FisioArte - estudando fisiologia através da releitura das obras de arte de Tarsila do Amaral: PhysioArt - studying physiology through Tarsila do Amaral artwork reinterpretations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Francineide Fernandes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Coutinho, Sofia Lucena de Oliveira, Braga, Valdir de Andrade, Cruz, Josiane de Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54744
Resumo: Diferentes estudos têm mostrado que a introdução da arte em disciplinas de ciências biológicas têm sido uma importante ferramenta pedagógica, estimulando a criatividade, sensibilidade e o desenvolvimento do raciocínio lógico dos discentes. Nós desenvolvemos um projeto pedagógico denominado FisioArte, o qual propõe a interação entre fisiologia e arte como estratégia de ensino e aprendizagem. Para tanto, realizamos com os discentes, reinterpretações de obras de arte imprimindo os conceitos fisiológicos estudados em sala de aula. Em uma das atividades da FisioArte, sob a temática da fisiologia da glândula adrenal foi sugerido aos discentes que fizessem a releitura das obras da artista brasileira, Tarsila do Amaral. O presente relato de experiência descreve uma edição da FisioArte com os alunos do curso de bacharelado em biotecnologia da Universidade Federal da Paraíba, na disciplina de fisiologia humana. Para tanto, aqui apresentamos as releituras das obras: “O ovo (urutu)”, “A boneca”, “Estrada de ferro central do brasil”, “Operários”, “A negra” e “Estudo (La Tasse) no contexto da fisiologia da glândula adrenal. Essa atividade, a FisioArte, mostrou-se eficiente para motivar os alunos, bem como despertar o interesse pelo estudo da fisiologia.
id VERACRUZ-0_5f50aeb27863b5c1c1e650e2a866dc79
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/54744
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling FisioArte - estudando fisiologia através da releitura das obras de arte de Tarsila do Amaral: PhysioArt - studying physiology through Tarsila do Amaral artwork reinterpretationseducaçãoglândula adrenalTarsila do AmaralfisiologiaDiferentes estudos têm mostrado que a introdução da arte em disciplinas de ciências biológicas têm sido uma importante ferramenta pedagógica, estimulando a criatividade, sensibilidade e o desenvolvimento do raciocínio lógico dos discentes. Nós desenvolvemos um projeto pedagógico denominado FisioArte, o qual propõe a interação entre fisiologia e arte como estratégia de ensino e aprendizagem. Para tanto, realizamos com os discentes, reinterpretações de obras de arte imprimindo os conceitos fisiológicos estudados em sala de aula. Em uma das atividades da FisioArte, sob a temática da fisiologia da glândula adrenal foi sugerido aos discentes que fizessem a releitura das obras da artista brasileira, Tarsila do Amaral. O presente relato de experiência descreve uma edição da FisioArte com os alunos do curso de bacharelado em biotecnologia da Universidade Federal da Paraíba, na disciplina de fisiologia humana. Para tanto, aqui apresentamos as releituras das obras: “O ovo (urutu)”, “A boneca”, “Estrada de ferro central do brasil”, “Operários”, “A negra” e “Estudo (La Tasse) no contexto da fisiologia da glândula adrenal. Essa atividade, a FisioArte, mostrou-se eficiente para motivar os alunos, bem como despertar o interesse pelo estudo da fisiologia.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5474410.34117/bjdv8n11-327Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 75640-75663Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 75640-75663Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 75640-756632525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54744/40412Copyright (c) 2022 Francineide Fernandes Costa, Sofia Lucena de Oliveira Coutinho, Valdir de Andrade Braga, Josiane de Campos Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Francineide FernandesCoutinho, Sofia Lucena de OliveiraBraga, Valdir de AndradeCruz, Josiane de Campos2022-11-30T19:31:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/54744Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:30.413447Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv FisioArte - estudando fisiologia através da releitura das obras de arte de Tarsila do Amaral: PhysioArt - studying physiology through Tarsila do Amaral artwork reinterpretations
title FisioArte - estudando fisiologia através da releitura das obras de arte de Tarsila do Amaral: PhysioArt - studying physiology through Tarsila do Amaral artwork reinterpretations
spellingShingle FisioArte - estudando fisiologia através da releitura das obras de arte de Tarsila do Amaral: PhysioArt - studying physiology through Tarsila do Amaral artwork reinterpretations
Costa, Francineide Fernandes
educação
glândula adrenal
Tarsila do Amaral
fisiologia
title_short FisioArte - estudando fisiologia através da releitura das obras de arte de Tarsila do Amaral: PhysioArt - studying physiology through Tarsila do Amaral artwork reinterpretations
title_full FisioArte - estudando fisiologia através da releitura das obras de arte de Tarsila do Amaral: PhysioArt - studying physiology through Tarsila do Amaral artwork reinterpretations
title_fullStr FisioArte - estudando fisiologia através da releitura das obras de arte de Tarsila do Amaral: PhysioArt - studying physiology through Tarsila do Amaral artwork reinterpretations
title_full_unstemmed FisioArte - estudando fisiologia através da releitura das obras de arte de Tarsila do Amaral: PhysioArt - studying physiology through Tarsila do Amaral artwork reinterpretations
title_sort FisioArte - estudando fisiologia através da releitura das obras de arte de Tarsila do Amaral: PhysioArt - studying physiology through Tarsila do Amaral artwork reinterpretations
author Costa, Francineide Fernandes
author_facet Costa, Francineide Fernandes
Coutinho, Sofia Lucena de Oliveira
Braga, Valdir de Andrade
Cruz, Josiane de Campos
author_role author
author2 Coutinho, Sofia Lucena de Oliveira
Braga, Valdir de Andrade
Cruz, Josiane de Campos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Francineide Fernandes
Coutinho, Sofia Lucena de Oliveira
Braga, Valdir de Andrade
Cruz, Josiane de Campos
dc.subject.por.fl_str_mv educação
glândula adrenal
Tarsila do Amaral
fisiologia
topic educação
glândula adrenal
Tarsila do Amaral
fisiologia
description Diferentes estudos têm mostrado que a introdução da arte em disciplinas de ciências biológicas têm sido uma importante ferramenta pedagógica, estimulando a criatividade, sensibilidade e o desenvolvimento do raciocínio lógico dos discentes. Nós desenvolvemos um projeto pedagógico denominado FisioArte, o qual propõe a interação entre fisiologia e arte como estratégia de ensino e aprendizagem. Para tanto, realizamos com os discentes, reinterpretações de obras de arte imprimindo os conceitos fisiológicos estudados em sala de aula. Em uma das atividades da FisioArte, sob a temática da fisiologia da glândula adrenal foi sugerido aos discentes que fizessem a releitura das obras da artista brasileira, Tarsila do Amaral. O presente relato de experiência descreve uma edição da FisioArte com os alunos do curso de bacharelado em biotecnologia da Universidade Federal da Paraíba, na disciplina de fisiologia humana. Para tanto, aqui apresentamos as releituras das obras: “O ovo (urutu)”, “A boneca”, “Estrada de ferro central do brasil”, “Operários”, “A negra” e “Estudo (La Tasse) no contexto da fisiologia da glândula adrenal. Essa atividade, a FisioArte, mostrou-se eficiente para motivar os alunos, bem como despertar o interesse pelo estudo da fisiologia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54744
10.34117/bjdv8n11-327
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54744
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n11-327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54744/40412
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 75640-75663
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 75640-75663
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 75640-75663
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645620904198144