Assistência ao paciente surdo pelos profissionais de saúde por meio da comunicação de LIBRAS: Uma revisão de literatura integrativa / Assistance to the deaf patient by health professionals through the communication of LIBRAS: A review of integrative literature

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Júlia do Carmo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Moreira, Augusto Cesar Malta Laudares, Faria, Joana Cristina Neves de Menezes, Oliveira, Daniele Lopes, Guimarães, Nilza Nascimento, Pardi, Paulo Celso, Moreira, Paulo Cesar, Moreira, Stephânia de Oliveira Laudares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43174
Resumo: Introdução: A deficiência auditiva é considerada o déficit sensorial mais frequente na população humana, afetando mais de 250 milhões de pessoas no mundo. Objetivo: Identificar e analisar a assistência de saúde, as formas de comunicação do profissional de saúde com o paciente surdo e as dificuldades dessa interação, além de fundamentar a importância da Língua de Brasileira de Sinais (LIBRAS) por profissionais da saúde. Métodos: O estudo foi norteado pelo método de revisão integrativa da literatura considerando os artigos publicados em duas bases eletrônicas de dados: Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (LILACS). Para realizar a busca, os seguintes descritores foram combinados: surdez, Língua Brasileira de Sinais e profissionais de saúde. Principais resultados: Foram encontrados na fase inicial da pesquisa oito artigos na Scielo e 15 artigos na LILACS, conforme os critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Selecionaram-se 11 artigos. A revisão evidenciou as barreiras de comunicação e informação existentes entre o paciente surdo e os profissionais de saúde. A análise ressaltou a necessidade de capacitação adequada e qualificação dos profissionais, incluindo o conhecimento de LIBRAS, para que haja uma comunicação efetiva entre os prestadores de serviço e os usuários surdos. Conclusão: há escassez de artigos que abordem o preparo de estudantes de medicina e de outras áreas da saúde no atendimento de pacientes com perda e/ou redução auditiva, sendo necessária a realização de outros estudos para que se possa conhecer melhor essa realidade e assim conseguir aprimorar o atendimento.
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