Proposta de material didático de uso complementar para o ensino de história da química em turmas de 1º ano do ensino médio / Proposal for complementary teaching materials for teaching history of chemistry in high school classes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Yasmim Lorena Nunes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Silva, Marcelo Geronimo, de Abreu, Albert Galileu Prates Silva, da Cunha, João Ricardo Oliveira, Santos, Juliele do Espírito Santo, Souza, Jocielma Batista, da Silva, Fernando Pereira, Angelo, Daniela Cristina Feitosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35709
Resumo: O presente artigo tem por finalidade apresentar uma proposta de material didático que pode ser utilizado pelo professor de forma complementar durante as aulas de Química, ministradas para turmas de primeiro ano do ensino médio. O material consiste em um cartilha virtual confeccionada a partir do software Flipsnack, cuja customização e elaboração fica a critério do professor da disciplina. Uma metodologia para trabalhar com essa cartilha seria a disponibilização do material prévio para o estudante ter acesso e assimilar os conteúdos e, posteriormente, participar de uma mesa-redonda mediada pelo professor.
id VERACRUZ-0_6744439e0337234df92f923f13baa8e4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35709
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Proposta de material didático de uso complementar para o ensino de história da química em turmas de 1º ano do ensino médio / Proposal for complementary teaching materials for teaching history of chemistry in high school classesMetodologias Ativas. Ensino de Química. Softwares Educacionais.O presente artigo tem por finalidade apresentar uma proposta de material didático que pode ser utilizado pelo professor de forma complementar durante as aulas de Química, ministradas para turmas de primeiro ano do ensino médio. O material consiste em um cartilha virtual confeccionada a partir do software Flipsnack, cuja customização e elaboração fica a critério do professor da disciplina. Uma metodologia para trabalhar com essa cartilha seria a disponibilização do material prévio para o estudante ter acesso e assimilar os conteúdos e, posteriormente, participar de uma mesa-redonda mediada pelo professor.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3570910.34117/bjdv7n9-140Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 88346-88358Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 88346-88358Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 88346-883582525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35709/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Yasmim Lorena Nunesda Silva, Marcelo Geronimode Abreu, Albert Galileu Prates Silvada Cunha, João Ricardo OliveiraSantos, Juliele do Espírito SantoSouza, Jocielma Batistada Silva, Fernando PereiraAngelo, Daniela Cristina Feitosa2022-06-02T12:31:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35709Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:35.664016Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de material didático de uso complementar para o ensino de história da química em turmas de 1º ano do ensino médio / Proposal for complementary teaching materials for teaching history of chemistry in high school classes
title Proposta de material didático de uso complementar para o ensino de história da química em turmas de 1º ano do ensino médio / Proposal for complementary teaching materials for teaching history of chemistry in high school classes
spellingShingle Proposta de material didático de uso complementar para o ensino de história da química em turmas de 1º ano do ensino médio / Proposal for complementary teaching materials for teaching history of chemistry in high school classes
Barbosa, Yasmim Lorena Nunes
Metodologias Ativas. Ensino de Química. Softwares Educacionais.
title_short Proposta de material didático de uso complementar para o ensino de história da química em turmas de 1º ano do ensino médio / Proposal for complementary teaching materials for teaching history of chemistry in high school classes
title_full Proposta de material didático de uso complementar para o ensino de história da química em turmas de 1º ano do ensino médio / Proposal for complementary teaching materials for teaching history of chemistry in high school classes
title_fullStr Proposta de material didático de uso complementar para o ensino de história da química em turmas de 1º ano do ensino médio / Proposal for complementary teaching materials for teaching history of chemistry in high school classes
title_full_unstemmed Proposta de material didático de uso complementar para o ensino de história da química em turmas de 1º ano do ensino médio / Proposal for complementary teaching materials for teaching history of chemistry in high school classes
title_sort Proposta de material didático de uso complementar para o ensino de história da química em turmas de 1º ano do ensino médio / Proposal for complementary teaching materials for teaching history of chemistry in high school classes
author Barbosa, Yasmim Lorena Nunes
author_facet Barbosa, Yasmim Lorena Nunes
da Silva, Marcelo Geronimo
de Abreu, Albert Galileu Prates Silva
da Cunha, João Ricardo Oliveira
Santos, Juliele do Espírito Santo
Souza, Jocielma Batista
da Silva, Fernando Pereira
Angelo, Daniela Cristina Feitosa
author_role author
author2 da Silva, Marcelo Geronimo
de Abreu, Albert Galileu Prates Silva
da Cunha, João Ricardo Oliveira
Santos, Juliele do Espírito Santo
Souza, Jocielma Batista
da Silva, Fernando Pereira
Angelo, Daniela Cristina Feitosa
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Yasmim Lorena Nunes
da Silva, Marcelo Geronimo
de Abreu, Albert Galileu Prates Silva
da Cunha, João Ricardo Oliveira
Santos, Juliele do Espírito Santo
Souza, Jocielma Batista
da Silva, Fernando Pereira
Angelo, Daniela Cristina Feitosa
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias Ativas. Ensino de Química. Softwares Educacionais.
topic Metodologias Ativas. Ensino de Química. Softwares Educacionais.
description O presente artigo tem por finalidade apresentar uma proposta de material didático que pode ser utilizado pelo professor de forma complementar durante as aulas de Química, ministradas para turmas de primeiro ano do ensino médio. O material consiste em um cartilha virtual confeccionada a partir do software Flipsnack, cuja customização e elaboração fica a critério do professor da disciplina. Uma metodologia para trabalhar com essa cartilha seria a disponibilização do material prévio para o estudante ter acesso e assimilar os conteúdos e, posteriormente, participar de uma mesa-redonda mediada pelo professor.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35709
10.34117/bjdv7n9-140
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35709
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n9-140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35709/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 88346-88358
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 88346-88358
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 88346-88358
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645556881293312