Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Arthur Victor Vilela
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Miranda, Lucas Rodrigues, Araújo, Matheus Henrique de Abreu, da Cruz, Thalia Rodrigues, Strini, Paulinne Junqueira Silva Andresen, Strini, Polyanne Junqueira Silva Andresen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13957
Resumo: Atividades de monitoria mostram-se fundamentais em aprofundar o conhecimento, especialmente na área da saúde. Este trabalho visa relatar a experiência das atividades de monitoria acadêmica realizadas para a disciplina de Anatomia Humana do Curso de Medicina da UFG/REJ, evidenciando a contribuição proporcionada pela monitoria na formação e consolidação do conteúdo por parte dos discentes monitorados e dos próprios monitores. Durante este projeto, foi percebida grande adesão dos alunos nas atividades de monitoria, o que demonstra a valorização e interesse no aprendizado da disciplina. Com a monitoria, os estudantes dispunham de mais tempo para rever as peças cadavéricas e sintéticas para estudar e reforçar o que foi visto durante as aulas, uma vez que o conhecimento da parte prática, palpável, das estruturas é de fundamental importância para a construção do conhecimento anatômico. Assim, o auxílio do monitor com o esclarecimento de dúvidas e maior constância na repetição dos conteúdos ministrados em aula facilita o aprendizado, tornando-o mais compreensível aos alunos assistidos.
id VERACRUZ-0_6fa9725d63255d25b0f79127a692151a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13957
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learningMonitoriaAnatomia HumanaAprendizagemEnsino.Atividades de monitoria mostram-se fundamentais em aprofundar o conhecimento, especialmente na área da saúde. Este trabalho visa relatar a experiência das atividades de monitoria acadêmica realizadas para a disciplina de Anatomia Humana do Curso de Medicina da UFG/REJ, evidenciando a contribuição proporcionada pela monitoria na formação e consolidação do conteúdo por parte dos discentes monitorados e dos próprios monitores. Durante este projeto, foi percebida grande adesão dos alunos nas atividades de monitoria, o que demonstra a valorização e interesse no aprendizado da disciplina. Com a monitoria, os estudantes dispunham de mais tempo para rever as peças cadavéricas e sintéticas para estudar e reforçar o que foi visto durante as aulas, uma vez que o conhecimento da parte prática, palpável, das estruturas é de fundamental importância para a construção do conhecimento anatômico. Assim, o auxílio do monitor com o esclarecimento de dúvidas e maior constância na repetição dos conteúdos ministrados em aula facilita o aprendizado, tornando-o mais compreensível aos alunos assistidos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1395710.34117/bjdv6n7-717Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 51754-51761Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 51754-51761Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 51754-517612525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13957/11667Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Arthur Victor VilelaMiranda, Lucas RodriguesAraújo, Matheus Henrique de Abreuda Cruz, Thalia RodriguesStrini, Paulinne Junqueira Silva AndresenStrini, Polyanne Junqueira Silva Andresen2020-08-11T15:17:28Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13957Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:23.939601Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learning
title Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learning
spellingShingle Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learning
Barros, Arthur Victor Vilela
Monitoria
Anatomia Humana
Aprendizagem
Ensino.
title_short Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learning
title_full Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learning
title_fullStr Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learning
title_full_unstemmed Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learning
title_sort Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learning
author Barros, Arthur Victor Vilela
author_facet Barros, Arthur Victor Vilela
Miranda, Lucas Rodrigues
Araújo, Matheus Henrique de Abreu
da Cruz, Thalia Rodrigues
Strini, Paulinne Junqueira Silva Andresen
Strini, Polyanne Junqueira Silva Andresen
author_role author
author2 Miranda, Lucas Rodrigues
Araújo, Matheus Henrique de Abreu
da Cruz, Thalia Rodrigues
Strini, Paulinne Junqueira Silva Andresen
Strini, Polyanne Junqueira Silva Andresen
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Arthur Victor Vilela
Miranda, Lucas Rodrigues
Araújo, Matheus Henrique de Abreu
da Cruz, Thalia Rodrigues
Strini, Paulinne Junqueira Silva Andresen
Strini, Polyanne Junqueira Silva Andresen
dc.subject.por.fl_str_mv Monitoria
Anatomia Humana
Aprendizagem
Ensino.
topic Monitoria
Anatomia Humana
Aprendizagem
Ensino.
description Atividades de monitoria mostram-se fundamentais em aprofundar o conhecimento, especialmente na área da saúde. Este trabalho visa relatar a experiência das atividades de monitoria acadêmica realizadas para a disciplina de Anatomia Humana do Curso de Medicina da UFG/REJ, evidenciando a contribuição proporcionada pela monitoria na formação e consolidação do conteúdo por parte dos discentes monitorados e dos próprios monitores. Durante este projeto, foi percebida grande adesão dos alunos nas atividades de monitoria, o que demonstra a valorização e interesse no aprendizado da disciplina. Com a monitoria, os estudantes dispunham de mais tempo para rever as peças cadavéricas e sintéticas para estudar e reforçar o que foi visto durante as aulas, uma vez que o conhecimento da parte prática, palpável, das estruturas é de fundamental importância para a construção do conhecimento anatômico. Assim, o auxílio do monitor com o esclarecimento de dúvidas e maior constância na repetição dos conteúdos ministrados em aula facilita o aprendizado, tornando-o mais compreensível aos alunos assistidos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13957
10.34117/bjdv6n7-717
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13957
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13957/11667
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 51754-51761
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 51754-51761
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 51754-51761
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645467684175872