Desafios da educação em contexto intercultural: a insersão de imigrantes na rede Estadual de ensino em Maringá / Challenges of education in intercultural context: the insertion of immigrants in the State education network in Maringá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46245 |
Resumo: | Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado, a qual busca compreender o processo para inserção e continuação da aprendizagem do aluno imigrante internacional na rede pública estadual de ensino na cidade de Maringá – PR. Contempla a análise das políticas públicas para educação voltada a imigrantes e das estratégias didático pedagógicas utilizadas por professores de Geografia para lecionar à imigrantes internacionais. A metodologia utilizada foi a qualitativa sendo que o estudo qualitativo foi conduzido através da etnografia com pesquisa exploratória que a princípio iria coletar dados sobre a prática pedagógica com professores de Geografia por meio de entrevista semiestruturada, contudo a pandemia por COVI - 19, impôs mudanças importantes devido a necessidade de distanciamento social e a suspensão das aulas presenciais. ASSIM, as informações foram obtidas através de questionários respondidos eletronicamente. À luz dos resultados, discutidos com fulcro na literatura consultada, ressalta-se que a inclusão de imigrantes internacionais por si só não resulta em garantia de aprendizagem significativa. Ressalta-se que é fundamental a oferta de formação continuada e melhores condições de trabalhos aos profissionais da educação para que consiga desenvolver junto com este aluno novas possibilidades para reterritorializar. |
id |
VERACRUZ-0_7c8be1ee7be4d2f7831c147695f968cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46245 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios da educação em contexto intercultural: a insersão de imigrantes na rede Estadual de ensino em Maringá / Challenges of education in intercultural context: the insertion of immigrants in the State education network in Maringáeducação para imigrantes internacionaisinterculturalidadeformação continuadapolíticas públicas.Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado, a qual busca compreender o processo para inserção e continuação da aprendizagem do aluno imigrante internacional na rede pública estadual de ensino na cidade de Maringá – PR. Contempla a análise das políticas públicas para educação voltada a imigrantes e das estratégias didático pedagógicas utilizadas por professores de Geografia para lecionar à imigrantes internacionais. A metodologia utilizada foi a qualitativa sendo que o estudo qualitativo foi conduzido através da etnografia com pesquisa exploratória que a princípio iria coletar dados sobre a prática pedagógica com professores de Geografia por meio de entrevista semiestruturada, contudo a pandemia por COVI - 19, impôs mudanças importantes devido a necessidade de distanciamento social e a suspensão das aulas presenciais. ASSIM, as informações foram obtidas através de questionários respondidos eletronicamente. À luz dos resultados, discutidos com fulcro na literatura consultada, ressalta-se que a inclusão de imigrantes internacionais por si só não resulta em garantia de aprendizagem significativa. Ressalta-se que é fundamental a oferta de formação continuada e melhores condições de trabalhos aos profissionais da educação para que consiga desenvolver junto com este aluno novas possibilidades para reterritorializar.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4624510.34117/bjdv8n4-158Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 25040-25054Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 25040-25054Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 25040-250542525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZenghttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46245/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTokunaga, MartaAzambuja, Leonardo Dirceu2022-06-22T19:39:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46245Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:24.251866Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios da educação em contexto intercultural: a insersão de imigrantes na rede Estadual de ensino em Maringá / Challenges of education in intercultural context: the insertion of immigrants in the State education network in Maringá |
title |
Desafios da educação em contexto intercultural: a insersão de imigrantes na rede Estadual de ensino em Maringá / Challenges of education in intercultural context: the insertion of immigrants in the State education network in Maringá |
spellingShingle |
Desafios da educação em contexto intercultural: a insersão de imigrantes na rede Estadual de ensino em Maringá / Challenges of education in intercultural context: the insertion of immigrants in the State education network in Maringá Tokunaga, Marta educação para imigrantes internacionais interculturalidade formação continuada políticas públicas. |
title_short |
Desafios da educação em contexto intercultural: a insersão de imigrantes na rede Estadual de ensino em Maringá / Challenges of education in intercultural context: the insertion of immigrants in the State education network in Maringá |
title_full |
Desafios da educação em contexto intercultural: a insersão de imigrantes na rede Estadual de ensino em Maringá / Challenges of education in intercultural context: the insertion of immigrants in the State education network in Maringá |
title_fullStr |
Desafios da educação em contexto intercultural: a insersão de imigrantes na rede Estadual de ensino em Maringá / Challenges of education in intercultural context: the insertion of immigrants in the State education network in Maringá |
title_full_unstemmed |
Desafios da educação em contexto intercultural: a insersão de imigrantes na rede Estadual de ensino em Maringá / Challenges of education in intercultural context: the insertion of immigrants in the State education network in Maringá |
title_sort |
Desafios da educação em contexto intercultural: a insersão de imigrantes na rede Estadual de ensino em Maringá / Challenges of education in intercultural context: the insertion of immigrants in the State education network in Maringá |
author |
Tokunaga, Marta |
author_facet |
Tokunaga, Marta Azambuja, Leonardo Dirceu |
author_role |
author |
author2 |
Azambuja, Leonardo Dirceu |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tokunaga, Marta Azambuja, Leonardo Dirceu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação para imigrantes internacionais interculturalidade formação continuada políticas públicas. |
topic |
educação para imigrantes internacionais interculturalidade formação continuada políticas públicas. |
description |
Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado, a qual busca compreender o processo para inserção e continuação da aprendizagem do aluno imigrante internacional na rede pública estadual de ensino na cidade de Maringá – PR. Contempla a análise das políticas públicas para educação voltada a imigrantes e das estratégias didático pedagógicas utilizadas por professores de Geografia para lecionar à imigrantes internacionais. A metodologia utilizada foi a qualitativa sendo que o estudo qualitativo foi conduzido através da etnografia com pesquisa exploratória que a princípio iria coletar dados sobre a prática pedagógica com professores de Geografia por meio de entrevista semiestruturada, contudo a pandemia por COVI - 19, impôs mudanças importantes devido a necessidade de distanciamento social e a suspensão das aulas presenciais. ASSIM, as informações foram obtidas através de questionários respondidos eletronicamente. À luz dos resultados, discutidos com fulcro na literatura consultada, ressalta-se que a inclusão de imigrantes internacionais por si só não resulta em garantia de aprendizagem significativa. Ressalta-se que é fundamental a oferta de formação continuada e melhores condições de trabalhos aos profissionais da educação para que consiga desenvolver junto com este aluno novas possibilidades para reterritorializar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46245 10.34117/bjdv8n4-158 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46245 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46245/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 25040-25054 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 25040-25054 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 25040-25054 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645590721986560 |