Sala de aula invertida: estimulando a autonomia do aluno no processo de aprendizagem / Inverted classroom: encouraging student autonomy in the learning process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saldanha, Aline Aparecida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Saldanha, Marcos Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30717
Resumo: A sala de aula invertida é uma metodologia que permite que o aluno assuma uma postura ativa durante o processo de aprendizado. O objetivo do presente estudo foi realizar um levantamento bibliográfico na base de dados SciELO sobre o uso da sala de aula invertida como metodologia ativa em cursos de graduação. Ao todo foram obtidos 14 artigos sendo que destes 6 foram selecionados com bases nos critérios de inclusão e exclusão adotados. Foram observados benefícios obtidos no processo de aprendizado com o uso desta metodologia ativa em diferentes áreas de ensino. Melhorias como aprimoramento do senso crítico e da capacidade de argumentação, bem como o aumento das notas e do índice de aprovação, estão entre os resultados obtidos nos estudos. Dessa forma, o uso da sala de aula invertida é uma ferramenta útil nos cursos de graduação e favorece o processo de ensino e troca de experiências entre docente e discentes.
id VERACRUZ-0_5b9f1668bff409473189c1dc6f9bbdf7
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30717
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Sala de aula invertida: estimulando a autonomia do aluno no processo de aprendizagem / Inverted classroom: encouraging student autonomy in the learning processSala de aula invertidametodologia ativaautonomiaaprendizado.A sala de aula invertida é uma metodologia que permite que o aluno assuma uma postura ativa durante o processo de aprendizado. O objetivo do presente estudo foi realizar um levantamento bibliográfico na base de dados SciELO sobre o uso da sala de aula invertida como metodologia ativa em cursos de graduação. Ao todo foram obtidos 14 artigos sendo que destes 6 foram selecionados com bases nos critérios de inclusão e exclusão adotados. Foram observados benefícios obtidos no processo de aprendizado com o uso desta metodologia ativa em diferentes áreas de ensino. Melhorias como aprimoramento do senso crítico e da capacidade de argumentação, bem como o aumento das notas e do índice de aprovação, estão entre os resultados obtidos nos estudos. Dessa forma, o uso da sala de aula invertida é uma ferramenta útil nos cursos de graduação e favorece o processo de ensino e troca de experiências entre docente e discentes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3071710.34117/bjdv7n6-052Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 54700-54704Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 54700-54704Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 54700-547042525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30717/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaldanha, Aline AparecidaSaldanha, Marcos Alberto2021-09-21T11:05:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30717Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:18.187203Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Sala de aula invertida: estimulando a autonomia do aluno no processo de aprendizagem / Inverted classroom: encouraging student autonomy in the learning process
title Sala de aula invertida: estimulando a autonomia do aluno no processo de aprendizagem / Inverted classroom: encouraging student autonomy in the learning process
spellingShingle Sala de aula invertida: estimulando a autonomia do aluno no processo de aprendizagem / Inverted classroom: encouraging student autonomy in the learning process
Saldanha, Aline Aparecida
Sala de aula invertida
metodologia ativa
autonomia
aprendizado.
title_short Sala de aula invertida: estimulando a autonomia do aluno no processo de aprendizagem / Inverted classroom: encouraging student autonomy in the learning process
title_full Sala de aula invertida: estimulando a autonomia do aluno no processo de aprendizagem / Inverted classroom: encouraging student autonomy in the learning process
title_fullStr Sala de aula invertida: estimulando a autonomia do aluno no processo de aprendizagem / Inverted classroom: encouraging student autonomy in the learning process
title_full_unstemmed Sala de aula invertida: estimulando a autonomia do aluno no processo de aprendizagem / Inverted classroom: encouraging student autonomy in the learning process
title_sort Sala de aula invertida: estimulando a autonomia do aluno no processo de aprendizagem / Inverted classroom: encouraging student autonomy in the learning process
author Saldanha, Aline Aparecida
author_facet Saldanha, Aline Aparecida
Saldanha, Marcos Alberto
author_role author
author2 Saldanha, Marcos Alberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saldanha, Aline Aparecida
Saldanha, Marcos Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de aula invertida
metodologia ativa
autonomia
aprendizado.
topic Sala de aula invertida
metodologia ativa
autonomia
aprendizado.
description A sala de aula invertida é uma metodologia que permite que o aluno assuma uma postura ativa durante o processo de aprendizado. O objetivo do presente estudo foi realizar um levantamento bibliográfico na base de dados SciELO sobre o uso da sala de aula invertida como metodologia ativa em cursos de graduação. Ao todo foram obtidos 14 artigos sendo que destes 6 foram selecionados com bases nos critérios de inclusão e exclusão adotados. Foram observados benefícios obtidos no processo de aprendizado com o uso desta metodologia ativa em diferentes áreas de ensino. Melhorias como aprimoramento do senso crítico e da capacidade de argumentação, bem como o aumento das notas e do índice de aprovação, estão entre os resultados obtidos nos estudos. Dessa forma, o uso da sala de aula invertida é uma ferramenta útil nos cursos de graduação e favorece o processo de ensino e troca de experiências entre docente e discentes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30717
10.34117/bjdv7n6-052
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30717
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n6-052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30717/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 54700-54704
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 54700-54704
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 54700-54704
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645535884607488