Triangulação de métodos na capacitação e avalição da aprendizagem sobre libras na atenção primária em saúde / Triangulation of methods in training and evaluation of learning about libras in primary health care
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23641 |
Resumo: | Abordar a deficiência auditiva com eficiência e de maneira sistematizada na Atenção Primária à Saúde (APS) pode otimizar o cuidado e sensibilizados os profissionais a promover atendimento humanizado e igualitário às pessoas surdas. Objetiva-se nesse estudo relatar uma experiência acerca da construção e aplicação de uma oficina de capacitação sobre a Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS para os profissionais de saúde que atuam na APS. Para o percurso metodológico, utilizou-se como referencial teórico-metodológico a teoria de Paulo Freire que embasa o modelo da Educação Popular em Saúde, tendo como ferramenta pedagógica o círculo de cultura e a abordagem qualitativa, baseada em uma triangulação de métodos. A atividade piloto foi realizada em uma unidade básica de saúde, município de Quixelô, Ceará, com os profissionais da equipe de saúde da família e saúde bucal, duas intérpretes e uma pessoa surda. No primeiro momento por meio do círculo de cultura, os participantes expuseram seus conhecimentos sobre LIBRAS, suas dúvidas e práticas com relação ao atendimento a pessoa surda. Em seguida, a participante surda iniciou a oficina demonstrando alguns sinais de comunicação, onde os profissionais os reproduziam e acompanhavam através de uma mini apostila. Por fim, realizaram-se simulações de atendimento, nas quais os participantes vivenciaram o acolhimento na ótica do paciente surdo, em como proporcionar um atendimento em saúde capaz de atender as suas necessidades. Os profissionais destacaram a importância da oficina e puderam identificar o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades de comunicação no processo educativo implementado. |
id |
VERACRUZ-0_68db9a18aa9b21e9c4d41bd03fcfbc60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23641 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Triangulação de métodos na capacitação e avalição da aprendizagem sobre libras na atenção primária em saúde / Triangulation of methods in training and evaluation of learning about libras in primary health caresurdosassistência à saúdeacesso aos serviços de saúde.Abordar a deficiência auditiva com eficiência e de maneira sistematizada na Atenção Primária à Saúde (APS) pode otimizar o cuidado e sensibilizados os profissionais a promover atendimento humanizado e igualitário às pessoas surdas. Objetiva-se nesse estudo relatar uma experiência acerca da construção e aplicação de uma oficina de capacitação sobre a Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS para os profissionais de saúde que atuam na APS. Para o percurso metodológico, utilizou-se como referencial teórico-metodológico a teoria de Paulo Freire que embasa o modelo da Educação Popular em Saúde, tendo como ferramenta pedagógica o círculo de cultura e a abordagem qualitativa, baseada em uma triangulação de métodos. A atividade piloto foi realizada em uma unidade básica de saúde, município de Quixelô, Ceará, com os profissionais da equipe de saúde da família e saúde bucal, duas intérpretes e uma pessoa surda. No primeiro momento por meio do círculo de cultura, os participantes expuseram seus conhecimentos sobre LIBRAS, suas dúvidas e práticas com relação ao atendimento a pessoa surda. Em seguida, a participante surda iniciou a oficina demonstrando alguns sinais de comunicação, onde os profissionais os reproduziam e acompanhavam através de uma mini apostila. Por fim, realizaram-se simulações de atendimento, nas quais os participantes vivenciaram o acolhimento na ótica do paciente surdo, em como proporcionar um atendimento em saúde capaz de atender as suas necessidades. Os profissionais destacaram a importância da oficina e puderam identificar o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades de comunicação no processo educativo implementado.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2364110.34117/bjdv7n1-610Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 8992-9006Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 8992-9006Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 8992-90062525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23641/19002Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Amorim, Samuel Ilo Fernandesda Silva, José Wagner MartinsMaia, Evanira RodriguesAlbuquerque, Grayce AlencarLopes, Maria do Socorro Vieirade Oliveira, Diana Clementino2021-09-21T10:44:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23641Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:04.809670Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Triangulação de métodos na capacitação e avalição da aprendizagem sobre libras na atenção primária em saúde / Triangulation of methods in training and evaluation of learning about libras in primary health care |
title |
Triangulação de métodos na capacitação e avalição da aprendizagem sobre libras na atenção primária em saúde / Triangulation of methods in training and evaluation of learning about libras in primary health care |
spellingShingle |
Triangulação de métodos na capacitação e avalição da aprendizagem sobre libras na atenção primária em saúde / Triangulation of methods in training and evaluation of learning about libras in primary health care de Amorim, Samuel Ilo Fernandes surdos assistência à saúde acesso aos serviços de saúde. |
title_short |
Triangulação de métodos na capacitação e avalição da aprendizagem sobre libras na atenção primária em saúde / Triangulation of methods in training and evaluation of learning about libras in primary health care |
title_full |
Triangulação de métodos na capacitação e avalição da aprendizagem sobre libras na atenção primária em saúde / Triangulation of methods in training and evaluation of learning about libras in primary health care |
title_fullStr |
Triangulação de métodos na capacitação e avalição da aprendizagem sobre libras na atenção primária em saúde / Triangulation of methods in training and evaluation of learning about libras in primary health care |
title_full_unstemmed |
Triangulação de métodos na capacitação e avalição da aprendizagem sobre libras na atenção primária em saúde / Triangulation of methods in training and evaluation of learning about libras in primary health care |
title_sort |
Triangulação de métodos na capacitação e avalição da aprendizagem sobre libras na atenção primária em saúde / Triangulation of methods in training and evaluation of learning about libras in primary health care |
author |
de Amorim, Samuel Ilo Fernandes |
author_facet |
de Amorim, Samuel Ilo Fernandes da Silva, José Wagner Martins Maia, Evanira Rodrigues Albuquerque, Grayce Alencar Lopes, Maria do Socorro Vieira de Oliveira, Diana Clementino |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, José Wagner Martins Maia, Evanira Rodrigues Albuquerque, Grayce Alencar Lopes, Maria do Socorro Vieira de Oliveira, Diana Clementino |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Amorim, Samuel Ilo Fernandes da Silva, José Wagner Martins Maia, Evanira Rodrigues Albuquerque, Grayce Alencar Lopes, Maria do Socorro Vieira de Oliveira, Diana Clementino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
surdos assistência à saúde acesso aos serviços de saúde. |
topic |
surdos assistência à saúde acesso aos serviços de saúde. |
description |
Abordar a deficiência auditiva com eficiência e de maneira sistematizada na Atenção Primária à Saúde (APS) pode otimizar o cuidado e sensibilizados os profissionais a promover atendimento humanizado e igualitário às pessoas surdas. Objetiva-se nesse estudo relatar uma experiência acerca da construção e aplicação de uma oficina de capacitação sobre a Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS para os profissionais de saúde que atuam na APS. Para o percurso metodológico, utilizou-se como referencial teórico-metodológico a teoria de Paulo Freire que embasa o modelo da Educação Popular em Saúde, tendo como ferramenta pedagógica o círculo de cultura e a abordagem qualitativa, baseada em uma triangulação de métodos. A atividade piloto foi realizada em uma unidade básica de saúde, município de Quixelô, Ceará, com os profissionais da equipe de saúde da família e saúde bucal, duas intérpretes e uma pessoa surda. No primeiro momento por meio do círculo de cultura, os participantes expuseram seus conhecimentos sobre LIBRAS, suas dúvidas e práticas com relação ao atendimento a pessoa surda. Em seguida, a participante surda iniciou a oficina demonstrando alguns sinais de comunicação, onde os profissionais os reproduziam e acompanhavam através de uma mini apostila. Por fim, realizaram-se simulações de atendimento, nas quais os participantes vivenciaram o acolhimento na ótica do paciente surdo, em como proporcionar um atendimento em saúde capaz de atender as suas necessidades. Os profissionais destacaram a importância da oficina e puderam identificar o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades de comunicação no processo educativo implementado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23641 10.34117/bjdv7n1-610 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23641 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-610 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23641/19002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 8992-9006 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 8992-9006 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 8992-9006 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645507816325120 |