FisioArte - estudando fisiologia através da releitura das obras de arte de Tarsila do Amaral: PhysioArt - studying physiology through Tarsila do Amaral artwork reinterpretations
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54744 |
Resumo: | Diferentes estudos têm mostrado que a introdução da arte em disciplinas de ciências biológicas têm sido uma importante ferramenta pedagógica, estimulando a criatividade, sensibilidade e o desenvolvimento do raciocínio lógico dos discentes. Nós desenvolvemos um projeto pedagógico denominado FisioArte, o qual propõe a interação entre fisiologia e arte como estratégia de ensino e aprendizagem. Para tanto, realizamos com os discentes, reinterpretações de obras de arte imprimindo os conceitos fisiológicos estudados em sala de aula. Em uma das atividades da FisioArte, sob a temática da fisiologia da glândula adrenal foi sugerido aos discentes que fizessem a releitura das obras da artista brasileira, Tarsila do Amaral. O presente relato de experiência descreve uma edição da FisioArte com os alunos do curso de bacharelado em biotecnologia da Universidade Federal da Paraíba, na disciplina de fisiologia humana. Para tanto, aqui apresentamos as releituras das obras: “O ovo (urutu)”, “A boneca”, “Estrada de ferro central do brasil”, “Operários”, “A negra” e “Estudo (La Tasse) no contexto da fisiologia da glândula adrenal. Essa atividade, a FisioArte, mostrou-se eficiente para motivar os alunos, bem como despertar o interesse pelo estudo da fisiologia. |
id |
VERACRUZ-0_5f50aeb27863b5c1c1e650e2a866dc79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/54744 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
FisioArte - estudando fisiologia através da releitura das obras de arte de Tarsila do Amaral: PhysioArt - studying physiology through Tarsila do Amaral artwork reinterpretationseducaçãoglândula adrenalTarsila do AmaralfisiologiaDiferentes estudos têm mostrado que a introdução da arte em disciplinas de ciências biológicas têm sido uma importante ferramenta pedagógica, estimulando a criatividade, sensibilidade e o desenvolvimento do raciocínio lógico dos discentes. Nós desenvolvemos um projeto pedagógico denominado FisioArte, o qual propõe a interação entre fisiologia e arte como estratégia de ensino e aprendizagem. Para tanto, realizamos com os discentes, reinterpretações de obras de arte imprimindo os conceitos fisiológicos estudados em sala de aula. Em uma das atividades da FisioArte, sob a temática da fisiologia da glândula adrenal foi sugerido aos discentes que fizessem a releitura das obras da artista brasileira, Tarsila do Amaral. O presente relato de experiência descreve uma edição da FisioArte com os alunos do curso de bacharelado em biotecnologia da Universidade Federal da Paraíba, na disciplina de fisiologia humana. Para tanto, aqui apresentamos as releituras das obras: “O ovo (urutu)”, “A boneca”, “Estrada de ferro central do brasil”, “Operários”, “A negra” e “Estudo (La Tasse) no contexto da fisiologia da glândula adrenal. Essa atividade, a FisioArte, mostrou-se eficiente para motivar os alunos, bem como despertar o interesse pelo estudo da fisiologia.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5474410.34117/bjdv8n11-327Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 75640-75663Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 75640-75663Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 75640-756632525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54744/40412Copyright (c) 2022 Francineide Fernandes Costa, Sofia Lucena de Oliveira Coutinho, Valdir de Andrade Braga, Josiane de Campos Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Francineide FernandesCoutinho, Sofia Lucena de OliveiraBraga, Valdir de AndradeCruz, Josiane de Campos2022-11-30T19:31:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/54744Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:30.413447Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FisioArte - estudando fisiologia através da releitura das obras de arte de Tarsila do Amaral: PhysioArt - studying physiology through Tarsila do Amaral artwork reinterpretations |
title |
FisioArte - estudando fisiologia através da releitura das obras de arte de Tarsila do Amaral: PhysioArt - studying physiology through Tarsila do Amaral artwork reinterpretations |
spellingShingle |
FisioArte - estudando fisiologia através da releitura das obras de arte de Tarsila do Amaral: PhysioArt - studying physiology through Tarsila do Amaral artwork reinterpretations Costa, Francineide Fernandes educação glândula adrenal Tarsila do Amaral fisiologia |
title_short |
FisioArte - estudando fisiologia através da releitura das obras de arte de Tarsila do Amaral: PhysioArt - studying physiology through Tarsila do Amaral artwork reinterpretations |
title_full |
FisioArte - estudando fisiologia através da releitura das obras de arte de Tarsila do Amaral: PhysioArt - studying physiology through Tarsila do Amaral artwork reinterpretations |
title_fullStr |
FisioArte - estudando fisiologia através da releitura das obras de arte de Tarsila do Amaral: PhysioArt - studying physiology through Tarsila do Amaral artwork reinterpretations |
title_full_unstemmed |
FisioArte - estudando fisiologia através da releitura das obras de arte de Tarsila do Amaral: PhysioArt - studying physiology through Tarsila do Amaral artwork reinterpretations |
title_sort |
FisioArte - estudando fisiologia através da releitura das obras de arte de Tarsila do Amaral: PhysioArt - studying physiology through Tarsila do Amaral artwork reinterpretations |
author |
Costa, Francineide Fernandes |
author_facet |
Costa, Francineide Fernandes Coutinho, Sofia Lucena de Oliveira Braga, Valdir de Andrade Cruz, Josiane de Campos |
author_role |
author |
author2 |
Coutinho, Sofia Lucena de Oliveira Braga, Valdir de Andrade Cruz, Josiane de Campos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Francineide Fernandes Coutinho, Sofia Lucena de Oliveira Braga, Valdir de Andrade Cruz, Josiane de Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação glândula adrenal Tarsila do Amaral fisiologia |
topic |
educação glândula adrenal Tarsila do Amaral fisiologia |
description |
Diferentes estudos têm mostrado que a introdução da arte em disciplinas de ciências biológicas têm sido uma importante ferramenta pedagógica, estimulando a criatividade, sensibilidade e o desenvolvimento do raciocínio lógico dos discentes. Nós desenvolvemos um projeto pedagógico denominado FisioArte, o qual propõe a interação entre fisiologia e arte como estratégia de ensino e aprendizagem. Para tanto, realizamos com os discentes, reinterpretações de obras de arte imprimindo os conceitos fisiológicos estudados em sala de aula. Em uma das atividades da FisioArte, sob a temática da fisiologia da glândula adrenal foi sugerido aos discentes que fizessem a releitura das obras da artista brasileira, Tarsila do Amaral. O presente relato de experiência descreve uma edição da FisioArte com os alunos do curso de bacharelado em biotecnologia da Universidade Federal da Paraíba, na disciplina de fisiologia humana. Para tanto, aqui apresentamos as releituras das obras: “O ovo (urutu)”, “A boneca”, “Estrada de ferro central do brasil”, “Operários”, “A negra” e “Estudo (La Tasse) no contexto da fisiologia da glândula adrenal. Essa atividade, a FisioArte, mostrou-se eficiente para motivar os alunos, bem como despertar o interesse pelo estudo da fisiologia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54744 10.34117/bjdv8n11-327 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54744 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n11-327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54744/40412 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 75640-75663 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 75640-75663 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 75640-75663 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645620904198144 |