Proposituras de Interculturalidade na BNCC como procedimento para uma Educação Literária / Propositions of Interculturality in the BNCC as a procedure for Literary Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3380 |
Resumo: | RESUMO: A escolarização da relação entre texto literário e leitor constitui-se fundamento básico de uma educação literária, o que exige, efetivamente, a presença da leitura literária na Escola, de modo a despertar a sensibilidade do leitor, permitindo-lhe aproximar de situações que ele não conhece. A interculturalidade, por defender o respeito as semelhanças e diferenças, pode ser um caminho metodológico para tal vivência. O artigo tem como objeto de estudo as proposituras que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta para o campo artístico-literário com vistas a analisar aquelas que mais privilegiam um diálogo intercultural como forma de possibilitar a ampliação do repertório cultural e literário do educando em processo de formação e educação literária.Abstract: The schooling of the relationship between literary text and reader constitutes the basic foundation of a literary education, which effectively requires the presence of literary reading in the School, in order to awaken the reader's sensitivity, allowing him to approach situations that he doesn't know. Interculturality, by defending respect for similarities and differences, can be a methodological path for such an experience. The article has as its object of study the propositions that the National Common Curricular Base (BNCC) presents to the artistic-literary field with a view to analyzing those that most privilege an intercultural dialogue as a way of enabling the expansion of the cultural and literary repertoire of the student in process of formation and literary education. Keywords: Literary education; BNCC; Reader training. |
id |
IPES_ead42d315b35cd58dee570c007392444 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3380 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposituras de Interculturalidade na BNCC como procedimento para uma Educação Literária / Propositions of Interculturality in the BNCC as a procedure for Literary EducationEducação literáriaBNCCFormação leitora.RESUMO: A escolarização da relação entre texto literário e leitor constitui-se fundamento básico de uma educação literária, o que exige, efetivamente, a presença da leitura literária na Escola, de modo a despertar a sensibilidade do leitor, permitindo-lhe aproximar de situações que ele não conhece. A interculturalidade, por defender o respeito as semelhanças e diferenças, pode ser um caminho metodológico para tal vivência. O artigo tem como objeto de estudo as proposituras que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta para o campo artístico-literário com vistas a analisar aquelas que mais privilegiam um diálogo intercultural como forma de possibilitar a ampliação do repertório cultural e literário do educando em processo de formação e educação literária.Abstract: The schooling of the relationship between literary text and reader constitutes the basic foundation of a literary education, which effectively requires the presence of literary reading in the School, in order to awaken the reader's sensitivity, allowing him to approach situations that he doesn't know. Interculturality, by defending respect for similarities and differences, can be a methodological path for such an experience. The article has as its object of study the propositions that the National Common Curricular Base (BNCC) presents to the artistic-literary field with a view to analyzing those that most privilege an intercultural dialogue as a way of enabling the expansion of the cultural and literary repertoire of the student in process of formation and literary education. Keywords: Literary education; BNCC; Reader training. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/338010.14295/idonline.v16i59.3380ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 59 (2022); 203-2121981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3380/5300Copyright (c) 2022 Fernanda Rayana Barbosa Silva, Maria Marta dos Santos Silva Nóbregainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fernanda Rayana BarbosaNóbrega, Maria Marta dos Santos Silva2022-02-28T21:34:45Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3380Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-02-28T21:34:45ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposituras de Interculturalidade na BNCC como procedimento para uma Educação Literária / Propositions of Interculturality in the BNCC as a procedure for Literary Education |
title |
Proposituras de Interculturalidade na BNCC como procedimento para uma Educação Literária / Propositions of Interculturality in the BNCC as a procedure for Literary Education |
spellingShingle |
Proposituras de Interculturalidade na BNCC como procedimento para uma Educação Literária / Propositions of Interculturality in the BNCC as a procedure for Literary Education Silva, Fernanda Rayana Barbosa Educação literária BNCC Formação leitora. |
title_short |
Proposituras de Interculturalidade na BNCC como procedimento para uma Educação Literária / Propositions of Interculturality in the BNCC as a procedure for Literary Education |
title_full |
Proposituras de Interculturalidade na BNCC como procedimento para uma Educação Literária / Propositions of Interculturality in the BNCC as a procedure for Literary Education |
title_fullStr |
Proposituras de Interculturalidade na BNCC como procedimento para uma Educação Literária / Propositions of Interculturality in the BNCC as a procedure for Literary Education |
title_full_unstemmed |
Proposituras de Interculturalidade na BNCC como procedimento para uma Educação Literária / Propositions of Interculturality in the BNCC as a procedure for Literary Education |
title_sort |
Proposituras de Interculturalidade na BNCC como procedimento para uma Educação Literária / Propositions of Interculturality in the BNCC as a procedure for Literary Education |
author |
Silva, Fernanda Rayana Barbosa |
author_facet |
Silva, Fernanda Rayana Barbosa Nóbrega, Maria Marta dos Santos Silva |
author_role |
author |
author2 |
Nóbrega, Maria Marta dos Santos Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fernanda Rayana Barbosa Nóbrega, Maria Marta dos Santos Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação literária BNCC Formação leitora. |
topic |
Educação literária BNCC Formação leitora. |
description |
RESUMO: A escolarização da relação entre texto literário e leitor constitui-se fundamento básico de uma educação literária, o que exige, efetivamente, a presença da leitura literária na Escola, de modo a despertar a sensibilidade do leitor, permitindo-lhe aproximar de situações que ele não conhece. A interculturalidade, por defender o respeito as semelhanças e diferenças, pode ser um caminho metodológico para tal vivência. O artigo tem como objeto de estudo as proposituras que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta para o campo artístico-literário com vistas a analisar aquelas que mais privilegiam um diálogo intercultural como forma de possibilitar a ampliação do repertório cultural e literário do educando em processo de formação e educação literária.Abstract: The schooling of the relationship between literary text and reader constitutes the basic foundation of a literary education, which effectively requires the presence of literary reading in the School, in order to awaken the reader's sensitivity, allowing him to approach situations that he doesn't know. Interculturality, by defending respect for similarities and differences, can be a methodological path for such an experience. The article has as its object of study the propositions that the National Common Curricular Base (BNCC) presents to the artistic-literary field with a view to analyzing those that most privilege an intercultural dialogue as a way of enabling the expansion of the cultural and literary repertoire of the student in process of formation and literary education. Keywords: Literary education; BNCC; Reader training. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3380 10.14295/idonline.v16i59.3380 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3380 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v16i59.3380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3380/5300 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Fernanda Rayana Barbosa Silva, Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Fernanda Rayana Barbosa Silva, Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 59 (2022); 203-212 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior |
repository.mail.fl_str_mv |
ipdeeducacao@gmail.com |
_version_ |
1797053945228558336 |