Triangulação de métodos na capacitação e avalição da aprendizagem sobre libras na atenção primária em saúde / Triangulation of methods in training and evaluation of learning about libras in primary health care

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Amorim, Samuel Ilo Fernandes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Silva, José Wagner Martins, Maia, Evanira Rodrigues, Albuquerque, Grayce Alencar, Lopes, Maria do Socorro Vieira, de Oliveira, Diana Clementino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23641
Resumo: Abordar a deficiência auditiva com eficiência e de maneira sistematizada na Atenção Primária à Saúde (APS) pode otimizar o cuidado e sensibilizados os profissionais a promover atendimento humanizado e igualitário às pessoas surdas. Objetiva-se nesse estudo relatar uma experiência acerca da construção e aplicação de uma oficina de capacitação sobre a Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS para os profissionais de saúde que atuam na APS. Para o percurso metodológico, utilizou-se como referencial teórico-metodológico a teoria de Paulo Freire que embasa o modelo da Educação Popular em Saúde, tendo como ferramenta pedagógica o círculo de cultura e a abordagem qualitativa, baseada em uma triangulação de métodos. A atividade piloto foi realizada em uma unidade básica de saúde, município de Quixelô, Ceará, com os profissionais da equipe de saúde da família e saúde bucal, duas intérpretes e uma pessoa surda. No primeiro momento por meio do círculo de cultura, os participantes expuseram seus conhecimentos sobre LIBRAS, suas dúvidas e práticas com relação ao atendimento a pessoa surda. Em seguida, a participante surda iniciou a oficina demonstrando alguns sinais de comunicação, onde os profissionais os reproduziam e acompanhavam através de uma mini apostila. Por fim, realizaram-se simulações de atendimento, nas quais os participantes vivenciaram o acolhimento na ótica do paciente surdo, em como proporcionar um atendimento em saúde capaz de atender as suas necessidades. Os profissionais destacaram a importância da oficina e puderam identificar o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades de comunicação no processo educativo implementado.
id VERACRUZ-0_68db9a18aa9b21e9c4d41bd03fcfbc60
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23641
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Triangulação de métodos na capacitação e avalição da aprendizagem sobre libras na atenção primária em saúde / Triangulation of methods in training and evaluation of learning about libras in primary health caresurdosassistência à saúdeacesso aos serviços de saúde.Abordar a deficiência auditiva com eficiência e de maneira sistematizada na Atenção Primária à Saúde (APS) pode otimizar o cuidado e sensibilizados os profissionais a promover atendimento humanizado e igualitário às pessoas surdas. Objetiva-se nesse estudo relatar uma experiência acerca da construção e aplicação de uma oficina de capacitação sobre a Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS para os profissionais de saúde que atuam na APS. Para o percurso metodológico, utilizou-se como referencial teórico-metodológico a teoria de Paulo Freire que embasa o modelo da Educação Popular em Saúde, tendo como ferramenta pedagógica o círculo de cultura e a abordagem qualitativa, baseada em uma triangulação de métodos. A atividade piloto foi realizada em uma unidade básica de saúde, município de Quixelô, Ceará, com os profissionais da equipe de saúde da família e saúde bucal, duas intérpretes e uma pessoa surda. No primeiro momento por meio do círculo de cultura, os participantes expuseram seus conhecimentos sobre LIBRAS, suas dúvidas e práticas com relação ao atendimento a pessoa surda. Em seguida, a participante surda iniciou a oficina demonstrando alguns sinais de comunicação, onde os profissionais os reproduziam e acompanhavam através de uma mini apostila. Por fim, realizaram-se simulações de atendimento, nas quais os participantes vivenciaram o acolhimento na ótica do paciente surdo, em como proporcionar um atendimento em saúde capaz de atender as suas necessidades. Os profissionais destacaram a importância da oficina e puderam identificar o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades de comunicação no processo educativo implementado.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2364110.34117/bjdv7n1-610Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 8992-9006Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 8992-9006Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 8992-90062525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23641/19002Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Amorim, Samuel Ilo Fernandesda Silva, José Wagner MartinsMaia, Evanira RodriguesAlbuquerque, Grayce AlencarLopes, Maria do Socorro Vieirade Oliveira, Diana Clementino2021-09-21T10:44:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23641Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:04.809670Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Triangulação de métodos na capacitação e avalição da aprendizagem sobre libras na atenção primária em saúde / Triangulation of methods in training and evaluation of learning about libras in primary health care
title Triangulação de métodos na capacitação e avalição da aprendizagem sobre libras na atenção primária em saúde / Triangulation of methods in training and evaluation of learning about libras in primary health care
spellingShingle Triangulação de métodos na capacitação e avalição da aprendizagem sobre libras na atenção primária em saúde / Triangulation of methods in training and evaluation of learning about libras in primary health care
de Amorim, Samuel Ilo Fernandes
surdos
assistência à saúde
acesso aos serviços de saúde.
title_short Triangulação de métodos na capacitação e avalição da aprendizagem sobre libras na atenção primária em saúde / Triangulation of methods in training and evaluation of learning about libras in primary health care
title_full Triangulação de métodos na capacitação e avalição da aprendizagem sobre libras na atenção primária em saúde / Triangulation of methods in training and evaluation of learning about libras in primary health care
title_fullStr Triangulação de métodos na capacitação e avalição da aprendizagem sobre libras na atenção primária em saúde / Triangulation of methods in training and evaluation of learning about libras in primary health care
title_full_unstemmed Triangulação de métodos na capacitação e avalição da aprendizagem sobre libras na atenção primária em saúde / Triangulation of methods in training and evaluation of learning about libras in primary health care
title_sort Triangulação de métodos na capacitação e avalição da aprendizagem sobre libras na atenção primária em saúde / Triangulation of methods in training and evaluation of learning about libras in primary health care
author de Amorim, Samuel Ilo Fernandes
author_facet de Amorim, Samuel Ilo Fernandes
da Silva, José Wagner Martins
Maia, Evanira Rodrigues
Albuquerque, Grayce Alencar
Lopes, Maria do Socorro Vieira
de Oliveira, Diana Clementino
author_role author
author2 da Silva, José Wagner Martins
Maia, Evanira Rodrigues
Albuquerque, Grayce Alencar
Lopes, Maria do Socorro Vieira
de Oliveira, Diana Clementino
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Amorim, Samuel Ilo Fernandes
da Silva, José Wagner Martins
Maia, Evanira Rodrigues
Albuquerque, Grayce Alencar
Lopes, Maria do Socorro Vieira
de Oliveira, Diana Clementino
dc.subject.por.fl_str_mv surdos
assistência à saúde
acesso aos serviços de saúde.
topic surdos
assistência à saúde
acesso aos serviços de saúde.
description Abordar a deficiência auditiva com eficiência e de maneira sistematizada na Atenção Primária à Saúde (APS) pode otimizar o cuidado e sensibilizados os profissionais a promover atendimento humanizado e igualitário às pessoas surdas. Objetiva-se nesse estudo relatar uma experiência acerca da construção e aplicação de uma oficina de capacitação sobre a Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS para os profissionais de saúde que atuam na APS. Para o percurso metodológico, utilizou-se como referencial teórico-metodológico a teoria de Paulo Freire que embasa o modelo da Educação Popular em Saúde, tendo como ferramenta pedagógica o círculo de cultura e a abordagem qualitativa, baseada em uma triangulação de métodos. A atividade piloto foi realizada em uma unidade básica de saúde, município de Quixelô, Ceará, com os profissionais da equipe de saúde da família e saúde bucal, duas intérpretes e uma pessoa surda. No primeiro momento por meio do círculo de cultura, os participantes expuseram seus conhecimentos sobre LIBRAS, suas dúvidas e práticas com relação ao atendimento a pessoa surda. Em seguida, a participante surda iniciou a oficina demonstrando alguns sinais de comunicação, onde os profissionais os reproduziam e acompanhavam através de uma mini apostila. Por fim, realizaram-se simulações de atendimento, nas quais os participantes vivenciaram o acolhimento na ótica do paciente surdo, em como proporcionar um atendimento em saúde capaz de atender as suas necessidades. Os profissionais destacaram a importância da oficina e puderam identificar o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades de comunicação no processo educativo implementado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23641
10.34117/bjdv7n1-610
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23641
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23641/19002
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 8992-9006
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 8992-9006
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 8992-9006
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645507816325120