A acessibilidade atitudinal de pessoas que praticam automutilação na escola / The attitudinal accessibility of people who practice self-mutilation at school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Rodrigo da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cardoso, Lílian Bárbara Cavalcanti, Lucena, Sidycleide Gomes de Souza, Filho, Valdir Ferreira de Lucena, da Silva, Evellyn Patrícia Santos, Santos, Anderson Pereira, Araújo, Marcia Cristina Buarque, Santo, Gabriela do Espírito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31035
Resumo: Este texto objetiva refletir sobre a promoção da acessibilidade atitudinal junto a pessoas que praticam automutilação na escola. Abordar este fenômeno se justifica diante do aumento da sua incidência na atualidade e, apesar da importância de duas políticas brasileiras no ano de 2019 (Lei nº 13.189 e Lei nº 13. 968), consideramos que são insuficientes para fomentar a saúde mental e inclusão das pessoas que praticam automutilação. Fundamentados na Psicologia Sócio-Histórica, defendemos a necessidade de uma concepção ampliada de inclusão e a atualização de abordagens para o conhecimento e enfrentamento desse fenômeno, indo além do olhar clínico e neurobiológico, abrangendo os aspectos sociais, históricos e culturais e expressando o interesse pela proposição de políticas públicas que contemplem as opiniões das pessoas que se automutilam.
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