O ensino da leitura e a nova BNCC: as implicações na formação de leitores / The teaching of reading and the new BNCC: the implications in the formation of readers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sousa, Andréia Vaz Cunha
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Castellanos, Samuel Luis Velázquez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n6-718
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32146
Resumo: Neste trabalho analisa-se a nova legislação promulgada em 20 de dezembro de 2017 – a nova BNCC- Base Nacional Curricular Comum identificando aspectos pertinentes acerca do processo de leitura e escrita. Objetiva-se analisar as implicações da nova Base Curricular Comum no ensino da leitura, no que diz respeito a formação de alunos leitores. Estuda-se a importância do ensino da compreensão de leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental considerando que este é um grande desafio, tanto no âmbito das políticas públicas e programas nacionais, quanto na prática da sala de aula. Torna-se relevante esta pesquisa para os estudiosos e profissionais da área para que estes conheçam e entendam como tais mudanças poderão refletir em suas práticas, em suas pesquisas ou em sala de aula. Questiona-se o que mudou no ensino de leitura em Língua Portuguesa com a nova BNCC? Entende-se que a leitura não ocorre de maneira espontânea, nesse sentido, formar leitores supõe não somente a apropriação da leitura, mas também a compressão do texto estabelecendo relações entre o texto que lê e outras já lidos, atribuindo assim vários sentidos a este. Deste modo, através da pesquisa bibliográfica acerca da formação de leitores e documental utilizando a BNCC e PCN´s, percebe-se que a BNCC apresenta um olhar integral na formação do leitor contribuindo para sua participação em práticas sociais da cultura letrada.
id VERACRUZ-0_783df0a6919ee8ff7ec7f0c0a221403c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32146
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling O ensino da leitura e a nova BNCC: as implicações na formação de leitores / The teaching of reading and the new BNCC: the implications in the formation of readersLeituraBNCCformação de leitores.Neste trabalho analisa-se a nova legislação promulgada em 20 de dezembro de 2017 – a nova BNCC- Base Nacional Curricular Comum identificando aspectos pertinentes acerca do processo de leitura e escrita. Objetiva-se analisar as implicações da nova Base Curricular Comum no ensino da leitura, no que diz respeito a formação de alunos leitores. Estuda-se a importância do ensino da compreensão de leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental considerando que este é um grande desafio, tanto no âmbito das políticas públicas e programas nacionais, quanto na prática da sala de aula. Torna-se relevante esta pesquisa para os estudiosos e profissionais da área para que estes conheçam e entendam como tais mudanças poderão refletir em suas práticas, em suas pesquisas ou em sala de aula. Questiona-se o que mudou no ensino de leitura em Língua Portuguesa com a nova BNCC? Entende-se que a leitura não ocorre de maneira espontânea, nesse sentido, formar leitores supõe não somente a apropriação da leitura, mas também a compressão do texto estabelecendo relações entre o texto que lê e outras já lidos, atribuindo assim vários sentidos a este. Deste modo, através da pesquisa bibliográfica acerca da formação de leitores e documental utilizando a BNCC e PCN´s, percebe-se que a BNCC apresenta um olhar integral na formação do leitor contribuindo para sua participação em práticas sociais da cultura letrada.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3214610.34117/bjdv7n6-718Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 64729-64741Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 64729-64741Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 64729-647412525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32146/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Sousa, Andréia Vaz CunhaCastellanos, Samuel Luis Velázquez2021-09-21T11:05:33Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32146Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:00.239074Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da leitura e a nova BNCC: as implicações na formação de leitores / The teaching of reading and the new BNCC: the implications in the formation of readers
title O ensino da leitura e a nova BNCC: as implicações na formação de leitores / The teaching of reading and the new BNCC: the implications in the formation of readers
spellingShingle O ensino da leitura e a nova BNCC: as implicações na formação de leitores / The teaching of reading and the new BNCC: the implications in the formation of readers
O ensino da leitura e a nova BNCC: as implicações na formação de leitores / The teaching of reading and the new BNCC: the implications in the formation of readers
de Sousa, Andréia Vaz Cunha
Leitura
BNCC
formação de leitores.
de Sousa, Andréia Vaz Cunha
Leitura
BNCC
formação de leitores.
title_short O ensino da leitura e a nova BNCC: as implicações na formação de leitores / The teaching of reading and the new BNCC: the implications in the formation of readers
title_full O ensino da leitura e a nova BNCC: as implicações na formação de leitores / The teaching of reading and the new BNCC: the implications in the formation of readers
title_fullStr O ensino da leitura e a nova BNCC: as implicações na formação de leitores / The teaching of reading and the new BNCC: the implications in the formation of readers
O ensino da leitura e a nova BNCC: as implicações na formação de leitores / The teaching of reading and the new BNCC: the implications in the formation of readers
title_full_unstemmed O ensino da leitura e a nova BNCC: as implicações na formação de leitores / The teaching of reading and the new BNCC: the implications in the formation of readers
O ensino da leitura e a nova BNCC: as implicações na formação de leitores / The teaching of reading and the new BNCC: the implications in the formation of readers
title_sort O ensino da leitura e a nova BNCC: as implicações na formação de leitores / The teaching of reading and the new BNCC: the implications in the formation of readers
author de Sousa, Andréia Vaz Cunha
author_facet de Sousa, Andréia Vaz Cunha
de Sousa, Andréia Vaz Cunha
Castellanos, Samuel Luis Velázquez
Castellanos, Samuel Luis Velázquez
author_role author
author2 Castellanos, Samuel Luis Velázquez
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sousa, Andréia Vaz Cunha
Castellanos, Samuel Luis Velázquez
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
BNCC
formação de leitores.
topic Leitura
BNCC
formação de leitores.
description Neste trabalho analisa-se a nova legislação promulgada em 20 de dezembro de 2017 – a nova BNCC- Base Nacional Curricular Comum identificando aspectos pertinentes acerca do processo de leitura e escrita. Objetiva-se analisar as implicações da nova Base Curricular Comum no ensino da leitura, no que diz respeito a formação de alunos leitores. Estuda-se a importância do ensino da compreensão de leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental considerando que este é um grande desafio, tanto no âmbito das políticas públicas e programas nacionais, quanto na prática da sala de aula. Torna-se relevante esta pesquisa para os estudiosos e profissionais da área para que estes conheçam e entendam como tais mudanças poderão refletir em suas práticas, em suas pesquisas ou em sala de aula. Questiona-se o que mudou no ensino de leitura em Língua Portuguesa com a nova BNCC? Entende-se que a leitura não ocorre de maneira espontânea, nesse sentido, formar leitores supõe não somente a apropriação da leitura, mas também a compressão do texto estabelecendo relações entre o texto que lê e outras já lidos, atribuindo assim vários sentidos a este. Deste modo, através da pesquisa bibliográfica acerca da formação de leitores e documental utilizando a BNCC e PCN´s, percebe-se que a BNCC apresenta um olhar integral na formação do leitor contribuindo para sua participação em práticas sociais da cultura letrada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32146
10.34117/bjdv7n6-718
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32146
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n6-718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32146/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 64729-64741
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 64729-64741
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 64729-64741
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183820610240512
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv7n6-718