Acessibilidade digital na educação por meio de tecnologias assistivas / Digital accessibility in education by assistant technologies
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3520 |
Resumo: | Este artigo apresenta as Tecnologias Assistivas como artefatos importantes à inclusão das pessoas com deficiências no contexto escolar. Este trabalho mostra alguns desses artefatos que podem possibilitar e proporcionar inclusão aos indivíduos com limitação, classificando em adaptações ou órteses, hardware e softwares. Por fim, sublinha-se que a utilização de Tecnologias Assistivas para apoio a aprendizagem realizados com pessoas com deficiências vem contribuindo de forma significativa para dinamizar conteúdos curriculares. Como continuação deste estudo e considerando a demanda de TA no que se referem à concepção, desenvolvimento, implementação e avaliação. É imperativo o desenvolvimento de artefatos para auxiliar a aprendizagem para pessoas com deficiência |
id |
VERACRUZ-0_7eed4a8aca275bde8ac947889fe99c14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3520 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Acessibilidade digital na educação por meio de tecnologias assistivas / Digital accessibility in education by assistant technologiesPessoas com deficiênciaEducaçãoAcessibilidade.Este artigo apresenta as Tecnologias Assistivas como artefatos importantes à inclusão das pessoas com deficiências no contexto escolar. Este trabalho mostra alguns desses artefatos que podem possibilitar e proporcionar inclusão aos indivíduos com limitação, classificando em adaptações ou órteses, hardware e softwares. Por fim, sublinha-se que a utilização de Tecnologias Assistivas para apoio a aprendizagem realizados com pessoas com deficiências vem contribuindo de forma significativa para dinamizar conteúdos curriculares. Como continuação deste estudo e considerando a demanda de TA no que se referem à concepção, desenvolvimento, implementação e avaliação. É imperativo o desenvolvimento de artefatos para auxiliar a aprendizagem para pessoas com deficiência Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/352010.34117/bjdv5n10-002Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 17197-17204Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 17197-17204Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 17197-172042525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3520/347910.34117/bjd.v5i10.3520.g3479Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeto, Mariano CastroBrito, Rozimar Roriguues deSilva, Adriano Patrício da2019-11-25T18:28:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3520Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:19.748849Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acessibilidade digital na educação por meio de tecnologias assistivas / Digital accessibility in education by assistant technologies |
title |
Acessibilidade digital na educação por meio de tecnologias assistivas / Digital accessibility in education by assistant technologies |
spellingShingle |
Acessibilidade digital na educação por meio de tecnologias assistivas / Digital accessibility in education by assistant technologies Neto, Mariano Castro Pessoas com deficiência Educação Acessibilidade. |
title_short |
Acessibilidade digital na educação por meio de tecnologias assistivas / Digital accessibility in education by assistant technologies |
title_full |
Acessibilidade digital na educação por meio de tecnologias assistivas / Digital accessibility in education by assistant technologies |
title_fullStr |
Acessibilidade digital na educação por meio de tecnologias assistivas / Digital accessibility in education by assistant technologies |
title_full_unstemmed |
Acessibilidade digital na educação por meio de tecnologias assistivas / Digital accessibility in education by assistant technologies |
title_sort |
Acessibilidade digital na educação por meio de tecnologias assistivas / Digital accessibility in education by assistant technologies |
author |
Neto, Mariano Castro |
author_facet |
Neto, Mariano Castro Brito, Rozimar Roriguues de Silva, Adriano Patrício da |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Rozimar Roriguues de Silva, Adriano Patrício da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto, Mariano Castro Brito, Rozimar Roriguues de Silva, Adriano Patrício da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pessoas com deficiência Educação Acessibilidade. |
topic |
Pessoas com deficiência Educação Acessibilidade. |
description |
Este artigo apresenta as Tecnologias Assistivas como artefatos importantes à inclusão das pessoas com deficiências no contexto escolar. Este trabalho mostra alguns desses artefatos que podem possibilitar e proporcionar inclusão aos indivíduos com limitação, classificando em adaptações ou órteses, hardware e softwares. Por fim, sublinha-se que a utilização de Tecnologias Assistivas para apoio a aprendizagem realizados com pessoas com deficiências vem contribuindo de forma significativa para dinamizar conteúdos curriculares. Como continuação deste estudo e considerando a demanda de TA no que se referem à concepção, desenvolvimento, implementação e avaliação. É imperativo o desenvolvimento de artefatos para auxiliar a aprendizagem para pessoas com deficiência |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3520 10.34117/bjdv5n10-002 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3520 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n10-002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3520/3479 10.34117/bjd.v5i10.3520.g3479 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 17197-17204 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 17197-17204 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 17197-17204 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645424332898304 |