As dimensões e fundamentos da gestão escolar: reflexões sobre o trabalho coletivo na escola / The dimensions and foundations of school management: reflections on collective work in school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1124 |
Resumo: | Com o propósito de fazer uma abordagem atual sobre os processos de planejamento escolar, da construção e implementação do projeto político pedagógico, discutir os processos de gerenciamento dos programas e recursos financeiros da escola, realizamos este estudo teórico. Contemplando fundamentos relevantes para a gestão escolar em sua constituição multifacetada percorremos o seguinte questionamento: quais as dimensões e os fundamentos da gestão essenciais à compreensão do trabalho coletivo no contexto dos processos educativos na escola? Seus elementos fundamentais são tratados com precisão necessária à compreensão dos processos educativos em suas nuances específicas considerando os princípios legais da gestão no contexto da educação escolar regulamentada no Brasil. Apresentamos uma leitura (in)formativa, e suscitamos expectativas em relação às temáticas abordadas. |
id |
VERACRUZ-0_6c477df77912abeeef35f1d9ce62e29f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1124 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
As dimensões e fundamentos da gestão escolar: reflexões sobre o trabalho coletivo na escola / The dimensions and foundations of school management: reflections on collective work in schoolPlanejamento Participativo. Trabalho coletivo. Gestão Escolar.Com o propósito de fazer uma abordagem atual sobre os processos de planejamento escolar, da construção e implementação do projeto político pedagógico, discutir os processos de gerenciamento dos programas e recursos financeiros da escola, realizamos este estudo teórico. Contemplando fundamentos relevantes para a gestão escolar em sua constituição multifacetada percorremos o seguinte questionamento: quais as dimensões e os fundamentos da gestão essenciais à compreensão do trabalho coletivo no contexto dos processos educativos na escola? Seus elementos fundamentais são tratados com precisão necessária à compreensão dos processos educativos em suas nuances específicas considerando os princípios legais da gestão no contexto da educação escolar regulamentada no Brasil. Apresentamos uma leitura (in)formativa, e suscitamos expectativas em relação às temáticas abordadas. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/112410.34117/bjdv5n2-1124Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 2 (2019); 1435-1444Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 1435-1444Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 2 (2019); 1435-14442525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1124/971Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Darlene Silva dosBezerra, Elaine PontesTeixeira, Cristiana BarraFarias, Josélia Maria da SilvaFalcão, Letícia Maria de SousaFalcão, Lissandra Maria de Sousa2019-03-18T20:15:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1124Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:14.592816Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As dimensões e fundamentos da gestão escolar: reflexões sobre o trabalho coletivo na escola / The dimensions and foundations of school management: reflections on collective work in school |
title |
As dimensões e fundamentos da gestão escolar: reflexões sobre o trabalho coletivo na escola / The dimensions and foundations of school management: reflections on collective work in school |
spellingShingle |
As dimensões e fundamentos da gestão escolar: reflexões sobre o trabalho coletivo na escola / The dimensions and foundations of school management: reflections on collective work in school Santos, Darlene Silva dos Planejamento Participativo. Trabalho coletivo. Gestão Escolar. |
title_short |
As dimensões e fundamentos da gestão escolar: reflexões sobre o trabalho coletivo na escola / The dimensions and foundations of school management: reflections on collective work in school |
title_full |
As dimensões e fundamentos da gestão escolar: reflexões sobre o trabalho coletivo na escola / The dimensions and foundations of school management: reflections on collective work in school |
title_fullStr |
As dimensões e fundamentos da gestão escolar: reflexões sobre o trabalho coletivo na escola / The dimensions and foundations of school management: reflections on collective work in school |
title_full_unstemmed |
As dimensões e fundamentos da gestão escolar: reflexões sobre o trabalho coletivo na escola / The dimensions and foundations of school management: reflections on collective work in school |
title_sort |
As dimensões e fundamentos da gestão escolar: reflexões sobre o trabalho coletivo na escola / The dimensions and foundations of school management: reflections on collective work in school |
author |
Santos, Darlene Silva dos |
author_facet |
Santos, Darlene Silva dos Bezerra, Elaine Pontes Teixeira, Cristiana Barra Farias, Josélia Maria da Silva Falcão, Letícia Maria de Sousa Falcão, Lissandra Maria de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Bezerra, Elaine Pontes Teixeira, Cristiana Barra Farias, Josélia Maria da Silva Falcão, Letícia Maria de Sousa Falcão, Lissandra Maria de Sousa |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Darlene Silva dos Bezerra, Elaine Pontes Teixeira, Cristiana Barra Farias, Josélia Maria da Silva Falcão, Letícia Maria de Sousa Falcão, Lissandra Maria de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento Participativo. Trabalho coletivo. Gestão Escolar. |
topic |
Planejamento Participativo. Trabalho coletivo. Gestão Escolar. |
description |
Com o propósito de fazer uma abordagem atual sobre os processos de planejamento escolar, da construção e implementação do projeto político pedagógico, discutir os processos de gerenciamento dos programas e recursos financeiros da escola, realizamos este estudo teórico. Contemplando fundamentos relevantes para a gestão escolar em sua constituição multifacetada percorremos o seguinte questionamento: quais as dimensões e os fundamentos da gestão essenciais à compreensão do trabalho coletivo no contexto dos processos educativos na escola? Seus elementos fundamentais são tratados com precisão necessária à compreensão dos processos educativos em suas nuances específicas considerando os princípios legais da gestão no contexto da educação escolar regulamentada no Brasil. Apresentamos uma leitura (in)formativa, e suscitamos expectativas em relação às temáticas abordadas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1124 10.34117/bjdv5n2-1124 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1124 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n2-1124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1124/971 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 2 (2019); 1435-1444 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 1435-1444 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 2 (2019); 1435-1444 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645415707312128 |