A percepção de professores do PEI (Planejamento Educacional Individualizado) em um curso a distância / The perception of PEI (Individualized Educational Planning) teachers in a distance learning course
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21361 |
Resumo: | Uma educação de qualidade, sobretudo quando falamos em alunos do público-alvo da Educação Especial (PAEE), é de extrema necessidade, pois a escola precisa fazer a diferença na vida desses alunos. Para alcançarmos tal pressuposto, o conhecimento dos alunos e suas especificidades são fundamentais e constituem umpré-requisito para que se possa atuar junto a eles. Neste processo, o professor depara-se com o Planejamento Educacional Individualizado (PEI), que se mostra de suma importância para que o aluno receba um atendimento diferenciado na escola. No contexto da educação a distância (EAD), em cursos da área de educação inclusiva oferecidos a professores da rede pública estadual do Rio de Janeiro e a alunos do último período da graduação são discutidos temas como o PEI, PIT, entre outros. Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar as percepções dos professores de Ensinos Fundamental e Médio e graduandos de curso a distância sobre o PEI. Foi utilizada a metodologia qualitativa de estudo de caso e, como instrumento, algumas perguntas foram respondidas por eles na plataforma do curso. Neste trabalho, apresentaremos os resultados encontrados no fórum de discussão, parte integrante desse curso de EAD. Do fórum participaram professores do sexo masculino e feminino com idades variadas e formação em diversas áreas do conhecimento. Analisando as postagens no grupo, observamos que ressaltam a importância do PEI para o professor trabalhar com as especificidades dos alunos, a possibilidade de que se trabalhem habilidades e competências importantes através do PEI e também as dificuldades na elaboração, que remetem à necessidade de uma formação continuada de professores. |
id |
VERACRUZ-0_78b9233f05a361cefb786f0b2b0ef5f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21361 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A percepção de professores do PEI (Planejamento Educacional Individualizado) em um curso a distância / The perception of PEI (Individualized Educational Planning) teachers in a distance learning coursePlanejamento Educacional IndividualizadoEducação de alunos com deficiência intelectualEducação a DistânciaFórum de Discussão.Uma educação de qualidade, sobretudo quando falamos em alunos do público-alvo da Educação Especial (PAEE), é de extrema necessidade, pois a escola precisa fazer a diferença na vida desses alunos. Para alcançarmos tal pressuposto, o conhecimento dos alunos e suas especificidades são fundamentais e constituem umpré-requisito para que se possa atuar junto a eles. Neste processo, o professor depara-se com o Planejamento Educacional Individualizado (PEI), que se mostra de suma importância para que o aluno receba um atendimento diferenciado na escola. No contexto da educação a distância (EAD), em cursos da área de educação inclusiva oferecidos a professores da rede pública estadual do Rio de Janeiro e a alunos do último período da graduação são discutidos temas como o PEI, PIT, entre outros. Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar as percepções dos professores de Ensinos Fundamental e Médio e graduandos de curso a distância sobre o PEI. Foi utilizada a metodologia qualitativa de estudo de caso e, como instrumento, algumas perguntas foram respondidas por eles na plataforma do curso. Neste trabalho, apresentaremos os resultados encontrados no fórum de discussão, parte integrante desse curso de EAD. Do fórum participaram professores do sexo masculino e feminino com idades variadas e formação em diversas áreas do conhecimento. Analisando as postagens no grupo, observamos que ressaltam a importância do PEI para o professor trabalhar com as especificidades dos alunos, a possibilidade de que se trabalhem habilidades e competências importantes através do PEI e também as dificuldades na elaboração, que remetem à necessidade de uma formação continuada de professores.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2136110.34117/bjdv6n12-239Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 96699-96710Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 96699-96710Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 96699-967102525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21361/17050Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBernardes, Adriana OliveiraKelman, Celeste Azulay2021-06-07T20:45:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21361Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:52.387313Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção de professores do PEI (Planejamento Educacional Individualizado) em um curso a distância / The perception of PEI (Individualized Educational Planning) teachers in a distance learning course |
title |
A percepção de professores do PEI (Planejamento Educacional Individualizado) em um curso a distância / The perception of PEI (Individualized Educational Planning) teachers in a distance learning course |
spellingShingle |
A percepção de professores do PEI (Planejamento Educacional Individualizado) em um curso a distância / The perception of PEI (Individualized Educational Planning) teachers in a distance learning course Bernardes, Adriana Oliveira Planejamento Educacional Individualizado Educação de alunos com deficiência intelectual Educação a Distância Fórum de Discussão. |
title_short |
A percepção de professores do PEI (Planejamento Educacional Individualizado) em um curso a distância / The perception of PEI (Individualized Educational Planning) teachers in a distance learning course |
title_full |
A percepção de professores do PEI (Planejamento Educacional Individualizado) em um curso a distância / The perception of PEI (Individualized Educational Planning) teachers in a distance learning course |
title_fullStr |
A percepção de professores do PEI (Planejamento Educacional Individualizado) em um curso a distância / The perception of PEI (Individualized Educational Planning) teachers in a distance learning course |
title_full_unstemmed |
A percepção de professores do PEI (Planejamento Educacional Individualizado) em um curso a distância / The perception of PEI (Individualized Educational Planning) teachers in a distance learning course |
title_sort |
A percepção de professores do PEI (Planejamento Educacional Individualizado) em um curso a distância / The perception of PEI (Individualized Educational Planning) teachers in a distance learning course |
author |
Bernardes, Adriana Oliveira |
author_facet |
Bernardes, Adriana Oliveira Kelman, Celeste Azulay |
author_role |
author |
author2 |
Kelman, Celeste Azulay |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardes, Adriana Oliveira Kelman, Celeste Azulay |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento Educacional Individualizado Educação de alunos com deficiência intelectual Educação a Distância Fórum de Discussão. |
topic |
Planejamento Educacional Individualizado Educação de alunos com deficiência intelectual Educação a Distância Fórum de Discussão. |
description |
Uma educação de qualidade, sobretudo quando falamos em alunos do público-alvo da Educação Especial (PAEE), é de extrema necessidade, pois a escola precisa fazer a diferença na vida desses alunos. Para alcançarmos tal pressuposto, o conhecimento dos alunos e suas especificidades são fundamentais e constituem umpré-requisito para que se possa atuar junto a eles. Neste processo, o professor depara-se com o Planejamento Educacional Individualizado (PEI), que se mostra de suma importância para que o aluno receba um atendimento diferenciado na escola. No contexto da educação a distância (EAD), em cursos da área de educação inclusiva oferecidos a professores da rede pública estadual do Rio de Janeiro e a alunos do último período da graduação são discutidos temas como o PEI, PIT, entre outros. Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar as percepções dos professores de Ensinos Fundamental e Médio e graduandos de curso a distância sobre o PEI. Foi utilizada a metodologia qualitativa de estudo de caso e, como instrumento, algumas perguntas foram respondidas por eles na plataforma do curso. Neste trabalho, apresentaremos os resultados encontrados no fórum de discussão, parte integrante desse curso de EAD. Do fórum participaram professores do sexo masculino e feminino com idades variadas e formação em diversas áreas do conhecimento. Analisando as postagens no grupo, observamos que ressaltam a importância do PEI para o professor trabalhar com as especificidades dos alunos, a possibilidade de que se trabalhem habilidades e competências importantes através do PEI e também as dificuldades na elaboração, que remetem à necessidade de uma formação continuada de professores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21361 10.34117/bjdv6n12-239 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21361 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n12-239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21361/17050 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 96699-96710 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 96699-96710 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 96699-96710 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645497384042496 |