Concepções de estudantes do ensino médio sobre esse segmento da educação básica – uma proposta formativa no curso de pedagogia/ Conceptions Of High School Students On This Segment Of Basic Education - A Formative Proposal In The Pedagogy Course

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Rita de Cassia Pereira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cabanas, Maria Inmaculada Chao
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3577
Resumo: O estudo resulta de atividade desenvolvida durante um semestre com 40 graduandos de uma classe do 4º. período do Curso de Pedagogia, em disciplina de Metodologia de Pesquisa. Eles escolheram um tema de interesse do grupo – Ensino Médio – e ficaram responsáveis por fazer levantamento bibliográfico sobre o assunto, coletar dados com estudantes de Ensino Médio, analisa-los e discuti-los sob orientação da docente responsável pela disciplina. O objetivo foi investigar concepções de estudantes do Ensino Médio sobre esse segmento da Educação Básica. A fundamentação teórica baseou-se em aspectos da legislação e em estudos de pesquisadores que abordam a temática no Brasil. Participaram 69 estudantes da cidade do Rio de Janeiro, do 1º. ao 3º. ano, com idade entre 15 e 18 anos. Foi aplicado um questionário em que deveriam responder duas questões fundadas na técnica de “indução de metáforas”: 1) Se o “Ensino Médio” pudesse ser outra coisa, o que seria? (pode ser um animal, um vegetal, um mineral, por exemplo); 2) Justifique sua resposta.  O material foi analisado com base na análise de conteúdo e três temas-chave foram identificados: a) Ensino Médio – Aspectos Gerais; b) Ensino Médio – O Ideal; c) Ensino Médio – Perspectivas de Futuro. Os resultados indicaram insatisfação com o Ensino Médio. Os alunos desejam uma escola mais atrativa e prazerosa, e também conhecimentos úteis para sua vida. Sonham com um futuro promissor, porém ainda é um Ensino Médio “ideal”, não o “real”, que consideram capaz de provocar mudanças em suas vidas. A pesquisa indicou aspectos que podem ser considerados no campo das políticas educacionais, contribuindo para enfrentar os problemas de acesso, de permanência e de evasão no Ensino Médio. Enquanto proposta formativa, contribuiu para que futuros pedagogos conhecessem interesses de estudantes de Ensino Médio, mudando suas próprias concepções no processo da pesquisa.  
id VERACRUZ-0_7fbe7dde91468fd2a56fec3b184a1a38
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3577
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Concepções de estudantes do ensino médio sobre esse segmento da educação básica – uma proposta formativa no curso de pedagogia/ Conceptions Of High School Students On This Segment Of Basic Education - A Formative Proposal In The Pedagogy CourseEnsino médio. Estudantes. Políticas educacionais. Formação de PedagogosO estudo resulta de atividade desenvolvida durante um semestre com 40 graduandos de uma classe do 4º. período do Curso de Pedagogia, em disciplina de Metodologia de Pesquisa. Eles escolheram um tema de interesse do grupo – Ensino Médio – e ficaram responsáveis por fazer levantamento bibliográfico sobre o assunto, coletar dados com estudantes de Ensino Médio, analisa-los e discuti-los sob orientação da docente responsável pela disciplina. O objetivo foi investigar concepções de estudantes do Ensino Médio sobre esse segmento da Educação Básica. A fundamentação teórica baseou-se em aspectos da legislação e em estudos de pesquisadores que abordam a temática no Brasil. Participaram 69 estudantes da cidade do Rio de Janeiro, do 1º. ao 3º. ano, com idade entre 15 e 18 anos. Foi aplicado um questionário em que deveriam responder duas questões fundadas na técnica de “indução de metáforas”: 1) Se o “Ensino Médio” pudesse ser outra coisa, o que seria? (pode ser um animal, um vegetal, um mineral, por exemplo); 2) Justifique sua resposta.  O material foi analisado com base na análise de conteúdo e três temas-chave foram identificados: a) Ensino Médio – Aspectos Gerais; b) Ensino Médio – O Ideal; c) Ensino Médio – Perspectivas de Futuro. Os resultados indicaram insatisfação com o Ensino Médio. Os alunos desejam uma escola mais atrativa e prazerosa, e também conhecimentos úteis para sua vida. Sonham com um futuro promissor, porém ainda é um Ensino Médio “ideal”, não o “real”, que consideram capaz de provocar mudanças em suas vidas. A pesquisa indicou aspectos que podem ser considerados no campo das políticas educacionais, contribuindo para enfrentar os problemas de acesso, de permanência e de evasão no Ensino Médio. Enquanto proposta formativa, contribuiu para que futuros pedagogos conhecessem interesses de estudantes de Ensino Médio, mudando suas próprias concepções no processo da pesquisa.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/357710.34117/bjdv5n10-029Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 17538-17553Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 17538-17553Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 17538-175532525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3577/3384Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Rita de Cassia PereiraCabanas, Maria Inmaculada Chao2019-11-25T18:28:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3577Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:21.284040Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de estudantes do ensino médio sobre esse segmento da educação básica – uma proposta formativa no curso de pedagogia/ Conceptions Of High School Students On This Segment Of Basic Education - A Formative Proposal In The Pedagogy Course
title Concepções de estudantes do ensino médio sobre esse segmento da educação básica – uma proposta formativa no curso de pedagogia/ Conceptions Of High School Students On This Segment Of Basic Education - A Formative Proposal In The Pedagogy Course
spellingShingle Concepções de estudantes do ensino médio sobre esse segmento da educação básica – uma proposta formativa no curso de pedagogia/ Conceptions Of High School Students On This Segment Of Basic Education - A Formative Proposal In The Pedagogy Course
Lima, Rita de Cassia Pereira
Ensino médio. Estudantes. Políticas educacionais. Formação de Pedagogos
title_short Concepções de estudantes do ensino médio sobre esse segmento da educação básica – uma proposta formativa no curso de pedagogia/ Conceptions Of High School Students On This Segment Of Basic Education - A Formative Proposal In The Pedagogy Course
title_full Concepções de estudantes do ensino médio sobre esse segmento da educação básica – uma proposta formativa no curso de pedagogia/ Conceptions Of High School Students On This Segment Of Basic Education - A Formative Proposal In The Pedagogy Course
title_fullStr Concepções de estudantes do ensino médio sobre esse segmento da educação básica – uma proposta formativa no curso de pedagogia/ Conceptions Of High School Students On This Segment Of Basic Education - A Formative Proposal In The Pedagogy Course
title_full_unstemmed Concepções de estudantes do ensino médio sobre esse segmento da educação básica – uma proposta formativa no curso de pedagogia/ Conceptions Of High School Students On This Segment Of Basic Education - A Formative Proposal In The Pedagogy Course
title_sort Concepções de estudantes do ensino médio sobre esse segmento da educação básica – uma proposta formativa no curso de pedagogia/ Conceptions Of High School Students On This Segment Of Basic Education - A Formative Proposal In The Pedagogy Course
author Lima, Rita de Cassia Pereira
author_facet Lima, Rita de Cassia Pereira
Cabanas, Maria Inmaculada Chao
author_role author
author2 Cabanas, Maria Inmaculada Chao
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Rita de Cassia Pereira
Cabanas, Maria Inmaculada Chao
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio. Estudantes. Políticas educacionais. Formação de Pedagogos
topic Ensino médio. Estudantes. Políticas educacionais. Formação de Pedagogos
description O estudo resulta de atividade desenvolvida durante um semestre com 40 graduandos de uma classe do 4º. período do Curso de Pedagogia, em disciplina de Metodologia de Pesquisa. Eles escolheram um tema de interesse do grupo – Ensino Médio – e ficaram responsáveis por fazer levantamento bibliográfico sobre o assunto, coletar dados com estudantes de Ensino Médio, analisa-los e discuti-los sob orientação da docente responsável pela disciplina. O objetivo foi investigar concepções de estudantes do Ensino Médio sobre esse segmento da Educação Básica. A fundamentação teórica baseou-se em aspectos da legislação e em estudos de pesquisadores que abordam a temática no Brasil. Participaram 69 estudantes da cidade do Rio de Janeiro, do 1º. ao 3º. ano, com idade entre 15 e 18 anos. Foi aplicado um questionário em que deveriam responder duas questões fundadas na técnica de “indução de metáforas”: 1) Se o “Ensino Médio” pudesse ser outra coisa, o que seria? (pode ser um animal, um vegetal, um mineral, por exemplo); 2) Justifique sua resposta.  O material foi analisado com base na análise de conteúdo e três temas-chave foram identificados: a) Ensino Médio – Aspectos Gerais; b) Ensino Médio – O Ideal; c) Ensino Médio – Perspectivas de Futuro. Os resultados indicaram insatisfação com o Ensino Médio. Os alunos desejam uma escola mais atrativa e prazerosa, e também conhecimentos úteis para sua vida. Sonham com um futuro promissor, porém ainda é um Ensino Médio “ideal”, não o “real”, que consideram capaz de provocar mudanças em suas vidas. A pesquisa indicou aspectos que podem ser considerados no campo das políticas educacionais, contribuindo para enfrentar os problemas de acesso, de permanência e de evasão no Ensino Médio. Enquanto proposta formativa, contribuiu para que futuros pedagogos conhecessem interesses de estudantes de Ensino Médio, mudando suas próprias concepções no processo da pesquisa.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3577
10.34117/bjdv5n10-029
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3577
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n10-029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3577/3384
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 17538-17553
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 17538-17553
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 17538-17553
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645425097310208