Desafios da educação em contexto intercultural: a insersão de imigrantes na rede Estadual de ensino em Maringá / Challenges of education in intercultural context: the insertion of immigrants in the State education network in Maringá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tokunaga, Marta
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Azambuja, Leonardo Dirceu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46245
Resumo: Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado, a qual busca compreender o processo para inserção e continuação da aprendizagem do aluno imigrante internacional na rede pública estadual de ensino na cidade de Maringá – PR. Contempla a análise das políticas públicas para educação voltada a imigrantes e das estratégias didático pedagógicas utilizadas por professores de Geografia para lecionar à imigrantes internacionais. A metodologia utilizada foi a qualitativa sendo que  o estudo qualitativo foi conduzido através da etnografia com pesquisa exploratória que a princípio iria coletar dados sobre a prática pedagógica com professores de Geografia por meio de entrevista semiestruturada, contudo a pandemia por COVI - 19, impôs mudanças importantes devido a necessidade de distanciamento social e a suspensão das aulas presenciais. ASSIM, as informações foram obtidas através de questionários respondidos eletronicamente. À luz dos resultados, discutidos com fulcro na literatura consultada, ressalta-se que a inclusão de imigrantes internacionais por si só não resulta em garantia de aprendizagem significativa. Ressalta-se que é fundamental a oferta de formação continuada e melhores condições de trabalhos aos profissionais da educação para que consiga desenvolver junto com este aluno novas possibilidades para reterritorializar.
id VERACRUZ-0_7c8be1ee7be4d2f7831c147695f968cb
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46245
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Desafios da educação em contexto intercultural: a insersão de imigrantes na rede Estadual de ensino em Maringá / Challenges of education in intercultural context: the insertion of immigrants in the State education network in Maringáeducação para imigrantes internacionaisinterculturalidadeformação continuadapolíticas públicas.Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado, a qual busca compreender o processo para inserção e continuação da aprendizagem do aluno imigrante internacional na rede pública estadual de ensino na cidade de Maringá – PR. Contempla a análise das políticas públicas para educação voltada a imigrantes e das estratégias didático pedagógicas utilizadas por professores de Geografia para lecionar à imigrantes internacionais. A metodologia utilizada foi a qualitativa sendo que  o estudo qualitativo foi conduzido através da etnografia com pesquisa exploratória que a princípio iria coletar dados sobre a prática pedagógica com professores de Geografia por meio de entrevista semiestruturada, contudo a pandemia por COVI - 19, impôs mudanças importantes devido a necessidade de distanciamento social e a suspensão das aulas presenciais. ASSIM, as informações foram obtidas através de questionários respondidos eletronicamente. À luz dos resultados, discutidos com fulcro na literatura consultada, ressalta-se que a inclusão de imigrantes internacionais por si só não resulta em garantia de aprendizagem significativa. Ressalta-se que é fundamental a oferta de formação continuada e melhores condições de trabalhos aos profissionais da educação para que consiga desenvolver junto com este aluno novas possibilidades para reterritorializar.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4624510.34117/bjdv8n4-158Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 25040-25054Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 25040-25054Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 25040-250542525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZenghttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46245/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTokunaga, MartaAzambuja, Leonardo Dirceu2022-06-22T19:39:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46245Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:24.251866Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da educação em contexto intercultural: a insersão de imigrantes na rede Estadual de ensino em Maringá / Challenges of education in intercultural context: the insertion of immigrants in the State education network in Maringá
title Desafios da educação em contexto intercultural: a insersão de imigrantes na rede Estadual de ensino em Maringá / Challenges of education in intercultural context: the insertion of immigrants in the State education network in Maringá
spellingShingle Desafios da educação em contexto intercultural: a insersão de imigrantes na rede Estadual de ensino em Maringá / Challenges of education in intercultural context: the insertion of immigrants in the State education network in Maringá
Tokunaga, Marta
educação para imigrantes internacionais
interculturalidade
formação continuada
políticas públicas.
title_short Desafios da educação em contexto intercultural: a insersão de imigrantes na rede Estadual de ensino em Maringá / Challenges of education in intercultural context: the insertion of immigrants in the State education network in Maringá
title_full Desafios da educação em contexto intercultural: a insersão de imigrantes na rede Estadual de ensino em Maringá / Challenges of education in intercultural context: the insertion of immigrants in the State education network in Maringá
title_fullStr Desafios da educação em contexto intercultural: a insersão de imigrantes na rede Estadual de ensino em Maringá / Challenges of education in intercultural context: the insertion of immigrants in the State education network in Maringá
title_full_unstemmed Desafios da educação em contexto intercultural: a insersão de imigrantes na rede Estadual de ensino em Maringá / Challenges of education in intercultural context: the insertion of immigrants in the State education network in Maringá
title_sort Desafios da educação em contexto intercultural: a insersão de imigrantes na rede Estadual de ensino em Maringá / Challenges of education in intercultural context: the insertion of immigrants in the State education network in Maringá
author Tokunaga, Marta
author_facet Tokunaga, Marta
Azambuja, Leonardo Dirceu
author_role author
author2 Azambuja, Leonardo Dirceu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tokunaga, Marta
Azambuja, Leonardo Dirceu
dc.subject.por.fl_str_mv educação para imigrantes internacionais
interculturalidade
formação continuada
políticas públicas.
topic educação para imigrantes internacionais
interculturalidade
formação continuada
políticas públicas.
description Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado, a qual busca compreender o processo para inserção e continuação da aprendizagem do aluno imigrante internacional na rede pública estadual de ensino na cidade de Maringá – PR. Contempla a análise das políticas públicas para educação voltada a imigrantes e das estratégias didático pedagógicas utilizadas por professores de Geografia para lecionar à imigrantes internacionais. A metodologia utilizada foi a qualitativa sendo que  o estudo qualitativo foi conduzido através da etnografia com pesquisa exploratória que a princípio iria coletar dados sobre a prática pedagógica com professores de Geografia por meio de entrevista semiestruturada, contudo a pandemia por COVI - 19, impôs mudanças importantes devido a necessidade de distanciamento social e a suspensão das aulas presenciais. ASSIM, as informações foram obtidas através de questionários respondidos eletronicamente. À luz dos resultados, discutidos com fulcro na literatura consultada, ressalta-se que a inclusão de imigrantes internacionais por si só não resulta em garantia de aprendizagem significativa. Ressalta-se que é fundamental a oferta de formação continuada e melhores condições de trabalhos aos profissionais da educação para que consiga desenvolver junto com este aluno novas possibilidades para reterritorializar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46245
10.34117/bjdv8n4-158
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46245
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n4-158
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46245/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 25040-25054
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 25040-25054
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 25040-25054
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645590721986560