Fatores Condicionantes Para Acometimento De Depressão E Outros Transtornos Mentais Em Professores Da Rede Pública De Educação, Assistidos No Caps – Ad Do Município De Augustinópolis-TO / Conditioning Factors For Depression And Other Mental Disorders In Public Education Network Teachers, Assisted In Caps - Ad Of The Municipality Of Augustinópolis-TO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18377 |
Resumo: | Os docentes é um grupo de indivíduos submetidos a ambientes sociais e condições de trabalho onde estão muitas vezes sujeitos a uma grande carga de estresse, que por sua vez é fator de risco para o desenvolvimento de transtornos, tais como depressão e ansiedade. Além de estarem expostos a vários tipos de violências ocorridas nas salas de aula e em condições de sobre carga de trabalho, formando um conjunto de situações que exercem grande influência na qualidade de vida e no trabalho desses profissionais. A temática do estudo é: Depressão e outros transtornos mentais em professores da rede pública da educação, assistidos pelo CAPS- AD do município de Augustinópolis - TO. A presente pesquisa trata-se de um estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa e quantitativa. O público alvo da pesquisa foram os docentes acometidos por depressão e outros transtornos mentais assistidos no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas – CAPS-AD do município de Augustinópolis-TO. Os dados coletados foram através de um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicada a cada docente assistido no CAPS-AD que se comprometerem e aceitarem responder. Identificando assim, os possíveis fatores que causam esse sofrimento mental, além de contribuir com a comunidade acadêmica a respeito de tal problema que acomete esses profissionais. Além dos fatores socioeconômicos outro fator que foi persistente na amostragem foi a desvalorização dos profissionais, mostra-se que isso atinge diretamente na saúde mental destes profissionais, já que a pesquisa identificou alguns sintomas decorrentes de transtornos mentais diretamente ligados ao exercício da profissão. |
id |
VERACRUZ-0_d5180007e74260e648a65c62c0ef18de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18377 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores Condicionantes Para Acometimento De Depressão E Outros Transtornos Mentais Em Professores Da Rede Pública De Educação, Assistidos No Caps – Ad Do Município De Augustinópolis-TO / Conditioning Factors For Depression And Other Mental Disorders In Public Education Network Teachers, Assisted In Caps - Ad Of The Municipality Of Augustinópolis-TOTranstorno de DepressãoSaúde MentalCAPS- ADDocentes.Os docentes é um grupo de indivíduos submetidos a ambientes sociais e condições de trabalho onde estão muitas vezes sujeitos a uma grande carga de estresse, que por sua vez é fator de risco para o desenvolvimento de transtornos, tais como depressão e ansiedade. Além de estarem expostos a vários tipos de violências ocorridas nas salas de aula e em condições de sobre carga de trabalho, formando um conjunto de situações que exercem grande influência na qualidade de vida e no trabalho desses profissionais. A temática do estudo é: Depressão e outros transtornos mentais em professores da rede pública da educação, assistidos pelo CAPS- AD do município de Augustinópolis - TO. A presente pesquisa trata-se de um estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa e quantitativa. O público alvo da pesquisa foram os docentes acometidos por depressão e outros transtornos mentais assistidos no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas – CAPS-AD do município de Augustinópolis-TO. Os dados coletados foram através de um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicada a cada docente assistido no CAPS-AD que se comprometerem e aceitarem responder. Identificando assim, os possíveis fatores que causam esse sofrimento mental, além de contribuir com a comunidade acadêmica a respeito de tal problema que acomete esses profissionais. Além dos fatores socioeconômicos outro fator que foi persistente na amostragem foi a desvalorização dos profissionais, mostra-se que isso atinge diretamente na saúde mental destes profissionais, já que a pesquisa identificou alguns sintomas decorrentes de transtornos mentais diretamente ligados ao exercício da profissão. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1837710.34117/bjdv6n10-368Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 79088-79100Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 79088-79100Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 79088-791002525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18377/14874Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Wyttória Régia Neves da ConceiçãoViana, Janayna AraújoTeixeira Carneiro, Ana Maria da CostaOliveira Santana, Martin DharlleRios Souza, Danyelle da Silvade Lima, Lilian natalia Ferreirade Oliveira, Maikon ChavesPereira Maciel, Yatha Anderson2021-02-04T12:50:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18377Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:31.971537Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores Condicionantes Para Acometimento De Depressão E Outros Transtornos Mentais Em Professores Da Rede Pública De Educação, Assistidos No Caps – Ad Do Município De Augustinópolis-TO / Conditioning Factors For Depression And Other Mental Disorders In Public Education Network Teachers, Assisted In Caps - Ad Of The Municipality Of Augustinópolis-TO |
title |
Fatores Condicionantes Para Acometimento De Depressão E Outros Transtornos Mentais Em Professores Da Rede Pública De Educação, Assistidos No Caps – Ad Do Município De Augustinópolis-TO / Conditioning Factors For Depression And Other Mental Disorders In Public Education Network Teachers, Assisted In Caps - Ad Of The Municipality Of Augustinópolis-TO |
spellingShingle |
Fatores Condicionantes Para Acometimento De Depressão E Outros Transtornos Mentais Em Professores Da Rede Pública De Educação, Assistidos No Caps – Ad Do Município De Augustinópolis-TO / Conditioning Factors For Depression And Other Mental Disorders In Public Education Network Teachers, Assisted In Caps - Ad Of The Municipality Of Augustinópolis-TO Duarte, Wyttória Régia Neves da Conceição Transtorno de Depressão Saúde Mental CAPS- AD Docentes. |
title_short |
Fatores Condicionantes Para Acometimento De Depressão E Outros Transtornos Mentais Em Professores Da Rede Pública De Educação, Assistidos No Caps – Ad Do Município De Augustinópolis-TO / Conditioning Factors For Depression And Other Mental Disorders In Public Education Network Teachers, Assisted In Caps - Ad Of The Municipality Of Augustinópolis-TO |
title_full |
Fatores Condicionantes Para Acometimento De Depressão E Outros Transtornos Mentais Em Professores Da Rede Pública De Educação, Assistidos No Caps – Ad Do Município De Augustinópolis-TO / Conditioning Factors For Depression And Other Mental Disorders In Public Education Network Teachers, Assisted In Caps - Ad Of The Municipality Of Augustinópolis-TO |
title_fullStr |
Fatores Condicionantes Para Acometimento De Depressão E Outros Transtornos Mentais Em Professores Da Rede Pública De Educação, Assistidos No Caps – Ad Do Município De Augustinópolis-TO / Conditioning Factors For Depression And Other Mental Disorders In Public Education Network Teachers, Assisted In Caps - Ad Of The Municipality Of Augustinópolis-TO |
title_full_unstemmed |
Fatores Condicionantes Para Acometimento De Depressão E Outros Transtornos Mentais Em Professores Da Rede Pública De Educação, Assistidos No Caps – Ad Do Município De Augustinópolis-TO / Conditioning Factors For Depression And Other Mental Disorders In Public Education Network Teachers, Assisted In Caps - Ad Of The Municipality Of Augustinópolis-TO |
title_sort |
Fatores Condicionantes Para Acometimento De Depressão E Outros Transtornos Mentais Em Professores Da Rede Pública De Educação, Assistidos No Caps – Ad Do Município De Augustinópolis-TO / Conditioning Factors For Depression And Other Mental Disorders In Public Education Network Teachers, Assisted In Caps - Ad Of The Municipality Of Augustinópolis-TO |
author |
Duarte, Wyttória Régia Neves da Conceição |
author_facet |
Duarte, Wyttória Régia Neves da Conceição Viana, Janayna Araújo Teixeira Carneiro, Ana Maria da Costa Oliveira Santana, Martin Dharlle Rios Souza, Danyelle da Silva de Lima, Lilian natalia Ferreira de Oliveira, Maikon Chaves Pereira Maciel, Yatha Anderson |
author_role |
author |
author2 |
Viana, Janayna Araújo Teixeira Carneiro, Ana Maria da Costa Oliveira Santana, Martin Dharlle Rios Souza, Danyelle da Silva de Lima, Lilian natalia Ferreira de Oliveira, Maikon Chaves Pereira Maciel, Yatha Anderson |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Wyttória Régia Neves da Conceição Viana, Janayna Araújo Teixeira Carneiro, Ana Maria da Costa Oliveira Santana, Martin Dharlle Rios Souza, Danyelle da Silva de Lima, Lilian natalia Ferreira de Oliveira, Maikon Chaves Pereira Maciel, Yatha Anderson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno de Depressão Saúde Mental CAPS- AD Docentes. |
topic |
Transtorno de Depressão Saúde Mental CAPS- AD Docentes. |
description |
Os docentes é um grupo de indivíduos submetidos a ambientes sociais e condições de trabalho onde estão muitas vezes sujeitos a uma grande carga de estresse, que por sua vez é fator de risco para o desenvolvimento de transtornos, tais como depressão e ansiedade. Além de estarem expostos a vários tipos de violências ocorridas nas salas de aula e em condições de sobre carga de trabalho, formando um conjunto de situações que exercem grande influência na qualidade de vida e no trabalho desses profissionais. A temática do estudo é: Depressão e outros transtornos mentais em professores da rede pública da educação, assistidos pelo CAPS- AD do município de Augustinópolis - TO. A presente pesquisa trata-se de um estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa e quantitativa. O público alvo da pesquisa foram os docentes acometidos por depressão e outros transtornos mentais assistidos no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas – CAPS-AD do município de Augustinópolis-TO. Os dados coletados foram através de um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicada a cada docente assistido no CAPS-AD que se comprometerem e aceitarem responder. Identificando assim, os possíveis fatores que causam esse sofrimento mental, além de contribuir com a comunidade acadêmica a respeito de tal problema que acomete esses profissionais. Além dos fatores socioeconômicos outro fator que foi persistente na amostragem foi a desvalorização dos profissionais, mostra-se que isso atinge diretamente na saúde mental destes profissionais, já que a pesquisa identificou alguns sintomas decorrentes de transtornos mentais diretamente ligados ao exercício da profissão. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18377 10.34117/bjdv6n10-368 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18377 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n10-368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18377/14874 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 79088-79100 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 79088-79100 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 79088-79100 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645485384138752 |