A pedagogia na modalidade a distância: o memorial como instrumento reflexivo / Pedagogy in distance mode: the memorial as a reflective instrument

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falcão, Paulo Victor
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Tatiana Maria Ribeiro, Barroso, Felipe dos Reis, Matos, Gabrielly de Oliveira, Mendes, Francisca Stephanny Monteiro, Therrien, Jacques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24017
Resumo: O objetivo geral do trabalho foi investigar a contribuição do memorial para a formação acadêmica do pedagogo na modalidade à distância. Para tanto, buscou-se caracterizar o curso de pedagogia; entender como funciona a educação à distância; analisar o memorial como recurso metodológico; refletir acerca da formação docente à distância. Desse modo, utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, para investigar o uso do memorial como prática educativa na formação dos alunos do curso de pedagogia à distância da Universidade Estadual do Ceará – EAD/UECE. A análise dos memoriais demonstra às trajetórias e memorias de vida dos sujeitos, o conhecimento adquirido ao longo do curso, os desafios enfrentados, as aprendizagens. A partir da análise realizada, foi possível perceber as mudanças internas ocorridas em cada educando, enquanto pessoa e profissional docente, sujeitos do processo de escolarização capazes de transformar a realidade social por meio da educação.
id VERACRUZ-0_7005c72cd04570b63cb4778367026fba
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24017
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A pedagogia na modalidade a distância: o memorial como instrumento reflexivo / Pedagogy in distance mode: the memorial as a reflective instrumentPedagogiaEnsino a DistânciaMemorial.O objetivo geral do trabalho foi investigar a contribuição do memorial para a formação acadêmica do pedagogo na modalidade à distância. Para tanto, buscou-se caracterizar o curso de pedagogia; entender como funciona a educação à distância; analisar o memorial como recurso metodológico; refletir acerca da formação docente à distância. Desse modo, utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, para investigar o uso do memorial como prática educativa na formação dos alunos do curso de pedagogia à distância da Universidade Estadual do Ceará – EAD/UECE. A análise dos memoriais demonstra às trajetórias e memorias de vida dos sujeitos, o conhecimento adquirido ao longo do curso, os desafios enfrentados, as aprendizagens. A partir da análise realizada, foi possível perceber as mudanças internas ocorridas em cada educando, enquanto pessoa e profissional docente, sujeitos do processo de escolarização capazes de transformar a realidade social por meio da educação.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2401710.34117/bjdv7n1-791Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 11600-11612Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 11600-11612Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 11600-116122525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24017/19266Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFalcão, Paulo VictorSilva, Tatiana Maria RibeiroBarroso, Felipe dos ReisMatos, Gabrielly de OliveiraMendes, Francisca Stephanny MonteiroTherrien, Jacques2021-09-21T10:44:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24017Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:15.675070Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia na modalidade a distância: o memorial como instrumento reflexivo / Pedagogy in distance mode: the memorial as a reflective instrument
title A pedagogia na modalidade a distância: o memorial como instrumento reflexivo / Pedagogy in distance mode: the memorial as a reflective instrument
spellingShingle A pedagogia na modalidade a distância: o memorial como instrumento reflexivo / Pedagogy in distance mode: the memorial as a reflective instrument
Falcão, Paulo Victor
Pedagogia
Ensino a Distância
Memorial.
title_short A pedagogia na modalidade a distância: o memorial como instrumento reflexivo / Pedagogy in distance mode: the memorial as a reflective instrument
title_full A pedagogia na modalidade a distância: o memorial como instrumento reflexivo / Pedagogy in distance mode: the memorial as a reflective instrument
title_fullStr A pedagogia na modalidade a distância: o memorial como instrumento reflexivo / Pedagogy in distance mode: the memorial as a reflective instrument
title_full_unstemmed A pedagogia na modalidade a distância: o memorial como instrumento reflexivo / Pedagogy in distance mode: the memorial as a reflective instrument
title_sort A pedagogia na modalidade a distância: o memorial como instrumento reflexivo / Pedagogy in distance mode: the memorial as a reflective instrument
author Falcão, Paulo Victor
author_facet Falcão, Paulo Victor
Silva, Tatiana Maria Ribeiro
Barroso, Felipe dos Reis
Matos, Gabrielly de Oliveira
Mendes, Francisca Stephanny Monteiro
Therrien, Jacques
author_role author
author2 Silva, Tatiana Maria Ribeiro
Barroso, Felipe dos Reis
Matos, Gabrielly de Oliveira
Mendes, Francisca Stephanny Monteiro
Therrien, Jacques
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Falcão, Paulo Victor
Silva, Tatiana Maria Ribeiro
Barroso, Felipe dos Reis
Matos, Gabrielly de Oliveira
Mendes, Francisca Stephanny Monteiro
Therrien, Jacques
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Ensino a Distância
Memorial.
topic Pedagogia
Ensino a Distância
Memorial.
description O objetivo geral do trabalho foi investigar a contribuição do memorial para a formação acadêmica do pedagogo na modalidade à distância. Para tanto, buscou-se caracterizar o curso de pedagogia; entender como funciona a educação à distância; analisar o memorial como recurso metodológico; refletir acerca da formação docente à distância. Desse modo, utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, para investigar o uso do memorial como prática educativa na formação dos alunos do curso de pedagogia à distância da Universidade Estadual do Ceará – EAD/UECE. A análise dos memoriais demonstra às trajetórias e memorias de vida dos sujeitos, o conhecimento adquirido ao longo do curso, os desafios enfrentados, as aprendizagens. A partir da análise realizada, foi possível perceber as mudanças internas ocorridas em cada educando, enquanto pessoa e profissional docente, sujeitos do processo de escolarização capazes de transformar a realidade social por meio da educação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24017
10.34117/bjdv7n1-791
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24017
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24017/19266
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 11600-11612
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 11600-11612
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 11600-11612
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645509479366656