Análise e dimensionamento de lajes de concreto armado de pontes pelo Método de Rüsch / Analysis and design of reinforced concrete bridges slabs by using Rüsch Method

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mascarenhas, Fernando Júnior Resende
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Christoforo, André Luis, Carvalho, Roberto Chust
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25758
Resumo: Pontes e viadutos são importantes nas dinâmicas sociais e econômicas de uma nação, além de serem elementos importantíssimos nos sistemas de transportes. Apesar da heterogeneidade dos veículos reais que trafegam em pontes e viadutos, as diferentes normas, nacional e internacionais, de cargas móveis para pontes e viadutos rodoviários possuem seus respectivos trens-tipo para o dimensionamento de tais estruturas. Dentre as verificações e os dimensionamentos que se realiza em pontes, as lajes de concreto armado apresentam grande importância. Baseado nisso, este artigo abordará as etapas para análise e dimensionamento de lajes de concreto armado de pontes pelo método de Rüsch. Para tanto, um exemplo numérico no qual serão determinados os momentos atuantes nas lajes da ponte, tanto nas lajes em balanço quanto nas lajes centrais. Ao fim, os momentos atuantes nas lajes, as áreas de aço na flexão e a verificação à fadiga são abordados. 
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