Desafios do ensino remoto para os professores de uma escola de tempo integral no munícipio de Augustinópolis -TO / Challenges of remote teaching for teachers at a full-time school in the municipality of Augustinópolis - TO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34974 |
Resumo: | A adoção do ensino remoto no período de pandemia, se mostrou uma verdadeira revolução na vida de professores e alunos, sobretudo pelas grandes dificuldades vividas nas escolas brasileiras. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo, identificar os principais desafios enfrentados pelos professores da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Augustinópolis, no munícipio de Augustinópolis, no estado do Tocantins, durante o desenvolvimento de atividades não presenciais na pandemia, como envio de vídeos explicativos, roteiros de estudos personalizados, assim como analisar a eficácia da aplicação dessas metodologias no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi do tipo descritiva-exploratória, de natureza quali-quantitativa. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários on-lines (Google forms) aos docentes. Os resultados foram dispostos em Gráficos e Quadro, as questões subjetivas foram descritas e discutidas no texto. De acordo com os resultados, 60% dos professores não se sentem confortáveis trabalhando dessa forma, 11% acreditam que com uma capacitação poderiam estar melhores preparados, 18% afirmaram que estão confortáveis com essas metodologias. Isso reflete no principal desafio apontado por 50% dos docentes, que é o feedback apresentado por seus alunos em relação às atividades propostas, 28% citam a compactação dos conteúdos como principal desafio, não estar familiarizados com os recursos tecnológicos (11%) e a falta de materiais (11%) também foram citados. Portanto, essa pesquisa evidenciou os desafios provocados pela pandemia nas práticas pedagógicas, impactando consideravelmente nas metodologias trabalhadas e principalmente no planejamento docente, e consequentemente afetando no feedback apresentado pelos discente. |
id |
VERACRUZ-0_f5b4cb78529d750772495abcdfff3ab1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34974 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios do ensino remoto para os professores de uma escola de tempo integral no munícipio de Augustinópolis -TO / Challenges of remote teaching for teachers at a full-time school in the municipality of Augustinópolis - TOMetodologiasEnsino RemotoImpactos na Educação.A adoção do ensino remoto no período de pandemia, se mostrou uma verdadeira revolução na vida de professores e alunos, sobretudo pelas grandes dificuldades vividas nas escolas brasileiras. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo, identificar os principais desafios enfrentados pelos professores da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Augustinópolis, no munícipio de Augustinópolis, no estado do Tocantins, durante o desenvolvimento de atividades não presenciais na pandemia, como envio de vídeos explicativos, roteiros de estudos personalizados, assim como analisar a eficácia da aplicação dessas metodologias no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi do tipo descritiva-exploratória, de natureza quali-quantitativa. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários on-lines (Google forms) aos docentes. Os resultados foram dispostos em Gráficos e Quadro, as questões subjetivas foram descritas e discutidas no texto. De acordo com os resultados, 60% dos professores não se sentem confortáveis trabalhando dessa forma, 11% acreditam que com uma capacitação poderiam estar melhores preparados, 18% afirmaram que estão confortáveis com essas metodologias. Isso reflete no principal desafio apontado por 50% dos docentes, que é o feedback apresentado por seus alunos em relação às atividades propostas, 28% citam a compactação dos conteúdos como principal desafio, não estar familiarizados com os recursos tecnológicos (11%) e a falta de materiais (11%) também foram citados. Portanto, essa pesquisa evidenciou os desafios provocados pela pandemia nas práticas pedagógicas, impactando consideravelmente nas metodologias trabalhadas e principalmente no planejamento docente, e consequentemente afetando no feedback apresentado pelos discente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3497410.34117/bjdv7n8-549Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 83908-83924Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 83908-83924Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 83908-839242525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34974/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Egito, Ricardo RochaCarvalho, Juliana Barrosdos Santos, Marinara Cabraldos Santos, Magalí Cabraldos Santos, Camila Ellem CabralFerreira Neto, BeatrizRocha, Letícia Sales2021-09-16T20:49:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34974Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:16.809241Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios do ensino remoto para os professores de uma escola de tempo integral no munícipio de Augustinópolis -TO / Challenges of remote teaching for teachers at a full-time school in the municipality of Augustinópolis - TO |
title |
Desafios do ensino remoto para os professores de uma escola de tempo integral no munícipio de Augustinópolis -TO / Challenges of remote teaching for teachers at a full-time school in the municipality of Augustinópolis - TO |
spellingShingle |
Desafios do ensino remoto para os professores de uma escola de tempo integral no munícipio de Augustinópolis -TO / Challenges of remote teaching for teachers at a full-time school in the municipality of Augustinópolis - TO do Egito, Ricardo Rocha Metodologias Ensino Remoto Impactos na Educação. |
title_short |
Desafios do ensino remoto para os professores de uma escola de tempo integral no munícipio de Augustinópolis -TO / Challenges of remote teaching for teachers at a full-time school in the municipality of Augustinópolis - TO |
title_full |
Desafios do ensino remoto para os professores de uma escola de tempo integral no munícipio de Augustinópolis -TO / Challenges of remote teaching for teachers at a full-time school in the municipality of Augustinópolis - TO |
title_fullStr |
Desafios do ensino remoto para os professores de uma escola de tempo integral no munícipio de Augustinópolis -TO / Challenges of remote teaching for teachers at a full-time school in the municipality of Augustinópolis - TO |
title_full_unstemmed |
Desafios do ensino remoto para os professores de uma escola de tempo integral no munícipio de Augustinópolis -TO / Challenges of remote teaching for teachers at a full-time school in the municipality of Augustinópolis - TO |
title_sort |
Desafios do ensino remoto para os professores de uma escola de tempo integral no munícipio de Augustinópolis -TO / Challenges of remote teaching for teachers at a full-time school in the municipality of Augustinópolis - TO |
author |
do Egito, Ricardo Rocha |
author_facet |
do Egito, Ricardo Rocha Carvalho, Juliana Barros dos Santos, Marinara Cabral dos Santos, Magalí Cabral dos Santos, Camila Ellem Cabral Ferreira Neto, Beatriz Rocha, Letícia Sales |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Juliana Barros dos Santos, Marinara Cabral dos Santos, Magalí Cabral dos Santos, Camila Ellem Cabral Ferreira Neto, Beatriz Rocha, Letícia Sales |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Egito, Ricardo Rocha Carvalho, Juliana Barros dos Santos, Marinara Cabral dos Santos, Magalí Cabral dos Santos, Camila Ellem Cabral Ferreira Neto, Beatriz Rocha, Letícia Sales |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias Ensino Remoto Impactos na Educação. |
topic |
Metodologias Ensino Remoto Impactos na Educação. |
description |
A adoção do ensino remoto no período de pandemia, se mostrou uma verdadeira revolução na vida de professores e alunos, sobretudo pelas grandes dificuldades vividas nas escolas brasileiras. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo, identificar os principais desafios enfrentados pelos professores da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Augustinópolis, no munícipio de Augustinópolis, no estado do Tocantins, durante o desenvolvimento de atividades não presenciais na pandemia, como envio de vídeos explicativos, roteiros de estudos personalizados, assim como analisar a eficácia da aplicação dessas metodologias no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi do tipo descritiva-exploratória, de natureza quali-quantitativa. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários on-lines (Google forms) aos docentes. Os resultados foram dispostos em Gráficos e Quadro, as questões subjetivas foram descritas e discutidas no texto. De acordo com os resultados, 60% dos professores não se sentem confortáveis trabalhando dessa forma, 11% acreditam que com uma capacitação poderiam estar melhores preparados, 18% afirmaram que estão confortáveis com essas metodologias. Isso reflete no principal desafio apontado por 50% dos docentes, que é o feedback apresentado por seus alunos em relação às atividades propostas, 28% citam a compactação dos conteúdos como principal desafio, não estar familiarizados com os recursos tecnológicos (11%) e a falta de materiais (11%) também foram citados. Portanto, essa pesquisa evidenciou os desafios provocados pela pandemia nas práticas pedagógicas, impactando consideravelmente nas metodologias trabalhadas e principalmente no planejamento docente, e consequentemente afetando no feedback apresentado pelos discente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34974 10.34117/bjdv7n8-549 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34974 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n8-549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34974/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 83908-83924 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 83908-83924 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 83908-83924 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645554116198400 |