Acessibilidade digital na educação por meio de tecnologias assistivas / Digital accessibility in education by assistant technologies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Mariano Castro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Brito, Rozimar Roriguues de, Silva, Adriano Patrício da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3520
Resumo: Este artigo apresenta as Tecnologias Assistivas como artefatos importantes à inclusão das pessoas com deficiências no contexto escolar. Este trabalho mostra alguns desses artefatos que podem possibilitar e proporcionar inclusão aos indivíduos com limitação, classificando em adaptações ou órteses, hardware e softwares. Por fim, sublinha-se que a utilização de Tecnologias Assistivas para apoio a aprendizagem realizados com pessoas com deficiências vem contribuindo de forma significativa para dinamizar conteúdos curriculares. Como continuação deste estudo e considerando a demanda de TA no que se referem à concepção, desenvolvimento, implementação e avaliação. É imperativo o desenvolvimento de artefatos para auxiliar a aprendizagem para pessoas com deficiência 
id VERACRUZ-0_7eed4a8aca275bde8ac947889fe99c14
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3520
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Acessibilidade digital na educação por meio de tecnologias assistivas / Digital accessibility in education by assistant technologiesPessoas com deficiênciaEducaçãoAcessibilidade.Este artigo apresenta as Tecnologias Assistivas como artefatos importantes à inclusão das pessoas com deficiências no contexto escolar. Este trabalho mostra alguns desses artefatos que podem possibilitar e proporcionar inclusão aos indivíduos com limitação, classificando em adaptações ou órteses, hardware e softwares. Por fim, sublinha-se que a utilização de Tecnologias Assistivas para apoio a aprendizagem realizados com pessoas com deficiências vem contribuindo de forma significativa para dinamizar conteúdos curriculares. Como continuação deste estudo e considerando a demanda de TA no que se referem à concepção, desenvolvimento, implementação e avaliação. É imperativo o desenvolvimento de artefatos para auxiliar a aprendizagem para pessoas com deficiência Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/352010.34117/bjdv5n10-002Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 17197-17204Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 17197-17204Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 17197-172042525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3520/347910.34117/bjd.v5i10.3520.g3479Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeto, Mariano CastroBrito, Rozimar Roriguues deSilva, Adriano Patrício da2019-11-25T18:28:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3520Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:19.748849Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Acessibilidade digital na educação por meio de tecnologias assistivas / Digital accessibility in education by assistant technologies
title Acessibilidade digital na educação por meio de tecnologias assistivas / Digital accessibility in education by assistant technologies
spellingShingle Acessibilidade digital na educação por meio de tecnologias assistivas / Digital accessibility in education by assistant technologies
Neto, Mariano Castro
Pessoas com deficiência
Educação
Acessibilidade.
title_short Acessibilidade digital na educação por meio de tecnologias assistivas / Digital accessibility in education by assistant technologies
title_full Acessibilidade digital na educação por meio de tecnologias assistivas / Digital accessibility in education by assistant technologies
title_fullStr Acessibilidade digital na educação por meio de tecnologias assistivas / Digital accessibility in education by assistant technologies
title_full_unstemmed Acessibilidade digital na educação por meio de tecnologias assistivas / Digital accessibility in education by assistant technologies
title_sort Acessibilidade digital na educação por meio de tecnologias assistivas / Digital accessibility in education by assistant technologies
author Neto, Mariano Castro
author_facet Neto, Mariano Castro
Brito, Rozimar Roriguues de
Silva, Adriano Patrício da
author_role author
author2 Brito, Rozimar Roriguues de
Silva, Adriano Patrício da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Mariano Castro
Brito, Rozimar Roriguues de
Silva, Adriano Patrício da
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoas com deficiência
Educação
Acessibilidade.
topic Pessoas com deficiência
Educação
Acessibilidade.
description Este artigo apresenta as Tecnologias Assistivas como artefatos importantes à inclusão das pessoas com deficiências no contexto escolar. Este trabalho mostra alguns desses artefatos que podem possibilitar e proporcionar inclusão aos indivíduos com limitação, classificando em adaptações ou órteses, hardware e softwares. Por fim, sublinha-se que a utilização de Tecnologias Assistivas para apoio a aprendizagem realizados com pessoas com deficiências vem contribuindo de forma significativa para dinamizar conteúdos curriculares. Como continuação deste estudo e considerando a demanda de TA no que se referem à concepção, desenvolvimento, implementação e avaliação. É imperativo o desenvolvimento de artefatos para auxiliar a aprendizagem para pessoas com deficiência 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3520
10.34117/bjdv5n10-002
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3520
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n10-002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3520/3479
10.34117/bjd.v5i10.3520.g3479
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 17197-17204
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 17197-17204
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 17197-17204
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645424332898304