Metodologias ativas no ensino: um estudo da prática docente nas licenciaturas em Química / Active methodologies in teaching: a study of teaching practice in undergraduate chemistry courses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa, Kauane Alves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Souza, Joniery Rubim, Barbosa, Bruno Oliveira, dos Santos, Amanda Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31466
Resumo: O debate acerca das metodologias e abordagens no ensino superior têm crescido significativamente nos últimos anos, em especial no ensino de química. Os fatos apontam para a necessidade do uso de métodos e estratégias de ensino que possibilitem aos alunos alternativas para dirimir as dificuldades na aprendizagem. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como principal objetivo averiguar a prática pedagógica dos docentes nas licenciaturas em Química do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em Caxias-MA, referente à utilização de metodologias ativas no ensino. O estudo caracteriza-se como de natureza básica, de abordagem metodológica quanti-qualitativa, por meio bibliográfico e de campo, e quanto aos seus objetivos é descritivo e exploratório. A população da pesquisa é compreendida por docentes da área de química e alunos dos cursos de Licenciatura em Química, em funcionamento, nos campi supracitados. O percentual de amostra foi de 20% dos discentes dos campi IFMA e UEMA, bem como de 100% dos docentes do IFMA e 60% dos da UEMA. Percebeu-se ao final desta pesquisa que o resultado foi relativamente satisfatório, pois, a maioria dos respondentes reconheceram a eficácia das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem quando utilizadas em sala de aula.
id VERACRUZ-0_6a42ebff3ea6c4dee88d54c11c3525c6
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31466
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Metodologias ativas no ensino: um estudo da prática docente nas licenciaturas em Química / Active methodologies in teaching: a study of teaching practice in undergraduate chemistry coursesMetodologias ativasPrática docenteEnsino de Química.O debate acerca das metodologias e abordagens no ensino superior têm crescido significativamente nos últimos anos, em especial no ensino de química. Os fatos apontam para a necessidade do uso de métodos e estratégias de ensino que possibilitem aos alunos alternativas para dirimir as dificuldades na aprendizagem. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como principal objetivo averiguar a prática pedagógica dos docentes nas licenciaturas em Química do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em Caxias-MA, referente à utilização de metodologias ativas no ensino. O estudo caracteriza-se como de natureza básica, de abordagem metodológica quanti-qualitativa, por meio bibliográfico e de campo, e quanto aos seus objetivos é descritivo e exploratório. A população da pesquisa é compreendida por docentes da área de química e alunos dos cursos de Licenciatura em Química, em funcionamento, nos campi supracitados. O percentual de amostra foi de 20% dos discentes dos campi IFMA e UEMA, bem como de 100% dos docentes do IFMA e 60% dos da UEMA. Percebeu-se ao final desta pesquisa que o resultado foi relativamente satisfatório, pois, a maioria dos respondentes reconheceram a eficácia das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem quando utilizadas em sala de aula.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3146610.34117/bjdv7n6-387Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 59749-59768Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 59749-59768Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 59749-597682525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31466/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Costa, Kauane Alvesde Souza, Joniery RubimBarbosa, Bruno Oliveirados Santos, Amanda Mendes2021-09-21T11:05:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31466Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:39.399407Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas no ensino: um estudo da prática docente nas licenciaturas em Química / Active methodologies in teaching: a study of teaching practice in undergraduate chemistry courses
title Metodologias ativas no ensino: um estudo da prática docente nas licenciaturas em Química / Active methodologies in teaching: a study of teaching practice in undergraduate chemistry courses
spellingShingle Metodologias ativas no ensino: um estudo da prática docente nas licenciaturas em Química / Active methodologies in teaching: a study of teaching practice in undergraduate chemistry courses
da Costa, Kauane Alves
Metodologias ativas
Prática docente
Ensino de Química.
title_short Metodologias ativas no ensino: um estudo da prática docente nas licenciaturas em Química / Active methodologies in teaching: a study of teaching practice in undergraduate chemistry courses
title_full Metodologias ativas no ensino: um estudo da prática docente nas licenciaturas em Química / Active methodologies in teaching: a study of teaching practice in undergraduate chemistry courses
title_fullStr Metodologias ativas no ensino: um estudo da prática docente nas licenciaturas em Química / Active methodologies in teaching: a study of teaching practice in undergraduate chemistry courses
title_full_unstemmed Metodologias ativas no ensino: um estudo da prática docente nas licenciaturas em Química / Active methodologies in teaching: a study of teaching practice in undergraduate chemistry courses
title_sort Metodologias ativas no ensino: um estudo da prática docente nas licenciaturas em Química / Active methodologies in teaching: a study of teaching practice in undergraduate chemistry courses
author da Costa, Kauane Alves
author_facet da Costa, Kauane Alves
de Souza, Joniery Rubim
Barbosa, Bruno Oliveira
dos Santos, Amanda Mendes
author_role author
author2 de Souza, Joniery Rubim
Barbosa, Bruno Oliveira
dos Santos, Amanda Mendes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Costa, Kauane Alves
de Souza, Joniery Rubim
Barbosa, Bruno Oliveira
dos Santos, Amanda Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias ativas
Prática docente
Ensino de Química.
topic Metodologias ativas
Prática docente
Ensino de Química.
description O debate acerca das metodologias e abordagens no ensino superior têm crescido significativamente nos últimos anos, em especial no ensino de química. Os fatos apontam para a necessidade do uso de métodos e estratégias de ensino que possibilitem aos alunos alternativas para dirimir as dificuldades na aprendizagem. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como principal objetivo averiguar a prática pedagógica dos docentes nas licenciaturas em Química do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em Caxias-MA, referente à utilização de metodologias ativas no ensino. O estudo caracteriza-se como de natureza básica, de abordagem metodológica quanti-qualitativa, por meio bibliográfico e de campo, e quanto aos seus objetivos é descritivo e exploratório. A população da pesquisa é compreendida por docentes da área de química e alunos dos cursos de Licenciatura em Química, em funcionamento, nos campi supracitados. O percentual de amostra foi de 20% dos discentes dos campi IFMA e UEMA, bem como de 100% dos docentes do IFMA e 60% dos da UEMA. Percebeu-se ao final desta pesquisa que o resultado foi relativamente satisfatório, pois, a maioria dos respondentes reconheceram a eficácia das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem quando utilizadas em sala de aula.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31466
10.34117/bjdv7n6-387
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31466
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n6-387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31466/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 59749-59768
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 59749-59768
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 59749-59768
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645539178184704