A gestão democrática participativa: um novo olhar para o currículo de uma escola pública em tempo integral do ensino fundamental anos iniciais / Participatory democratic management: a fresh look at the curriculum of a full-time public elementary school early years
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3376 |
Resumo: | A orientação da Secretaria de Estado, da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte – SEEC/RN, é que a Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Câmara Souto /RN implante em seu currículo a educação integral em tempo integral. Portanto, a orientação para a equipe de gestores e de professores é que os fundamentos pedagógicos da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017), dialoguem com a parte diversificada do currículo da escola constituindo dessa forma, a estrutura curricular do Ensino Fundamental – anos inicial da referida instituição. Além de deixar explícito que as dimensões que constituem tais fundamentos deveriam se expressar nos planejamentos dos professores. Diante desse contexto, evidencia-se o problema de pesquisa: “como estão organizados os planejamentos dos professores do Ensino Fundamental – anos iniciais da Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Câmara Souto/RN, após formação ministrada pela SEEC/RN em relação à presença dos fundamentos pedagógicos da BNCC e a articulação entre esta base e a parte diversificada do currículo da referida escola? O problema de pesquisa se operacionalizou no seguinte objetivo geral: identificar nos planejamentos dos professores do Ensino Fundamental – anos iniciais da escola Estadual Professora Maria de Lourdes Câmara Souto/RN, após formação ministrada pela SEEC/RN à presença dos fundamentos pedagógicos da BNCC e a articulação entre esta base e a parte diversificada do currículo da referida escola. A metodologia da pesquisa envolveu três etapas: a primeira consistiu em identificar nos planejamentos dos professores a presença dos fundamentos pedagógicos da BNCC (BRASIL, 2017) e se havia articulação entre a base e a parte diversificada do currículo. A segunda, teve como objetivo ministrar formação continuada para os professores sobre a organização do planejamento considerando os fundamentos pedagógicos da BNCC (BRASIL, 2017) e tal articulação; e a terceira etapa foi para conhecer a avaliação dos professores sobre a formação continuada ministrada sobre o conteúdo proposto. Como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se os planejamentos dos professores e um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados iniciais expressam que nos planejamentos havia a presença dos fundamentos pedagógicos da BNCC (BRASIL, 2017), porém de maneira implícita sem reconhecê-los (havia ausência dos elementos estruturantes dos fundamentos pedagógicos). Os dados obtidos no questionário ainda estão em processo de análise. Espera-se com essa pesquisa que os professores envolvidos possam compreender que esse conteúdo pode constituir-se como conhecimento inerente a sua profissão para ensinar nos diferentes componentes curriculares. |
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A gestão democrática participativa: um novo olhar para o currículo de uma escola pública em tempo integral do ensino fundamental anos iniciais / Participatory democratic management: a fresh look at the curriculum of a full-time public elementary school early yearsGestão Participativa. Currículo. Escola em Tempo Integral. Anos Iniciais. Ensino Fundamental.A orientação da Secretaria de Estado, da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte – SEEC/RN, é que a Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Câmara Souto /RN implante em seu currículo a educação integral em tempo integral. Portanto, a orientação para a equipe de gestores e de professores é que os fundamentos pedagógicos da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017), dialoguem com a parte diversificada do currículo da escola constituindo dessa forma, a estrutura curricular do Ensino Fundamental – anos inicial da referida instituição. Além de deixar explícito que as dimensões que constituem tais fundamentos deveriam se expressar nos planejamentos dos professores. Diante desse contexto, evidencia-se o problema de pesquisa: “como estão organizados os planejamentos dos professores do Ensino Fundamental – anos iniciais da Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Câmara Souto/RN, após formação ministrada pela SEEC/RN em relação à presença dos fundamentos pedagógicos da BNCC e a articulação entre esta base e a parte diversificada do currículo da referida escola? O problema de pesquisa se operacionalizou no seguinte objetivo geral: identificar nos planejamentos dos professores do Ensino Fundamental – anos iniciais da escola Estadual Professora Maria de Lourdes Câmara Souto/RN, após formação ministrada pela SEEC/RN à presença dos fundamentos pedagógicos da BNCC e a articulação entre esta base e a parte diversificada do currículo da referida escola. A metodologia da pesquisa envolveu três etapas: a primeira consistiu em identificar nos planejamentos dos professores a presença dos fundamentos pedagógicos da BNCC (BRASIL, 2017) e se havia articulação entre a base e a parte diversificada do currículo. A segunda, teve como objetivo ministrar formação continuada para os professores sobre a organização do planejamento considerando os fundamentos pedagógicos da BNCC (BRASIL, 2017) e tal articulação; e a terceira etapa foi para conhecer a avaliação dos professores sobre a formação continuada ministrada sobre o conteúdo proposto. Como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se os planejamentos dos professores e um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados iniciais expressam que nos planejamentos havia a presença dos fundamentos pedagógicos da BNCC (BRASIL, 2017), porém de maneira implícita sem reconhecê-los (havia ausência dos elementos estruturantes dos fundamentos pedagógicos). Os dados obtidos no questionário ainda estão em processo de análise. Espera-se com essa pesquisa que os professores envolvidos possam compreender que esse conteúdo pode constituir-se como conhecimento inerente a sua profissão para ensinar nos diferentes componentes curriculares. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/337610.34117/bjdv5n9-166Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 16036-16055Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 16036-16055Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 16036-160552525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3376/3224Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Aparecida Garcia daCarvalho, Rozicleide Bezerra de2019-10-01T19:29:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3376Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:15.130635Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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