Proposituras de Interculturalidade na BNCC como procedimento para uma Educação Literária / Propositions of Interculturality in the BNCC as a procedure for Literary Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernanda Rayana Barbosa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nóbrega, Maria Marta dos Santos Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3380
Resumo: RESUMO: A escolarização da relação entre texto literário e leitor constitui-se fundamento básico de uma educação literária, o que exige, efetivamente, a presença da leitura literária na Escola, de modo a despertar a sensibilidade do leitor, permitindo-lhe aproximar de situações que ele não conhece. A interculturalidade, por defender o respeito as semelhanças e diferenças, pode ser um caminho metodológico para tal vivência. O artigo tem como objeto de estudo as proposituras que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta para o campo artístico-literário com vistas a analisar aquelas que mais privilegiam um diálogo intercultural como forma de possibilitar a ampliação do repertório cultural e literário do educando em processo de formação e educação literária.Abstract: The schooling of the relationship between literary text and reader constitutes the basic foundation of a literary education, which effectively requires the presence of literary reading in the School, in order to awaken the reader's sensitivity, allowing him to approach situations that he doesn't know. Interculturality, by defending respect for similarities and differences, can be a methodological path for such an experience. The article has as its object of study the propositions that the National Common Curricular Base (BNCC) presents to the artistic-literary field with a view to analyzing those that most privilege an intercultural dialogue as a way of enabling the expansion of the cultural and literary repertoire of the student in process of formation and literary education. Keywords: Literary education; BNCC; Reader training. 
id IPES_ead42d315b35cd58dee570c007392444
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3380
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Proposituras de Interculturalidade na BNCC como procedimento para uma Educação Literária / Propositions of Interculturality in the BNCC as a procedure for Literary EducationEducação literáriaBNCCFormação leitora.RESUMO: A escolarização da relação entre texto literário e leitor constitui-se fundamento básico de uma educação literária, o que exige, efetivamente, a presença da leitura literária na Escola, de modo a despertar a sensibilidade do leitor, permitindo-lhe aproximar de situações que ele não conhece. A interculturalidade, por defender o respeito as semelhanças e diferenças, pode ser um caminho metodológico para tal vivência. O artigo tem como objeto de estudo as proposituras que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta para o campo artístico-literário com vistas a analisar aquelas que mais privilegiam um diálogo intercultural como forma de possibilitar a ampliação do repertório cultural e literário do educando em processo de formação e educação literária.Abstract: The schooling of the relationship between literary text and reader constitutes the basic foundation of a literary education, which effectively requires the presence of literary reading in the School, in order to awaken the reader's sensitivity, allowing him to approach situations that he doesn't know. Interculturality, by defending respect for similarities and differences, can be a methodological path for such an experience. The article has as its object of study the propositions that the National Common Curricular Base (BNCC) presents to the artistic-literary field with a view to analyzing those that most privilege an intercultural dialogue as a way of enabling the expansion of the cultural and literary repertoire of the student in process of formation and literary education. Keywords: Literary education; BNCC; Reader training. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/338010.14295/idonline.v16i59.3380ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 59 (2022); 203-2121981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3380/5300Copyright (c) 2022 Fernanda Rayana Barbosa Silva, Maria Marta dos Santos Silva Nóbregainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fernanda Rayana BarbosaNóbrega, Maria Marta dos Santos Silva2022-02-28T21:34:45Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3380Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-02-28T21:34:45ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Proposituras de Interculturalidade na BNCC como procedimento para uma Educação Literária / Propositions of Interculturality in the BNCC as a procedure for Literary Education
title Proposituras de Interculturalidade na BNCC como procedimento para uma Educação Literária / Propositions of Interculturality in the BNCC as a procedure for Literary Education
spellingShingle Proposituras de Interculturalidade na BNCC como procedimento para uma Educação Literária / Propositions of Interculturality in the BNCC as a procedure for Literary Education
Silva, Fernanda Rayana Barbosa
Educação literária
BNCC
Formação leitora.
title_short Proposituras de Interculturalidade na BNCC como procedimento para uma Educação Literária / Propositions of Interculturality in the BNCC as a procedure for Literary Education
title_full Proposituras de Interculturalidade na BNCC como procedimento para uma Educação Literária / Propositions of Interculturality in the BNCC as a procedure for Literary Education
title_fullStr Proposituras de Interculturalidade na BNCC como procedimento para uma Educação Literária / Propositions of Interculturality in the BNCC as a procedure for Literary Education
title_full_unstemmed Proposituras de Interculturalidade na BNCC como procedimento para uma Educação Literária / Propositions of Interculturality in the BNCC as a procedure for Literary Education
title_sort Proposituras de Interculturalidade na BNCC como procedimento para uma Educação Literária / Propositions of Interculturality in the BNCC as a procedure for Literary Education
author Silva, Fernanda Rayana Barbosa
author_facet Silva, Fernanda Rayana Barbosa
Nóbrega, Maria Marta dos Santos Silva
author_role author
author2 Nóbrega, Maria Marta dos Santos Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fernanda Rayana Barbosa
Nóbrega, Maria Marta dos Santos Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação literária
BNCC
Formação leitora.
topic Educação literária
BNCC
Formação leitora.
description RESUMO: A escolarização da relação entre texto literário e leitor constitui-se fundamento básico de uma educação literária, o que exige, efetivamente, a presença da leitura literária na Escola, de modo a despertar a sensibilidade do leitor, permitindo-lhe aproximar de situações que ele não conhece. A interculturalidade, por defender o respeito as semelhanças e diferenças, pode ser um caminho metodológico para tal vivência. O artigo tem como objeto de estudo as proposituras que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta para o campo artístico-literário com vistas a analisar aquelas que mais privilegiam um diálogo intercultural como forma de possibilitar a ampliação do repertório cultural e literário do educando em processo de formação e educação literária.Abstract: The schooling of the relationship between literary text and reader constitutes the basic foundation of a literary education, which effectively requires the presence of literary reading in the School, in order to awaken the reader's sensitivity, allowing him to approach situations that he doesn't know. Interculturality, by defending respect for similarities and differences, can be a methodological path for such an experience. The article has as its object of study the propositions that the National Common Curricular Base (BNCC) presents to the artistic-literary field with a view to analyzing those that most privilege an intercultural dialogue as a way of enabling the expansion of the cultural and literary repertoire of the student in process of formation and literary education. Keywords: Literary education; BNCC; Reader training. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3380
10.14295/idonline.v16i59.3380
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3380
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v16i59.3380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3380/5300
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Fernanda Rayana Barbosa Silva, Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Fernanda Rayana Barbosa Silva, Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 59 (2022); 203-212
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053945228558336