Ensino e educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Leitão, Vanda Magalhães
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47611
Resumo: A inclusão social de pessoas com deficiência no Brasil é um tema que há vinte anos vem sendo motivo de debates, estudos, pesquisas e que resulta de múltiplos fatores, destacando-se as conquistas politicas e sociais pelos Direitos Humanos, as contribuições teóricas das Ciências Sociais e Humanas que se entrelaçam, dando suporte e força politica aos movimentos sociais organizados por essas pessoas em defesa dos seus direitos. São segmentos sociais que desafiam o poder público, se fortalecem e se tornam visíveis, falando de si e de suas necessidades, e levantando suas bandeiras com as próprias mãos. Estimulam reflexões num convite ao abandono do conceito de deficiência sob o ângulo da falta ou da perda, para uma compreensão social e relacional, sem, entretanto, negar a condição biológico-funcional que resultam em suas singulares condições sensorial, intelectual, física ou linguística. Clamam por uma educação que promova seu desenvolvimento integral, com o acesso a tudo a que tem direito um cidadão e que lhe possibilite sua inclusão e participação plena na vida social.[...]Considerando que um dos objetivos da universidade é formar profissionais para atuar na sociedade, entendemos que a formação deve ser coerente com a realidade do cotidiano escolar. Pois bem, a organização deste livro surge da necessidade de compartilhar e ampliar conhecimentos relativos à educação de pessoas que compõem o público alvo da educação especial na perspectiva da inclusão, oferecendo múltiplos olhares a essa temática, ainda tratada de modo tão tênue nos cursos de licenciatura. Portanto, os textos aqui disponibilizados podem auxiliar estudantes em formação, futuros docentes que atuarão nas escolas do sistema brasileiro de ensino, onde as crianças e jovens com deficiência devem estar incluídas. Nele estão reunidos textos, frutos de estudos e pesquisas, e de experiências desenvolvidas por diversos autores que atuam na educação especial, e que certamente contribuem para uma ampla compreensão acerca dessas crianças e jovens que apresentam singulares condições física, sensorial, intelectual e linguistica, considerando suas possibilidades e seus modos diferenciados de aprender e apreender o mundo e com ele se relacionar.[...]
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