As dimensões e fundamentos da gestão escolar: reflexões sobre o trabalho coletivo na escola / The dimensions and foundations of school management: reflections on collective work in school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Darlene Silva dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bezerra, Elaine Pontes, Teixeira, Cristiana Barra, Farias, Josélia Maria da Silva, Falcão, Letícia Maria de Sousa, Falcão, Lissandra Maria de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1124
Resumo: Com o propósito de fazer uma abordagem atual sobre os processos de planejamento escolar, da construção e implementação do projeto político pedagógico, discutir os processos de gerenciamento dos programas e recursos financeiros da escola, realizamos este estudo teórico. Contemplando fundamentos relevantes para a gestão escolar em sua constituição multifacetada percorremos o seguinte questionamento: quais as dimensões e os fundamentos da gestão essenciais à compreensão do trabalho coletivo no contexto dos processos educativos na escola? Seus elementos fundamentais são tratados com precisão necessária à compreensão dos processos educativos em suas nuances específicas considerando os princípios legais da gestão no contexto da educação escolar regulamentada no Brasil. Apresentamos uma leitura (in)formativa, e suscitamos expectativas em relação às temáticas abordadas. 
id VERACRUZ-0_6c477df77912abeeef35f1d9ce62e29f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1124
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling As dimensões e fundamentos da gestão escolar: reflexões sobre o trabalho coletivo na escola / The dimensions and foundations of school management: reflections on collective work in schoolPlanejamento Participativo. Trabalho coletivo. Gestão Escolar.Com o propósito de fazer uma abordagem atual sobre os processos de planejamento escolar, da construção e implementação do projeto político pedagógico, discutir os processos de gerenciamento dos programas e recursos financeiros da escola, realizamos este estudo teórico. Contemplando fundamentos relevantes para a gestão escolar em sua constituição multifacetada percorremos o seguinte questionamento: quais as dimensões e os fundamentos da gestão essenciais à compreensão do trabalho coletivo no contexto dos processos educativos na escola? Seus elementos fundamentais são tratados com precisão necessária à compreensão dos processos educativos em suas nuances específicas considerando os princípios legais da gestão no contexto da educação escolar regulamentada no Brasil. Apresentamos uma leitura (in)formativa, e suscitamos expectativas em relação às temáticas abordadas. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/112410.34117/bjdv5n2-1124Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 2 (2019); 1435-1444Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 1435-1444Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 2 (2019); 1435-14442525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1124/971Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Darlene Silva dosBezerra, Elaine PontesTeixeira, Cristiana BarraFarias, Josélia Maria da SilvaFalcão, Letícia Maria de SousaFalcão, Lissandra Maria de Sousa2019-03-18T20:15:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1124Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:14.592816Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv As dimensões e fundamentos da gestão escolar: reflexões sobre o trabalho coletivo na escola / The dimensions and foundations of school management: reflections on collective work in school
title As dimensões e fundamentos da gestão escolar: reflexões sobre o trabalho coletivo na escola / The dimensions and foundations of school management: reflections on collective work in school
spellingShingle As dimensões e fundamentos da gestão escolar: reflexões sobre o trabalho coletivo na escola / The dimensions and foundations of school management: reflections on collective work in school
Santos, Darlene Silva dos
Planejamento Participativo. Trabalho coletivo. Gestão Escolar.
title_short As dimensões e fundamentos da gestão escolar: reflexões sobre o trabalho coletivo na escola / The dimensions and foundations of school management: reflections on collective work in school
title_full As dimensões e fundamentos da gestão escolar: reflexões sobre o trabalho coletivo na escola / The dimensions and foundations of school management: reflections on collective work in school
title_fullStr As dimensões e fundamentos da gestão escolar: reflexões sobre o trabalho coletivo na escola / The dimensions and foundations of school management: reflections on collective work in school
title_full_unstemmed As dimensões e fundamentos da gestão escolar: reflexões sobre o trabalho coletivo na escola / The dimensions and foundations of school management: reflections on collective work in school
title_sort As dimensões e fundamentos da gestão escolar: reflexões sobre o trabalho coletivo na escola / The dimensions and foundations of school management: reflections on collective work in school
author Santos, Darlene Silva dos
author_facet Santos, Darlene Silva dos
Bezerra, Elaine Pontes
Teixeira, Cristiana Barra
Farias, Josélia Maria da Silva
Falcão, Letícia Maria de Sousa
Falcão, Lissandra Maria de Sousa
author_role author
author2 Bezerra, Elaine Pontes
Teixeira, Cristiana Barra
Farias, Josélia Maria da Silva
Falcão, Letícia Maria de Sousa
Falcão, Lissandra Maria de Sousa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Darlene Silva dos
Bezerra, Elaine Pontes
Teixeira, Cristiana Barra
Farias, Josélia Maria da Silva
Falcão, Letícia Maria de Sousa
Falcão, Lissandra Maria de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento Participativo. Trabalho coletivo. Gestão Escolar.
topic Planejamento Participativo. Trabalho coletivo. Gestão Escolar.
description Com o propósito de fazer uma abordagem atual sobre os processos de planejamento escolar, da construção e implementação do projeto político pedagógico, discutir os processos de gerenciamento dos programas e recursos financeiros da escola, realizamos este estudo teórico. Contemplando fundamentos relevantes para a gestão escolar em sua constituição multifacetada percorremos o seguinte questionamento: quais as dimensões e os fundamentos da gestão essenciais à compreensão do trabalho coletivo no contexto dos processos educativos na escola? Seus elementos fundamentais são tratados com precisão necessária à compreensão dos processos educativos em suas nuances específicas considerando os princípios legais da gestão no contexto da educação escolar regulamentada no Brasil. Apresentamos uma leitura (in)formativa, e suscitamos expectativas em relação às temáticas abordadas. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1124
10.34117/bjdv5n2-1124
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1124
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n2-1124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1124/971
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 2 (2019); 1435-1444
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 1435-1444
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 2 (2019); 1435-1444
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645415707312128