Reestruturação curricular com base em competências: vivências iniciais em um curso de Engenharia/ Competence-based curriculum restructuring: initial experiences in an Engineering course
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23419 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar as experiências de cinco professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná nas etapas iniciais da construção do currículo baseado em competências para o curso de Engenharia de Alimentos do Câmpus Medianeira. Nessa vivência inicial, trabalhando com oito competências e sessenta e cinco elementos de competência a serem mapeados ao longo do curso, verificou-se a necessidade de aninhar/agrupar competências e elementos de competências, pois, além do sombreamento existente, seu número excessivo resultaria no aumento da carga horária do curso. Também foi constatada a necessidade de inserção de disciplinas da área de humanidades. Por fim, optou-se por trabalhar com seis competências com, no máximo, seis elementos de competência cada. |
id |
VERACRUZ-0_7da243909387991d7b3fd37bd81a734d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23419 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Reestruturação curricular com base em competências: vivências iniciais em um curso de Engenharia/ Competence-based curriculum restructuring: initial experiences in an Engineering courseAutonomiaProtagonismoMotivação para Aprendizagem.O presente trabalho tem como objetivo apresentar as experiências de cinco professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná nas etapas iniciais da construção do currículo baseado em competências para o curso de Engenharia de Alimentos do Câmpus Medianeira. Nessa vivência inicial, trabalhando com oito competências e sessenta e cinco elementos de competência a serem mapeados ao longo do curso, verificou-se a necessidade de aninhar/agrupar competências e elementos de competências, pois, além do sombreamento existente, seu número excessivo resultaria no aumento da carga horária do curso. Também foi constatada a necessidade de inserção de disciplinas da área de humanidades. Por fim, optou-se por trabalhar com seis competências com, no máximo, seis elementos de competência cada.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2341910.34117/bjdv7n1-484Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 7146-7165Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 7146-7165Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 7146-71652525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23419/18811Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Carolina CastilhoLenhard, Daiane CristinaZanatta, Elciane ReginaFerreira, Fábio Avelino BublitzBaraldi, Ilton José2021-09-21T10:44:53Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23419Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:57.127272Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reestruturação curricular com base em competências: vivências iniciais em um curso de Engenharia/ Competence-based curriculum restructuring: initial experiences in an Engineering course |
title |
Reestruturação curricular com base em competências: vivências iniciais em um curso de Engenharia/ Competence-based curriculum restructuring: initial experiences in an Engineering course |
spellingShingle |
Reestruturação curricular com base em competências: vivências iniciais em um curso de Engenharia/ Competence-based curriculum restructuring: initial experiences in an Engineering course Garcia, Carolina Castilho Autonomia Protagonismo Motivação para Aprendizagem. |
title_short |
Reestruturação curricular com base em competências: vivências iniciais em um curso de Engenharia/ Competence-based curriculum restructuring: initial experiences in an Engineering course |
title_full |
Reestruturação curricular com base em competências: vivências iniciais em um curso de Engenharia/ Competence-based curriculum restructuring: initial experiences in an Engineering course |
title_fullStr |
Reestruturação curricular com base em competências: vivências iniciais em um curso de Engenharia/ Competence-based curriculum restructuring: initial experiences in an Engineering course |
title_full_unstemmed |
Reestruturação curricular com base em competências: vivências iniciais em um curso de Engenharia/ Competence-based curriculum restructuring: initial experiences in an Engineering course |
title_sort |
Reestruturação curricular com base em competências: vivências iniciais em um curso de Engenharia/ Competence-based curriculum restructuring: initial experiences in an Engineering course |
author |
Garcia, Carolina Castilho |
author_facet |
Garcia, Carolina Castilho Lenhard, Daiane Cristina Zanatta, Elciane Regina Ferreira, Fábio Avelino Bublitz Baraldi, Ilton José |
author_role |
author |
author2 |
Lenhard, Daiane Cristina Zanatta, Elciane Regina Ferreira, Fábio Avelino Bublitz Baraldi, Ilton José |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Carolina Castilho Lenhard, Daiane Cristina Zanatta, Elciane Regina Ferreira, Fábio Avelino Bublitz Baraldi, Ilton José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia Protagonismo Motivação para Aprendizagem. |
topic |
Autonomia Protagonismo Motivação para Aprendizagem. |
description |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as experiências de cinco professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná nas etapas iniciais da construção do currículo baseado em competências para o curso de Engenharia de Alimentos do Câmpus Medianeira. Nessa vivência inicial, trabalhando com oito competências e sessenta e cinco elementos de competência a serem mapeados ao longo do curso, verificou-se a necessidade de aninhar/agrupar competências e elementos de competências, pois, além do sombreamento existente, seu número excessivo resultaria no aumento da carga horária do curso. Também foi constatada a necessidade de inserção de disciplinas da área de humanidades. Por fim, optou-se por trabalhar com seis competências com, no máximo, seis elementos de competência cada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23419 10.34117/bjdv7n1-484 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23419 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-484 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23419/18811 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 7146-7165 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 7146-7165 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 7146-7165 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645506810740736 |