Política educacional, currículo e direitos humanos no Brasil: direcionamentos a partir do plano nacional de educação / Educational policy, curriculum, and human rights in Brazil: directions from the national education plan
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47249 |
Resumo: | Este artigo realiza uma reflexão sobre o percurso dos eixos organizadores do currículo com ênfase na educação em direitos humanos destinada à reorientação da diversidade, bem como suas perspectivas e seus desafios no âmbito escolar. Com o objetivo de analisar a participação do Plano Nacional de Educação (PNE-2014/2024) expresso pela Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014, realizamos um levantamento e posterior análise de como ocorreu a participação representativa e democrática dos segmentos da educação. Para atender a tal proposto, a pesquisa se pautou em um estudo bibliográfico e documental, com abordagem qualitativa apoiada nos estudos de Arroyo (2007), Candau (2000), Gomes (2007), Saviani (2014), dentre outros. Os resultados da investigação evidenciaram as mudanças que vêm acontecendo na consciência e identidade profissional dos educadores, revelando um olhar crítico sobre as demandas e os dilemas que a educação precisa enfrentar. |
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