Flag football escolar: uma possibilidade pedagógica / School flag football: A pedagogical possibility
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4733 |
Resumo: | Dentre os conteúdos propostos para a Educação Física Escolar, o esporte vem historicamente sendo protagonista desse componente curricular, porque ele é considerado um dos fenômenos socioculturais mais importantes do mundo. Recentemente a discussão da BNCC – Base Nacional Comum Curricular – (BRASIL, 2017) sobre a unidade temática esportes, vem reunindo suas manifestações mais formais e derivadas, agrupando as modalidades por tipologia (esportes de marca, precisão, técnico combinatório, rede/quadra dividida ou parede de rebote, campo e taco, invasão ou territorial e combate). O Flag Football é advindo do Futebol Americano, esporte ainda pouco praticado no país, estando dentro do rol dos esportes de invasão. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo participante tendo como objetivo geral sistematizar aulas de Flag football na Educação Física Escolar como uma possibilidade pedagógica aos alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma Escola Municipal, localizada na cidade de Mossoró/RN. Essa experiência é fruto do programa formativo Residência Pedagógica- RESPED, este que visa relacionar-se com o Estagio Curricular Supervisionado e fomentar o uso da Base Nacional Comum Curricular de forma significativa nas escolas, onde os residentes devem realizar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um preceptor – professor da escola, com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora. Para a coleta de dados foi utilizado um Diário de Bordo, a fim de registrar o envolvimento e compreensão das aulas, bem como registros imagéticos. A proposta consiste na intervenção na Educação Básica, na turma do 3º ano do ensino fundamental, da referida Escola, com a proposição de 5 (cinco) encontros. Para tal, foram oportunizadas as vivências do Flag football, bem como orientações e apreciação de vídeos relativos à modalidade. Oferecer aos alunos um esporte com essas características pode expandir o interesse e, consequentemente, a valorização do trabalho em equipe, aumentar a visibilidade do Futebol Americano na cidade de Mossoró/RN e investigar possibilidades pedagógicas para o ensino do esporte, possibilitando alargar a cultura esportiva. |
id |
VERACRUZ-0_73b01580b5cb1b2ba77fb00800f1a4ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4733 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Flag football escolar: uma possibilidade pedagógica / School flag football: A pedagogical possibilityEducação Física escolarInterdisciplinaridadePrática pedagógicaFlag football.Dentre os conteúdos propostos para a Educação Física Escolar, o esporte vem historicamente sendo protagonista desse componente curricular, porque ele é considerado um dos fenômenos socioculturais mais importantes do mundo. Recentemente a discussão da BNCC – Base Nacional Comum Curricular – (BRASIL, 2017) sobre a unidade temática esportes, vem reunindo suas manifestações mais formais e derivadas, agrupando as modalidades por tipologia (esportes de marca, precisão, técnico combinatório, rede/quadra dividida ou parede de rebote, campo e taco, invasão ou territorial e combate). O Flag Football é advindo do Futebol Americano, esporte ainda pouco praticado no país, estando dentro do rol dos esportes de invasão. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo participante tendo como objetivo geral sistematizar aulas de Flag football na Educação Física Escolar como uma possibilidade pedagógica aos alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma Escola Municipal, localizada na cidade de Mossoró/RN. Essa experiência é fruto do programa formativo Residência Pedagógica- RESPED, este que visa relacionar-se com o Estagio Curricular Supervisionado e fomentar o uso da Base Nacional Comum Curricular de forma significativa nas escolas, onde os residentes devem realizar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um preceptor – professor da escola, com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora. Para a coleta de dados foi utilizado um Diário de Bordo, a fim de registrar o envolvimento e compreensão das aulas, bem como registros imagéticos. A proposta consiste na intervenção na Educação Básica, na turma do 3º ano do ensino fundamental, da referida Escola, com a proposição de 5 (cinco) encontros. Para tal, foram oportunizadas as vivências do Flag football, bem como orientações e apreciação de vídeos relativos à modalidade. Oferecer aos alunos um esporte com essas características pode expandir o interesse e, consequentemente, a valorização do trabalho em equipe, aumentar a visibilidade do Futebol Americano na cidade de Mossoró/RN e investigar possibilidades pedagógicas para o ensino do esporte, possibilitando alargar a cultura esportiva. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/473310.34117/bjdv5n11-230Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 25747-25757Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 25747-25757Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 25747-257572525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4733/4809Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, João Carlos Leal deSousa, Antonio Daniel Neves deSousa, Jefferson Martins deDias, Antônia Michelly Ferreira Dantas da RochaCarlos, Camila Ursulla Batista2021-02-15T12:36:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4733Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:57.726828Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Flag football escolar: uma possibilidade pedagógica / School flag football: A pedagogical possibility |
title |
Flag football escolar: uma possibilidade pedagógica / School flag football: A pedagogical possibility |
spellingShingle |
Flag football escolar: uma possibilidade pedagógica / School flag football: A pedagogical possibility Araújo, João Carlos Leal de Educação Física escolar Interdisciplinaridade Prática pedagógica Flag football. |
title_short |
Flag football escolar: uma possibilidade pedagógica / School flag football: A pedagogical possibility |
title_full |
Flag football escolar: uma possibilidade pedagógica / School flag football: A pedagogical possibility |
title_fullStr |
Flag football escolar: uma possibilidade pedagógica / School flag football: A pedagogical possibility |
title_full_unstemmed |
Flag football escolar: uma possibilidade pedagógica / School flag football: A pedagogical possibility |
title_sort |
Flag football escolar: uma possibilidade pedagógica / School flag football: A pedagogical possibility |
author |
Araújo, João Carlos Leal de |
author_facet |
Araújo, João Carlos Leal de Sousa, Antonio Daniel Neves de Sousa, Jefferson Martins de Dias, Antônia Michelly Ferreira Dantas da Rocha Carlos, Camila Ursulla Batista |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Antonio Daniel Neves de Sousa, Jefferson Martins de Dias, Antônia Michelly Ferreira Dantas da Rocha Carlos, Camila Ursulla Batista |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, João Carlos Leal de Sousa, Antonio Daniel Neves de Sousa, Jefferson Martins de Dias, Antônia Michelly Ferreira Dantas da Rocha Carlos, Camila Ursulla Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física escolar Interdisciplinaridade Prática pedagógica Flag football. |
topic |
Educação Física escolar Interdisciplinaridade Prática pedagógica Flag football. |
description |
Dentre os conteúdos propostos para a Educação Física Escolar, o esporte vem historicamente sendo protagonista desse componente curricular, porque ele é considerado um dos fenômenos socioculturais mais importantes do mundo. Recentemente a discussão da BNCC – Base Nacional Comum Curricular – (BRASIL, 2017) sobre a unidade temática esportes, vem reunindo suas manifestações mais formais e derivadas, agrupando as modalidades por tipologia (esportes de marca, precisão, técnico combinatório, rede/quadra dividida ou parede de rebote, campo e taco, invasão ou territorial e combate). O Flag Football é advindo do Futebol Americano, esporte ainda pouco praticado no país, estando dentro do rol dos esportes de invasão. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo participante tendo como objetivo geral sistematizar aulas de Flag football na Educação Física Escolar como uma possibilidade pedagógica aos alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma Escola Municipal, localizada na cidade de Mossoró/RN. Essa experiência é fruto do programa formativo Residência Pedagógica- RESPED, este que visa relacionar-se com o Estagio Curricular Supervisionado e fomentar o uso da Base Nacional Comum Curricular de forma significativa nas escolas, onde os residentes devem realizar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um preceptor – professor da escola, com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora. Para a coleta de dados foi utilizado um Diário de Bordo, a fim de registrar o envolvimento e compreensão das aulas, bem como registros imagéticos. A proposta consiste na intervenção na Educação Básica, na turma do 3º ano do ensino fundamental, da referida Escola, com a proposição de 5 (cinco) encontros. Para tal, foram oportunizadas as vivências do Flag football, bem como orientações e apreciação de vídeos relativos à modalidade. Oferecer aos alunos um esporte com essas características pode expandir o interesse e, consequentemente, a valorização do trabalho em equipe, aumentar a visibilidade do Futebol Americano na cidade de Mossoró/RN e investigar possibilidades pedagógicas para o ensino do esporte, possibilitando alargar a cultura esportiva. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4733 10.34117/bjdv5n11-230 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4733 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n11-230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4733/4809 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 25747-25757 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 25747-25757 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 25747-25757 2525-8761 10.34117/bjdv.v5i11 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645430091677696 |