Apoio pedagógico e aulas extracurriculares – ciências exatas para discentes do ensino fundamental e médio: planejamento das aulas / Pedagogical support and extracurricular lessons - exact sciences for fundamental and high school discents: class planning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24511 |
Resumo: | As disciplinas de ciências exatas são consideradas por muitos alunos como as matérias mais desafiadoras dentre todas as existentes no currículo educacional. Além disso, essas disciplinas oferecem grandes oportunidades no âmbito competitivo, com diversas olimpíadas. O temor por essas matérias pode acarretar problemas de aprendizagem nos anos iniciais, levando os alunos a terem uma defasagem ao longo do desenvolvimento acadêmico. No contexto atual de pandemia, em que grande parte das aulas estão sendo ministradas remotamente, essa defasagem tende a se acentuar e o ensino se tornar cada vez mais precário. O presente projeto foi idealizado com objetivo de auxiliar a aprendizagem dos alunos do ensino fundamental e médio, com aulas de reforço, além disso, complementar a preparação dos mesmos com relação as olimpíadas ofertadas na rede pública, ministrando aulas produzidas a partir da análise de provas anteriores. Deste modo, espera-se que os alunos obtenham um melhor desempenho escolar e se familiarizem com as disciplinas de ciências exatas. |
id |
VERACRUZ-0_5f6b02ef23e477961d0c1386073700ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24511 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Apoio pedagógico e aulas extracurriculares – ciências exatas para discentes do ensino fundamental e médio: planejamento das aulas / Pedagogical support and extracurricular lessons - exact sciences for fundamental and high school discents: class planningOBMEPReforçoAulasEnsino.As disciplinas de ciências exatas são consideradas por muitos alunos como as matérias mais desafiadoras dentre todas as existentes no currículo educacional. Além disso, essas disciplinas oferecem grandes oportunidades no âmbito competitivo, com diversas olimpíadas. O temor por essas matérias pode acarretar problemas de aprendizagem nos anos iniciais, levando os alunos a terem uma defasagem ao longo do desenvolvimento acadêmico. No contexto atual de pandemia, em que grande parte das aulas estão sendo ministradas remotamente, essa defasagem tende a se acentuar e o ensino se tornar cada vez mais precário. O presente projeto foi idealizado com objetivo de auxiliar a aprendizagem dos alunos do ensino fundamental e médio, com aulas de reforço, além disso, complementar a preparação dos mesmos com relação as olimpíadas ofertadas na rede pública, ministrando aulas produzidas a partir da análise de provas anteriores. Deste modo, espera-se que os alunos obtenham um melhor desempenho escolar e se familiarizem com as disciplinas de ciências exatas. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2451110.34117/bjdv7n2-183Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 14387-14393Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 14387-14393Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 14387-143932525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24511/19573Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSteffen, Gustavo LenhardtPacheco, César TeixeiraSoubhia, Ana Luisa2022-06-24T19:06:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24511Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:27.355682Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apoio pedagógico e aulas extracurriculares – ciências exatas para discentes do ensino fundamental e médio: planejamento das aulas / Pedagogical support and extracurricular lessons - exact sciences for fundamental and high school discents: class planning |
title |
Apoio pedagógico e aulas extracurriculares – ciências exatas para discentes do ensino fundamental e médio: planejamento das aulas / Pedagogical support and extracurricular lessons - exact sciences for fundamental and high school discents: class planning |
spellingShingle |
Apoio pedagógico e aulas extracurriculares – ciências exatas para discentes do ensino fundamental e médio: planejamento das aulas / Pedagogical support and extracurricular lessons - exact sciences for fundamental and high school discents: class planning Steffen, Gustavo Lenhardt OBMEP Reforço Aulas Ensino. |
title_short |
Apoio pedagógico e aulas extracurriculares – ciências exatas para discentes do ensino fundamental e médio: planejamento das aulas / Pedagogical support and extracurricular lessons - exact sciences for fundamental and high school discents: class planning |
title_full |
Apoio pedagógico e aulas extracurriculares – ciências exatas para discentes do ensino fundamental e médio: planejamento das aulas / Pedagogical support and extracurricular lessons - exact sciences for fundamental and high school discents: class planning |
title_fullStr |
Apoio pedagógico e aulas extracurriculares – ciências exatas para discentes do ensino fundamental e médio: planejamento das aulas / Pedagogical support and extracurricular lessons - exact sciences for fundamental and high school discents: class planning |
title_full_unstemmed |
Apoio pedagógico e aulas extracurriculares – ciências exatas para discentes do ensino fundamental e médio: planejamento das aulas / Pedagogical support and extracurricular lessons - exact sciences for fundamental and high school discents: class planning |
title_sort |
Apoio pedagógico e aulas extracurriculares – ciências exatas para discentes do ensino fundamental e médio: planejamento das aulas / Pedagogical support and extracurricular lessons - exact sciences for fundamental and high school discents: class planning |
author |
Steffen, Gustavo Lenhardt |
author_facet |
Steffen, Gustavo Lenhardt Pacheco, César Teixeira Soubhia, Ana Luisa |
author_role |
author |
author2 |
Pacheco, César Teixeira Soubhia, Ana Luisa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Steffen, Gustavo Lenhardt Pacheco, César Teixeira Soubhia, Ana Luisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
OBMEP Reforço Aulas Ensino. |
topic |
OBMEP Reforço Aulas Ensino. |
description |
As disciplinas de ciências exatas são consideradas por muitos alunos como as matérias mais desafiadoras dentre todas as existentes no currículo educacional. Além disso, essas disciplinas oferecem grandes oportunidades no âmbito competitivo, com diversas olimpíadas. O temor por essas matérias pode acarretar problemas de aprendizagem nos anos iniciais, levando os alunos a terem uma defasagem ao longo do desenvolvimento acadêmico. No contexto atual de pandemia, em que grande parte das aulas estão sendo ministradas remotamente, essa defasagem tende a se acentuar e o ensino se tornar cada vez mais precário. O presente projeto foi idealizado com objetivo de auxiliar a aprendizagem dos alunos do ensino fundamental e médio, com aulas de reforço, além disso, complementar a preparação dos mesmos com relação as olimpíadas ofertadas na rede pública, ministrando aulas produzidas a partir da análise de provas anteriores. Deste modo, espera-se que os alunos obtenham um melhor desempenho escolar e se familiarizem com as disciplinas de ciências exatas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24511 10.34117/bjdv7n2-183 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24511 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n2-183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24511/19573 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 14387-14393 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 14387-14393 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 14387-14393 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i2 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645511072153600 |