Metodologias ativas no ensino: um estudo da prática docente nas licenciaturas em Química / Active methodologies in teaching: a study of teaching practice in undergraduate chemistry courses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31466 |
Resumo: | O debate acerca das metodologias e abordagens no ensino superior têm crescido significativamente nos últimos anos, em especial no ensino de química. Os fatos apontam para a necessidade do uso de métodos e estratégias de ensino que possibilitem aos alunos alternativas para dirimir as dificuldades na aprendizagem. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como principal objetivo averiguar a prática pedagógica dos docentes nas licenciaturas em Química do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em Caxias-MA, referente à utilização de metodologias ativas no ensino. O estudo caracteriza-se como de natureza básica, de abordagem metodológica quanti-qualitativa, por meio bibliográfico e de campo, e quanto aos seus objetivos é descritivo e exploratório. A população da pesquisa é compreendida por docentes da área de química e alunos dos cursos de Licenciatura em Química, em funcionamento, nos campi supracitados. O percentual de amostra foi de 20% dos discentes dos campi IFMA e UEMA, bem como de 100% dos docentes do IFMA e 60% dos da UEMA. Percebeu-se ao final desta pesquisa que o resultado foi relativamente satisfatório, pois, a maioria dos respondentes reconheceram a eficácia das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem quando utilizadas em sala de aula. |
id |
VERACRUZ-0_6a42ebff3ea6c4dee88d54c11c3525c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31466 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologias ativas no ensino: um estudo da prática docente nas licenciaturas em Química / Active methodologies in teaching: a study of teaching practice in undergraduate chemistry coursesMetodologias ativasPrática docenteEnsino de Química.O debate acerca das metodologias e abordagens no ensino superior têm crescido significativamente nos últimos anos, em especial no ensino de química. Os fatos apontam para a necessidade do uso de métodos e estratégias de ensino que possibilitem aos alunos alternativas para dirimir as dificuldades na aprendizagem. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como principal objetivo averiguar a prática pedagógica dos docentes nas licenciaturas em Química do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em Caxias-MA, referente à utilização de metodologias ativas no ensino. O estudo caracteriza-se como de natureza básica, de abordagem metodológica quanti-qualitativa, por meio bibliográfico e de campo, e quanto aos seus objetivos é descritivo e exploratório. A população da pesquisa é compreendida por docentes da área de química e alunos dos cursos de Licenciatura em Química, em funcionamento, nos campi supracitados. O percentual de amostra foi de 20% dos discentes dos campi IFMA e UEMA, bem como de 100% dos docentes do IFMA e 60% dos da UEMA. Percebeu-se ao final desta pesquisa que o resultado foi relativamente satisfatório, pois, a maioria dos respondentes reconheceram a eficácia das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem quando utilizadas em sala de aula.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3146610.34117/bjdv7n6-387Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 59749-59768Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 59749-59768Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 59749-597682525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31466/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Costa, Kauane Alvesde Souza, Joniery RubimBarbosa, Bruno Oliveirados Santos, Amanda Mendes2021-09-21T11:05:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31466Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:39.399407Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias ativas no ensino: um estudo da prática docente nas licenciaturas em Química / Active methodologies in teaching: a study of teaching practice in undergraduate chemistry courses |
title |
Metodologias ativas no ensino: um estudo da prática docente nas licenciaturas em Química / Active methodologies in teaching: a study of teaching practice in undergraduate chemistry courses |
spellingShingle |
Metodologias ativas no ensino: um estudo da prática docente nas licenciaturas em Química / Active methodologies in teaching: a study of teaching practice in undergraduate chemistry courses da Costa, Kauane Alves Metodologias ativas Prática docente Ensino de Química. |
title_short |
Metodologias ativas no ensino: um estudo da prática docente nas licenciaturas em Química / Active methodologies in teaching: a study of teaching practice in undergraduate chemistry courses |
title_full |
Metodologias ativas no ensino: um estudo da prática docente nas licenciaturas em Química / Active methodologies in teaching: a study of teaching practice in undergraduate chemistry courses |
title_fullStr |
Metodologias ativas no ensino: um estudo da prática docente nas licenciaturas em Química / Active methodologies in teaching: a study of teaching practice in undergraduate chemistry courses |
title_full_unstemmed |
Metodologias ativas no ensino: um estudo da prática docente nas licenciaturas em Química / Active methodologies in teaching: a study of teaching practice in undergraduate chemistry courses |
title_sort |
Metodologias ativas no ensino: um estudo da prática docente nas licenciaturas em Química / Active methodologies in teaching: a study of teaching practice in undergraduate chemistry courses |
author |
da Costa, Kauane Alves |
author_facet |
da Costa, Kauane Alves de Souza, Joniery Rubim Barbosa, Bruno Oliveira dos Santos, Amanda Mendes |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Joniery Rubim Barbosa, Bruno Oliveira dos Santos, Amanda Mendes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Costa, Kauane Alves de Souza, Joniery Rubim Barbosa, Bruno Oliveira dos Santos, Amanda Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias ativas Prática docente Ensino de Química. |
topic |
Metodologias ativas Prática docente Ensino de Química. |
description |
O debate acerca das metodologias e abordagens no ensino superior têm crescido significativamente nos últimos anos, em especial no ensino de química. Os fatos apontam para a necessidade do uso de métodos e estratégias de ensino que possibilitem aos alunos alternativas para dirimir as dificuldades na aprendizagem. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como principal objetivo averiguar a prática pedagógica dos docentes nas licenciaturas em Química do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em Caxias-MA, referente à utilização de metodologias ativas no ensino. O estudo caracteriza-se como de natureza básica, de abordagem metodológica quanti-qualitativa, por meio bibliográfico e de campo, e quanto aos seus objetivos é descritivo e exploratório. A população da pesquisa é compreendida por docentes da área de química e alunos dos cursos de Licenciatura em Química, em funcionamento, nos campi supracitados. O percentual de amostra foi de 20% dos discentes dos campi IFMA e UEMA, bem como de 100% dos docentes do IFMA e 60% dos da UEMA. Percebeu-se ao final desta pesquisa que o resultado foi relativamente satisfatório, pois, a maioria dos respondentes reconheceram a eficácia das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem quando utilizadas em sala de aula. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31466 10.34117/bjdv7n6-387 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31466 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n6-387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31466/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 59749-59768 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 59749-59768 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 59749-59768 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645539178184704 |