A pedagogia na modalidade a distância: o memorial como instrumento reflexivo / Pedagogy in distance mode: the memorial as a reflective instrument
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24017 |
Resumo: | O objetivo geral do trabalho foi investigar a contribuição do memorial para a formação acadêmica do pedagogo na modalidade à distância. Para tanto, buscou-se caracterizar o curso de pedagogia; entender como funciona a educação à distância; analisar o memorial como recurso metodológico; refletir acerca da formação docente à distância. Desse modo, utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, para investigar o uso do memorial como prática educativa na formação dos alunos do curso de pedagogia à distância da Universidade Estadual do Ceará – EAD/UECE. A análise dos memoriais demonstra às trajetórias e memorias de vida dos sujeitos, o conhecimento adquirido ao longo do curso, os desafios enfrentados, as aprendizagens. A partir da análise realizada, foi possível perceber as mudanças internas ocorridas em cada educando, enquanto pessoa e profissional docente, sujeitos do processo de escolarização capazes de transformar a realidade social por meio da educação. |
id |
VERACRUZ-0_7005c72cd04570b63cb4778367026fba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24017 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A pedagogia na modalidade a distância: o memorial como instrumento reflexivo / Pedagogy in distance mode: the memorial as a reflective instrumentPedagogiaEnsino a DistânciaMemorial.O objetivo geral do trabalho foi investigar a contribuição do memorial para a formação acadêmica do pedagogo na modalidade à distância. Para tanto, buscou-se caracterizar o curso de pedagogia; entender como funciona a educação à distância; analisar o memorial como recurso metodológico; refletir acerca da formação docente à distância. Desse modo, utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, para investigar o uso do memorial como prática educativa na formação dos alunos do curso de pedagogia à distância da Universidade Estadual do Ceará – EAD/UECE. A análise dos memoriais demonstra às trajetórias e memorias de vida dos sujeitos, o conhecimento adquirido ao longo do curso, os desafios enfrentados, as aprendizagens. A partir da análise realizada, foi possível perceber as mudanças internas ocorridas em cada educando, enquanto pessoa e profissional docente, sujeitos do processo de escolarização capazes de transformar a realidade social por meio da educação.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2401710.34117/bjdv7n1-791Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 11600-11612Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 11600-11612Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 11600-116122525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24017/19266Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFalcão, Paulo VictorSilva, Tatiana Maria RibeiroBarroso, Felipe dos ReisMatos, Gabrielly de OliveiraMendes, Francisca Stephanny MonteiroTherrien, Jacques2021-09-21T10:44:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24017Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:15.675070Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pedagogia na modalidade a distância: o memorial como instrumento reflexivo / Pedagogy in distance mode: the memorial as a reflective instrument |
title |
A pedagogia na modalidade a distância: o memorial como instrumento reflexivo / Pedagogy in distance mode: the memorial as a reflective instrument |
spellingShingle |
A pedagogia na modalidade a distância: o memorial como instrumento reflexivo / Pedagogy in distance mode: the memorial as a reflective instrument Falcão, Paulo Victor Pedagogia Ensino a Distância Memorial. |
title_short |
A pedagogia na modalidade a distância: o memorial como instrumento reflexivo / Pedagogy in distance mode: the memorial as a reflective instrument |
title_full |
A pedagogia na modalidade a distância: o memorial como instrumento reflexivo / Pedagogy in distance mode: the memorial as a reflective instrument |
title_fullStr |
A pedagogia na modalidade a distância: o memorial como instrumento reflexivo / Pedagogy in distance mode: the memorial as a reflective instrument |
title_full_unstemmed |
A pedagogia na modalidade a distância: o memorial como instrumento reflexivo / Pedagogy in distance mode: the memorial as a reflective instrument |
title_sort |
A pedagogia na modalidade a distância: o memorial como instrumento reflexivo / Pedagogy in distance mode: the memorial as a reflective instrument |
author |
Falcão, Paulo Victor |
author_facet |
Falcão, Paulo Victor Silva, Tatiana Maria Ribeiro Barroso, Felipe dos Reis Matos, Gabrielly de Oliveira Mendes, Francisca Stephanny Monteiro Therrien, Jacques |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Tatiana Maria Ribeiro Barroso, Felipe dos Reis Matos, Gabrielly de Oliveira Mendes, Francisca Stephanny Monteiro Therrien, Jacques |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Falcão, Paulo Victor Silva, Tatiana Maria Ribeiro Barroso, Felipe dos Reis Matos, Gabrielly de Oliveira Mendes, Francisca Stephanny Monteiro Therrien, Jacques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Ensino a Distância Memorial. |
topic |
Pedagogia Ensino a Distância Memorial. |
description |
O objetivo geral do trabalho foi investigar a contribuição do memorial para a formação acadêmica do pedagogo na modalidade à distância. Para tanto, buscou-se caracterizar o curso de pedagogia; entender como funciona a educação à distância; analisar o memorial como recurso metodológico; refletir acerca da formação docente à distância. Desse modo, utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, para investigar o uso do memorial como prática educativa na formação dos alunos do curso de pedagogia à distância da Universidade Estadual do Ceará – EAD/UECE. A análise dos memoriais demonstra às trajetórias e memorias de vida dos sujeitos, o conhecimento adquirido ao longo do curso, os desafios enfrentados, as aprendizagens. A partir da análise realizada, foi possível perceber as mudanças internas ocorridas em cada educando, enquanto pessoa e profissional docente, sujeitos do processo de escolarização capazes de transformar a realidade social por meio da educação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24017 10.34117/bjdv7n1-791 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24017 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24017/19266 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 11600-11612 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 11600-11612 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 11600-11612 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645509479366656 |