Apoio pedagógico e aulas extracurriculares – ciências exatas para discentes do ensino fundamental e médio: planejamento das aulas / Pedagogical support and extracurricular lessons - exact sciences for fundamental and high school discents: class planning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Steffen, Gustavo Lenhardt
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pacheco, César Teixeira, Soubhia, Ana Luisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24511
Resumo: As disciplinas de ciências exatas são consideradas por muitos alunos como as matérias mais desafiadoras dentre todas as existentes no currículo educacional. Além disso, essas disciplinas oferecem grandes oportunidades no âmbito competitivo, com diversas olimpíadas. O temor por essas matérias pode acarretar problemas de aprendizagem nos anos iniciais, levando os alunos a terem uma defasagem ao longo do desenvolvimento acadêmico. No contexto atual de pandemia, em que grande parte das aulas estão sendo ministradas remotamente, essa defasagem tende a se acentuar e o ensino se tornar cada vez mais precário. O presente projeto foi idealizado com objetivo de auxiliar a aprendizagem dos alunos do ensino fundamental e médio, com aulas de reforço, além disso, complementar a preparação dos mesmos com relação as olimpíadas ofertadas na rede pública, ministrando aulas produzidas a partir da análise de provas anteriores. Deste modo, espera-se que os alunos obtenham um melhor desempenho escolar e se familiarizem com as disciplinas de ciências exatas.  
id VERACRUZ-0_5f6b02ef23e477961d0c1386073700ca
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24511
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Apoio pedagógico e aulas extracurriculares – ciências exatas para discentes do ensino fundamental e médio: planejamento das aulas / Pedagogical support and extracurricular lessons - exact sciences for fundamental and high school discents: class planningOBMEPReforçoAulasEnsino.As disciplinas de ciências exatas são consideradas por muitos alunos como as matérias mais desafiadoras dentre todas as existentes no currículo educacional. Além disso, essas disciplinas oferecem grandes oportunidades no âmbito competitivo, com diversas olimpíadas. O temor por essas matérias pode acarretar problemas de aprendizagem nos anos iniciais, levando os alunos a terem uma defasagem ao longo do desenvolvimento acadêmico. No contexto atual de pandemia, em que grande parte das aulas estão sendo ministradas remotamente, essa defasagem tende a se acentuar e o ensino se tornar cada vez mais precário. O presente projeto foi idealizado com objetivo de auxiliar a aprendizagem dos alunos do ensino fundamental e médio, com aulas de reforço, além disso, complementar a preparação dos mesmos com relação as olimpíadas ofertadas na rede pública, ministrando aulas produzidas a partir da análise de provas anteriores. Deste modo, espera-se que os alunos obtenham um melhor desempenho escolar e se familiarizem com as disciplinas de ciências exatas.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2451110.34117/bjdv7n2-183Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 14387-14393Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 14387-14393Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 14387-143932525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24511/19573Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSteffen, Gustavo LenhardtPacheco, César TeixeiraSoubhia, Ana Luisa2022-06-24T19:06:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24511Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:27.355682Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Apoio pedagógico e aulas extracurriculares – ciências exatas para discentes do ensino fundamental e médio: planejamento das aulas / Pedagogical support and extracurricular lessons - exact sciences for fundamental and high school discents: class planning
title Apoio pedagógico e aulas extracurriculares – ciências exatas para discentes do ensino fundamental e médio: planejamento das aulas / Pedagogical support and extracurricular lessons - exact sciences for fundamental and high school discents: class planning
spellingShingle Apoio pedagógico e aulas extracurriculares – ciências exatas para discentes do ensino fundamental e médio: planejamento das aulas / Pedagogical support and extracurricular lessons - exact sciences for fundamental and high school discents: class planning
Steffen, Gustavo Lenhardt
OBMEP
Reforço
Aulas
Ensino.
title_short Apoio pedagógico e aulas extracurriculares – ciências exatas para discentes do ensino fundamental e médio: planejamento das aulas / Pedagogical support and extracurricular lessons - exact sciences for fundamental and high school discents: class planning
title_full Apoio pedagógico e aulas extracurriculares – ciências exatas para discentes do ensino fundamental e médio: planejamento das aulas / Pedagogical support and extracurricular lessons - exact sciences for fundamental and high school discents: class planning
title_fullStr Apoio pedagógico e aulas extracurriculares – ciências exatas para discentes do ensino fundamental e médio: planejamento das aulas / Pedagogical support and extracurricular lessons - exact sciences for fundamental and high school discents: class planning
title_full_unstemmed Apoio pedagógico e aulas extracurriculares – ciências exatas para discentes do ensino fundamental e médio: planejamento das aulas / Pedagogical support and extracurricular lessons - exact sciences for fundamental and high school discents: class planning
title_sort Apoio pedagógico e aulas extracurriculares – ciências exatas para discentes do ensino fundamental e médio: planejamento das aulas / Pedagogical support and extracurricular lessons - exact sciences for fundamental and high school discents: class planning
author Steffen, Gustavo Lenhardt
author_facet Steffen, Gustavo Lenhardt
Pacheco, César Teixeira
Soubhia, Ana Luisa
author_role author
author2 Pacheco, César Teixeira
Soubhia, Ana Luisa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Steffen, Gustavo Lenhardt
Pacheco, César Teixeira
Soubhia, Ana Luisa
dc.subject.por.fl_str_mv OBMEP
Reforço
Aulas
Ensino.
topic OBMEP
Reforço
Aulas
Ensino.
description As disciplinas de ciências exatas são consideradas por muitos alunos como as matérias mais desafiadoras dentre todas as existentes no currículo educacional. Além disso, essas disciplinas oferecem grandes oportunidades no âmbito competitivo, com diversas olimpíadas. O temor por essas matérias pode acarretar problemas de aprendizagem nos anos iniciais, levando os alunos a terem uma defasagem ao longo do desenvolvimento acadêmico. No contexto atual de pandemia, em que grande parte das aulas estão sendo ministradas remotamente, essa defasagem tende a se acentuar e o ensino se tornar cada vez mais precário. O presente projeto foi idealizado com objetivo de auxiliar a aprendizagem dos alunos do ensino fundamental e médio, com aulas de reforço, além disso, complementar a preparação dos mesmos com relação as olimpíadas ofertadas na rede pública, ministrando aulas produzidas a partir da análise de provas anteriores. Deste modo, espera-se que os alunos obtenham um melhor desempenho escolar e se familiarizem com as disciplinas de ciências exatas.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24511
10.34117/bjdv7n2-183
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24511
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n2-183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24511/19573
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 14387-14393
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 14387-14393
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 14387-14393
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i2
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645511072153600