Produção de biodiesel: ferramenta didática para a contextualização do ensino de química / Biodiesel production: didactic tool for the contextualization of chemistry teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oster, Vanessa Viebrantz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Araújo, Dênis Luciano Pereira, Oster, Rodrigo Viebrantz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35410
Resumo: É evidente preocupação mundial com a dependência que a sociedade tem dos combustíveis fósseis e com os problemas ambientais gerados a partir da sua combustão. Em função disso, pesquisas científicas que buscam diversificar a matriz energética do Brasil cresceu significativamente nos últimos anos, portanto apresentar este tema aos futuros pesquisadores é muito importante. A produção de biocombustíveis leva a geração de emprego, contribui para a independência energética do país além de colaborar, significativamente, para a redução da geração de gases poluentes. A partir deste contexto a discussão sobre biocombustíveis em sala de aula e a sua produção em escala laboratorial, permitem trabalhar com os alunos do ensino médio várias competências e habilidades de uma forma contextualizada. Ao se abordar o tema biodiesel em uma aula o docente consegue trabalhar conceitos de química ambiental, instigando o discente a pensar nos benefícios ambientais que o uso deste tipo de energia calorífica pode fomentar. Ao mesmo tempo o professor pode induzir o aluno a observar os benefícios econômicos que a sociedade obtém a partir da produção e do uso da energia limpa. Com este tipo de discussão em sala de aula, a escola contribui para a formação de um cidadão crítico e menos alienado no que se refere os problemas enfrentados pela sua comunidade. No que tange o conhecimento científico, ao levar o aluno para fazer o biocombustível em uma aula de laboratório, é possível se trabalhar vários conceitos previstos nas bases curriculares do ensino de química. Pois na produção do biocombustível pode se observar conceitos referentes aos tipos de misturas, o discente vai observar uma reação química e várias alterações macroscópicas que acontecem durante a transformação do reagente em produto além de ser possível trabalhar a estequiometria entre as substâncias. Estabelecer este paralelo entre temas atuais e os conceitos científicos além de ser uma ferramenta que contribui substancialmente para que o processo de ensino e aprendizagem seja eficiente, é muito importante para a formação de alunos que consigam ver um sentido no que estão estudando e consequentemente conseguem aplicar os conceitos aprendidos em situações do dia a dia. Além de contribuir no processo de ensino e aprendizagem a associação do conteúdo com a prática está estabelecido para o currículo do ensino médio no Art. 35 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96. Diante do exposto o uso de biocombustível como temática da aula de química possibilita satisfazer as recomendações de realizar uma abordagem contextualizada de ensino de Ciências, além de tornar a aula mais dinâmica e compreensiva.
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