Assistência ao paciente surdo pelos profissionais de saúde por meio da comunicação de LIBRAS: Uma revisão de literatura integrativa / Assistance to the deaf patient by health professionals through the communication of LIBRAS: A review of integrative literature
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43174 |
Resumo: | Introdução: A deficiência auditiva é considerada o déficit sensorial mais frequente na população humana, afetando mais de 250 milhões de pessoas no mundo. Objetivo: Identificar e analisar a assistência de saúde, as formas de comunicação do profissional de saúde com o paciente surdo e as dificuldades dessa interação, além de fundamentar a importância da Língua de Brasileira de Sinais (LIBRAS) por profissionais da saúde. Métodos: O estudo foi norteado pelo método de revisão integrativa da literatura considerando os artigos publicados em duas bases eletrônicas de dados: Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (LILACS). Para realizar a busca, os seguintes descritores foram combinados: surdez, Língua Brasileira de Sinais e profissionais de saúde. Principais resultados: Foram encontrados na fase inicial da pesquisa oito artigos na Scielo e 15 artigos na LILACS, conforme os critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Selecionaram-se 11 artigos. A revisão evidenciou as barreiras de comunicação e informação existentes entre o paciente surdo e os profissionais de saúde. A análise ressaltou a necessidade de capacitação adequada e qualificação dos profissionais, incluindo o conhecimento de LIBRAS, para que haja uma comunicação efetiva entre os prestadores de serviço e os usuários surdos. Conclusão: há escassez de artigos que abordem o preparo de estudantes de medicina e de outras áreas da saúde no atendimento de pacientes com perda e/ou redução auditiva, sendo necessária a realização de outros estudos para que se possa conhecer melhor essa realidade e assim conseguir aprimorar o atendimento. |
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Assistência ao paciente surdo pelos profissionais de saúde por meio da comunicação de LIBRAS: Uma revisão de literatura integrativa / Assistance to the deaf patient by health professionals through the communication of LIBRAS: A review of integrative literatureSurdezComunicaçãoLíngua Brasileira de SinaisRelação médico-paciente.Introdução: A deficiência auditiva é considerada o déficit sensorial mais frequente na população humana, afetando mais de 250 milhões de pessoas no mundo. Objetivo: Identificar e analisar a assistência de saúde, as formas de comunicação do profissional de saúde com o paciente surdo e as dificuldades dessa interação, além de fundamentar a importância da Língua de Brasileira de Sinais (LIBRAS) por profissionais da saúde. Métodos: O estudo foi norteado pelo método de revisão integrativa da literatura considerando os artigos publicados em duas bases eletrônicas de dados: Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (LILACS). Para realizar a busca, os seguintes descritores foram combinados: surdez, Língua Brasileira de Sinais e profissionais de saúde. Principais resultados: Foram encontrados na fase inicial da pesquisa oito artigos na Scielo e 15 artigos na LILACS, conforme os critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Selecionaram-se 11 artigos. A revisão evidenciou as barreiras de comunicação e informação existentes entre o paciente surdo e os profissionais de saúde. A análise ressaltou a necessidade de capacitação adequada e qualificação dos profissionais, incluindo o conhecimento de LIBRAS, para que haja uma comunicação efetiva entre os prestadores de serviço e os usuários surdos. Conclusão: há escassez de artigos que abordem o preparo de estudantes de medicina e de outras áreas da saúde no atendimento de pacientes com perda e/ou redução auditiva, sendo necessária a realização de outros estudos para que se possa conhecer melhor essa realidade e assim conseguir aprimorar o atendimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4317410.34117/bjdv8n1-433Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 6402-6415Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 6402-6415Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 6402-64152525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43174/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Júlia do CarmoMoreira, Augusto Cesar Malta LaudaresFaria, Joana Cristina Neves de MenezesOliveira, Daniele LopesGuimarães, Nilza NascimentoPardi, Paulo CelsoMoreira, Paulo CesarMoreira, Stephânia de Oliveira Laudares2022-04-28T19:32:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43174Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:14.420703Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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