Tecnologias digitais como suporte ao aprendizado das alterações na fala, leitura e escrita / Digital technologies to support the learning of changes in speech, reading and writing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30059 |
Resumo: | O presente artigo tem o propósito de correlacionar a existência e utilização de tecnologias digitais com alunos dos anos iniciais da educação básica, auxiliando assim, o tratamento de alterações no processo de evolução da fala, leitura e escrita, para corrigir desordens e colaborar para um processo de alfabetização de forma eficaz. As tecnologias de informação e comunicação (TICs), são um conjunto de recursos tecnológicos que auxiliam na comunicação e informação, proporcionando novo modo de comunicar. O presente trabalho objetiva demonstrar a importância de inserir as TIC’s no contexto educacional e traz alguns softwares e plataformas como exemplo para esse acesso. Destacaremos o papel do fonoaudiólogo, pautado no uso desses recursos, no suporte à equipe pedagógica para prevenção, avaliação, terapia, diagnóstico e tratamento, de aspectos fonoaudiológicos e alterações na comunicação, que interferem no processo de aprendizagem do sujeito. Elegeu-se o método de revisão de literatura denominada de revisão bibliográfica para a elaboração deste. As atividades lúdicas no ambiente digital são utilizadas como uma ferramenta que contribuem com maior participação e envolvimento do aprendente e do educador ou o terapeuta, tanto na correção de alterações de linguagem oral e escrita, quanto no processo de aprendizagem. Pois são usados de modo espontâneo, criativo, eficiente, desafiador, colaborando no desenvolvimento por completo do educando, motivando-o e evitando problemas nos contextos escolares, como desmotivação, levando a evasão. |
id |
VERACRUZ-0_738f8195465de0924323a22110878d9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30059 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias digitais como suporte ao aprendizado das alterações na fala, leitura e escrita / Digital technologies to support the learning of changes in speech, reading and writingTICsAlterações na FalaLeituraEscritaSoftware.O presente artigo tem o propósito de correlacionar a existência e utilização de tecnologias digitais com alunos dos anos iniciais da educação básica, auxiliando assim, o tratamento de alterações no processo de evolução da fala, leitura e escrita, para corrigir desordens e colaborar para um processo de alfabetização de forma eficaz. As tecnologias de informação e comunicação (TICs), são um conjunto de recursos tecnológicos que auxiliam na comunicação e informação, proporcionando novo modo de comunicar. O presente trabalho objetiva demonstrar a importância de inserir as TIC’s no contexto educacional e traz alguns softwares e plataformas como exemplo para esse acesso. Destacaremos o papel do fonoaudiólogo, pautado no uso desses recursos, no suporte à equipe pedagógica para prevenção, avaliação, terapia, diagnóstico e tratamento, de aspectos fonoaudiológicos e alterações na comunicação, que interferem no processo de aprendizagem do sujeito. Elegeu-se o método de revisão de literatura denominada de revisão bibliográfica para a elaboração deste. As atividades lúdicas no ambiente digital são utilizadas como uma ferramenta que contribuem com maior participação e envolvimento do aprendente e do educador ou o terapeuta, tanto na correção de alterações de linguagem oral e escrita, quanto no processo de aprendizagem. Pois são usados de modo espontâneo, criativo, eficiente, desafiador, colaborando no desenvolvimento por completo do educando, motivando-o e evitando problemas nos contextos escolares, como desmotivação, levando a evasão.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3005910.34117/bjdv.v7i5.30059Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 50401-50413Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 50401-50413Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 50401-504132525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30059/23671Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessWilliams, Elizabeth Matilda OliveiraDenucci, Moniki Aguiar MozzerSouza, Carlos Henrique Medeiros deMoreira, Leonard Barreto2022-02-25T21:45:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30059Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:59.412684Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias digitais como suporte ao aprendizado das alterações na fala, leitura e escrita / Digital technologies to support the learning of changes in speech, reading and writing |
title |
Tecnologias digitais como suporte ao aprendizado das alterações na fala, leitura e escrita / Digital technologies to support the learning of changes in speech, reading and writing |
spellingShingle |
Tecnologias digitais como suporte ao aprendizado das alterações na fala, leitura e escrita / Digital technologies to support the learning of changes in speech, reading and writing Williams, Elizabeth Matilda Oliveira TICs Alterações na Fala Leitura Escrita Software. |
title_short |
Tecnologias digitais como suporte ao aprendizado das alterações na fala, leitura e escrita / Digital technologies to support the learning of changes in speech, reading and writing |
title_full |
Tecnologias digitais como suporte ao aprendizado das alterações na fala, leitura e escrita / Digital technologies to support the learning of changes in speech, reading and writing |
title_fullStr |
Tecnologias digitais como suporte ao aprendizado das alterações na fala, leitura e escrita / Digital technologies to support the learning of changes in speech, reading and writing |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais como suporte ao aprendizado das alterações na fala, leitura e escrita / Digital technologies to support the learning of changes in speech, reading and writing |
title_sort |
Tecnologias digitais como suporte ao aprendizado das alterações na fala, leitura e escrita / Digital technologies to support the learning of changes in speech, reading and writing |
author |
Williams, Elizabeth Matilda Oliveira |
author_facet |
Williams, Elizabeth Matilda Oliveira Denucci, Moniki Aguiar Mozzer Souza, Carlos Henrique Medeiros de Moreira, Leonard Barreto |
author_role |
author |
author2 |
Denucci, Moniki Aguiar Mozzer Souza, Carlos Henrique Medeiros de Moreira, Leonard Barreto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Williams, Elizabeth Matilda Oliveira Denucci, Moniki Aguiar Mozzer Souza, Carlos Henrique Medeiros de Moreira, Leonard Barreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TICs Alterações na Fala Leitura Escrita Software. |
topic |
TICs Alterações na Fala Leitura Escrita Software. |
description |
O presente artigo tem o propósito de correlacionar a existência e utilização de tecnologias digitais com alunos dos anos iniciais da educação básica, auxiliando assim, o tratamento de alterações no processo de evolução da fala, leitura e escrita, para corrigir desordens e colaborar para um processo de alfabetização de forma eficaz. As tecnologias de informação e comunicação (TICs), são um conjunto de recursos tecnológicos que auxiliam na comunicação e informação, proporcionando novo modo de comunicar. O presente trabalho objetiva demonstrar a importância de inserir as TIC’s no contexto educacional e traz alguns softwares e plataformas como exemplo para esse acesso. Destacaremos o papel do fonoaudiólogo, pautado no uso desses recursos, no suporte à equipe pedagógica para prevenção, avaliação, terapia, diagnóstico e tratamento, de aspectos fonoaudiológicos e alterações na comunicação, que interferem no processo de aprendizagem do sujeito. Elegeu-se o método de revisão de literatura denominada de revisão bibliográfica para a elaboração deste. As atividades lúdicas no ambiente digital são utilizadas como uma ferramenta que contribuem com maior participação e envolvimento do aprendente e do educador ou o terapeuta, tanto na correção de alterações de linguagem oral e escrita, quanto no processo de aprendizagem. Pois são usados de modo espontâneo, criativo, eficiente, desafiador, colaborando no desenvolvimento por completo do educando, motivando-o e evitando problemas nos contextos escolares, como desmotivação, levando a evasão. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30059 10.34117/bjdv.v7i5.30059 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30059 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv.v7i5.30059 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30059/23671 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 50401-50413 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 50401-50413 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 50401-50413 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i5 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645533161455616 |