Poliedros de Platão: Abordagem Ancorada no Modelo de Van Hiele e na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud* / Plato’s polyhedrons: Approach Anchored in Van Hiele’s Model and in Gérard Vergnaud’s Theory of Conceptual Fields
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Data de Publicação: | 2021 |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29931 |
Resumo: | Entender como o aluno compreende conceitos apresentados em situações, particularmente as que exploram conceitos geométricos com auxílio de objetos concretos e conexões com o conhecimento prévio do aluno, é importantíssimo. Alcançar essa compreensão possibilita que o professor possa organizar e/ou reorganizar suas atividades e mediações para facilitar a aquisição do conhecimento matemático evocados na ação sobre as situações. Nessa perspectiva, o presente artigo objetivou analisar, com base na Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Gérard Vergnaud, os conceitos geométricos, construídos e/ou adaptados, emergentes da ação dos alunos sobre atividades elaboradas à luz do Modelo do Desenvolvimento do Pensamento Geométrico, proposto por Van Hiele. O estudo executado é de cunho qualitativo que buscou analisar as produções de alunos da segunda série do ensino médio, de uma escola da rede estadual de ensino do estado do Pará, quando submetidos ao ensino dos Poliedros de Platão. A metodologia científica adotada foi a pesquisa-participante ou observação-participante. A aproximação do Modelo de Van Hiele da TCC mostrou-se como uma proposta bastante interessante, pois, por um lado, o Modelo possibilitou a construção e o desenvolvimento organizado das atividades que foram palco para evocação de conceitos geométricos importantes e, por outro, a TCC forneceu fundamentação teórica capaz de auxiliar na identificação e na explicação das evocações que impulsionaram as ações das equipes. Este artigo apresenta discussão que pode auxiliar professores e pesquisadores no caminho do ensino de geometria que oportuniza reflexões acerca da mediação dos conceitos geométricos, em contextos que valorizam o conhecimento de mundo do aluno. |
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Poliedros de Platão: Abordagem Ancorada no Modelo de Van Hiele e na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud* / Plato’s polyhedrons: Approach Anchored in Van Hiele’s Model and in Gérard Vergnaud’s Theory of Conceptual FieldsEnsino de GeometriaModelo de Van HielePoliedros de PlatãoTeoria dos Campos ConceituaisEntender como o aluno compreende conceitos apresentados em situações, particularmente as que exploram conceitos geométricos com auxílio de objetos concretos e conexões com o conhecimento prévio do aluno, é importantíssimo. Alcançar essa compreensão possibilita que o professor possa organizar e/ou reorganizar suas atividades e mediações para facilitar a aquisição do conhecimento matemático evocados na ação sobre as situações. Nessa perspectiva, o presente artigo objetivou analisar, com base na Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Gérard Vergnaud, os conceitos geométricos, construídos e/ou adaptados, emergentes da ação dos alunos sobre atividades elaboradas à luz do Modelo do Desenvolvimento do Pensamento Geométrico, proposto por Van Hiele. O estudo executado é de cunho qualitativo que buscou analisar as produções de alunos da segunda série do ensino médio, de uma escola da rede estadual de ensino do estado do Pará, quando submetidos ao ensino dos Poliedros de Platão. A metodologia científica adotada foi a pesquisa-participante ou observação-participante. A aproximação do Modelo de Van Hiele da TCC mostrou-se como uma proposta bastante interessante, pois, por um lado, o Modelo possibilitou a construção e o desenvolvimento organizado das atividades que foram palco para evocação de conceitos geométricos importantes e, por outro, a TCC forneceu fundamentação teórica capaz de auxiliar na identificação e na explicação das evocações que impulsionaram as ações das equipes. Este artigo apresenta discussão que pode auxiliar professores e pesquisadores no caminho do ensino de geometria que oportuniza reflexões acerca da mediação dos conceitos geométricos, em contextos que valorizam o conhecimento de mundo do aluno.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2993110.34117/bjdv.v7i5.29931Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 49465-49488Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 49465-49488Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 49465-494882525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29931/23589Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Rudinei AlvesMancuso, Sebastiánda Silva, Francisco Hermes Santos2022-02-25T21:44:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29931Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:55.657150Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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