Metodologia da pesquisa científica na modalidade híbrida: uma experiência de integração entre cursos da saúde/ Methodology of scientific research in hybrid mode: an experience of integration between health courses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Maria Rodrigues dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Hansel, Cristina Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24986
Resumo: Este relato de experiência apresenta o processo de integração entre dois cursos de graduação na área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior privada utilizando a modalidade híbrida. A integração ocorreu a partir do planejamento conjunto da unidade curricular Metodologia da Pesquisa nos cursos de Enfermagem e Tecnólogo em Radiologia. Foram disponibilizados materiais didáticos para a realização de atividades individuais e em grupo no ambiente virtual de aprendizagem – Moodle, culminando em um projeto de intervenção junto à comunidade local. A experiência permitiu aos estudantes a utilização de diferentes ferramentas digitais além da vivência de práticas significativas e enriquecedoras para formação acadêmica e profissional. Possibilitou, também, aos alunos o desenvolvimento de competências necessárias para o mundo do trabalho.
id VERACRUZ-0_7a46a2d097b4d9010ad4e235aa3cdf15
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24986
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Metodologia da pesquisa científica na modalidade híbrida: uma experiência de integração entre cursos da saúde/ Methodology of scientific research in hybrid mode: an experience of integration between health coursesEnsino híbridointerdisciplinaridademetodologia da pesquisagraduação em saúde.Este relato de experiência apresenta o processo de integração entre dois cursos de graduação na área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior privada utilizando a modalidade híbrida. A integração ocorreu a partir do planejamento conjunto da unidade curricular Metodologia da Pesquisa nos cursos de Enfermagem e Tecnólogo em Radiologia. Foram disponibilizados materiais didáticos para a realização de atividades individuais e em grupo no ambiente virtual de aprendizagem – Moodle, culminando em um projeto de intervenção junto à comunidade local. A experiência permitiu aos estudantes a utilização de diferentes ferramentas digitais além da vivência de práticas significativas e enriquecedoras para formação acadêmica e profissional. Possibilitou, também, aos alunos o desenvolvimento de competências necessárias para o mundo do trabalho.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2498610.34117/bjdv7n2-398Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 17369-17379Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 17369-17379Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 17369-173792525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24986/19924Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ana Maria Rodrigues dosHansel, Cristina Gonçalves2022-06-24T19:06:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24986Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:40.661576Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia da pesquisa científica na modalidade híbrida: uma experiência de integração entre cursos da saúde/ Methodology of scientific research in hybrid mode: an experience of integration between health courses
title Metodologia da pesquisa científica na modalidade híbrida: uma experiência de integração entre cursos da saúde/ Methodology of scientific research in hybrid mode: an experience of integration between health courses
spellingShingle Metodologia da pesquisa científica na modalidade híbrida: uma experiência de integração entre cursos da saúde/ Methodology of scientific research in hybrid mode: an experience of integration between health courses
Santos, Ana Maria Rodrigues dos
Ensino híbrido
interdisciplinaridade
metodologia da pesquisa
graduação em saúde.
title_short Metodologia da pesquisa científica na modalidade híbrida: uma experiência de integração entre cursos da saúde/ Methodology of scientific research in hybrid mode: an experience of integration between health courses
title_full Metodologia da pesquisa científica na modalidade híbrida: uma experiência de integração entre cursos da saúde/ Methodology of scientific research in hybrid mode: an experience of integration between health courses
title_fullStr Metodologia da pesquisa científica na modalidade híbrida: uma experiência de integração entre cursos da saúde/ Methodology of scientific research in hybrid mode: an experience of integration between health courses
title_full_unstemmed Metodologia da pesquisa científica na modalidade híbrida: uma experiência de integração entre cursos da saúde/ Methodology of scientific research in hybrid mode: an experience of integration between health courses
title_sort Metodologia da pesquisa científica na modalidade híbrida: uma experiência de integração entre cursos da saúde/ Methodology of scientific research in hybrid mode: an experience of integration between health courses
author Santos, Ana Maria Rodrigues dos
author_facet Santos, Ana Maria Rodrigues dos
Hansel, Cristina Gonçalves
author_role author
author2 Hansel, Cristina Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Maria Rodrigues dos
Hansel, Cristina Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino híbrido
interdisciplinaridade
metodologia da pesquisa
graduação em saúde.
topic Ensino híbrido
interdisciplinaridade
metodologia da pesquisa
graduação em saúde.
description Este relato de experiência apresenta o processo de integração entre dois cursos de graduação na área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior privada utilizando a modalidade híbrida. A integração ocorreu a partir do planejamento conjunto da unidade curricular Metodologia da Pesquisa nos cursos de Enfermagem e Tecnólogo em Radiologia. Foram disponibilizados materiais didáticos para a realização de atividades individuais e em grupo no ambiente virtual de aprendizagem – Moodle, culminando em um projeto de intervenção junto à comunidade local. A experiência permitiu aos estudantes a utilização de diferentes ferramentas digitais além da vivência de práticas significativas e enriquecedoras para formação acadêmica e profissional. Possibilitou, também, aos alunos o desenvolvimento de competências necessárias para o mundo do trabalho.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24986
10.34117/bjdv7n2-398
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24986
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n2-398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24986/19924
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 17369-17379
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 17369-17379
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 17369-17379
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i2
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645512887238656