Inventário de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica para crianças (SSRS): evidências cumulativas de validade e fidedignidade em 18 anos de estudos no Brasil1: Social skills rating system (SSRS): cumulative evidence of validity and reliability in 18 years of studies in Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n8-082 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50952 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo realizar uma atualização da revisão de pesquisas brasileiras que utilizaram o Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças (SSRS), por meio de buscas em bases de dados eletrônicas. Previamente a este estudo, os autores da versão brasileira do SSRS já haviam realizado uma busca entre 2003 e 2013, tendo encontrado 50 documentos. A nova busca, efetuada no presente estudo, compreendeu o período de 2013 a 2021 e encontrou 63 novos documentos. Em um banco de dados no programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) - Versão 21, foram inseridas as informações referentes ao total dos 113 estudos encontrados, englobando o período de 2003 a 2021. Foram criadas as seguintes categorias para análise dos documentos: ano, tipo de documento, tipo de estudo, versão do instrumento utilizada, população, evidências de validade e de fidedignidade. Os resultados apontaram que a população caracterizada como desenvolvimento típico foi a mais contemplada nos estudos e que a versão do instrumento mais utilizada foi a de professores. A maioria dos estudos foram de avaliação e/ou correlacional e a maior parte das evidências de validade que puderam ser inferidas foram classificadas nas categorias de validade experimental, relações com outras variáveis e validade de construto. Apenas uma pequena parte dos estudos apresentou evidências de fidedignidade. A partir dos estudos revisados, conclui-se que o SSRS tem |
id |
VERACRUZ-0_7d1db8c2748586674e9fbd11c4172cfc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50952 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Inventário de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica para crianças (SSRS): evidências cumulativas de validade e fidedignidade em 18 anos de estudos no Brasil1: Social skills rating system (SSRS): cumulative evidence of validity and reliability in 18 years of studies in Brazilhabilidades sociaisproblemas de comportamentocompetência acadêmicaSSRSvalidadefidedignidadeO presente estudo teve como objetivo realizar uma atualização da revisão de pesquisas brasileiras que utilizaram o Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças (SSRS), por meio de buscas em bases de dados eletrônicas. Previamente a este estudo, os autores da versão brasileira do SSRS já haviam realizado uma busca entre 2003 e 2013, tendo encontrado 50 documentos. A nova busca, efetuada no presente estudo, compreendeu o período de 2013 a 2021 e encontrou 63 novos documentos. Em um banco de dados no programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) - Versão 21, foram inseridas as informações referentes ao total dos 113 estudos encontrados, englobando o período de 2003 a 2021. Foram criadas as seguintes categorias para análise dos documentos: ano, tipo de documento, tipo de estudo, versão do instrumento utilizada, população, evidências de validade e de fidedignidade. Os resultados apontaram que a população caracterizada como desenvolvimento típico foi a mais contemplada nos estudos e que a versão do instrumento mais utilizada foi a de professores. A maioria dos estudos foram de avaliação e/ou correlacional e a maior parte das evidências de validade que puderam ser inferidas foram classificadas nas categorias de validade experimental, relações com outras variáveis e validade de construto. Apenas uma pequena parte dos estudos apresentou evidências de fidedignidade. A partir dos estudos revisados, conclui-se que o SSRS temBrazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5095210.34117/bjdv8n8-082Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56106-56123Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56106-56123Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56106-561232525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50952/38271Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Lucas CordeiroPinto, Luise Eduarda Lessa Pinto2022-08-17T12:50:31Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50952Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:16.894209Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inventário de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica para crianças (SSRS): evidências cumulativas de validade e fidedignidade em 18 anos de estudos no Brasil1: Social skills rating system (SSRS): cumulative evidence of validity and reliability in 18 years of studies in Brazil |
title |
Inventário de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica para crianças (SSRS): evidências cumulativas de validade e fidedignidade em 18 anos de estudos no Brasil1: Social skills rating system (SSRS): cumulative evidence of validity and reliability in 18 years of studies in Brazil |
spellingShingle |
Inventário de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica para crianças (SSRS): evidências cumulativas de validade e fidedignidade em 18 anos de estudos no Brasil1: Social skills rating system (SSRS): cumulative evidence of validity and reliability in 18 years of studies in Brazil Inventário de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica para crianças (SSRS): evidências cumulativas de validade e fidedignidade em 18 anos de estudos no Brasil1: Social skills rating system (SSRS): cumulative evidence of validity and reliability in 18 years of studies in Brazil Freitas, Lucas Cordeiro habilidades sociais problemas de comportamento competência acadêmica SSRS validade fidedignidade Freitas, Lucas Cordeiro habilidades sociais problemas de comportamento competência acadêmica SSRS validade fidedignidade |
title_short |
Inventário de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica para crianças (SSRS): evidências cumulativas de validade e fidedignidade em 18 anos de estudos no Brasil1: Social skills rating system (SSRS): cumulative evidence of validity and reliability in 18 years of studies in Brazil |
title_full |
Inventário de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica para crianças (SSRS): evidências cumulativas de validade e fidedignidade em 18 anos de estudos no Brasil1: Social skills rating system (SSRS): cumulative evidence of validity and reliability in 18 years of studies in Brazil |
title_fullStr |
Inventário de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica para crianças (SSRS): evidências cumulativas de validade e fidedignidade em 18 anos de estudos no Brasil1: Social skills rating system (SSRS): cumulative evidence of validity and reliability in 18 years of studies in Brazil Inventário de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica para crianças (SSRS): evidências cumulativas de validade e fidedignidade em 18 anos de estudos no Brasil1: Social skills rating system (SSRS): cumulative evidence of validity and reliability in 18 years of studies in Brazil |
title_full_unstemmed |
Inventário de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica para crianças (SSRS): evidências cumulativas de validade e fidedignidade em 18 anos de estudos no Brasil1: Social skills rating system (SSRS): cumulative evidence of validity and reliability in 18 years of studies in Brazil Inventário de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica para crianças (SSRS): evidências cumulativas de validade e fidedignidade em 18 anos de estudos no Brasil1: Social skills rating system (SSRS): cumulative evidence of validity and reliability in 18 years of studies in Brazil |
title_sort |
Inventário de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica para crianças (SSRS): evidências cumulativas de validade e fidedignidade em 18 anos de estudos no Brasil1: Social skills rating system (SSRS): cumulative evidence of validity and reliability in 18 years of studies in Brazil |
author |
Freitas, Lucas Cordeiro |
author_facet |
Freitas, Lucas Cordeiro Freitas, Lucas Cordeiro Pinto, Luise Eduarda Lessa Pinto Pinto, Luise Eduarda Lessa Pinto |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Luise Eduarda Lessa Pinto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Lucas Cordeiro Pinto, Luise Eduarda Lessa Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
habilidades sociais problemas de comportamento competência acadêmica SSRS validade fidedignidade |
topic |
habilidades sociais problemas de comportamento competência acadêmica SSRS validade fidedignidade |
description |
O presente estudo teve como objetivo realizar uma atualização da revisão de pesquisas brasileiras que utilizaram o Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças (SSRS), por meio de buscas em bases de dados eletrônicas. Previamente a este estudo, os autores da versão brasileira do SSRS já haviam realizado uma busca entre 2003 e 2013, tendo encontrado 50 documentos. A nova busca, efetuada no presente estudo, compreendeu o período de 2013 a 2021 e encontrou 63 novos documentos. Em um banco de dados no programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) - Versão 21, foram inseridas as informações referentes ao total dos 113 estudos encontrados, englobando o período de 2003 a 2021. Foram criadas as seguintes categorias para análise dos documentos: ano, tipo de documento, tipo de estudo, versão do instrumento utilizada, população, evidências de validade e de fidedignidade. Os resultados apontaram que a população caracterizada como desenvolvimento típico foi a mais contemplada nos estudos e que a versão do instrumento mais utilizada foi a de professores. A maioria dos estudos foram de avaliação e/ou correlacional e a maior parte das evidências de validade que puderam ser inferidas foram classificadas nas categorias de validade experimental, relações com outras variáveis e validade de construto. Apenas uma pequena parte dos estudos apresentou evidências de fidedignidade. A partir dos estudos revisados, conclui-se que o SSRS tem |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50952 10.34117/bjdv8n8-082 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50952 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n8-082 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50952/38271 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56106-56123 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56106-56123 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56106-56123 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183697298751488 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n8-082 |