do conhecimento matemático, a formação matemática para ensinar nos anos iniciais, a relação entre teoria e prática e o uso de materiais didáticos para trabalhar com os conteúdos matemáticos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17805 10.34117/bjdv6n10-086 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17805 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n10-086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17805/14426 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 75242-75258 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 75242-75258 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 75242-75258 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645482906353664 |