Abordagem metodológica de cards educativos em língua inglesa nas salas de aula eja/Methodological approach to English language educational cards in eja classrooms
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3069 |
Resumo: | Associando-se a concepção de um ensino de Língua Inglesa que atente efetivamente a abordagem dos gêneros textuais, este trabalho apresenta alguns elementos das experiências vivenciadas na disciplina de Estágio supervisionado em Língua Inglesa II, no curso de Letras com habilitação em Língua Inglesa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante o oitavo semestre no ano letivo de 2016. O presente trabalho tem como objetivo relatar como o uso do gênero textual cartazes educativos e sua contribuição nas aulas de Língua Inglesa, debatendo sobre algumas abordagens estudadas que favorecem tanto o aprendizado na fase da regência quanto à paulatina formação profissional, que se estende desde este período até os dias atuais se renovando a cada nova experiência. Partindo dessa conjectura, o caminho teórico utilizado foi através dos pressupostos de Marcuschi (2008) e Antunes (2007), buscamos uma via dupla de ensino-aprendizagem mais interessante para os alunos, uma vez que esses autores concebem o uso do gênero textual como ação social em um espaço sociodiscursivo, assim como sobre questões voltadas a dimensão dos estudos linguísticos, ensino e gramática contextualizada para uma aula mais eficaz em seu objetivo. A metodologia utilizada neste artigo é de natureza bibliográfica, descritiva e qualitativa, pois oferece uma forma de auxiliar na percepção da necessidade de estar em conexão com as teorias de ensino, bem como a exploração em áreas do fenômeno ensino/aprendizagem na sala de aula. Foi observado o resultado alcançado logo na resolução da atividade proposta: os alunos fizeram apresentações orais relacionadas ao tema da aula (save water) seguidas da produção de outros cards ligados a economia de água a fim de montar uma conscientização do uso responsável da água de forma conjunta - escola e sociedade. |
id |
VERACRUZ-0_5b225592239dec30a685cf6ab50ce26d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3069 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagem metodológica de cards educativos em língua inglesa nas salas de aula eja/Methodological approach to English language educational cards in eja classroomsLíngua InglesaEJAGêneros Textuais.Associando-se a concepção de um ensino de Língua Inglesa que atente efetivamente a abordagem dos gêneros textuais, este trabalho apresenta alguns elementos das experiências vivenciadas na disciplina de Estágio supervisionado em Língua Inglesa II, no curso de Letras com habilitação em Língua Inglesa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante o oitavo semestre no ano letivo de 2016. O presente trabalho tem como objetivo relatar como o uso do gênero textual cartazes educativos e sua contribuição nas aulas de Língua Inglesa, debatendo sobre algumas abordagens estudadas que favorecem tanto o aprendizado na fase da regência quanto à paulatina formação profissional, que se estende desde este período até os dias atuais se renovando a cada nova experiência. Partindo dessa conjectura, o caminho teórico utilizado foi através dos pressupostos de Marcuschi (2008) e Antunes (2007), buscamos uma via dupla de ensino-aprendizagem mais interessante para os alunos, uma vez que esses autores concebem o uso do gênero textual como ação social em um espaço sociodiscursivo, assim como sobre questões voltadas a dimensão dos estudos linguísticos, ensino e gramática contextualizada para uma aula mais eficaz em seu objetivo. A metodologia utilizada neste artigo é de natureza bibliográfica, descritiva e qualitativa, pois oferece uma forma de auxiliar na percepção da necessidade de estar em conexão com as teorias de ensino, bem como a exploração em áreas do fenômeno ensino/aprendizagem na sala de aula. Foi observado o resultado alcançado logo na resolução da atividade proposta: os alunos fizeram apresentações orais relacionadas ao tema da aula (save water) seguidas da produção de outros cards ligados a economia de água a fim de montar uma conscientização do uso responsável da água de forma conjunta - escola e sociedade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/306910.34117/bjdv5n9-037Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14191-14197Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14191-14197Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14191-141972525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3069/2996Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessKécia da Silva Costa, Ana2019-10-01T19:29:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3069Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:06.990939Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem metodológica de cards educativos em língua inglesa nas salas de aula eja/Methodological approach to English language educational cards in eja classrooms |
title |
Abordagem metodológica de cards educativos em língua inglesa nas salas de aula eja/Methodological approach to English language educational cards in eja classrooms |
spellingShingle |
Abordagem metodológica de cards educativos em língua inglesa nas salas de aula eja/Methodological approach to English language educational cards in eja classrooms Kécia da Silva Costa, Ana Língua Inglesa EJA Gêneros Textuais. |
title_short |
Abordagem metodológica de cards educativos em língua inglesa nas salas de aula eja/Methodological approach to English language educational cards in eja classrooms |
title_full |
Abordagem metodológica de cards educativos em língua inglesa nas salas de aula eja/Methodological approach to English language educational cards in eja classrooms |
title_fullStr |
Abordagem metodológica de cards educativos em língua inglesa nas salas de aula eja/Methodological approach to English language educational cards in eja classrooms |
title_full_unstemmed |
Abordagem metodológica de cards educativos em língua inglesa nas salas de aula eja/Methodological approach to English language educational cards in eja classrooms |
title_sort |
Abordagem metodológica de cards educativos em língua inglesa nas salas de aula eja/Methodological approach to English language educational cards in eja classrooms |
author |
Kécia da Silva Costa, Ana |
author_facet |
Kécia da Silva Costa, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kécia da Silva Costa, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua Inglesa EJA Gêneros Textuais. |
topic |
Língua Inglesa EJA Gêneros Textuais. |
description |
Associando-se a concepção de um ensino de Língua Inglesa que atente efetivamente a abordagem dos gêneros textuais, este trabalho apresenta alguns elementos das experiências vivenciadas na disciplina de Estágio supervisionado em Língua Inglesa II, no curso de Letras com habilitação em Língua Inglesa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante o oitavo semestre no ano letivo de 2016. O presente trabalho tem como objetivo relatar como o uso do gênero textual cartazes educativos e sua contribuição nas aulas de Língua Inglesa, debatendo sobre algumas abordagens estudadas que favorecem tanto o aprendizado na fase da regência quanto à paulatina formação profissional, que se estende desde este período até os dias atuais se renovando a cada nova experiência. Partindo dessa conjectura, o caminho teórico utilizado foi através dos pressupostos de Marcuschi (2008) e Antunes (2007), buscamos uma via dupla de ensino-aprendizagem mais interessante para os alunos, uma vez que esses autores concebem o uso do gênero textual como ação social em um espaço sociodiscursivo, assim como sobre questões voltadas a dimensão dos estudos linguísticos, ensino e gramática contextualizada para uma aula mais eficaz em seu objetivo. A metodologia utilizada neste artigo é de natureza bibliográfica, descritiva e qualitativa, pois oferece uma forma de auxiliar na percepção da necessidade de estar em conexão com as teorias de ensino, bem como a exploração em áreas do fenômeno ensino/aprendizagem na sala de aula. Foi observado o resultado alcançado logo na resolução da atividade proposta: os alunos fizeram apresentações orais relacionadas ao tema da aula (save water) seguidas da produção de outros cards ligados a economia de água a fim de montar uma conscientização do uso responsável da água de forma conjunta - escola e sociedade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3069 10.34117/bjdv5n9-037 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3069 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n9-037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3069/2996 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14191-14197 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14191-14197 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14191-14197 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645422770520064 |