Flag football escolar: uma possibilidade pedagógica / School flag football: A pedagogical possibility

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, João Carlos Leal de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sousa, Antonio Daniel Neves de, Sousa, Jefferson Martins de, Dias, Antônia Michelly Ferreira Dantas da Rocha, Carlos, Camila Ursulla Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4733
Resumo: Dentre os conteúdos propostos para a Educação Física Escolar, o esporte vem historicamente sendo protagonista desse componente curricular, porque ele é considerado um dos fenômenos socioculturais mais importantes do mundo. Recentemente a discussão da BNCC – Base Nacional Comum Curricular – (BRASIL, 2017) sobre a unidade temática esportes, vem reunindo suas manifestações mais formais e derivadas, agrupando as modalidades por tipologia (esportes de marca, precisão, técnico combinatório, rede/quadra dividida ou parede de rebote, campo e taco, invasão ou territorial e combate). O Flag Football é advindo do Futebol Americano, esporte ainda pouco praticado no país, estando dentro do rol dos esportes de invasão. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo participante tendo como objetivo geral sistematizar aulas de Flag football na Educação Física Escolar como uma possibilidade pedagógica aos alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma Escola Municipal, localizada na cidade de Mossoró/RN. Essa experiência é fruto do programa formativo Residência Pedagógica- RESPED, este que visa relacionar-se com o Estagio Curricular Supervisionado e fomentar o uso da Base Nacional Comum Curricular de forma significativa nas escolas, onde os residentes devem realizar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um preceptor – professor da escola, com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora. Para a coleta de dados foi utilizado um Diário de Bordo, a fim de registrar o envolvimento e compreensão das aulas, bem como registros imagéticos. A proposta consiste na intervenção na Educação Básica, na turma do 3º ano do ensino fundamental, da referida Escola, com a proposição de 5 (cinco) encontros. Para tal, foram oportunizadas as vivências do Flag football, bem como orientações e apreciação de vídeos relativos à modalidade. Oferecer aos alunos um esporte com essas características pode expandir o interesse e, consequentemente, a valorização do trabalho em equipe, aumentar a visibilidade do Futebol Americano na cidade de Mossoró/RN e investigar possibilidades pedagógicas para o ensino do esporte, possibilitando alargar a cultura esportiva.  
id VERACRUZ-0_73b01580b5cb1b2ba77fb00800f1a4ad
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4733
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Flag football escolar: uma possibilidade pedagógica / School flag football: A pedagogical possibilityEducação Física escolarInterdisciplinaridadePrática pedagógicaFlag football.Dentre os conteúdos propostos para a Educação Física Escolar, o esporte vem historicamente sendo protagonista desse componente curricular, porque ele é considerado um dos fenômenos socioculturais mais importantes do mundo. Recentemente a discussão da BNCC – Base Nacional Comum Curricular – (BRASIL, 2017) sobre a unidade temática esportes, vem reunindo suas manifestações mais formais e derivadas, agrupando as modalidades por tipologia (esportes de marca, precisão, técnico combinatório, rede/quadra dividida ou parede de rebote, campo e taco, invasão ou territorial e combate). O Flag Football é advindo do Futebol Americano, esporte ainda pouco praticado no país, estando dentro do rol dos esportes de invasão. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo participante tendo como objetivo geral sistematizar aulas de Flag football na Educação Física Escolar como uma possibilidade pedagógica aos alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma Escola Municipal, localizada na cidade de Mossoró/RN. Essa experiência é fruto do programa formativo Residência Pedagógica- RESPED, este que visa relacionar-se com o Estagio Curricular Supervisionado e fomentar o uso da Base Nacional Comum Curricular de forma significativa nas escolas, onde os residentes devem realizar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um preceptor – professor da escola, com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora. Para a coleta de dados foi utilizado um Diário de Bordo, a fim de registrar o envolvimento e compreensão das aulas, bem como registros imagéticos. A proposta consiste na intervenção na Educação Básica, na turma do 3º ano do ensino fundamental, da referida Escola, com a proposição de 5 (cinco) encontros. Para tal, foram oportunizadas as vivências do Flag football, bem como orientações e apreciação de vídeos relativos à modalidade. Oferecer aos alunos um esporte com essas características pode expandir o interesse e, consequentemente, a valorização do trabalho em equipe, aumentar a visibilidade do Futebol Americano na cidade de Mossoró/RN e investigar possibilidades pedagógicas para o ensino do esporte, possibilitando alargar a cultura esportiva.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/473310.34117/bjdv5n11-230Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 25747-25757Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 25747-25757Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 25747-257572525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4733/4809Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, João Carlos Leal deSousa, Antonio Daniel Neves deSousa, Jefferson Martins deDias, Antônia Michelly Ferreira Dantas da RochaCarlos, Camila Ursulla Batista2021-02-15T12:36:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4733Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:57.726828Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Flag football escolar: uma possibilidade pedagógica / School flag football: A pedagogical possibility
title Flag football escolar: uma possibilidade pedagógica / School flag football: A pedagogical possibility
spellingShingle Flag football escolar: uma possibilidade pedagógica / School flag football: A pedagogical possibility
Araújo, João Carlos Leal de
Educação Física escolar
Interdisciplinaridade
Prática pedagógica
Flag football.
title_short Flag football escolar: uma possibilidade pedagógica / School flag football: A pedagogical possibility
title_full Flag football escolar: uma possibilidade pedagógica / School flag football: A pedagogical possibility
title_fullStr Flag football escolar: uma possibilidade pedagógica / School flag football: A pedagogical possibility
title_full_unstemmed Flag football escolar: uma possibilidade pedagógica / School flag football: A pedagogical possibility
title_sort Flag football escolar: uma possibilidade pedagógica / School flag football: A pedagogical possibility
author Araújo, João Carlos Leal de
author_facet Araújo, João Carlos Leal de
Sousa, Antonio Daniel Neves de
Sousa, Jefferson Martins de
Dias, Antônia Michelly Ferreira Dantas da Rocha
Carlos, Camila Ursulla Batista
author_role author
author2 Sousa, Antonio Daniel Neves de
Sousa, Jefferson Martins de
Dias, Antônia Michelly Ferreira Dantas da Rocha
Carlos, Camila Ursulla Batista
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, João Carlos Leal de
Sousa, Antonio Daniel Neves de
Sousa, Jefferson Martins de
Dias, Antônia Michelly Ferreira Dantas da Rocha
Carlos, Camila Ursulla Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física escolar
Interdisciplinaridade
Prática pedagógica
Flag football.
topic Educação Física escolar
Interdisciplinaridade
Prática pedagógica
Flag football.
description Dentre os conteúdos propostos para a Educação Física Escolar, o esporte vem historicamente sendo protagonista desse componente curricular, porque ele é considerado um dos fenômenos socioculturais mais importantes do mundo. Recentemente a discussão da BNCC – Base Nacional Comum Curricular – (BRASIL, 2017) sobre a unidade temática esportes, vem reunindo suas manifestações mais formais e derivadas, agrupando as modalidades por tipologia (esportes de marca, precisão, técnico combinatório, rede/quadra dividida ou parede de rebote, campo e taco, invasão ou territorial e combate). O Flag Football é advindo do Futebol Americano, esporte ainda pouco praticado no país, estando dentro do rol dos esportes de invasão. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo participante tendo como objetivo geral sistematizar aulas de Flag football na Educação Física Escolar como uma possibilidade pedagógica aos alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma Escola Municipal, localizada na cidade de Mossoró/RN. Essa experiência é fruto do programa formativo Residência Pedagógica- RESPED, este que visa relacionar-se com o Estagio Curricular Supervisionado e fomentar o uso da Base Nacional Comum Curricular de forma significativa nas escolas, onde os residentes devem realizar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um preceptor – professor da escola, com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora. Para a coleta de dados foi utilizado um Diário de Bordo, a fim de registrar o envolvimento e compreensão das aulas, bem como registros imagéticos. A proposta consiste na intervenção na Educação Básica, na turma do 3º ano do ensino fundamental, da referida Escola, com a proposição de 5 (cinco) encontros. Para tal, foram oportunizadas as vivências do Flag football, bem como orientações e apreciação de vídeos relativos à modalidade. Oferecer aos alunos um esporte com essas características pode expandir o interesse e, consequentemente, a valorização do trabalho em equipe, aumentar a visibilidade do Futebol Americano na cidade de Mossoró/RN e investigar possibilidades pedagógicas para o ensino do esporte, possibilitando alargar a cultura esportiva.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4733
10.34117/bjdv5n11-230
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4733
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n11-230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4733/4809
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 25747-25757
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 25747-25757
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 25747-25757
2525-8761
10.34117/bjdv.v5i11
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645430091677696