Reestruturação curricular com base em competências: vivências iniciais em um curso de Engenharia/ Competence-based curriculum restructuring: initial experiences in an Engineering course

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Carolina Castilho
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lenhard, Daiane Cristina, Zanatta, Elciane Regina, Ferreira, Fábio Avelino Bublitz, Baraldi, Ilton José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23419
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar as experiências de cinco professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná nas etapas iniciais da construção do currículo baseado em competências para o curso de Engenharia de Alimentos do Câmpus Medianeira. Nessa vivência inicial, trabalhando com oito competências e sessenta e cinco elementos de competência a serem mapeados ao longo do curso, verificou-se a necessidade de aninhar/agrupar competências e elementos de competências, pois, além do sombreamento existente, seu número excessivo resultaria no aumento da carga horária do curso. Também foi constatada a necessidade de inserção de disciplinas da área de humanidades. Por fim, optou-se por trabalhar com seis competências com, no máximo, seis elementos de competência cada.
id VERACRUZ-0_7da243909387991d7b3fd37bd81a734d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23419
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Reestruturação curricular com base em competências: vivências iniciais em um curso de Engenharia/ Competence-based curriculum restructuring: initial experiences in an Engineering courseAutonomiaProtagonismoMotivação para Aprendizagem.O presente trabalho tem como objetivo apresentar as experiências de cinco professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná nas etapas iniciais da construção do currículo baseado em competências para o curso de Engenharia de Alimentos do Câmpus Medianeira. Nessa vivência inicial, trabalhando com oito competências e sessenta e cinco elementos de competência a serem mapeados ao longo do curso, verificou-se a necessidade de aninhar/agrupar competências e elementos de competências, pois, além do sombreamento existente, seu número excessivo resultaria no aumento da carga horária do curso. Também foi constatada a necessidade de inserção de disciplinas da área de humanidades. Por fim, optou-se por trabalhar com seis competências com, no máximo, seis elementos de competência cada.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2341910.34117/bjdv7n1-484Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 7146-7165Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 7146-7165Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 7146-71652525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23419/18811Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Carolina CastilhoLenhard, Daiane CristinaZanatta, Elciane ReginaFerreira, Fábio Avelino BublitzBaraldi, Ilton José2021-09-21T10:44:53Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23419Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:57.127272Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Reestruturação curricular com base em competências: vivências iniciais em um curso de Engenharia/ Competence-based curriculum restructuring: initial experiences in an Engineering course
title Reestruturação curricular com base em competências: vivências iniciais em um curso de Engenharia/ Competence-based curriculum restructuring: initial experiences in an Engineering course
spellingShingle Reestruturação curricular com base em competências: vivências iniciais em um curso de Engenharia/ Competence-based curriculum restructuring: initial experiences in an Engineering course
Garcia, Carolina Castilho
Autonomia
Protagonismo
Motivação para Aprendizagem.
title_short Reestruturação curricular com base em competências: vivências iniciais em um curso de Engenharia/ Competence-based curriculum restructuring: initial experiences in an Engineering course
title_full Reestruturação curricular com base em competências: vivências iniciais em um curso de Engenharia/ Competence-based curriculum restructuring: initial experiences in an Engineering course
title_fullStr Reestruturação curricular com base em competências: vivências iniciais em um curso de Engenharia/ Competence-based curriculum restructuring: initial experiences in an Engineering course
title_full_unstemmed Reestruturação curricular com base em competências: vivências iniciais em um curso de Engenharia/ Competence-based curriculum restructuring: initial experiences in an Engineering course
title_sort Reestruturação curricular com base em competências: vivências iniciais em um curso de Engenharia/ Competence-based curriculum restructuring: initial experiences in an Engineering course
author Garcia, Carolina Castilho
author_facet Garcia, Carolina Castilho
Lenhard, Daiane Cristina
Zanatta, Elciane Regina
Ferreira, Fábio Avelino Bublitz
Baraldi, Ilton José
author_role author
author2 Lenhard, Daiane Cristina
Zanatta, Elciane Regina
Ferreira, Fábio Avelino Bublitz
Baraldi, Ilton José
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Carolina Castilho
Lenhard, Daiane Cristina
Zanatta, Elciane Regina
Ferreira, Fábio Avelino Bublitz
Baraldi, Ilton José
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Protagonismo
Motivação para Aprendizagem.
topic Autonomia
Protagonismo
Motivação para Aprendizagem.
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar as experiências de cinco professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná nas etapas iniciais da construção do currículo baseado em competências para o curso de Engenharia de Alimentos do Câmpus Medianeira. Nessa vivência inicial, trabalhando com oito competências e sessenta e cinco elementos de competência a serem mapeados ao longo do curso, verificou-se a necessidade de aninhar/agrupar competências e elementos de competências, pois, além do sombreamento existente, seu número excessivo resultaria no aumento da carga horária do curso. Também foi constatada a necessidade de inserção de disciplinas da área de humanidades. Por fim, optou-se por trabalhar com seis competências com, no máximo, seis elementos de competência cada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23419
10.34117/bjdv7n1-484
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23419
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23419/18811
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 7146-7165
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 7146-7165
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 7146-7165
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645506810740736