O ensino da leitura e a nova BNCC: as implicações na formação de leitores / The teaching of reading and the new BNCC: the implications in the formation of readers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n6-718 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32146 |
Resumo: | Neste trabalho analisa-se a nova legislação promulgada em 20 de dezembro de 2017 – a nova BNCC- Base Nacional Curricular Comum identificando aspectos pertinentes acerca do processo de leitura e escrita. Objetiva-se analisar as implicações da nova Base Curricular Comum no ensino da leitura, no que diz respeito a formação de alunos leitores. Estuda-se a importância do ensino da compreensão de leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental considerando que este é um grande desafio, tanto no âmbito das políticas públicas e programas nacionais, quanto na prática da sala de aula. Torna-se relevante esta pesquisa para os estudiosos e profissionais da área para que estes conheçam e entendam como tais mudanças poderão refletir em suas práticas, em suas pesquisas ou em sala de aula. Questiona-se o que mudou no ensino de leitura em Língua Portuguesa com a nova BNCC? Entende-se que a leitura não ocorre de maneira espontânea, nesse sentido, formar leitores supõe não somente a apropriação da leitura, mas também a compressão do texto estabelecendo relações entre o texto que lê e outras já lidos, atribuindo assim vários sentidos a este. Deste modo, através da pesquisa bibliográfica acerca da formação de leitores e documental utilizando a BNCC e PCN´s, percebe-se que a BNCC apresenta um olhar integral na formação do leitor contribuindo para sua participação em práticas sociais da cultura letrada. |
id |
VERACRUZ-0_783df0a6919ee8ff7ec7f0c0a221403c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32146 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
O ensino da leitura e a nova BNCC: as implicações na formação de leitores / The teaching of reading and the new BNCC: the implications in the formation of readersLeituraBNCCformação de leitores.Neste trabalho analisa-se a nova legislação promulgada em 20 de dezembro de 2017 – a nova BNCC- Base Nacional Curricular Comum identificando aspectos pertinentes acerca do processo de leitura e escrita. Objetiva-se analisar as implicações da nova Base Curricular Comum no ensino da leitura, no que diz respeito a formação de alunos leitores. Estuda-se a importância do ensino da compreensão de leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental considerando que este é um grande desafio, tanto no âmbito das políticas públicas e programas nacionais, quanto na prática da sala de aula. Torna-se relevante esta pesquisa para os estudiosos e profissionais da área para que estes conheçam e entendam como tais mudanças poderão refletir em suas práticas, em suas pesquisas ou em sala de aula. Questiona-se o que mudou no ensino de leitura em Língua Portuguesa com a nova BNCC? Entende-se que a leitura não ocorre de maneira espontânea, nesse sentido, formar leitores supõe não somente a apropriação da leitura, mas também a compressão do texto estabelecendo relações entre o texto que lê e outras já lidos, atribuindo assim vários sentidos a este. Deste modo, através da pesquisa bibliográfica acerca da formação de leitores e documental utilizando a BNCC e PCN´s, percebe-se que a BNCC apresenta um olhar integral na formação do leitor contribuindo para sua participação em práticas sociais da cultura letrada.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3214610.34117/bjdv7n6-718Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 64729-64741Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 64729-64741Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 64729-647412525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32146/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Sousa, Andréia Vaz CunhaCastellanos, Samuel Luis Velázquez2021-09-21T11:05:33Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32146Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:00.239074Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da leitura e a nova BNCC: as implicações na formação de leitores / The teaching of reading and the new BNCC: the implications in the formation of readers |
title |
O ensino da leitura e a nova BNCC: as implicações na formação de leitores / The teaching of reading and the new BNCC: the implications in the formation of readers |
spellingShingle |
O ensino da leitura e a nova BNCC: as implicações na formação de leitores / The teaching of reading and the new BNCC: the implications in the formation of readers O ensino da leitura e a nova BNCC: as implicações na formação de leitores / The teaching of reading and the new BNCC: the implications in the formation of readers de Sousa, Andréia Vaz Cunha Leitura BNCC formação de leitores. de Sousa, Andréia Vaz Cunha Leitura BNCC formação de leitores. |
title_short |
O ensino da leitura e a nova BNCC: as implicações na formação de leitores / The teaching of reading and the new BNCC: the implications in the formation of readers |
title_full |
O ensino da leitura e a nova BNCC: as implicações na formação de leitores / The teaching of reading and the new BNCC: the implications in the formation of readers |
title_fullStr |
O ensino da leitura e a nova BNCC: as implicações na formação de leitores / The teaching of reading and the new BNCC: the implications in the formation of readers O ensino da leitura e a nova BNCC: as implicações na formação de leitores / The teaching of reading and the new BNCC: the implications in the formation of readers |
title_full_unstemmed |
O ensino da leitura e a nova BNCC: as implicações na formação de leitores / The teaching of reading and the new BNCC: the implications in the formation of readers O ensino da leitura e a nova BNCC: as implicações na formação de leitores / The teaching of reading and the new BNCC: the implications in the formation of readers |
title_sort |
O ensino da leitura e a nova BNCC: as implicações na formação de leitores / The teaching of reading and the new BNCC: the implications in the formation of readers |
author |
de Sousa, Andréia Vaz Cunha |
author_facet |
de Sousa, Andréia Vaz Cunha de Sousa, Andréia Vaz Cunha Castellanos, Samuel Luis Velázquez Castellanos, Samuel Luis Velázquez |
author_role |
author |
author2 |
Castellanos, Samuel Luis Velázquez |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Sousa, Andréia Vaz Cunha Castellanos, Samuel Luis Velázquez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura BNCC formação de leitores. |
topic |
Leitura BNCC formação de leitores. |
description |
Neste trabalho analisa-se a nova legislação promulgada em 20 de dezembro de 2017 – a nova BNCC- Base Nacional Curricular Comum identificando aspectos pertinentes acerca do processo de leitura e escrita. Objetiva-se analisar as implicações da nova Base Curricular Comum no ensino da leitura, no que diz respeito a formação de alunos leitores. Estuda-se a importância do ensino da compreensão de leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental considerando que este é um grande desafio, tanto no âmbito das políticas públicas e programas nacionais, quanto na prática da sala de aula. Torna-se relevante esta pesquisa para os estudiosos e profissionais da área para que estes conheçam e entendam como tais mudanças poderão refletir em suas práticas, em suas pesquisas ou em sala de aula. Questiona-se o que mudou no ensino de leitura em Língua Portuguesa com a nova BNCC? Entende-se que a leitura não ocorre de maneira espontânea, nesse sentido, formar leitores supõe não somente a apropriação da leitura, mas também a compressão do texto estabelecendo relações entre o texto que lê e outras já lidos, atribuindo assim vários sentidos a este. Deste modo, através da pesquisa bibliográfica acerca da formação de leitores e documental utilizando a BNCC e PCN´s, percebe-se que a BNCC apresenta um olhar integral na formação do leitor contribuindo para sua participação em práticas sociais da cultura letrada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32146 10.34117/bjdv7n6-718 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32146 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n6-718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32146/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 64729-64741 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 64729-64741 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 64729-64741 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183820610240512 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv7n6-718 |