Abordagem metodológica de cards educativos em língua inglesa nas salas de aula eja/Methodological approach to English language educational cards in eja classrooms

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kécia da Silva Costa, Ana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3069
Resumo: Associando-se a concepção de um ensino de Língua Inglesa que atente efetivamente a abordagem dos gêneros textuais, este trabalho apresenta alguns elementos das experiências vivenciadas na disciplina de Estágio supervisionado em Língua Inglesa II, no curso de Letras com habilitação em Língua Inglesa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante o oitavo semestre no ano letivo de 2016. O presente trabalho tem como objetivo relatar como o uso do gênero textual cartazes educativos e sua contribuição nas aulas de Língua Inglesa, debatendo sobre algumas abordagens estudadas que favorecem tanto o aprendizado na fase da regência quanto à paulatina formação profissional, que se estende desde este período até os dias atuais se renovando a cada nova experiência. Partindo dessa conjectura, o caminho teórico utilizado foi através dos pressupostos de Marcuschi (2008) e Antunes (2007), buscamos uma via dupla de ensino-aprendizagem mais interessante para os alunos, uma vez que esses autores concebem o uso do gênero textual como ação social em um espaço sociodiscursivo, assim como sobre questões voltadas a dimensão dos estudos linguísticos, ensino e gramática contextualizada para uma aula mais eficaz em seu objetivo. A metodologia utilizada neste artigo é de natureza bibliográfica, descritiva e qualitativa, pois oferece uma forma de auxiliar na percepção da necessidade de estar em conexão com as teorias de ensino, bem como a exploração em áreas do fenômeno ensino/aprendizagem na sala de aula. Foi observado o resultado alcançado logo na resolução da atividade proposta: os alunos fizeram apresentações orais relacionadas ao tema da aula (save water) seguidas da produção de outros cards ligados a economia de água a fim de montar uma conscientização do uso responsável da água de forma conjunta - escola e sociedade.
id VERACRUZ-0_5b225592239dec30a685cf6ab50ce26d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3069
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Abordagem metodológica de cards educativos em língua inglesa nas salas de aula eja/Methodological approach to English language educational cards in eja classroomsLíngua InglesaEJAGêneros Textuais.Associando-se a concepção de um ensino de Língua Inglesa que atente efetivamente a abordagem dos gêneros textuais, este trabalho apresenta alguns elementos das experiências vivenciadas na disciplina de Estágio supervisionado em Língua Inglesa II, no curso de Letras com habilitação em Língua Inglesa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante o oitavo semestre no ano letivo de 2016. O presente trabalho tem como objetivo relatar como o uso do gênero textual cartazes educativos e sua contribuição nas aulas de Língua Inglesa, debatendo sobre algumas abordagens estudadas que favorecem tanto o aprendizado na fase da regência quanto à paulatina formação profissional, que se estende desde este período até os dias atuais se renovando a cada nova experiência. Partindo dessa conjectura, o caminho teórico utilizado foi através dos pressupostos de Marcuschi (2008) e Antunes (2007), buscamos uma via dupla de ensino-aprendizagem mais interessante para os alunos, uma vez que esses autores concebem o uso do gênero textual como ação social em um espaço sociodiscursivo, assim como sobre questões voltadas a dimensão dos estudos linguísticos, ensino e gramática contextualizada para uma aula mais eficaz em seu objetivo. A metodologia utilizada neste artigo é de natureza bibliográfica, descritiva e qualitativa, pois oferece uma forma de auxiliar na percepção da necessidade de estar em conexão com as teorias de ensino, bem como a exploração em áreas do fenômeno ensino/aprendizagem na sala de aula. Foi observado o resultado alcançado logo na resolução da atividade proposta: os alunos fizeram apresentações orais relacionadas ao tema da aula (save water) seguidas da produção de outros cards ligados a economia de água a fim de montar uma conscientização do uso responsável da água de forma conjunta - escola e sociedade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/306910.34117/bjdv5n9-037Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14191-14197Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14191-14197Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14191-141972525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3069/2996Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessKécia da Silva Costa, Ana2019-10-01T19:29:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3069Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:06.990939Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem metodológica de cards educativos em língua inglesa nas salas de aula eja/Methodological approach to English language educational cards in eja classrooms
title Abordagem metodológica de cards educativos em língua inglesa nas salas de aula eja/Methodological approach to English language educational cards in eja classrooms
spellingShingle Abordagem metodológica de cards educativos em língua inglesa nas salas de aula eja/Methodological approach to English language educational cards in eja classrooms
Kécia da Silva Costa, Ana
Língua Inglesa
EJA
Gêneros Textuais.
title_short Abordagem metodológica de cards educativos em língua inglesa nas salas de aula eja/Methodological approach to English language educational cards in eja classrooms
title_full Abordagem metodológica de cards educativos em língua inglesa nas salas de aula eja/Methodological approach to English language educational cards in eja classrooms
title_fullStr Abordagem metodológica de cards educativos em língua inglesa nas salas de aula eja/Methodological approach to English language educational cards in eja classrooms
title_full_unstemmed Abordagem metodológica de cards educativos em língua inglesa nas salas de aula eja/Methodological approach to English language educational cards in eja classrooms
title_sort Abordagem metodológica de cards educativos em língua inglesa nas salas de aula eja/Methodological approach to English language educational cards in eja classrooms
author Kécia da Silva Costa, Ana
author_facet Kécia da Silva Costa, Ana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kécia da Silva Costa, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Inglesa
EJA
Gêneros Textuais.
topic Língua Inglesa
EJA
Gêneros Textuais.
description Associando-se a concepção de um ensino de Língua Inglesa que atente efetivamente a abordagem dos gêneros textuais, este trabalho apresenta alguns elementos das experiências vivenciadas na disciplina de Estágio supervisionado em Língua Inglesa II, no curso de Letras com habilitação em Língua Inglesa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante o oitavo semestre no ano letivo de 2016. O presente trabalho tem como objetivo relatar como o uso do gênero textual cartazes educativos e sua contribuição nas aulas de Língua Inglesa, debatendo sobre algumas abordagens estudadas que favorecem tanto o aprendizado na fase da regência quanto à paulatina formação profissional, que se estende desde este período até os dias atuais se renovando a cada nova experiência. Partindo dessa conjectura, o caminho teórico utilizado foi através dos pressupostos de Marcuschi (2008) e Antunes (2007), buscamos uma via dupla de ensino-aprendizagem mais interessante para os alunos, uma vez que esses autores concebem o uso do gênero textual como ação social em um espaço sociodiscursivo, assim como sobre questões voltadas a dimensão dos estudos linguísticos, ensino e gramática contextualizada para uma aula mais eficaz em seu objetivo. A metodologia utilizada neste artigo é de natureza bibliográfica, descritiva e qualitativa, pois oferece uma forma de auxiliar na percepção da necessidade de estar em conexão com as teorias de ensino, bem como a exploração em áreas do fenômeno ensino/aprendizagem na sala de aula. Foi observado o resultado alcançado logo na resolução da atividade proposta: os alunos fizeram apresentações orais relacionadas ao tema da aula (save water) seguidas da produção de outros cards ligados a economia de água a fim de montar uma conscientização do uso responsável da água de forma conjunta - escola e sociedade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3069
10.34117/bjdv5n9-037
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3069
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n9-037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3069/2996
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14191-14197
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14191-14197
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14191-14197
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645422770520064