Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Arthur Victor Vilela
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Miranda, Lucas Rodrigues, Araújo, Matheus Henrique de Abreu, da Cruz, Thalia Rodrigues, Strini, Paulinne Junqueira Silva Andresen, Strini, Polyanne Junqueira Silva Andresen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n7-717
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13957
Resumo: Atividades de monitoria mostram-se fundamentais em aprofundar o conhecimento, especialmente na área da saúde. Este trabalho visa relatar a experiência das atividades de monitoria acadêmica realizadas para a disciplina de Anatomia Humana do Curso de Medicina da UFG/REJ, evidenciando a contribuição proporcionada pela monitoria na formação e consolidação do conteúdo por parte dos discentes monitorados e dos próprios monitores. Durante este projeto, foi percebida grande adesão dos alunos nas atividades de monitoria, o que demonstra a valorização e interesse no aprendizado da disciplina. Com a monitoria, os estudantes dispunham de mais tempo para rever as peças cadavéricas e sintéticas para estudar e reforçar o que foi visto durante as aulas, uma vez que o conhecimento da parte prática, palpável, das estruturas é de fundamental importância para a construção do conhecimento anatômico. Assim, o auxílio do monitor com o esclarecimento de dúvidas e maior constância na repetição dos conteúdos ministrados em aula facilita o aprendizado, tornando-o mais compreensível aos alunos assistidos.
id VERACRUZ-0_6fa9725d63255d25b0f79127a692151a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13957
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learningMonitoriaAnatomia HumanaAprendizagemEnsino.Atividades de monitoria mostram-se fundamentais em aprofundar o conhecimento, especialmente na área da saúde. Este trabalho visa relatar a experiência das atividades de monitoria acadêmica realizadas para a disciplina de Anatomia Humana do Curso de Medicina da UFG/REJ, evidenciando a contribuição proporcionada pela monitoria na formação e consolidação do conteúdo por parte dos discentes monitorados e dos próprios monitores. Durante este projeto, foi percebida grande adesão dos alunos nas atividades de monitoria, o que demonstra a valorização e interesse no aprendizado da disciplina. Com a monitoria, os estudantes dispunham de mais tempo para rever as peças cadavéricas e sintéticas para estudar e reforçar o que foi visto durante as aulas, uma vez que o conhecimento da parte prática, palpável, das estruturas é de fundamental importância para a construção do conhecimento anatômico. Assim, o auxílio do monitor com o esclarecimento de dúvidas e maior constância na repetição dos conteúdos ministrados em aula facilita o aprendizado, tornando-o mais compreensível aos alunos assistidos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1395710.34117/bjdv6n7-717Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 51754-51761Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 51754-51761Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 51754-517612525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13957/11667Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Arthur Victor VilelaMiranda, Lucas RodriguesAraújo, Matheus Henrique de Abreuda Cruz, Thalia RodriguesStrini, Paulinne Junqueira Silva AndresenStrini, Polyanne Junqueira Silva Andresen2020-08-11T15:17:28Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13957Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:23.939601Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learning
title Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learning
spellingShingle Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learning
Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learning
Barros, Arthur Victor Vilela
Monitoria
Anatomia Humana
Aprendizagem
Ensino.
Barros, Arthur Victor Vilela
Monitoria
Anatomia Humana
Aprendizagem
Ensino.
title_short Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learning
title_full Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learning
title_fullStr Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learning
Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learning
title_full_unstemmed Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learning
Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learning
title_sort Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente / Contributions provided by human anatomy monitoring to student learning
author Barros, Arthur Victor Vilela
author_facet Barros, Arthur Victor Vilela
Barros, Arthur Victor Vilela
Miranda, Lucas Rodrigues
Araújo, Matheus Henrique de Abreu
da Cruz, Thalia Rodrigues
Strini, Paulinne Junqueira Silva Andresen
Strini, Polyanne Junqueira Silva Andresen
Miranda, Lucas Rodrigues
Araújo, Matheus Henrique de Abreu
da Cruz, Thalia Rodrigues
Strini, Paulinne Junqueira Silva Andresen
Strini, Polyanne Junqueira Silva Andresen
author_role author
author2 Miranda, Lucas Rodrigues
Araújo, Matheus Henrique de Abreu
da Cruz, Thalia Rodrigues
Strini, Paulinne Junqueira Silva Andresen
Strini, Polyanne Junqueira Silva Andresen
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Arthur Victor Vilela
Miranda, Lucas Rodrigues
Araújo, Matheus Henrique de Abreu
da Cruz, Thalia Rodrigues
Strini, Paulinne Junqueira Silva Andresen
Strini, Polyanne Junqueira Silva Andresen
dc.subject.por.fl_str_mv Monitoria
Anatomia Humana
Aprendizagem
Ensino.
topic Monitoria
Anatomia Humana
Aprendizagem
Ensino.
description Atividades de monitoria mostram-se fundamentais em aprofundar o conhecimento, especialmente na área da saúde. Este trabalho visa relatar a experiência das atividades de monitoria acadêmica realizadas para a disciplina de Anatomia Humana do Curso de Medicina da UFG/REJ, evidenciando a contribuição proporcionada pela monitoria na formação e consolidação do conteúdo por parte dos discentes monitorados e dos próprios monitores. Durante este projeto, foi percebida grande adesão dos alunos nas atividades de monitoria, o que demonstra a valorização e interesse no aprendizado da disciplina. Com a monitoria, os estudantes dispunham de mais tempo para rever as peças cadavéricas e sintéticas para estudar e reforçar o que foi visto durante as aulas, uma vez que o conhecimento da parte prática, palpável, das estruturas é de fundamental importância para a construção do conhecimento anatômico. Assim, o auxílio do monitor com o esclarecimento de dúvidas e maior constância na repetição dos conteúdos ministrados em aula facilita o aprendizado, tornando-o mais compreensível aos alunos assistidos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13957
10.34117/bjdv6n7-717
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13957
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13957/11667
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 51754-51761
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 51754-51761
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 51754-51761
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183777944731648
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n7-717