A percepção de professores do PEI (Planejamento Educacional Individualizado) em um curso a distância / The perception of PEI (Individualized Educational Planning) teachers in a distance learning course

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Adriana Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Kelman, Celeste Azulay
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21361
Resumo: Uma educação de qualidade, sobretudo quando falamos em alunos do público-alvo da Educação Especial (PAEE), é de extrema necessidade, pois a escola precisa fazer a diferença na vida desses alunos. Para alcançarmos tal pressuposto, o conhecimento dos alunos e suas especificidades são fundamentais e constituem umpré-requisito para que se possa atuar junto a eles. Neste processo, o professor depara-se com o Planejamento Educacional Individualizado (PEI), que se mostra de suma importância para que o aluno receba um atendimento diferenciado na escola. No contexto da educação a distância (EAD), em cursos da área de educação inclusiva oferecidos a professores da rede pública estadual do Rio de Janeiro e a alunos do último período da graduação são discutidos temas como o PEI, PIT, entre outros. Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar as percepções dos professores de Ensinos Fundamental e Médio e graduandos de curso a distância sobre o PEI. Foi utilizada a metodologia qualitativa de estudo de caso e, como instrumento, algumas perguntas foram respondidas por eles na plataforma do curso. Neste trabalho, apresentaremos os resultados encontrados no fórum de discussão, parte integrante desse curso de EAD. Do fórum participaram professores do sexo masculino e feminino com idades variadas e formação em diversas áreas do conhecimento. Analisando as postagens no grupo, observamos que ressaltam a importância do PEI para o professor trabalhar com as especificidades dos alunos, a possibilidade de que se trabalhem habilidades e competências importantes através do PEI e também as dificuldades na elaboração, que remetem à necessidade de uma formação continuada de professores.
id VERACRUZ-0_78b9233f05a361cefb786f0b2b0ef5f5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21361
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A percepção de professores do PEI (Planejamento Educacional Individualizado) em um curso a distância / The perception of PEI (Individualized Educational Planning) teachers in a distance learning coursePlanejamento Educacional IndividualizadoEducação de alunos com deficiência intelectualEducação a DistânciaFórum de Discussão.Uma educação de qualidade, sobretudo quando falamos em alunos do público-alvo da Educação Especial (PAEE), é de extrema necessidade, pois a escola precisa fazer a diferença na vida desses alunos. Para alcançarmos tal pressuposto, o conhecimento dos alunos e suas especificidades são fundamentais e constituem umpré-requisito para que se possa atuar junto a eles. Neste processo, o professor depara-se com o Planejamento Educacional Individualizado (PEI), que se mostra de suma importância para que o aluno receba um atendimento diferenciado na escola. No contexto da educação a distância (EAD), em cursos da área de educação inclusiva oferecidos a professores da rede pública estadual do Rio de Janeiro e a alunos do último período da graduação são discutidos temas como o PEI, PIT, entre outros. Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar as percepções dos professores de Ensinos Fundamental e Médio e graduandos de curso a distância sobre o PEI. Foi utilizada a metodologia qualitativa de estudo de caso e, como instrumento, algumas perguntas foram respondidas por eles na plataforma do curso. Neste trabalho, apresentaremos os resultados encontrados no fórum de discussão, parte integrante desse curso de EAD. Do fórum participaram professores do sexo masculino e feminino com idades variadas e formação em diversas áreas do conhecimento. Analisando as postagens no grupo, observamos que ressaltam a importância do PEI para o professor trabalhar com as especificidades dos alunos, a possibilidade de que se trabalhem habilidades e competências importantes através do PEI e também as dificuldades na elaboração, que remetem à necessidade de uma formação continuada de professores.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2136110.34117/bjdv6n12-239Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 96699-96710Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 96699-96710Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 96699-967102525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21361/17050Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBernardes, Adriana OliveiraKelman, Celeste Azulay2021-06-07T20:45:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21361Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:52.387313Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção de professores do PEI (Planejamento Educacional Individualizado) em um curso a distância / The perception of PEI (Individualized Educational Planning) teachers in a distance learning course
title A percepção de professores do PEI (Planejamento Educacional Individualizado) em um curso a distância / The perception of PEI (Individualized Educational Planning) teachers in a distance learning course
spellingShingle A percepção de professores do PEI (Planejamento Educacional Individualizado) em um curso a distância / The perception of PEI (Individualized Educational Planning) teachers in a distance learning course
Bernardes, Adriana Oliveira
Planejamento Educacional Individualizado
Educação de alunos com deficiência intelectual
Educação a Distância
Fórum de Discussão.
title_short A percepção de professores do PEI (Planejamento Educacional Individualizado) em um curso a distância / The perception of PEI (Individualized Educational Planning) teachers in a distance learning course
title_full A percepção de professores do PEI (Planejamento Educacional Individualizado) em um curso a distância / The perception of PEI (Individualized Educational Planning) teachers in a distance learning course
title_fullStr A percepção de professores do PEI (Planejamento Educacional Individualizado) em um curso a distância / The perception of PEI (Individualized Educational Planning) teachers in a distance learning course
title_full_unstemmed A percepção de professores do PEI (Planejamento Educacional Individualizado) em um curso a distância / The perception of PEI (Individualized Educational Planning) teachers in a distance learning course
title_sort A percepção de professores do PEI (Planejamento Educacional Individualizado) em um curso a distância / The perception of PEI (Individualized Educational Planning) teachers in a distance learning course
author Bernardes, Adriana Oliveira
author_facet Bernardes, Adriana Oliveira
Kelman, Celeste Azulay
author_role author
author2 Kelman, Celeste Azulay
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, Adriana Oliveira
Kelman, Celeste Azulay
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento Educacional Individualizado
Educação de alunos com deficiência intelectual
Educação a Distância
Fórum de Discussão.
topic Planejamento Educacional Individualizado
Educação de alunos com deficiência intelectual
Educação a Distância
Fórum de Discussão.
description Uma educação de qualidade, sobretudo quando falamos em alunos do público-alvo da Educação Especial (PAEE), é de extrema necessidade, pois a escola precisa fazer a diferença na vida desses alunos. Para alcançarmos tal pressuposto, o conhecimento dos alunos e suas especificidades são fundamentais e constituem umpré-requisito para que se possa atuar junto a eles. Neste processo, o professor depara-se com o Planejamento Educacional Individualizado (PEI), que se mostra de suma importância para que o aluno receba um atendimento diferenciado na escola. No contexto da educação a distância (EAD), em cursos da área de educação inclusiva oferecidos a professores da rede pública estadual do Rio de Janeiro e a alunos do último período da graduação são discutidos temas como o PEI, PIT, entre outros. Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar as percepções dos professores de Ensinos Fundamental e Médio e graduandos de curso a distância sobre o PEI. Foi utilizada a metodologia qualitativa de estudo de caso e, como instrumento, algumas perguntas foram respondidas por eles na plataforma do curso. Neste trabalho, apresentaremos os resultados encontrados no fórum de discussão, parte integrante desse curso de EAD. Do fórum participaram professores do sexo masculino e feminino com idades variadas e formação em diversas áreas do conhecimento. Analisando as postagens no grupo, observamos que ressaltam a importância do PEI para o professor trabalhar com as especificidades dos alunos, a possibilidade de que se trabalhem habilidades e competências importantes através do PEI e também as dificuldades na elaboração, que remetem à necessidade de uma formação continuada de professores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21361
10.34117/bjdv6n12-239
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21361
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n12-239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21361/17050
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 96699-96710
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 96699-96710
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 96699-96710
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645497384042496