Proposta de material didático de uso complementar para o ensino de história da química em turmas de 1º ano do ensino médio / Proposal for complementary teaching materials for teaching history of chemistry in high school classes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35709 |
Resumo: | O presente artigo tem por finalidade apresentar uma proposta de material didático que pode ser utilizado pelo professor de forma complementar durante as aulas de Química, ministradas para turmas de primeiro ano do ensino médio. O material consiste em um cartilha virtual confeccionada a partir do software Flipsnack, cuja customização e elaboração fica a critério do professor da disciplina. Uma metodologia para trabalhar com essa cartilha seria a disponibilização do material prévio para o estudante ter acesso e assimilar os conteúdos e, posteriormente, participar de uma mesa-redonda mediada pelo professor. |
id |
VERACRUZ-0_6744439e0337234df92f923f13baa8e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35709 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta de material didático de uso complementar para o ensino de história da química em turmas de 1º ano do ensino médio / Proposal for complementary teaching materials for teaching history of chemistry in high school classesMetodologias Ativas. Ensino de Química. Softwares Educacionais.O presente artigo tem por finalidade apresentar uma proposta de material didático que pode ser utilizado pelo professor de forma complementar durante as aulas de Química, ministradas para turmas de primeiro ano do ensino médio. O material consiste em um cartilha virtual confeccionada a partir do software Flipsnack, cuja customização e elaboração fica a critério do professor da disciplina. Uma metodologia para trabalhar com essa cartilha seria a disponibilização do material prévio para o estudante ter acesso e assimilar os conteúdos e, posteriormente, participar de uma mesa-redonda mediada pelo professor.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3570910.34117/bjdv7n9-140Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 88346-88358Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 88346-88358Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 88346-883582525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35709/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Yasmim Lorena Nunesda Silva, Marcelo Geronimode Abreu, Albert Galileu Prates Silvada Cunha, João Ricardo OliveiraSantos, Juliele do Espírito SantoSouza, Jocielma Batistada Silva, Fernando PereiraAngelo, Daniela Cristina Feitosa2022-06-02T12:31:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35709Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:35.664016Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de material didático de uso complementar para o ensino de história da química em turmas de 1º ano do ensino médio / Proposal for complementary teaching materials for teaching history of chemistry in high school classes |
title |
Proposta de material didático de uso complementar para o ensino de história da química em turmas de 1º ano do ensino médio / Proposal for complementary teaching materials for teaching history of chemistry in high school classes |
spellingShingle |
Proposta de material didático de uso complementar para o ensino de história da química em turmas de 1º ano do ensino médio / Proposal for complementary teaching materials for teaching history of chemistry in high school classes Barbosa, Yasmim Lorena Nunes Metodologias Ativas. Ensino de Química. Softwares Educacionais. |
title_short |
Proposta de material didático de uso complementar para o ensino de história da química em turmas de 1º ano do ensino médio / Proposal for complementary teaching materials for teaching history of chemistry in high school classes |
title_full |
Proposta de material didático de uso complementar para o ensino de história da química em turmas de 1º ano do ensino médio / Proposal for complementary teaching materials for teaching history of chemistry in high school classes |
title_fullStr |
Proposta de material didático de uso complementar para o ensino de história da química em turmas de 1º ano do ensino médio / Proposal for complementary teaching materials for teaching history of chemistry in high school classes |
title_full_unstemmed |
Proposta de material didático de uso complementar para o ensino de história da química em turmas de 1º ano do ensino médio / Proposal for complementary teaching materials for teaching history of chemistry in high school classes |
title_sort |
Proposta de material didático de uso complementar para o ensino de história da química em turmas de 1º ano do ensino médio / Proposal for complementary teaching materials for teaching history of chemistry in high school classes |
author |
Barbosa, Yasmim Lorena Nunes |
author_facet |
Barbosa, Yasmim Lorena Nunes da Silva, Marcelo Geronimo de Abreu, Albert Galileu Prates Silva da Cunha, João Ricardo Oliveira Santos, Juliele do Espírito Santo Souza, Jocielma Batista da Silva, Fernando Pereira Angelo, Daniela Cristina Feitosa |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Marcelo Geronimo de Abreu, Albert Galileu Prates Silva da Cunha, João Ricardo Oliveira Santos, Juliele do Espírito Santo Souza, Jocielma Batista da Silva, Fernando Pereira Angelo, Daniela Cristina Feitosa |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Yasmim Lorena Nunes da Silva, Marcelo Geronimo de Abreu, Albert Galileu Prates Silva da Cunha, João Ricardo Oliveira Santos, Juliele do Espírito Santo Souza, Jocielma Batista da Silva, Fernando Pereira Angelo, Daniela Cristina Feitosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias Ativas. Ensino de Química. Softwares Educacionais. |
topic |
Metodologias Ativas. Ensino de Química. Softwares Educacionais. |
description |
O presente artigo tem por finalidade apresentar uma proposta de material didático que pode ser utilizado pelo professor de forma complementar durante as aulas de Química, ministradas para turmas de primeiro ano do ensino médio. O material consiste em um cartilha virtual confeccionada a partir do software Flipsnack, cuja customização e elaboração fica a critério do professor da disciplina. Uma metodologia para trabalhar com essa cartilha seria a disponibilização do material prévio para o estudante ter acesso e assimilar os conteúdos e, posteriormente, participar de uma mesa-redonda mediada pelo professor. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35709 10.34117/bjdv7n9-140 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35709 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n9-140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35709/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 88346-88358 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 88346-88358 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 88346-88358 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645556881293312 |