Fatores Condicionantes Para Acometimento De Depressão E Outros Transtornos Mentais Em Professores Da Rede Pública De Educação, Assistidos No Caps – Ad Do Município De Augustinópolis-TO / Conditioning Factors For Depression And Other Mental Disorders In Public Education Network Teachers, Assisted In Caps - Ad Of The Municipality Of Augustinópolis-TO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Wyttória Régia Neves da Conceição
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Viana, Janayna Araújo, Carneiro, Ana Maria da Costa Teixeira, Souza, Danyelle da Silva Rios, Santana, Martin Dharlle Oliveira, lima, Lilian natalia Ferreira de, Oliveira, Maikon Chaves de, Maciel, Yatha Anderson Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15570
Resumo: Os docentes é um grupo de indivíduos submetidos a ambientes sociais e condições de trabalho onde estão muitas vezes sujeitos a uma grande carga de estresse, que por sua vez é fator de risco para o desenvolvimento de transtornos, tais como depressão e ansiedade. Além de estarem expostos a vários tipos de violências ocorridas nas salas de aula e em condições de sobre carga de trabalho, formando um conjunto de situações que exercem grande influência na qualidade de vida e no trabalho desses profissionais. A temática do estudo é: Depressão e outros transtornos mentais em professores da rede pública da educação, assistidos pelo CAPS- AD do município de Augustinópolis - TO. A presente pesquisa trata-se de um estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa e quantitativa. O público alvo da pesquisa foram os docentes acometidos por depressão e outros transtornos mentais assistidos no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas – CAPS-AD do município de Augustinópolis-TO. Os dados coletados foram através de um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicada a cada docente assistido no CAPS-AD que se comprometerem e aceitarem responder. Identificando assim, os possíveis fatores que causam esse sofrimento mental, além de contribuir com a comunidade acadêmica a respeito de tal problema que acomete esses profissionais. Além dos fatores socioeconômicos outro fator que foi persistente na amostragem foi a desvalorização dos profissionais, mostra-se que isso atinge diretamente na saúde mental destes profissionais, já que a pesquisa identificou alguns sintomas decorrentes de transtornos mentais diretamente ligados ao exercício da profissão.
id VERACRUZ-0_702ae9e5d7ea437860cde63179aed022
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15570
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Fatores Condicionantes Para Acometimento De Depressão E Outros Transtornos Mentais Em Professores Da Rede Pública De Educação, Assistidos No Caps – Ad Do Município De Augustinópolis-TO / Conditioning Factors For Depression And Other Mental Disorders In Public Education Network Teachers, Assisted In Caps - Ad Of The Municipality Of Augustinópolis-TOTranstorno de DepressãoSaúde MentalCAPS- ADDocentes.Os docentes é um grupo de indivíduos submetidos a ambientes sociais e condições de trabalho onde estão muitas vezes sujeitos a uma grande carga de estresse, que por sua vez é fator de risco para o desenvolvimento de transtornos, tais como depressão e ansiedade. Além de estarem expostos a vários tipos de violências ocorridas nas salas de aula e em condições de sobre carga de trabalho, formando um conjunto de situações que exercem grande influência na qualidade de vida e no trabalho desses profissionais. A temática do estudo é: Depressão e outros transtornos mentais em professores da rede pública da educação, assistidos pelo CAPS- AD do município de Augustinópolis - TO. A presente pesquisa trata-se de um estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa e quantitativa. O público alvo da pesquisa foram os docentes acometidos por depressão e outros transtornos mentais assistidos no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas – CAPS-AD do município de Augustinópolis-TO. Os dados coletados foram através de um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicada a cada docente assistido no CAPS-AD que se comprometerem e aceitarem responder. Identificando assim, os possíveis fatores que causam esse sofrimento mental, além de contribuir com a comunidade acadêmica a respeito de tal problema que acomete esses profissionais. Além dos fatores socioeconômicos outro fator que foi persistente na amostragem foi a desvalorização dos profissionais, mostra-se que isso atinge diretamente na saúde mental destes profissionais, já que a pesquisa identificou alguns sintomas decorrentes de transtornos mentais diretamente ligados ao exercício da profissão.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1557010.34117/bjdv6n8-566Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 61884-61897Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 61884-61897Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 61884-618972525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15570/12807Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Wyttória Régia Neves da ConceiçãoViana, Janayna AraújoCarneiro, Ana Maria da Costa TeixeiraSouza, Danyelle da Silva RiosSantana, Martin Dharlle Oliveiralima, Lilian natalia Ferreira deOliveira, Maikon Chaves deMaciel, Yatha Anderson Pereira2021-02-18T19:52:31Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15570Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:11.716813Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores Condicionantes Para Acometimento De Depressão E Outros Transtornos Mentais Em Professores Da Rede Pública De Educação, Assistidos No Caps – Ad Do Município De Augustinópolis-TO / Conditioning Factors For Depression And Other Mental Disorders In Public Education Network Teachers, Assisted In Caps - Ad Of The Municipality Of Augustinópolis-TO
title Fatores Condicionantes Para Acometimento De Depressão E Outros Transtornos Mentais Em Professores Da Rede Pública De Educação, Assistidos No Caps – Ad Do Município De Augustinópolis-TO / Conditioning Factors For Depression And Other Mental Disorders In Public Education Network Teachers, Assisted In Caps - Ad Of The Municipality Of Augustinópolis-TO
spellingShingle Fatores Condicionantes Para Acometimento De Depressão E Outros Transtornos Mentais Em Professores Da Rede Pública De Educação, Assistidos No Caps – Ad Do Município De Augustinópolis-TO / Conditioning Factors For Depression And Other Mental Disorders In Public Education Network Teachers, Assisted In Caps - Ad Of The Municipality Of Augustinópolis-TO
Duarte, Wyttória Régia Neves da Conceição
Transtorno de Depressão
Saúde Mental
CAPS- AD
Docentes.
title_short Fatores Condicionantes Para Acometimento De Depressão E Outros Transtornos Mentais Em Professores Da Rede Pública De Educação, Assistidos No Caps – Ad Do Município De Augustinópolis-TO / Conditioning Factors For Depression And Other Mental Disorders In Public Education Network Teachers, Assisted In Caps - Ad Of The Municipality Of Augustinópolis-TO
title_full Fatores Condicionantes Para Acometimento De Depressão E Outros Transtornos Mentais Em Professores Da Rede Pública De Educação, Assistidos No Caps – Ad Do Município De Augustinópolis-TO / Conditioning Factors For Depression And Other Mental Disorders In Public Education Network Teachers, Assisted In Caps - Ad Of The Municipality Of Augustinópolis-TO
title_fullStr Fatores Condicionantes Para Acometimento De Depressão E Outros Transtornos Mentais Em Professores Da Rede Pública De Educação, Assistidos No Caps – Ad Do Município De Augustinópolis-TO / Conditioning Factors For Depression And Other Mental Disorders In Public Education Network Teachers, Assisted In Caps - Ad Of The Municipality Of Augustinópolis-TO
title_full_unstemmed Fatores Condicionantes Para Acometimento De Depressão E Outros Transtornos Mentais Em Professores Da Rede Pública De Educação, Assistidos No Caps – Ad Do Município De Augustinópolis-TO / Conditioning Factors For Depression And Other Mental Disorders In Public Education Network Teachers, Assisted In Caps - Ad Of The Municipality Of Augustinópolis-TO
title_sort Fatores Condicionantes Para Acometimento De Depressão E Outros Transtornos Mentais Em Professores Da Rede Pública De Educação, Assistidos No Caps – Ad Do Município De Augustinópolis-TO / Conditioning Factors For Depression And Other Mental Disorders In Public Education Network Teachers, Assisted In Caps - Ad Of The Municipality Of Augustinópolis-TO
author Duarte, Wyttória Régia Neves da Conceição
author_facet Duarte, Wyttória Régia Neves da Conceição
Viana, Janayna Araújo
Carneiro, Ana Maria da Costa Teixeira
Souza, Danyelle da Silva Rios
Santana, Martin Dharlle Oliveira
lima, Lilian natalia Ferreira de
Oliveira, Maikon Chaves de
Maciel, Yatha Anderson Pereira
author_role author
author2 Viana, Janayna Araújo
Carneiro, Ana Maria da Costa Teixeira
Souza, Danyelle da Silva Rios
Santana, Martin Dharlle Oliveira
lima, Lilian natalia Ferreira de
Oliveira, Maikon Chaves de
Maciel, Yatha Anderson Pereira
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Wyttória Régia Neves da Conceição
Viana, Janayna Araújo
Carneiro, Ana Maria da Costa Teixeira
Souza, Danyelle da Silva Rios
Santana, Martin Dharlle Oliveira
lima, Lilian natalia Ferreira de
Oliveira, Maikon Chaves de
Maciel, Yatha Anderson Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno de Depressão
Saúde Mental
CAPS- AD
Docentes.
topic Transtorno de Depressão
Saúde Mental
CAPS- AD
Docentes.
description Os docentes é um grupo de indivíduos submetidos a ambientes sociais e condições de trabalho onde estão muitas vezes sujeitos a uma grande carga de estresse, que por sua vez é fator de risco para o desenvolvimento de transtornos, tais como depressão e ansiedade. Além de estarem expostos a vários tipos de violências ocorridas nas salas de aula e em condições de sobre carga de trabalho, formando um conjunto de situações que exercem grande influência na qualidade de vida e no trabalho desses profissionais. A temática do estudo é: Depressão e outros transtornos mentais em professores da rede pública da educação, assistidos pelo CAPS- AD do município de Augustinópolis - TO. A presente pesquisa trata-se de um estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa e quantitativa. O público alvo da pesquisa foram os docentes acometidos por depressão e outros transtornos mentais assistidos no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas – CAPS-AD do município de Augustinópolis-TO. Os dados coletados foram através de um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicada a cada docente assistido no CAPS-AD que se comprometerem e aceitarem responder. Identificando assim, os possíveis fatores que causam esse sofrimento mental, além de contribuir com a comunidade acadêmica a respeito de tal problema que acomete esses profissionais. Além dos fatores socioeconômicos outro fator que foi persistente na amostragem foi a desvalorização dos profissionais, mostra-se que isso atinge diretamente na saúde mental destes profissionais, já que a pesquisa identificou alguns sintomas decorrentes de transtornos mentais diretamente ligados ao exercício da profissão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15570
10.34117/bjdv6n8-566
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15570
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n8-566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15570/12807
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 61884-61897
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 61884-61897
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 61884-61897
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645474392965120