Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13957 |
Resumo: | Atividades de monitoria mostram-se fundamentais em aprofundar o conhecimento, especialmente na área da saúde. Este trabalho visa relatar a experiência das atividades de monitoria acadêmica realizadas para a disciplina de Anatomia Humana do Curso de Medicina da UFG/REJ, evidenciando a contribuição proporcionada pela monitoria na formação e consolidação do conteúdo por parte dos discentes monitorados e dos próprios monitores. Durante este projeto, foi percebida grande adesão dos alunos nas atividades de monitoria, o que demonstra a valorização e interesse no aprendizado da disciplina. Com a monitoria, os estudantes dispunham de mais tempo para rever as peças cadavéricas e sintéticas para estudar e reforçar o que foi visto durante as aulas, uma vez que o conhecimento da parte prática, palpável, das estruturas é de fundamental importância para a construção do conhecimento anatômico. Assim, o auxílio do monitor com o esclarecimento de dúvidas e maior constância na repetição dos conteúdos ministrados em aula facilita o aprendizado, tornando-o mais compreensível aos alunos assistidos. |
id |
VERACRUZ-0_6fa9725d63255d25b0f79127a692151a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13957 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learningMonitoriaAnatomia HumanaAprendizagemEnsino.Atividades de monitoria mostram-se fundamentais em aprofundar o conhecimento, especialmente na área da saúde. Este trabalho visa relatar a experiência das atividades de monitoria acadêmica realizadas para a disciplina de Anatomia Humana do Curso de Medicina da UFG/REJ, evidenciando a contribuição proporcionada pela monitoria na formação e consolidação do conteúdo por parte dos discentes monitorados e dos próprios monitores. Durante este projeto, foi percebida grande adesão dos alunos nas atividades de monitoria, o que demonstra a valorização e interesse no aprendizado da disciplina. Com a monitoria, os estudantes dispunham de mais tempo para rever as peças cadavéricas e sintéticas para estudar e reforçar o que foi visto durante as aulas, uma vez que o conhecimento da parte prática, palpável, das estruturas é de fundamental importância para a construção do conhecimento anatômico. Assim, o auxílio do monitor com o esclarecimento de dúvidas e maior constância na repetição dos conteúdos ministrados em aula facilita o aprendizado, tornando-o mais compreensível aos alunos assistidos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1395710.34117/bjdv6n7-717Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 51754-51761Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 51754-51761Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 51754-517612525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13957/11667Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Arthur Victor VilelaMiranda, Lucas RodriguesAraújo, Matheus Henrique de Abreuda Cruz, Thalia RodriguesStrini, Paulinne Junqueira Silva AndresenStrini, Polyanne Junqueira Silva Andresen2020-08-11T15:17:28Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13957Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:23.939601Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learning |
title |
Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learning |
spellingShingle |
Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learning Barros, Arthur Victor Vilela Monitoria Anatomia Humana Aprendizagem Ensino. |
title_short |
Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learning |
title_full |
Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learning |
title_fullStr |
Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learning |
title_full_unstemmed |
Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learning |
title_sort |
Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learning |
author |
Barros, Arthur Victor Vilela |
author_facet |
Barros, Arthur Victor Vilela Miranda, Lucas Rodrigues Araújo, Matheus Henrique de Abreu da Cruz, Thalia Rodrigues Strini, Paulinne Junqueira Silva Andresen Strini, Polyanne Junqueira Silva Andresen |
author_role |
author |
author2 |
Miranda, Lucas Rodrigues Araújo, Matheus Henrique de Abreu da Cruz, Thalia Rodrigues Strini, Paulinne Junqueira Silva Andresen Strini, Polyanne Junqueira Silva Andresen |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Arthur Victor Vilela Miranda, Lucas Rodrigues Araújo, Matheus Henrique de Abreu da Cruz, Thalia Rodrigues Strini, Paulinne Junqueira Silva Andresen Strini, Polyanne Junqueira Silva Andresen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Monitoria Anatomia Humana Aprendizagem Ensino. |
topic |
Monitoria Anatomia Humana Aprendizagem Ensino. |
description |
Atividades de monitoria mostram-se fundamentais em aprofundar o conhecimento, especialmente na área da saúde. Este trabalho visa relatar a experiência das atividades de monitoria acadêmica realizadas para a disciplina de Anatomia Humana do Curso de Medicina da UFG/REJ, evidenciando a contribuição proporcionada pela monitoria na formação e consolidação do conteúdo por parte dos discentes monitorados e dos próprios monitores. Durante este projeto, foi percebida grande adesão dos alunos nas atividades de monitoria, o que demonstra a valorização e interesse no aprendizado da disciplina. Com a monitoria, os estudantes dispunham de mais tempo para rever as peças cadavéricas e sintéticas para estudar e reforçar o que foi visto durante as aulas, uma vez que o conhecimento da parte prática, palpável, das estruturas é de fundamental importância para a construção do conhecimento anatômico. Assim, o auxílio do monitor com o esclarecimento de dúvidas e maior constância na repetição dos conteúdos ministrados em aula facilita o aprendizado, tornando-o mais compreensível aos alunos assistidos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13957 10.34117/bjdv6n7-717 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13957 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13957/11667 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 51754-51761 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 51754-51761 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 51754-51761 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645467684175872 |