A acessibilidade atitudinal de pessoas que praticam automutilação na escola / The attitudinal accessibility of people who practice self-mutilation at school
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31035 |
Resumo: | Este texto objetiva refletir sobre a promoção da acessibilidade atitudinal junto a pessoas que praticam automutilação na escola. Abordar este fenômeno se justifica diante do aumento da sua incidência na atualidade e, apesar da importância de duas políticas brasileiras no ano de 2019 (Lei nº 13.189 e Lei nº 13. 968), consideramos que são insuficientes para fomentar a saúde mental e inclusão das pessoas que praticam automutilação. Fundamentados na Psicologia Sócio-Histórica, defendemos a necessidade de uma concepção ampliada de inclusão e a atualização de abordagens para o conhecimento e enfrentamento desse fenômeno, indo além do olhar clínico e neurobiológico, abrangendo os aspectos sociais, históricos e culturais e expressando o interesse pela proposição de políticas públicas que contemplem as opiniões das pessoas que se automutilam. |
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A acessibilidade atitudinal de pessoas que praticam automutilação na escola / The attitudinal accessibility of people who practice self-mutilation at schoolAutomutilação. Acessibilidade Atitudinal. Inclusão Escolar. Políticas Públicas. Psicologia.Este texto objetiva refletir sobre a promoção da acessibilidade atitudinal junto a pessoas que praticam automutilação na escola. Abordar este fenômeno se justifica diante do aumento da sua incidência na atualidade e, apesar da importância de duas políticas brasileiras no ano de 2019 (Lei nº 13.189 e Lei nº 13. 968), consideramos que são insuficientes para fomentar a saúde mental e inclusão das pessoas que praticam automutilação. Fundamentados na Psicologia Sócio-Histórica, defendemos a necessidade de uma concepção ampliada de inclusão e a atualização de abordagens para o conhecimento e enfrentamento desse fenômeno, indo além do olhar clínico e neurobiológico, abrangendo os aspectos sociais, históricos e culturais e expressando o interesse pela proposição de políticas públicas que contemplem as opiniões das pessoas que se automutilam.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3103510.34117/bjdv7n6-187Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 56572-56589Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 56572-56589Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 56572-565892525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31035/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Rodrigo da SilvaCardoso, Lílian Bárbara CavalcantiLucena, Sidycleide Gomes de SouzaFilho, Valdir Ferreira de Lucenada Silva, Evellyn Patrícia SantosSantos, Anderson PereiraAraújo, Marcia Cristina BuarqueSanto, Gabriela do Espírito2021-09-21T11:05:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31035Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:26.847745Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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