Concepções de estudantes do ensino médio sobre esse segmento da educação básica – uma proposta formativa no curso de pedagogia/ Conceptions Of High School Students On This Segment Of Basic Education - A Formative Proposal In The Pedagogy Course
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3577 |
Resumo: | O estudo resulta de atividade desenvolvida durante um semestre com 40 graduandos de uma classe do 4º. período do Curso de Pedagogia, em disciplina de Metodologia de Pesquisa. Eles escolheram um tema de interesse do grupo – Ensino Médio – e ficaram responsáveis por fazer levantamento bibliográfico sobre o assunto, coletar dados com estudantes de Ensino Médio, analisa-los e discuti-los sob orientação da docente responsável pela disciplina. O objetivo foi investigar concepções de estudantes do Ensino Médio sobre esse segmento da Educação Básica. A fundamentação teórica baseou-se em aspectos da legislação e em estudos de pesquisadores que abordam a temática no Brasil. Participaram 69 estudantes da cidade do Rio de Janeiro, do 1º. ao 3º. ano, com idade entre 15 e 18 anos. Foi aplicado um questionário em que deveriam responder duas questões fundadas na técnica de “indução de metáforas”: 1) Se o “Ensino Médio” pudesse ser outra coisa, o que seria? (pode ser um animal, um vegetal, um mineral, por exemplo); 2) Justifique sua resposta. O material foi analisado com base na análise de conteúdo e três temas-chave foram identificados: a) Ensino Médio – Aspectos Gerais; b) Ensino Médio – O Ideal; c) Ensino Médio – Perspectivas de Futuro. Os resultados indicaram insatisfação com o Ensino Médio. Os alunos desejam uma escola mais atrativa e prazerosa, e também conhecimentos úteis para sua vida. Sonham com um futuro promissor, porém ainda é um Ensino Médio “ideal”, não o “real”, que consideram capaz de provocar mudanças em suas vidas. A pesquisa indicou aspectos que podem ser considerados no campo das políticas educacionais, contribuindo para enfrentar os problemas de acesso, de permanência e de evasão no Ensino Médio. Enquanto proposta formativa, contribuiu para que futuros pedagogos conhecessem interesses de estudantes de Ensino Médio, mudando suas próprias concepções no processo da pesquisa. |
id |
VERACRUZ-0_7fbe7dde91468fd2a56fec3b184a1a38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3577 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de estudantes do ensino médio sobre esse segmento da educação básica – uma proposta formativa no curso de pedagogia/ Conceptions Of High School Students On This Segment Of Basic Education - A Formative Proposal In The Pedagogy CourseEnsino médio. Estudantes. Políticas educacionais. Formação de PedagogosO estudo resulta de atividade desenvolvida durante um semestre com 40 graduandos de uma classe do 4º. período do Curso de Pedagogia, em disciplina de Metodologia de Pesquisa. Eles escolheram um tema de interesse do grupo – Ensino Médio – e ficaram responsáveis por fazer levantamento bibliográfico sobre o assunto, coletar dados com estudantes de Ensino Médio, analisa-los e discuti-los sob orientação da docente responsável pela disciplina. O objetivo foi investigar concepções de estudantes do Ensino Médio sobre esse segmento da Educação Básica. A fundamentação teórica baseou-se em aspectos da legislação e em estudos de pesquisadores que abordam a temática no Brasil. Participaram 69 estudantes da cidade do Rio de Janeiro, do 1º. ao 3º. ano, com idade entre 15 e 18 anos. Foi aplicado um questionário em que deveriam responder duas questões fundadas na técnica de “indução de metáforas”: 1) Se o “Ensino Médio” pudesse ser outra coisa, o que seria? (pode ser um animal, um vegetal, um mineral, por exemplo); 2) Justifique sua resposta. O material foi analisado com base na análise de conteúdo e três temas-chave foram identificados: a) Ensino Médio – Aspectos Gerais; b) Ensino Médio – O Ideal; c) Ensino Médio – Perspectivas de Futuro. Os resultados indicaram insatisfação com o Ensino Médio. Os alunos desejam uma escola mais atrativa e prazerosa, e também conhecimentos úteis para sua vida. Sonham com um futuro promissor, porém ainda é um Ensino Médio “ideal”, não o “real”, que consideram capaz de provocar mudanças em suas vidas. A pesquisa indicou aspectos que podem ser considerados no campo das políticas educacionais, contribuindo para enfrentar os problemas de acesso, de permanência e de evasão no Ensino Médio. Enquanto proposta formativa, contribuiu para que futuros pedagogos conhecessem interesses de estudantes de Ensino Médio, mudando suas próprias concepções no processo da pesquisa. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/357710.34117/bjdv5n10-029Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 17538-17553Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 17538-17553Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 17538-175532525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3577/3384Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Rita de Cassia PereiraCabanas, Maria Inmaculada Chao2019-11-25T18:28:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3577Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:21.284040Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de estudantes do ensino médio sobre esse segmento da educação básica – uma proposta formativa no curso de pedagogia/ Conceptions Of High School Students On This Segment Of Basic Education - A Formative Proposal In The Pedagogy Course |
title |
Concepções de estudantes do ensino médio sobre esse segmento da educação básica – uma proposta formativa no curso de pedagogia/ Conceptions Of High School Students On This Segment Of Basic Education - A Formative Proposal In The Pedagogy Course |
spellingShingle |
Concepções de estudantes do ensino médio sobre esse segmento da educação básica – uma proposta formativa no curso de pedagogia/ Conceptions Of High School Students On This Segment Of Basic Education - A Formative Proposal In The Pedagogy Course Lima, Rita de Cassia Pereira Ensino médio. Estudantes. Políticas educacionais. Formação de Pedagogos |
title_short |
Concepções de estudantes do ensino médio sobre esse segmento da educação básica – uma proposta formativa no curso de pedagogia/ Conceptions Of High School Students On This Segment Of Basic Education - A Formative Proposal In The Pedagogy Course |
title_full |
Concepções de estudantes do ensino médio sobre esse segmento da educação básica – uma proposta formativa no curso de pedagogia/ Conceptions Of High School Students On This Segment Of Basic Education - A Formative Proposal In The Pedagogy Course |
title_fullStr |
Concepções de estudantes do ensino médio sobre esse segmento da educação básica – uma proposta formativa no curso de pedagogia/ Conceptions Of High School Students On This Segment Of Basic Education - A Formative Proposal In The Pedagogy Course |
title_full_unstemmed |
Concepções de estudantes do ensino médio sobre esse segmento da educação básica – uma proposta formativa no curso de pedagogia/ Conceptions Of High School Students On This Segment Of Basic Education - A Formative Proposal In The Pedagogy Course |
title_sort |
Concepções de estudantes do ensino médio sobre esse segmento da educação básica – uma proposta formativa no curso de pedagogia/ Conceptions Of High School Students On This Segment Of Basic Education - A Formative Proposal In The Pedagogy Course |
author |
Lima, Rita de Cassia Pereira |
author_facet |
Lima, Rita de Cassia Pereira Cabanas, Maria Inmaculada Chao |
author_role |
author |
author2 |
Cabanas, Maria Inmaculada Chao |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Rita de Cassia Pereira Cabanas, Maria Inmaculada Chao |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio. Estudantes. Políticas educacionais. Formação de Pedagogos |
topic |
Ensino médio. Estudantes. Políticas educacionais. Formação de Pedagogos |
description |
O estudo resulta de atividade desenvolvida durante um semestre com 40 graduandos de uma classe do 4º. período do Curso de Pedagogia, em disciplina de Metodologia de Pesquisa. Eles escolheram um tema de interesse do grupo – Ensino Médio – e ficaram responsáveis por fazer levantamento bibliográfico sobre o assunto, coletar dados com estudantes de Ensino Médio, analisa-los e discuti-los sob orientação da docente responsável pela disciplina. O objetivo foi investigar concepções de estudantes do Ensino Médio sobre esse segmento da Educação Básica. A fundamentação teórica baseou-se em aspectos da legislação e em estudos de pesquisadores que abordam a temática no Brasil. Participaram 69 estudantes da cidade do Rio de Janeiro, do 1º. ao 3º. ano, com idade entre 15 e 18 anos. Foi aplicado um questionário em que deveriam responder duas questões fundadas na técnica de “indução de metáforas”: 1) Se o “Ensino Médio” pudesse ser outra coisa, o que seria? (pode ser um animal, um vegetal, um mineral, por exemplo); 2) Justifique sua resposta. O material foi analisado com base na análise de conteúdo e três temas-chave foram identificados: a) Ensino Médio – Aspectos Gerais; b) Ensino Médio – O Ideal; c) Ensino Médio – Perspectivas de Futuro. Os resultados indicaram insatisfação com o Ensino Médio. Os alunos desejam uma escola mais atrativa e prazerosa, e também conhecimentos úteis para sua vida. Sonham com um futuro promissor, porém ainda é um Ensino Médio “ideal”, não o “real”, que consideram capaz de provocar mudanças em suas vidas. A pesquisa indicou aspectos que podem ser considerados no campo das políticas educacionais, contribuindo para enfrentar os problemas de acesso, de permanência e de evasão no Ensino Médio. Enquanto proposta formativa, contribuiu para que futuros pedagogos conhecessem interesses de estudantes de Ensino Médio, mudando suas próprias concepções no processo da pesquisa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3577 10.34117/bjdv5n10-029 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3577 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n10-029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3577/3384 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 17538-17553 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 17538-17553 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 17538-17553 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645425097310208 |