Metodologia da pesquisa científica na modalidade híbrida: uma experiência de integração entre cursos da saúde/ Methodology of scientific research in hybrid mode: an experience of integration between health courses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24986 |
Resumo: | Este relato de experiência apresenta o processo de integração entre dois cursos de graduação na área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior privada utilizando a modalidade híbrida. A integração ocorreu a partir do planejamento conjunto da unidade curricular Metodologia da Pesquisa nos cursos de Enfermagem e Tecnólogo em Radiologia. Foram disponibilizados materiais didáticos para a realização de atividades individuais e em grupo no ambiente virtual de aprendizagem – Moodle, culminando em um projeto de intervenção junto à comunidade local. A experiência permitiu aos estudantes a utilização de diferentes ferramentas digitais além da vivência de práticas significativas e enriquecedoras para formação acadêmica e profissional. Possibilitou, também, aos alunos o desenvolvimento de competências necessárias para o mundo do trabalho. |
id |
VERACRUZ-0_7a46a2d097b4d9010ad4e235aa3cdf15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24986 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologia da pesquisa científica na modalidade híbrida: uma experiência de integração entre cursos da saúde/ Methodology of scientific research in hybrid mode: an experience of integration between health coursesEnsino híbridointerdisciplinaridademetodologia da pesquisagraduação em saúde.Este relato de experiência apresenta o processo de integração entre dois cursos de graduação na área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior privada utilizando a modalidade híbrida. A integração ocorreu a partir do planejamento conjunto da unidade curricular Metodologia da Pesquisa nos cursos de Enfermagem e Tecnólogo em Radiologia. Foram disponibilizados materiais didáticos para a realização de atividades individuais e em grupo no ambiente virtual de aprendizagem – Moodle, culminando em um projeto de intervenção junto à comunidade local. A experiência permitiu aos estudantes a utilização de diferentes ferramentas digitais além da vivência de práticas significativas e enriquecedoras para formação acadêmica e profissional. Possibilitou, também, aos alunos o desenvolvimento de competências necessárias para o mundo do trabalho.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2498610.34117/bjdv7n2-398Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 17369-17379Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 17369-17379Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 17369-173792525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24986/19924Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ana Maria Rodrigues dosHansel, Cristina Gonçalves2022-06-24T19:06:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24986Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:40.661576Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia da pesquisa científica na modalidade híbrida: uma experiência de integração entre cursos da saúde/ Methodology of scientific research in hybrid mode: an experience of integration between health courses |
title |
Metodologia da pesquisa científica na modalidade híbrida: uma experiência de integração entre cursos da saúde/ Methodology of scientific research in hybrid mode: an experience of integration between health courses |
spellingShingle |
Metodologia da pesquisa científica na modalidade híbrida: uma experiência de integração entre cursos da saúde/ Methodology of scientific research in hybrid mode: an experience of integration between health courses Santos, Ana Maria Rodrigues dos Ensino híbrido interdisciplinaridade metodologia da pesquisa graduação em saúde. |
title_short |
Metodologia da pesquisa científica na modalidade híbrida: uma experiência de integração entre cursos da saúde/ Methodology of scientific research in hybrid mode: an experience of integration between health courses |
title_full |
Metodologia da pesquisa científica na modalidade híbrida: uma experiência de integração entre cursos da saúde/ Methodology of scientific research in hybrid mode: an experience of integration between health courses |
title_fullStr |
Metodologia da pesquisa científica na modalidade híbrida: uma experiência de integração entre cursos da saúde/ Methodology of scientific research in hybrid mode: an experience of integration between health courses |
title_full_unstemmed |
Metodologia da pesquisa científica na modalidade híbrida: uma experiência de integração entre cursos da saúde/ Methodology of scientific research in hybrid mode: an experience of integration between health courses |
title_sort |
Metodologia da pesquisa científica na modalidade híbrida: uma experiência de integração entre cursos da saúde/ Methodology of scientific research in hybrid mode: an experience of integration between health courses |
author |
Santos, Ana Maria Rodrigues dos |
author_facet |
Santos, Ana Maria Rodrigues dos Hansel, Cristina Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Hansel, Cristina Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Maria Rodrigues dos Hansel, Cristina Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino híbrido interdisciplinaridade metodologia da pesquisa graduação em saúde. |
topic |
Ensino híbrido interdisciplinaridade metodologia da pesquisa graduação em saúde. |
description |
Este relato de experiência apresenta o processo de integração entre dois cursos de graduação na área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior privada utilizando a modalidade híbrida. A integração ocorreu a partir do planejamento conjunto da unidade curricular Metodologia da Pesquisa nos cursos de Enfermagem e Tecnólogo em Radiologia. Foram disponibilizados materiais didáticos para a realização de atividades individuais e em grupo no ambiente virtual de aprendizagem – Moodle, culminando em um projeto de intervenção junto à comunidade local. A experiência permitiu aos estudantes a utilização de diferentes ferramentas digitais além da vivência de práticas significativas e enriquecedoras para formação acadêmica e profissional. Possibilitou, também, aos alunos o desenvolvimento de competências necessárias para o mundo do trabalho. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24986 10.34117/bjdv7n2-398 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24986 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n2-398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24986/19924 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 17369-17379 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 17369-17379 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 17369-17379 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i2 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645512887238656 |