Tecnologias digitais como suporte ao aprendizado das alterações na fala, leitura e escrita / Digital technologies to support the learning of changes in speech, reading and writing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Williams, Elizabeth Matilda Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Denucci, Moniki Aguiar Mozzer, Souza, Carlos Henrique Medeiros de, Moreira, Leonard Barreto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30059
Resumo: O presente artigo tem o propósito de correlacionar a existência e utilização de tecnologias digitais com alunos dos anos iniciais da educação básica, auxiliando assim, o tratamento de alterações no processo de evolução da fala, leitura e escrita, para corrigir desordens e colaborar para um processo de alfabetização de forma eficaz. As tecnologias de informação e comunicação (TICs), são um conjunto de recursos tecnológicos que auxiliam na comunicação e informação, proporcionando novo modo de comunicar. O presente trabalho objetiva demonstrar a importância de inserir as TIC’s no contexto educacional e traz alguns softwares e plataformas como exemplo para esse acesso. Destacaremos o papel do fonoaudiólogo, pautado no uso desses recursos, no suporte à equipe pedagógica para prevenção, avaliação, terapia, diagnóstico e tratamento, de aspectos fonoaudiológicos e alterações na comunicação, que interferem no processo de aprendizagem do sujeito. Elegeu-se o método de revisão de literatura denominada de revisão bibliográfica para a elaboração deste. As atividades lúdicas no ambiente digital são utilizadas como uma ferramenta que contribuem com maior participação e envolvimento do aprendente e do educador ou o terapeuta, tanto na correção de alterações de linguagem oral e escrita, quanto no processo de aprendizagem. Pois são usados de modo espontâneo, criativo, eficiente, desafiador, colaborando no desenvolvimento por completo do educando, motivando-o e evitando problemas nos contextos escolares, como desmotivação, levando a evasão.
id VERACRUZ-0_738f8195465de0924323a22110878d9f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30059
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Tecnologias digitais como suporte ao aprendizado das alterações na fala, leitura e escrita / Digital technologies to support the learning of changes in speech, reading and writingTICsAlterações na FalaLeituraEscritaSoftware.O presente artigo tem o propósito de correlacionar a existência e utilização de tecnologias digitais com alunos dos anos iniciais da educação básica, auxiliando assim, o tratamento de alterações no processo de evolução da fala, leitura e escrita, para corrigir desordens e colaborar para um processo de alfabetização de forma eficaz. As tecnologias de informação e comunicação (TICs), são um conjunto de recursos tecnológicos que auxiliam na comunicação e informação, proporcionando novo modo de comunicar. O presente trabalho objetiva demonstrar a importância de inserir as TIC’s no contexto educacional e traz alguns softwares e plataformas como exemplo para esse acesso. Destacaremos o papel do fonoaudiólogo, pautado no uso desses recursos, no suporte à equipe pedagógica para prevenção, avaliação, terapia, diagnóstico e tratamento, de aspectos fonoaudiológicos e alterações na comunicação, que interferem no processo de aprendizagem do sujeito. Elegeu-se o método de revisão de literatura denominada de revisão bibliográfica para a elaboração deste. As atividades lúdicas no ambiente digital são utilizadas como uma ferramenta que contribuem com maior participação e envolvimento do aprendente e do educador ou o terapeuta, tanto na correção de alterações de linguagem oral e escrita, quanto no processo de aprendizagem. Pois são usados de modo espontâneo, criativo, eficiente, desafiador, colaborando no desenvolvimento por completo do educando, motivando-o e evitando problemas nos contextos escolares, como desmotivação, levando a evasão.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3005910.34117/bjdv.v7i5.30059Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 50401-50413Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 50401-50413Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 50401-504132525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30059/23671Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessWilliams, Elizabeth Matilda OliveiraDenucci, Moniki Aguiar MozzerSouza, Carlos Henrique Medeiros deMoreira, Leonard Barreto2022-02-25T21:45:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30059Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:59.412684Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais como suporte ao aprendizado das alterações na fala, leitura e escrita / Digital technologies to support the learning of changes in speech, reading and writing
title Tecnologias digitais como suporte ao aprendizado das alterações na fala, leitura e escrita / Digital technologies to support the learning of changes in speech, reading and writing
spellingShingle Tecnologias digitais como suporte ao aprendizado das alterações na fala, leitura e escrita / Digital technologies to support the learning of changes in speech, reading and writing
Williams, Elizabeth Matilda Oliveira
TICs
Alterações na Fala
Leitura
Escrita
Software.
title_short Tecnologias digitais como suporte ao aprendizado das alterações na fala, leitura e escrita / Digital technologies to support the learning of changes in speech, reading and writing
title_full Tecnologias digitais como suporte ao aprendizado das alterações na fala, leitura e escrita / Digital technologies to support the learning of changes in speech, reading and writing
title_fullStr Tecnologias digitais como suporte ao aprendizado das alterações na fala, leitura e escrita / Digital technologies to support the learning of changes in speech, reading and writing
title_full_unstemmed Tecnologias digitais como suporte ao aprendizado das alterações na fala, leitura e escrita / Digital technologies to support the learning of changes in speech, reading and writing
title_sort Tecnologias digitais como suporte ao aprendizado das alterações na fala, leitura e escrita / Digital technologies to support the learning of changes in speech, reading and writing
author Williams, Elizabeth Matilda Oliveira
author_facet Williams, Elizabeth Matilda Oliveira
Denucci, Moniki Aguiar Mozzer
Souza, Carlos Henrique Medeiros de
Moreira, Leonard Barreto
author_role author
author2 Denucci, Moniki Aguiar Mozzer
Souza, Carlos Henrique Medeiros de
Moreira, Leonard Barreto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Williams, Elizabeth Matilda Oliveira
Denucci, Moniki Aguiar Mozzer
Souza, Carlos Henrique Medeiros de
Moreira, Leonard Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv TICs
Alterações na Fala
Leitura
Escrita
Software.
topic TICs
Alterações na Fala
Leitura
Escrita
Software.
description O presente artigo tem o propósito de correlacionar a existência e utilização de tecnologias digitais com alunos dos anos iniciais da educação básica, auxiliando assim, o tratamento de alterações no processo de evolução da fala, leitura e escrita, para corrigir desordens e colaborar para um processo de alfabetização de forma eficaz. As tecnologias de informação e comunicação (TICs), são um conjunto de recursos tecnológicos que auxiliam na comunicação e informação, proporcionando novo modo de comunicar. O presente trabalho objetiva demonstrar a importância de inserir as TIC’s no contexto educacional e traz alguns softwares e plataformas como exemplo para esse acesso. Destacaremos o papel do fonoaudiólogo, pautado no uso desses recursos, no suporte à equipe pedagógica para prevenção, avaliação, terapia, diagnóstico e tratamento, de aspectos fonoaudiológicos e alterações na comunicação, que interferem no processo de aprendizagem do sujeito. Elegeu-se o método de revisão de literatura denominada de revisão bibliográfica para a elaboração deste. As atividades lúdicas no ambiente digital são utilizadas como uma ferramenta que contribuem com maior participação e envolvimento do aprendente e do educador ou o terapeuta, tanto na correção de alterações de linguagem oral e escrita, quanto no processo de aprendizagem. Pois são usados de modo espontâneo, criativo, eficiente, desafiador, colaborando no desenvolvimento por completo do educando, motivando-o e evitando problemas nos contextos escolares, como desmotivação, levando a evasão.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30059
10.34117/bjdv.v7i5.30059
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30059
identifier_str_mv 10.34117/bjdv.v7i5.30059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30059/23671
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 50401-50413
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 50401-50413
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 50401-50413
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i5
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645533161455616