Desafios do ensino remoto para os professores de uma escola de tempo integral no munícipio de Augustinópolis -TO / Challenges of remote teaching for teachers at a full-time school in the municipality of Augustinópolis - TO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Egito, Ricardo Rocha
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho, Juliana Barros, dos Santos, Marinara Cabral, dos Santos, Magalí Cabral, dos Santos, Camila Ellem Cabral, Ferreira Neto, Beatriz, Rocha, Letícia Sales
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34974
Resumo: A adoção do ensino remoto no período de pandemia, se mostrou uma verdadeira revolução na vida de professores e alunos, sobretudo pelas grandes dificuldades vividas nas escolas brasileiras. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo, identificar os principais desafios enfrentados pelos professores da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Augustinópolis, no munícipio de Augustinópolis, no estado do Tocantins, durante o desenvolvimento de atividades não presenciais na pandemia, como envio de vídeos explicativos, roteiros de estudos personalizados, assim como analisar a eficácia da aplicação dessas metodologias no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi do tipo descritiva-exploratória, de natureza quali-quantitativa. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários on-lines (Google forms) aos docentes. Os resultados foram dispostos em Gráficos e Quadro, as questões subjetivas foram descritas e discutidas no texto. De acordo com os resultados, 60% dos professores não se sentem confortáveis trabalhando dessa forma, 11% acreditam que com uma capacitação poderiam estar melhores preparados, 18% afirmaram que estão confortáveis com essas metodologias. Isso reflete no principal desafio apontado por 50% dos docentes, que é o feedback apresentado por seus alunos em relação às atividades propostas, 28% citam a compactação dos conteúdos como principal desafio, não estar familiarizados com os recursos tecnológicos (11%) e a falta de materiais (11%) também foram citados. Portanto, essa pesquisa evidenciou os desafios provocados pela pandemia nas práticas pedagógicas, impactando consideravelmente nas metodologias trabalhadas e principalmente no planejamento docente, e consequentemente afetando no feedback apresentado pelos discente.
id VERACRUZ-0_f5b4cb78529d750772495abcdfff3ab1
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34974
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Desafios do ensino remoto para os professores de uma escola de tempo integral no munícipio de Augustinópolis -TO / Challenges of remote teaching for teachers at a full-time school in the municipality of Augustinópolis - TOMetodologiasEnsino RemotoImpactos na Educação.A adoção do ensino remoto no período de pandemia, se mostrou uma verdadeira revolução na vida de professores e alunos, sobretudo pelas grandes dificuldades vividas nas escolas brasileiras. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo, identificar os principais desafios enfrentados pelos professores da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Augustinópolis, no munícipio de Augustinópolis, no estado do Tocantins, durante o desenvolvimento de atividades não presenciais na pandemia, como envio de vídeos explicativos, roteiros de estudos personalizados, assim como analisar a eficácia da aplicação dessas metodologias no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi do tipo descritiva-exploratória, de natureza quali-quantitativa. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários on-lines (Google forms) aos docentes. Os resultados foram dispostos em Gráficos e Quadro, as questões subjetivas foram descritas e discutidas no texto. De acordo com os resultados, 60% dos professores não se sentem confortáveis trabalhando dessa forma, 11% acreditam que com uma capacitação poderiam estar melhores preparados, 18% afirmaram que estão confortáveis com essas metodologias. Isso reflete no principal desafio apontado por 50% dos docentes, que é o feedback apresentado por seus alunos em relação às atividades propostas, 28% citam a compactação dos conteúdos como principal desafio, não estar familiarizados com os recursos tecnológicos (11%) e a falta de materiais (11%) também foram citados. Portanto, essa pesquisa evidenciou os desafios provocados pela pandemia nas práticas pedagógicas, impactando consideravelmente nas metodologias trabalhadas e principalmente no planejamento docente, e consequentemente afetando no feedback apresentado pelos discente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3497410.34117/bjdv7n8-549Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 83908-83924Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 83908-83924Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 83908-839242525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34974/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Egito, Ricardo RochaCarvalho, Juliana Barrosdos Santos, Marinara Cabraldos Santos, Magalí Cabraldos Santos, Camila Ellem CabralFerreira Neto, BeatrizRocha, Letícia Sales2021-09-16T20:49:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34974Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:16.809241Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios do ensino remoto para os professores de uma escola de tempo integral no munícipio de Augustinópolis -TO / Challenges of remote teaching for teachers at a full-time school in the municipality of Augustinópolis - TO
title Desafios do ensino remoto para os professores de uma escola de tempo integral no munícipio de Augustinópolis -TO / Challenges of remote teaching for teachers at a full-time school in the municipality of Augustinópolis - TO
spellingShingle Desafios do ensino remoto para os professores de uma escola de tempo integral no munícipio de Augustinópolis -TO / Challenges of remote teaching for teachers at a full-time school in the municipality of Augustinópolis - TO
do Egito, Ricardo Rocha
Metodologias
Ensino Remoto
Impactos na Educação.
title_short Desafios do ensino remoto para os professores de uma escola de tempo integral no munícipio de Augustinópolis -TO / Challenges of remote teaching for teachers at a full-time school in the municipality of Augustinópolis - TO
title_full Desafios do ensino remoto para os professores de uma escola de tempo integral no munícipio de Augustinópolis -TO / Challenges of remote teaching for teachers at a full-time school in the municipality of Augustinópolis - TO
title_fullStr Desafios do ensino remoto para os professores de uma escola de tempo integral no munícipio de Augustinópolis -TO / Challenges of remote teaching for teachers at a full-time school in the municipality of Augustinópolis - TO
title_full_unstemmed Desafios do ensino remoto para os professores de uma escola de tempo integral no munícipio de Augustinópolis -TO / Challenges of remote teaching for teachers at a full-time school in the municipality of Augustinópolis - TO
title_sort Desafios do ensino remoto para os professores de uma escola de tempo integral no munícipio de Augustinópolis -TO / Challenges of remote teaching for teachers at a full-time school in the municipality of Augustinópolis - TO
author do Egito, Ricardo Rocha
author_facet do Egito, Ricardo Rocha
Carvalho, Juliana Barros
dos Santos, Marinara Cabral
dos Santos, Magalí Cabral
dos Santos, Camila Ellem Cabral
Ferreira Neto, Beatriz
Rocha, Letícia Sales
author_role author
author2 Carvalho, Juliana Barros
dos Santos, Marinara Cabral
dos Santos, Magalí Cabral
dos Santos, Camila Ellem Cabral
Ferreira Neto, Beatriz
Rocha, Letícia Sales
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Egito, Ricardo Rocha
Carvalho, Juliana Barros
dos Santos, Marinara Cabral
dos Santos, Magalí Cabral
dos Santos, Camila Ellem Cabral
Ferreira Neto, Beatriz
Rocha, Letícia Sales
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias
Ensino Remoto
Impactos na Educação.
topic Metodologias
Ensino Remoto
Impactos na Educação.
description A adoção do ensino remoto no período de pandemia, se mostrou uma verdadeira revolução na vida de professores e alunos, sobretudo pelas grandes dificuldades vividas nas escolas brasileiras. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo, identificar os principais desafios enfrentados pelos professores da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Augustinópolis, no munícipio de Augustinópolis, no estado do Tocantins, durante o desenvolvimento de atividades não presenciais na pandemia, como envio de vídeos explicativos, roteiros de estudos personalizados, assim como analisar a eficácia da aplicação dessas metodologias no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi do tipo descritiva-exploratória, de natureza quali-quantitativa. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários on-lines (Google forms) aos docentes. Os resultados foram dispostos em Gráficos e Quadro, as questões subjetivas foram descritas e discutidas no texto. De acordo com os resultados, 60% dos professores não se sentem confortáveis trabalhando dessa forma, 11% acreditam que com uma capacitação poderiam estar melhores preparados, 18% afirmaram que estão confortáveis com essas metodologias. Isso reflete no principal desafio apontado por 50% dos docentes, que é o feedback apresentado por seus alunos em relação às atividades propostas, 28% citam a compactação dos conteúdos como principal desafio, não estar familiarizados com os recursos tecnológicos (11%) e a falta de materiais (11%) também foram citados. Portanto, essa pesquisa evidenciou os desafios provocados pela pandemia nas práticas pedagógicas, impactando consideravelmente nas metodologias trabalhadas e principalmente no planejamento docente, e consequentemente afetando no feedback apresentado pelos discente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34974
10.34117/bjdv7n8-549
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34974
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n8-549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34974/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 83908-83924
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 83908-83924
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 83908-83924
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645554116198400